Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Quem gosta de animais?
    Iniciado por omega2
    Lido 40.092 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#60
Adoooro animais!
Não tenho nenhum, sempre vivi em apartamentos minúsculos. Já tive canários e peixes e outros animais do género, mas nunca cães (que era o que eu realmente queria :laugh:).

Por alguma razão, os marsupiais em particular fascinam-me imenso! :laugh: Quando era mais novinha queria ir trabalhar para a Austrália num centro de criação em cativeiro de marsupiais para ajudar a salvar os bichinhos! Para quem não sabe, há imensos marsupiais em riscos de extinção. Por exemplo, o Diabo-da-Tasmânia está em grande perigo por causa de um cancro muito contagioso e mortal, que já atacou cerca de 70% dos indivíduos da espécie.

#61
Coelhinhos




Comportamento e idade
Quando os coelhinhos pequenos que trouxemos para casa há uns meses e que agora têm uns 4 ou 6 meses começam a alterar o comportamento, muitas vezes vemos as pessoas a fartarem-se e a decidirem vender ou dar o seu coelho. A verdade é que é algo que se deva esperar quando se adquire um coelho, e este post é uma espécie de guia sobre comportamentos normais na tão terrível "adolescência" dos coelhos.

Roer, explorar, ser hiperactivo. Tudo isto costuma vir com a explosão hormonal que acontece nessa altura e não podemos esperar que não o façam. Mesmo coelhos castrados/esterilizados tendem a fazê-lo, só que eventualmente com muito menor frequência, mas não se pode esperar que um coelho se torne em algo que não seja... bem, um coelho.

O que ouvimos dizer

"Não compreendo, a minha coelha nunca mordeu ninguém e esta semana já levei 4 ou 5 dentadas!"
"Por que é que o meu coelho insiste em correr à volta das minhas pernas? Ele não fazia isso..."
"Estava tão bem ensinado com o WC e agora é só cocós e xixis por todo o lado."
"Nunca roeu nada, por isso estava sempre solto. Quando acordei esta manhã o fio da televisão estava despedaçado e vou ter de comprar uma nova!"
"A minha coelha era tão sossegada e agora passa a vida a escavar, o meu tapete está arruinado."
"Encontrei a minha coelha a arrancar pêlo da barriga e a correr com ele na boca! E agora?"
" O meu coelho era tão querido connosco e agora mal nos deixa tocar-lhe. O que faço?"
"A minha coelha está constantemente a passar o queixo em tudo o que vê. O que quer isto dizer?"

Relembra-lhe alguma coisa? Bem, isto é apenas o normal da adolescência.



Quando acontece?

Esta mudança comportamental pode acontecer num espaço de tempo tão curto que parece simplesmente "do dia para a noite". Nos coelhos anões, estas mudanças podem acontecer logo aos 3 meses, embora o normal seja por volta dos 5 ou 6. Já as raças gigantes têm tendência para só entrar nesta fase um pouco mais tarde, por volta dos 8 meses.
A mudança para a fase adulta dá-se com cerca de 1 ano de idade.

O que fazer?

As duas palavras-chave são: paciência e fase. Apesar de o seu coelho actualmente parecer um terror de 4 patas, quando atingir a idade adulta irá acalmar, mas também não espere que volte a ser o bebé amoroso que era. A melhor solução é a castração/esterilização, e poderá consultar este post para mais pormenores.
Depois é ter paciência e promover um ambiente livre de perigos para o seu coelho e arranjar alternativas para o seu comportamento.

Explicação de comportamentos

Escavar - este comportamento é normal nos coelhos. Se lhe promover um local onde seja encorajado a escavar pode salvar o seu tapete preferido das unhas dele. Experimente arranjar uma caixa com material que encoraje o seu coelho a escavar, vá experimentando.

Roer - para mal dos seus pecados, este comportamento também é normal e muito possivelmente não desaparece completamente com a castração/esterilização. Contudo, se lhe arranjar madeira não tratada e outros objectos com que o seu coelho se possa entreter, poderá ser capaz de controlar o comportamento. Contudo, fios e móveis vão continuar a ser apetecíveis, por isso proteja-os e se necessário use água com vinagre, pois os coelhos não gostam do cheiro.

Marcar território com urina - bem, aqui não é difícil perceber onde querem chegar. O território é seu e portanto marcam-no com o seu odor para que seja identificável por outros. Se tiver mais do que um coelho ou outros animais, é provável que o comportamento seja mais frequente. Aqui a castração/esterilização costuma ser muito eficaz.

Passar o queixo nos objectos e pessoas - esta é outra forma de marcar território, muito comum em fêmeas que não têm tanto o hábito de marcar com urina. Mais uma vez a questão é "isto é meu".

Correr à volta das pernas - quando os coelhos correm em círculos à volta das pernas dos donos, é puro comportamento sexual quase no seu pico. Podem acompanhar estas corridas com barulhos ou até com uns jactos menos amigáveis de urina.

Retirar pêlo da barriga - este é um comportamento típico de fêmeas grávidas, mas também um sinal de que poderá estar com gravidez psicológica.

Desaprender o uso do WC - este pode ser fomentado pela necessidade de marcar território e é muitas vezes completamente resolvido pela castração/esterilização. Uma boa dose de paciência ajuda a ensiná-lo de novo e não o tome como um caso perdido.

Montar - bem, este sim é o impulso sexual no seu pico. E não, não se irá resolver se resolver acasalar uma vez o seu coelho com outro, tire esses mitos da cabeça de uma vez por todas.


A maturidade

À medida que o tempo vai passando, os coelhos adultos têm tendência para serem menos activos. Os coelhos mais velhos têm tendência para se mover mais devagar, saltar menos, mas ainda assim poderão ser ensinados.
Se tiverem total acesso ao WC não irão notar grandes diferenças, mas se a ida implicar saltos e grandes manobras, então pode optar por fazer onde fica mais perto e ignorar os ensinamentos.
Quanto às horas de sono, também têm tendência para aumentar, embora quando acordem estejam ansiosos por comida como sempre estiveram.

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#62
Eu além de ter a Nika (gata) como referi atrás, lá em casa também temos o Teco, que é da minha cunhada. É um gato muito meiguinho, mimalho e teimosoooo.

Pois bem, este menino, há mais de uma semana apareceu em casa a coxear duma pata da frente, tinha estado na rua, pois o malandro é um vadio, e pensámos que tivesse sido de alguma queda ou algum carro dado alguma pancadita. Passado uns dias a pata começar a inchar, a inchar cada vez mais e mais e começou a abrir ferida e a sair pus. A minha sogra tratava da ferida, como já tem alguma experiência, mas o facto é que a coisa não se compunha e estava mesmo feia, nem vos conto, até que a minha cunhada chegou à conclusão que tinha de o levar à vet. Pois bem, esta disse que aquilo foi uma mordidela de um gato, notava-se pela marca dos dentes. Chegou mesmo a dizer que ele podia perder a pata... caí-nos tudo ao chão... os tendões estavam muito afectados e o cenrário mais provável seria a amputação. No entanto, para ter a certeza receitou antibiótico, pomadas, etc, para ver a reacção e passados uns dias, a pata melhorou e, felizmente, já não foi preciso amputar o membro. Apesar dos animais se adaptarem bem à falta de membros, o certo é que nos faz impressão ver assim um animal destes sem uma das patas... mas se tivesse de ser... que remédio!

Hoje a vet disse que estava a melhorar e o "gajo" já está esperto e trepa para cima dos armários, etc...Não sei se vai ficar com a pata deficiente, mas antes assim do que sem ela.

Isto tudo para os vos alertar, caso os vossos animais tenham estes sintomas, levam-nos imediatamente ao vet, pois se for tarde demais podem até morrer, pois a infecção pode-se arrastar pelo corpo, nunca se sabe, e as mordidas de gatos são muito infecciosas e só mesmo com antibiótico pode passar, a língua dos gatos tem muitas bactérias mesmo...

Por um fio o animal não perdeu a pata. Nós não sabíamos que era assim tão grave, nem que tinha sido mordido. Mas os profissionais estão lá para isso. Por isso, alerta máximo!

Aqui fica uma foto do menino:


Open you eyes and your mind!

A minha familia de 4 pernas, os meus anjinhos peludinhos :laugh::

Mimi - a gata dos meus avós. Um rapariga muito assustadiça!



Rita - Uma doce menina que agora é uma estrelinha no céu  :'(



Nelly - Voçês conhecem a Magali da turma da Mónica?? Pois esta miúda tem o mesmo vício por comida ;D.



Sisso - Era o rei cá de casa que infelizmente deixou este mundo em véspera de completar 20 aninhos :'(.



Mixie - A Hippie da casa. Com ela é só peace and love e comida vegetariana ;)



e por fim....

Bambi - o puto reguila, mas meigo, da familia :D.



"só se desilude, quem se ilude"

A Rita é parecida com a minha Nika, tenho a foto lá mais atrás, na pág. 3, penso eu.
Open you eyes and your mind!

A minha Malhadinha











Faz hoje dois mesitos... Não é lindona?

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

O raio da bichoca é danada de linda.
Templa - Membro nº 708

então tenho razão para andar babada ou não?
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Margarida em 21 janeiro, 2010, 21:47
então tenho razão para andar babada ou não?

E onde é que se diz boa noite????
Templa - Membro nº 708

no jogos existe um tópico "Boas Noites".
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Margarida em 21 janeiro, 2010, 21:50
no jogos existe um tópico "Boas Noites".


Ai é nos jogos. Que cabeça de alho choxo (?) que me estou a sair!!!
Templa - Membro nº 708

Citação de: Margarida em 21 janeiro, 2010, 21:47
então tenho razão para andar babada ou não?
tens pois!é mesmo uma fofura...

Muito bonita, a Malhadinha  ;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

bigado lindos/as

boa noite.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Nika em 21 janeiro, 2010, 20:56
A Rita é parecida com a minha Nika, tenho a foto lá mais atrás, na pág. 3, penso eu.

Sim Nika, é parecida à excepção da pinta n nariz. A da tua tem um narinho preto e a minha tinha um narizinho rosinha.
"só se desilude, quem se ilude"