Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • [Outro] Protesto da Geração À Rasca
    Iniciado por Gawen
    Lido 4.109 vezes
Sábado, 12 de Março às 15:00
Domingo, 13 de Março às 16:30

Avenida da Liberdade - Lisboa

Protesto apartidário, laico e pacífico.
- Pelo direito ao emprego!
- Pela melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade!
- Pelo direito à educação!
- Pelo reconhecimento das qualificações, espelhado em salários e contratos justos!
Porque não queremos ser todos obrigados a emigrar, arrastando o país para uma maior crise económica e social!

Este protesto está a ser divulgado maioritariamente pelo Facebook, exactamente pelo nome do tópico "Protesto da Geração À Rasca".
Peço a todos os interessados que se juntem a nós, porque falar é fácil, mas temos que começar a agir.

Hino já temos, agora falta o resto.

"Sou da geração sem remuneração
e não me incomoda esta condição.
Que parva que eu sou!
Porque isto está mal e vai continuar,
já é uma sorte eu poder estagiar.
Que parva que eu sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração 'casinha dos pais',
se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou
Filhos, maridos, estou sempre a adiar
e ainda me falta o carro pagar
Que parva que eu sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração 'vou queixar-me pra quê?'
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!
Sou da geração 'eu já não posso mais!'
que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar. "
Deolinda - Parva que sou

Deolinda - Parva que Sou, Coliseu do Porto. Assim damos a volta a isto!

Ai migo, este país já não vai lá com manifestações apenas. Na minha opinião já deveria ter acontecido um levantamento, uma revolta popular :-X.
"só se desilude, quem se ilude"

Tem que se começar por algum lado..é por se pensar assim que nunca se faz nada, porque "não vale a pena, não adianta, não vamos a lado nenhum".
As pessoas têm que começar a sair de casa, levantar o rabinho do sofá e, pelo menos, tentar fazer alguma coisa! Acho que chegámos a um ponto em que as pessoas estão de tal modo acomodadas ao célebre "tem que ser" que deixam que se faça tudo e mais alguma coisa e baixam a cabeça, porque "tem que ser".

Mas não tem que ser, aí é que está! ;)

(Atenção que não estou a falar directamente para ti Magda, mas sim no geral ;) beijinho)

Citação de: Gawen em 10 fevereiro, 2011, 16:01
Tem que se começar por algum lado..é por se pensar assim que nunca se faz nada, porque "não vale a pena, não adianta, não vamos a lado nenhum".
As pessoas têm que começar a sair de casa, levantar o rabinho do sofá e, pelo menos, tentar fazer alguma coisa! Acho que chegámos a um ponto em que as pessoas estão de tal modo acomodadas ao célebre "tem que ser" que deixam que se faça tudo e mais alguma coisa e baixam a cabeça, porque "tem que ser".

Mas não tem que ser, aí é que está! ;)

(Atenção que não estou a falar directamente para ti Magda, mas sim no geral ;) beijinho)

Eu sei, até porque já me conheces e sabes como sou contestatária lol.
O que eu acho é que manifestações só já não são suficientes. Um novo 25 de Abril, desta vez sem cravos...
Muitas pessoas dizem que vão para manifestações mas vão para casa. Falo com conhecimento de causa porque vou a várias manifestações e, apesar de ver sectores vazios, repartições, escolas fechadas, mesmo assim vejo pouca aderência no local :-X.

Sei sim senhora eheh ;)
É verdade que manifestar só não chega, mas já é alguma coisa, e já serve como uma espécie de "aviso", do género, saímos de casa e não andamos aqui a dormir.
O que dizes, infelizmente é verdade, muita gente aproveita para ficar em casa a coser meias em vez de sair à rua, é o tal comodismo que falava, as pessoas conformam-se com tudo, sem pôr em causa, sem contestar.. ::)

é revoltante. Dizem querer um país melhor e barafustam mas só por palavras. De resto quando é preciso actuar, não o fazem e se for preciso os poucos que o tentam fazer ainda são criticados..

Infelizmente é exactamente isso que acontece.. :-\

Estou de acordo com voces, està na hora de começar a agir.
Em frança(habito ao lado no luxemburgo) os jovens jà começarao a manifestar-se, estive em duas manifestaçoes e garanto-vos que a violencia que passou por toda a comunicaçao social existiu porque a policia tentou boicotar os protestos, e nao foi gratuita(como foi relatado na comunicaçao social), até era suposto ser pacifica até que a policia começou a usar os bastoes para nos tirar duma àrea em que tinhamos o direito de estar...
Està mais do que na hora de começarmos a agir em conjunto e marcar manifestaçoes em conjunto por toda a europa.
Neste momento estamos todos a sofrer com as mesmas politicas, seja aqui, seja na grécia, em portugal ou nos estados unidos. Penso que manifestaçoes conjuntas seja o proximo passo para mudarmos alguma coisa. Tens toda a razao, isto nao tem que ser assim e somos nos que temos que lutar pela melhoria das nossas condiçoes de vida.
:)

Sem dúvida Lambin, temos mesmo que agir!
E cada vez há mais aderência a este protesto! :)
Toca a sair de casa!

Protesto da Geração "À Rasca"

Manifesto

Nós, desempregados, "quinhentoseuristas" e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.

Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.

Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza - políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.

Caso contrário:

a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.

b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.

c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.

Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.

Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.

Cá chega mais uma licenciada desempregada. ::)

Citação de: Magda_Costa em 10 fevereiro, 2011, 16:10
Eu sei, até porque já me conheces e sabes como sou contestatária lol.
O que eu acho é que manifestações só já não são suficientes. Um novo 25 de Abril, desta vez sem cravos...
Muitas pessoas dizem que vão para manifestações mas vão para casa. Falo com conhecimento de causa porque vou a várias manifestações e, apesar de ver sectores vazios, repartições, escolas fechadas, mesmo assim vejo pouca aderência no local :-X.
Hmm... Estas "manifestações" em si não são suficientes, mas ei, acho que o exemplo do Egipto deu esperança a muita gente. ;)

E tens razão quando dizes que precisamos mesmo de um novo 25 de Abril.

Infelizmente ainda há muita gente que apoia este governo e por isso uma mudança drástica não seria bem-vinda pela maior parte das pessoas. Somos um país de pobres e de conformistas.

(Além do mais se saísse o PS e viesse o PSD - o mais provável - a situação não iria melhorar...)

Até Portugal estar pronto para uma mudança, o que espero que não demore muito que isto vai de mal para pior, as manifestações e as greves são a nossa única forma de nos defendermos.

Citação de: Zanahoria em 14 fevereiro, 2011, 13:29
Cá chega mais uma licenciada desempregada. ::)
Hmm... Estas "manifestações" em si não são suficientes, mas ei, acho que o exemplo do Egipto deu esperança a muita gente. ;)

E tens razão quando dizes que precisamos mesmo de um novo 25 de Abril.

Infelizmente ainda há muita gente que apoia este governo e por isso uma mudança drástica não seria bem-vinda pela maior parte das pessoas. Somos um país de pobres e de conformistas.

(Além do mais se saísse o PS e viesse o PSD - o mais provável - a situação não iria melhorar...)

Até Portugal estar pronto para uma mudança, o que espero que não demore muito que isto vai de mal para pior, as manifestações e as greves são a nossa única forma de nos defendermos.
Sem querer alongar-me muito por saber que nunca mais saía daqui para apresentar o meu ponto de vista, vou apenas comentar o que disseste sobre o exemplo do Egipto ter dado esperança a muita gente: Quando muito em breve for lá instalada uma ditadura islâmica ao estilo do Irão, te garanto que só não irão chamar desesperadamente pelo presidente que ainda agora puseram na rua, porque já terão então perdido a liberdade suficiente para puderem fazer qualquer tipo de manifestação.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Citação de: Alekhine em 14 fevereiro, 2011, 14:21
Sem querer alongar-me muito por saber que nunca mais saía daqui para apresentar o meu ponto de vista, vou apenas comentar o que disseste sobre o exemplo do Egipto ter dado esperança a muita gente: Quando muito em breve for lá instalada uma ditadura islâmica ao estilo do Irão, te garanto que só não irão chamar desesperadamente pelo presidente que ainda agora puseram na rua, porque já terão então perdido a liberdade suficiente para puderem fazer qualquer tipo de manifestação.
Bom, em parte concordo contigo, mas o que eu queria salientar era o facto de as pessoas terem a coragem e a força de vontade para se manifestar por algo que acreditaram e o facto de terem tido sucesso... Agora o que daí virá é ainda uma incógnita, tal como o seria em Portugal ou em outro qualquer país.

Acho que, acima de tudo, as pessoas devem manifestar-se e lutar pelo que acreditam, é esta inércia que se apoderou de todos que ajudou em muito a chegarmos ao estado em que estamos. Não fazer nada porque "não vale a pena" ou porque "não adianta" é que nunca vai mudar nada, ou pelo menos, mostrar o descontentamento e vontade de mudança das pessoas.

Mas sim, é mais fácil ficar a ver do que propriamente agir, só é pena ainda haver muita gente a preferir ficar a assistir de camarote em vez de sair à rua, defendendo que não é assim que se consegue alguma coisa. Mas depois, em situações em que o sair à rua dá frutos, já são grandes apoiantes e sempre acreditaram. É o típico.

Tal como diz a Zanahoria, estas "manifestações" em si não são suficientes, é claro que não, nem vai tudo mudar do dia para a noite com esta manifestação, mas tem que se começar por algum lado...

Já agora está a ser organizada uma reunião para organizar o protesto no Porto, no Café Aviz - R. de Avis 27, 4050 Porto - na Quarta-feira dia 16 de Fevereiro, pelas 21h para iniciar a organização do Protesto no Porto! A quem quiser contribuir, e não puder comparecer em Lisboa, apareça!

Podem ficar a saber mais na página do Facebook do evento "Protesto da Geração À Rasca"