Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Corpos Incorruptíveis
    Iniciado por Zühl
    Lido 14.080 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Dentre as mais incríveis relíquias religiosas estão os corpos de santos e beatos que supostamente permaneceram incorruptos – ou seja, não sucumbiram à decomposição orgânica. Contudo, em muitos casos a investigação revelou uma explicação natural bem mais plausível.

Por exemplo, quatro anos após São Felipe Néri (1515-1595) ser enterrado sobre a nave de uma pequena capela, seu corpo foi encontrado tão bem preservado – segundo os médicos – que foi considerado "indubitavelmente miraculoso". Este caso simplesmente indica o estado de credulidade dos médicos da época (ou então a pressão que eles sofreram para atestar o milagre) uma vez que sempre se soube que as vísceras de Felipe haviam sido removidas e o corpo embalsamado de maneira simples logo após a autópsia do santo em 1595. Também uma referência recente ao "último embalsamamento" sugere que o corpo tenha sido repetidamente preservado (Cruz 1977, 210-12).

Em muitos casos os corpos devem ser classificados, na melhor das hipóteses, como antes incorruptíveis. Por exemplo, o corpo de Santo Eduardo o Confessor (1004-1066) foi exumado 36 anos após sua morte e achado "perfeitamente" incorrupto; contudo quando a urna funerária foi reaberta em 1685 os restos mortais haviam sido reduzidos ao esqueleto. Também, quando o corpo de Santa Inês de Montepulciano (1268-1317) foi colocado entre as paredes do altar principal da igreja, o túmulo infelizmente estava bem úmido, provocando a decomposição do corpo.

Ainda outros corpos "incorruptíveis" são mais acuradamente descritos como mumificados; isto é, o corpo está dessecado – uma condição que pode ocorrer naturalmente sob certas condições (tais como ser mantido num túmulo seco ou catacumbas), ou ser induzido por embalsamamento. Por exemplo, 45 anos após a morte de São João Maria Batista Vianney (1786-1859) seus restos mortais foram achados "secos e escurecidos" mas as vísceras foram removidas como medida de conservação e a face coberta com uma máscara de cera (como é comum nesses casos).

Em outros casos, o corpo aparentemente saponificou – um estado natural no qual os tecidos do corpo essencialmente transformam-se em sabão por debaixo da pele endurecida. A substância amoniacal, semelhante a sabão, é chamada "adipocere" e ocorre em alguns casos de enterro em solo úmido. Enquanto que casos de saponificação podem resultar em alegações de incorruptibilidade em culturas católicas, em certos países eslavos realimenta-se a lenda do "morto-vivo" espetando uma estaca afiada de pau no coração do "vampiro". Na América do Norte rural tais casos são conhecidos como exemplos de pessoas "petrificadas".

Um dos casos mais intrigantes de incorrupção é o de Santa Zita (1218-1278), que viveu em Lucca, na Itália. Quando morreu, foi sepultada numa cova comum. Exumado três séculos depois, seu corpo estava completo e intacto. Sem nenhum sinal de manipulação. Permanece assim até hoje, passados mais de 700 anos. "É uma bela múmia", diz o legista italiano Gino Fornaciari, da Universidade de Pisa, que já examinou vários "incorruptíveis".

Como Santa Zita, os corpos de santos como Ubaldo de Gubbio e Savina Petrilli se mantêm conservados. Especialistas acreditam que as condições ambientais existentes no interior das igrejas, onde a maioria dos "incorruptíveis" foi sepultada, podem explicar o fenômeno. "A temperatura nas igrejas é baixa e há pouca variação entre o inverno e o verão", observa o médico Ezio Fulcheri, legista da Universidade de Gênova.

Afinal, o que concluir acerca da incorruptibilidade? A morte de todo o ser vivo é seguida pela sua inexorável decomposição e reciclagem em elementos simples e, por outro lado, não existem evidências fortes para sustentar que algumas centenas ou milhares de santos e beatos constituam uma exceção às leis da natureza. Assim como muitos outros "milagres", a incorruptibilidade é aceita pelo fiel com pouca ou nenhuma investigação para ver se existe ou não uma explicação mais plausível do que a intervenção divina.

CORPO DE SANTA BERNADETE (FRANÇA - MORREU EM 16 DE ABRIL DE 1879)
ESSE É SEU CORPO ACTUALMENTE INTACTO




CORPO Santo Cura d'Ars, Ars, França (FRANÇA - MORREU EM 1859)



Santa Verónica Guiliani, Clarissa - ANO DE MORTE 1727



Corpos de Santos Incorruptos ( frankmatos.blogspot.com ).
Believe to see...

Nunca tinha ouvido falar de corpos que nao se decompunham, é um facto intrigante. Mas sinceramente acho que isto deve ter uma razao cientifica, ou devido as condiçoes ou mesmo algum gene que tenham. Ainda ha dias vi na tv duas senhoras com 80 anos e um corpo de 30, devido a um gene que tem. Sei la, acho que investigassem encontratiam uma razao, se nao encontrassem ai sim seria muito mais espantoso. ;D
Per Aspera Ad Astra

Pois também acho que sim.
Mas há tantos anos que os corpos estão assim,com certeza que já teriam chamado a atenção de algum cientista  :-\
Believe to see...

Pois também acho, um corpo com 700 anos...
Mas também por pertencerem a 'santos', nao lhes deve ser permitido investigar.
Per Aspera Ad Astra

Vocês leram o texto?

Está lá a explicação.

Sim,mas o que me pergunto é se isto foi "objecto" de estudo de aluém,se alguém se fixou neste assunto.
O único caso que conhecia era de uma rapariga aqui em Portugal.
Mas mesmo assim não soube de nada assim mais aprofundado.  :-\
Believe to see...

Obviamente, mas se também leste alguns ainda não se sabe por que acontece, e quando eles falam da temperatura da Igreja, é apenas uma hipotese.
Acho so que podia haver mais informações e pesquisa.
Per Aspera Ad Astra

o corpo da bernardete ja ouvi rumores n sei onde que aquilo ja tem cera ou coisa do genero para dar aquele ar...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#8
sim,acho que é uma máscara feita de cera a cobrir a cara... :) adorei! ;)

Yeah!! :)
Ganda Tópico, Realmente, é bué parecido com o meu Relato...
Bem, so me da a enteder que a Senhora pode ser uma Santa...
Qem sabe...
Optimo Tópico, Gostei :)
Beijocas*

Nunca tinha ouvido falar nisto... Nunca ouvi nada disso para estes lados...

Quanto a falar-se de uma jovem que desaparece do túmulo há imensas hipoteses para isso... Desde saqueadores que saibam do sucedido....
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Se pesquisarem na net, vão encontrar também um relato de que a língua do nosso santp António, se encontra algures em Itália, completamente incorrupta, depois de o todo o seu corpo ser levado aos pedaços como relíquia.
Templa - Membro nº 708


Boaz!!

O nosso corpo é algo muito complexo.
Tão complexo que nem a propria ciência e a "não ciência" não é capaz de explicar.
Contudo, esta questão sempre foi algo que me despertou curiosidade. Mas depois deixou-se de falar e eu pronto também encontei isso ás boxes.

O nosso corpo ao natural, ou seja, sem por produtos para conservar, ao fim das 24h começa a "dar sinais", como é o caso do cheiro. Esse cheiro é devido aos liquidos internos do nosso corpo.

Isto está também noutro topico em que o Zuhl pos lá alguma literatura sobre isto.

Epa pelo que sei isso é algo que a ciência bem quer tentar justificar mas não consegue.
Agora usando produtos isso é bem possivel conservar assim um corpo.

A minha opinião parte da base da logica e não da ciência., ou seja, o que faz entrar em decomposição é sempre os liquidos, as partes liquidas. Logo se conseguissemos(que é possivel) eliminar esses liquidas acho que haveria alguma probabilidade de isto ser possivel.
Contudo duvido porque se não há liquidos a nossa forma corporral quase desaparce. Porquê? ... simples... + de 60% do nosso corpo é agua(liquido).



I don't know... gostava de saber mas ainda vai demorar a chegar a esta resposta.
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

o fernando pessoa quando foi transladado foi julgado santo  ;D ;D estava muito bem conservado devido a "cuidados" em vida  ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld



Pois.. por acaso lembro-me disso...Agora esses "cuidados" deviam ser interessantes deviam. ;D
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155