Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • [Outro] Manifestação contra Homeopatia
    Iniciado por SaganDragon
    Lido 6.742 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vai haver uma manifestação, este sábado, contra remédios homeopáticos. O que acham?
Aqui está o que diz o site:

10:23 em Portugal

Consumidores em Portugal vão tomar uma "overdose" de "medicamentos" homeopáticos em público

Activistas de direitos do consumidor em Portugal anunciaram hoje a sua intenção de tomar uma "overdose" homeopática no próximo mês em parceria com um protesto global contra estes remédios alternativos.

Os manifestantes vão consumir dezenas de comprimidos homeopáticos na manhã de 5 de Fevereiro de 2011, às 10:23, no Jardim do Príncipe Real em Lisboa, com o objectivo de sensibilizar o público para a ineficácia dos "remédios" homeopáticos. Pretendemos também questionar a opção do Infarmed de permitir que estes produtos sejam classificados como medicamentos nas farmácias, o que os legitima aos olhos dos clientes.

A manifestação está a ser organizada por cidadãos livres como parte da campanha 10:23[1], um protesto global que começou nos Reino Unido. Eventos semelhantes irão acontecer em várias partes do mundo, com protestos já anunciados em mais de 25 países – e Antárctida!

Catarina Pereira, membro da organização portuguesa, disse:

    "A maioria das pessoas não sabe que os produtos homeopáticos são, basicamente, só açúcar e água, pensando tratar-se de produtos naturais ou de ervanária. Se eu vou a uma farmácia estou à espera que o farmacêutico me recomende remédios que funcionem e cuja eficácia esteja comprovada. Não estou à espera que me venda açúcar a preço de ouro. Temos de poder confiar nos nossos profissionais de saúde."

Segundo Michael Marshall, coordenador da campanha internacional:

    "Pretendemos mostrar que existe um sentimento crescente em todo o mundo de pessoas que acham que já se gastou demasiado tempo e dinheiro em remédios homeopáticos.

    Nos duzentos anos desde que a prática da homeopatia existe, não há nada que sugira que os produtos funcionem e, porque são somente água e açúcar, é impossível que os seus efeitos sejam aqueles que os homeopatas alegam.

    Milhares de milhões de libras são gastos todos os anos a nível mundial nestes produtos e quando é explicado o que são e como são produzidos, a maioria das pessoas fica chocada que estes tratamentos inúteis ainda possam ser vendidos a um público não informado"

A campanha 10:23 foi lançada há um ano no Reino Unido, com quase 400 manifestantes a participarem num evento de "overdose" em todo o país. Em seguida a principal cadeia de farmácias britânicas admitiu  que os comprimidos só são vendidos porque os consumidores os compram e não porque são eficazes.

A campanha tem o nome do número de Avogadro – uma constante científica que pode ser usada para demonstrar que as poções homeopatas não contêm ingredientes activos.

Embora possa haver quem afirme que disponibilizar comprimidos de açúcar seja inofensivo, o apoio que as farmácias e os profissionais de saúde dão a poções homeopáticas tem consequências graves. Para além de minar a confiança do público na medicina e nos conselhos dos médicos, pessoas com graves doenças podem deixar de ir ao médico na crença que a homeopatia possa tratar o problema.

Uma investigação da BBC em Janeiro de 2011 mostrou que homeopatas estavam dispostos a dar produtos homeopáticos ineficazes a viajantes como substitutos de tratamentos anti-malária verdadeiros, assim como alternativas inúteis a vacinas.

A campanha 10:23 está a organizar protestos em mais de 23 cidades de 10 países dia 5 de Fevereiro de 2011.

————

[1] A Campanha 10:23 é uma rede de cépticos que tem por objectivo sensibilizar o público para a realidade da Homeopatia: Como sabemos que não funciona e como é importante que os doentes tenham o direito à informação que lhes permita tomar decisões informadas sobre a sua saúde.
______________
Fonte: Cópia do site 1023portugal.wordpress.com

Como profissional de farmácia posso dizer que existem utentes que se dão muito bem com medicamentos homeopáticos... o que é estranho é que estão informados do que são homeopáticos, como são produzidos e qual o fundamento da homeopatia... será que produzem apenas efeito placebo? Mas só seria placebo se as pessoas não soubessem o que é um homeopático e como funciona. O que é certo é que existem médicos que prescrevem deste tipo de medicamentos, por isso não façam das farmácias e profissionais bodes expiatórios.

Desde que os clientes acreditem que os medicamentos funcionam, o efeito placebo actua. Os homeopatas sabem perfeitamente como os seus medicamentos são feitos, e no entanto têm a certeza que eles funcionam.

Infelizmente existem médicos que receitam medicamentos destes, e para pequenas coisas realmente não faz diferença: dor de costas, de barriga, gripes e constipações acabam por se resolver por si só e um pouco de placebo ajuda o paciente a sentir-se melhor (e é melhor do que passar antibióticos para coisas que estes não curam). No entanto, quando recomendam estes remédios para prevenir malária e curar doenças graves estão a ir longe demais.

Já agora: A ciência não se importa (muito) que as afirmações deles não sejam compatíveis com o conhecimento moderno, se eles tivessem dados que demonstrassem que os medicamentos funcionam para além do efeito placebo utilizar-se-ia esses medicamentos na medicina convencional e começaria a pesquisa sobre como é que estes funcionam. Se for preciso reescreve-se as leis da física.
O problema é que quando estes são testados como os medicamentos convencionais (estudos duplo-cego, pacientes separados ao acaso entre grupo placebo e medicamento) não existe diferença mensurável entre o grupo tratado com medicamento e com placebo.

Por curiosidade: já tiveram de explicar a algum cliente como se faz um medicamento homeopático? Se sim, alguma vez algum mudou de ideias?

___
Até agora encontrei uma resposta de uma associação homeopata chamada AMENA. Eu penso que a resposta se reflecte pior na AMENA do que nos manifestantes, mas se quiserem posso pôr um link ou fazer copy-paste.

Eu já há 10 anos que me trato com medicina alternativa e por acaso estou bem melhor de certas doenças do que quando andava na tradicional. Livre de antibióticos e com uma alimentação adequada, tenho tido muito bons resultados  :).
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 03 fevereiro, 2011, 16:24
Eu já há 10 anos que me trato com medicina alternativa e por acaso estou bem melhor de certas doenças do que quando andava na tradicional. Livre de antibióticos e com uma alimentação adequada, tenho tido muito bons resultados  :).


Pois, eu também. E quando não havia laboratórios, as pessoas também se iam curando, normalmente através de ervas... E conheço uma pomada de arnica que é do melhor que há.
Templa - Membro nº 708

 Fico contente que tenham dietas saudáveis, espero que também façam exercício ;D. Estão, naturalmente à vontade para escolherem o tipo de medicina que preferem, só vos peço que se algo mais de grave acontecer (dores que não passam, alergias fortes, viagens para países com doenças graves) não evitem o médico convencional até ser tarde demais.

A homeopatia foi inventada no século dezoito, se não me engano, portanto também sobrevivemos muito tempo sem ela. E posso afirmar que em muitos desses remédios houve uma erva ou um animal envolvido na sua criação, mas na maior parte dos casos nem um átomo desse está no produto final.

Quanto às ervas: utilizava-se muito salgueiro para curar febres e reduzir dores, mas isso não vinha sem efeitos segundários como irritações do estômago, vómitos, etc. A certa altura um químico começou a experimentar com os químicos presentes nessa planta e obteve o ácido acetil-salicílico, também conhecido como aspirina. Tem menos efeitos secundários (não está livre deles) e reduz a hipótese de overdose acidental, visto que sabes exactamente quanto tomar para ter efeito. As plantas não produzem exactamente a mesma quantidade de um químico, uma folha/raiz/casca pode não ter nada do químico que é suposto curar-te ou ter quantidades perigosas do mesmo.

Conheces uma pomada chamada hirudoid? O nome vem de hirudina, um químico presente na saliva de sangue-sugas. Felizmente sabe-se hoje fazer esse químico sem ter de usar sangue-sugas.

Hoje em dia a indústria farmacêutica anda por países onde ainda existem curandeiros e medicinas tradicionais e verificam o efeito que os seus remédios têm. Se funcionam melhor do que aqueles que já temos são adoptados em comprimidos, pomadas ou xaropes. Se não funcionam ou funcionam mas são piores do que os que já temos (efeito mais fraco ou mais efeitos secundários), são ignorados.


Citação de: SaganDragon em 03 fevereiro, 2011, 15:24
Desde que os clientes acreditem que os medicamentos funcionam, o efeito placebo actua. Os homeopatas sabem perfeitamente como os seus medicamentos são feitos, e no entanto têm a certeza que eles funcionam.

Infelizmente existem médicos que receitam medicamentos destes, e para pequenas coisas realmente não faz diferença: dor de costas, de barriga, gripes e constipações acabam por se resolver por si só e um pouco de placebo ajuda o paciente a sentir-se melhor (e é melhor do que passar antibióticos para coisas que estes não curam). No entanto, quando recomendam estes remédios para prevenir malária e curar doenças graves estão a ir longe demais.

Já agora: A ciência não se importa (muito) que as afirmações deles não sejam compatíveis com o conhecimento moderno, se eles tivessem dados que demonstrassem que os medicamentos funcionam para além do efeito placebo utilizar-se-ia esses medicamentos na medicina convencional e começaria a pesquisa sobre como é que estes funcionam. Se for preciso reescreve-se as leis da física.
O problema é que quando estes são testados como os medicamentos convencionais (estudos duplo-cego, pacientes separados ao acaso entre grupo placebo e medicamento) não existe diferença mensurável entre o grupo tratado com medicamento e com placebo.

Por curiosidade: já tiveram de explicar a algum cliente como se faz um medicamento homeopático? Se sim, alguma vez algum mudou de ideias?

___
Até agora encontrei uma resposta de uma associação homeopata chamada AMENA. Eu penso que a resposta se reflecte pior na AMENA do que nos manifestantes, mas se quiserem posso pôr um link ou fazer copy-paste.

Nunca tive que explicar pois não costumo aconselhar homeopáticos e porque a maior parte das pessoas que os procuram já sabem o que são (e mesmo assim querem recorrer a eles em vez dos medicamentos convencionais). Mas tenho por hábito explicar sempre ao utente em que consiste o medicamento, para que efeito ele serve e como deve tomar (independentemente de ser um químico, um homeopático ou um produto natural). A isto se chamam as boas práticas farmacêuticas e todos os profissionais de farmácia se deviam reger por elas.
Só toma quem quer, daí não perceber a lógica de tanta revolta contra este tipo de produtos.

Relativamente a recorrerem a este tipo de produtos para tratar prevenirem malária e doenças graves, penso que já é um pouco abusar da sorte, mas o utente só toma se quiser.

Na minha opinião isto foi um complô que algumas grandes industrias farmacêuticas criaram pois cada vez mais as pessoas estão a recorrer a tratamentos alternativos e a cota de venda dos produtos químicos que produzem está a baixar em detrimento dos naturais e homeopáticos.

Concordo que devia ser uma práctica comum informar bem o cliente, ainda bem que o fazes.

Tanto quanto me é dado a saber pelo site, o objectivo desta acção é chamar a atenção para o facto que estudos sobre homeopatia mostram que esta não funciona. A manifestação em si não prova nada, apenas chama a atenção para a questão, informar as pessoas. Concerteza não vai mudar a opinião daqueles que já acreditam.

Duvido que as grandes farmacêuticas se importem muito, afinal nada as impede de vender remédios homeopáticos. E ainda por cima estes são mais baratos de se produzir do que os medicamentos normais (o site da manifestação afirma não ter qualquer filiação com farmacêuticas ou afins, apenas com uma tal Meyerside Skeptical Society, é contigo se acreditas neles ou não).

Já agora, eu não estou ligado a este evento, embora esteja a considerar participar.

Citação de: Marlene em 04 fevereiro, 2011, 15:25
Nunca tive que explicar pois não costumo aconselhar homeopáticos e porque a maior parte das pessoas que os procuram já sabem o que são (e mesmo assim querem recorrer a eles em vez dos medicamentos convencionais). Mas tenho por hábito explicar sempre ao utente em que consiste o medicamento, para que efeito ele serve e como deve tomar (independentemente de ser um químico, um homeopático ou um produto natural). A isto se chamam as boas práticas farmacêuticas e todos os profissionais de farmácia se deviam reger por elas.
Só toma quem quer, daí não perceber a lógica de tanta revolta contra este tipo de produtos.

Relativamente a recorrerem a este tipo de produtos para tratar prevenirem malária e doenças graves, penso que já é um pouco abusar da sorte, mas o utente só toma se quiser.

Na minha opinião isto foi um complô que algumas grandes industrias farmacêuticas criaram pois cada vez mais as pessoas estão a recorrer a tratamentos alternativos e a cota de venda dos produtos químicos que produzem está a baixar em detrimento dos naturais e homeopáticos.

Concordo e subscrevo.

Muito medo! Devido ao aumento de pessoas que preferem medicinas alternativas, seja homeopatia ou outra qualquer. Por alguma razão a medicina tradicional chinesa com técnicas não demasiado evasivas, dá melhores resultados do que a convencional.
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 04 fevereiro, 2011, 17:05
Concordo e subscrevo.

Muito medo! Devido ao aumento de pessoas que preferem medicinas alternativas, seja homeopatia ou outra qualquer. Por alguma razão a medicina tradicional chinesa com técnicas não demasiado evasivas, dá melhores resultados do que a convencional.

Dá? Como sabes? Que eu saiba os estudos não dão grandes resultados...



Como enfermeiro posso dizer que os homeopaticos as vezes são muito melhores que os outros.
E tou dentro da area por isso não estou a mandar postas de pescada assim do nada.
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Citação de: SaganDragon em 04 fevereiro, 2011, 18:19
Dá? Como sabes? Que eu saiba os estudos não dão grandes resultados...

Tipo: eu já experimentei e tive resultados que nunca, em anos, obtive com a medicina normal. tanto é medicina uma como a outra. Uma prefere usar quimicos, a outra não. Agora se tanto os da medicina dita normal, como os da medicinas alternativas estudam em faculdades, não me venham com a história que quem sabe e está são aqueles que usam os metodos agressivos e fazem testes em animais e que as faculdades das medicinas naturais são farsa e inuteis. Poupem!
"só se desilude, quem se ilude"

Infanati: como enfermeiro deve saber da importância dos ensaios clínicos para determinar a eficácia de uma nova terapia em comparação a um placebo ou a uma terapia antiga. Como interessado na homeopatia devia verificar se existem desses estudos e quais os seus resultados.
Por exemplo, em pubmed.gov existe um artigo chamado "Homeopathy: what does the "best" evidence tell us?" publicado em 2010 por Ernst E. que é uma revisão das revisões dos estudos de homeopatia, os resultados não são positivos.

Magda:  estás-me a pedir para ignorar vários estudos, com centenas de pessoas, que com análises sistemáticas estatísticas não vêem diferença entre tomar um homeopático ou tomar uma pastilha de açúcar, a favor de uma experiência pessoal. Quanto aos químicos... tens noção que és feita de químicos? Que os remédios naturais são feitos de plantas e animais que são feitos de químicos? Que vários medicamentos convencionais são feitos a partir de químicos presentes em plantas e animais?
"Tanto é medicina uma como a outra." Errado. Uma tem de provar que resulta sistemáticamente, para a maioria dos casos, acima do efeito placebo e a outra não.

Sobre a teoria de conspiração da grande farmacêutica (que voltou a surgir): repito que as farmacêuticas não têm problema nenhum em produzir homeopáticos pois é mais barato de produzir, não têm de passar pelos vários ensaios clínicos e outros testes inconvenientes (que servem para verificar se funcionam). Em conclusão: dão mais lucro, mais facilmente. Por exemplo: A Boiron, companhia homeopática francesa, rendeu 313 milhões de euros em 2004 (Wikipédia inglesa).

Finalmente, se estamos numa de "funcionou comigo" peço que entrem no site whatstheharm.net, carreguem em Homeopathy, e vejam 437 casos em que não funcionou, com consequências várias.

Como eu disse antes, para coisas pequenas é indiferente o que usas, a maior parte das doenças desaparecem por si e o placebo pode dar um empurrãozinho. Para casos sérios o placebo não chega, mas as pessoas confiam no homeopático e pensam que a medicina convencional é má porque usa químicos ou porque faz dinheiro (a arrogância deles! a ser pagos pelo seu trabalho!), logo vão evitar a medicina que os pode curar, e acabamos com pessoas nas urgências ou mortas.

#13
Eu não te peço nada, cada um acredita no que quer. Eu também posso por em dúvida esses estudos que fazem perseguição a medicinas alternativas. Também podia arranjar 437 pessoas que se deram mal com os medicamentos convencionais e se curaram com a medicina alternativa. Até conheço um caso de uma senhora que estava com uma leucemia e que através da naturopatia, conseguiu fazer a renovação das celulas sanguineas ao ponto de num hospital de coimbra, terem uma amostra do sangue dela para estudarem nela. Além do mais, tenho conhecimentos de médicos da convencional que já se tratam também na medicina natural, que é o caso do médico do meu pai.
"só se desilude, quem se ilude"

Primeiro, uma pequena objecção: eu estou a falar especificamente de homeopatia, tu estás a falar de naturopatia. Como não conheço esta variedade dei uma olhadela na wikipédia, a impressão com que fiquei é de um grupo mal definido com pouco mais em comum do que "natural é bom" - podem usar homeopatia, mas também podem não usar, dependendo da variedade especifica de que estás a falar. É provável que eu tenha objecções à tua variedade de naturopatia, mas primeiro ias ter que a definir... um pouco off-topic.

Portanto, estudos clínicos não são prova porque as farmacêuticas são malévolas e perseguem os pobres homeopatas (apesar de as farmacêuticas fazerem milhões a vender produtos homeopatas). Os vários casos também não são prova, isso admito porque constituem evidência anedótica, tal como as tuas experiências com os remédios o são. Que alguns médicos e afins acreditam nisto já eu sabia, afinal uma farmacêutica e um enfermeiro defenderam os homeopáticos aqui (embora eu goste que a farmacêutica-Marlene- tenha admitido tratar doenças graves com isto era abusar da sorte).

Então só tenho uma questão para ti: Consegues imaginar algum argumento ou prova que pudesse fazer-te duvidar da eficácia da homeopatia? Á excepção de Jesus aparecer-te num mar de luz e dizer-te, claro.