Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Auto-Iniciação...
    Iniciado por akasha867
    Lido 8.369 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas

Eu tenho ouvido algumas "organizaçoes" e estão entre aspas porque não são exactamente organizaços, como a Wicca entre outros, com gente como Scott Cunningham entre outros autores... a fazerem publicidade a auto-iniciações...

Ora a Iniciação serve para que certos símbolos sejam explicados, e se façam vivos, suponho não estar enganada, entre outras coisa, como é que é possível fazer-se isso sozinho? Como passar uma tradição, através de livros duvidosos? Eu tenho um livro de Cunningham e nem para acender fogueira aquilo presta...

Como manter a seriedade se qualquer fedelho, se intitula isto ou aquilo? Só falta eu chegar cá qualquer dia e intitular-me Templaria  ;D e herdeira da fortuna já agora...

Isto é um texto de certa forma inflamado pela seriedade da matéria em questão...

Alguma opinião?
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Para mim só vejo duas razões, que podem "trabalhar" separadas ou não, depende do caso:

1ª Interesse monetário,

2º Interesse no sofrimento/humilhação alheio/a,

Infelizmente existem centenas de casos em que pessoas que "sabem" algo mais que outros, se aproveitam de outros para tudo e mais alguma coisa... São pessoas sem escrúpulos que pululam por todas as sociedades.

É uma questão de manter o olho critíco e fazer uma filtragem a tudo o que nos caí ao colo!!
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

irakaya
Citação de: akasha867 em 07 janeiro, 2011, 03:04

Como manter a seriedade se qualquer fedelho, se intitula isto ou aquilo? Só falta eu chegar cá qualquer dia e intitular-me Templaria  ;D e herdeira da fortuna já agora...


Nem sabes o que isso me irrita, e vês isso aqui no fórum. Entram a dizer "eu tenho experiência" e depois vês cada barbaridade que escrevem que até assusta. 

"auto-iniciações" é muito bonito de se ler e de se armarem em autodidactas... pois é. E onde está a base do legado para isso?

Como já foi dito " interesse monetário", muitos dos autores desses livros até sabiam algo bom de partilhar, mas em vez de "darem" esse dom resolveram fazer dinheiro com ele.
Sempre me disseram que não se deve fazer "fortuna" com um dom que nos foi "dado" para ajudar.

Citação de: irakaya em 07 janeiro, 2011, 10:28

Sempre me disseram que não se deve fazer "fortuna" com um dom que nos foi "dado" para ajudar.

that's right!

Só uma coisa que não percebi em relação ao tópico. Quando se fala em auto-iniciação, estás a referir-te a que? Iniciação em quê?
É que há coisas que realmente pode aprender-se tudo sozinho, mas seria necessário um nivel de evolução espiritual enorme para conseguires aceder às bases do conhecimento. Infelizmente esse nível só se ganha com estaleca, ou então nasce-se com ele... é possivel.

Em ordens iniciáticas, eu escrevi o post porque já há uns anos quando comecei a ler sobre ocultismo na net e me deparei com a Wicca que será a Ordem mais visível, na Maçonaria não há auto-iniciações, na antiga Aurora Dourada não há auto-iniciações...

Eu tenho medo que sejam facilitismo cheios de boas intenções mas que só tragam problemas...

Eu procuro uma Ordem Iniciática, interesso-me por elas, e tenho um respeito enorme por grande parte delas... E não acho que sejam um produto para massas...Digamos que uma Ordem Iniciática é uma lagosta e não um hambúrguer do MacDonalds...

É que eu sei que se pode aprender muita coisa sozinho, a astrologia dá para aprender só...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

irakaya
Citação de: Ierathel em 07 janeiro, 2011, 14:53
that's right!

Só uma coisa que não percebi em relação ao tópico. Quando se fala em auto-iniciação, estás a referir-te a que? Iniciação em quê?
É que há coisas que realmente pode aprender-se tudo sozinho, mas seria necessário um nivel de evolução espiritual enorme para conseguires aceder às bases do conhecimento. Infelizmente esse nível só se ganha com estaleca, ou então nasce-se com ele... é possivel.


Pois ;)

Tudo se pode aprender sozinho. Se calhar não aprendes o que aprenderias numa Ordem Iniciática, mas aprendes as tuas verdades.

Por exemplo:

Já ouvis-te falar no rapaz da selva? Foi um rapaz que foi encontrado na selva, sozinho entre os animais, e que vivia como eles, saltava às árvores, fazia trinta por uma linha. Ele foi protegido por alguns animais e acabou a segui-los e a aprender com eles. Como é óbvio não falava porque não aprendeu.

Agora, se eu quisesse que o meu filho fizesse exactamente as mesmas coisas que esse miúdo, levaria um montão de tempo. Eu não sabia como lhe explicar, e ele tinha de ir pela experiência do erro. Chegas lá, mas demoras muito mais. Se calhar até és capaz de dar mais valor aquilo que consegues atingir do que se fores ajudada.

Isto é a minha maneira de ver as coisas ;)

irakaya
#7
Mas aprendendo com o legado, não só evoluis mais rápido como aumentas esse legado.
Se tiveres de aprender por ti, errando, corrigindo e aperfeiçoando não terás tempo para aplicar "como deve ser" e acrescentar algo para deixares ás gerações vindouras.
É quase como se todos nós tivéssemos de inventar o fogo para chegarmos ao fósforo.

Alguns fariam isso mais ou menos sem problema, outros nunca la chegariam e outros ainda pegariam fogo a si próprios.

CitaçãoAutoiniciação
Escrito por: Luazul | 30th.March.2009
Categoria(s): O básico da Bruxaria, Wicca

Autoiniciação é um termo errôneo atribuído por traduções mal-feitas e autores que quiseram simplificar as coisas, mas acabaram criando uma enorme confusão. Tenha em mente que a iniciação não faz de você um bruxo ou bruxa, mas a prática. Sem ela, você pode pegar um ritual de iniciação em algum site ou livro, e nada mudará.


Qual a definição conhecida de autoiniciação?

A autoiniciação nada mais é do que um ritual absolutamente formal de dedicação aos deuses.
Qual a definição de iniciação na Wicca?

A Wicca é uma religião iniciática e sacerdotal. Isso significa que, para ser wiccano, você deva ser iniciado nessa religião. Também significa que, a partir da sua iniciação, você é um sacerdote wiccano. Não existem "missas wiccanas" onde as pessoas assistem bocejando. A Wicca é uma religião participativa onde todos que dela fazem parte são seus sacerdotes. Ponto.
Então para ser bruxo(a) eu preciso ser iniciado(a)??

Não necessariamente. Bruxaria e Wicca não são a mesma coisa. A Wicca requer uma iniciação para se fazer parte, a Bruxaria não necessariamente... Depende da tradição, mas para quem é solitário, obviamente não precisa (o que não exclui você de passar por iniciações pessoais... um sonho revelador, algum fato que modifique sua visão das coisas etc. tudo isso são pequenas iniciações que acontecem sempre, com todo mundo).
Qual o conceito original de iniciação?

Antes de mais nada, não acredite só porque eu estou dizendo. Procure em livros de história, antropologia, mitologia etc etc etc. Iniciação (em termos religiosos) é você ser aceito em um grupo (geralmente secreto), onde você recebe os ensinamentos e mistérios de tal grupo ou culto e, a partir dali, começa a fazer parte de tal grupo oficialmente. Também denomina todos aqueles momentos de nossas vidas quando passamos de um estágio a outro, espontaneamente ou não.

Não há nada de errado no CONCEITO da autoiniciação. O TERMO está errado. O certo seria dizer que você está realizando um ritual de DEDICAÇÃO aos deuses, seguindo a filosofia da Wicca. Se você passa por uma iniciação pessoal (como eu disse acima), isso certamente não foi programado, muito menos voluntário! Logo, um ritual de autoiniciação não faz muito sentido.

Tal ritual de dedicação não invalida em nada a prática pessoal – muito pelo contrário – na maioria das vezes, a intensifica. A pessoa que faz um ritual de dedicação sozinha deve, em primeiro lugar, estar preparada para dedicar sua vida aos deuses. Em segundo lugar, deve-se buscar uma iniciação formal em um coven, caso deseje se aprofundar no sacerdócio e fazer parte de uma tradição, estando apta a iniciar pessoas novas na Arte e a fundar covens. Mas isto não é necessário! Você não vai morrer se não for iniciado(a) em um coven – pode continuar praticando normalmente e será um(a) bruxo(a) como qualquer outro(a). Só não será wiccan, uma questão totalmente insignificante se você está nesse caminho com sinceridade e por amor.

Isso não exclui, de modo algum, que você pratique Wicca, siga a liturgia divulgada em livros e sites e busque seu próprio caminho dentro do lado exotérico da religião.

Repito, então, a frase com a qual iniciei este texto: uma autoiniciação nada mais é do que um ritual formal de dedicação aos deuses. Você estará afirmando, a partir desse dia, que sua vida foi entregue aos deuses antigos. Sabe, o que você faz no seu dia-a-dia é o que garante você como pagão ou não, e não um ritual que alguns pensam em fazer apenas para sair por aí dizendo "agora sou um bruxo". Um ritual apenas não faz de ninguém um bruxo, mas sim tudo aquilo que você trabalhou antes dentro de você.

Por isso, é bastante comum dizer por aí que o melhor a fazer é praticar durante pelo menos 1 ano e 1 dia, caso você queira se iniciar. Mas esse tempo pré-determinado é o tempo mínimo que um coven exige para iniciar uma pessoa, e por quê? Porque esse é o período mínimo para o neófito vivenciar pelo menos uma roda do ano completa – a verdade é que ainda vai demorar muitos anos até ele receber uma iniciação. Pode até mesmo chegar a acontecer de a pessoa não ser iniciada, pois aquele não é o caminho que ela deseja com sinceridade.

Então caímos novamente na questão de quanto tempo uma pessoa deve esperar para fazer a sua iniciação, e vemos o quão difícil é responder a essa pergunta. Não tem ninguém para avaliar se você está sendo realmente sincero, a não ser você mesmo. Só que quem garante que você não está sendo parcial em sua análise? Será que você está realmente pronto ou é apenas uma vontade interior de satisfazer seu ego? Sabe, são questões assim que encafifam tudo.

Você descobriu a Bruxaria e quer realmente se dedicar a isso, fazer os rituais, estudar etc? Então faça um ritual de dedicação, vai ser bacana. Faça esse ritual e deixe clara ao universo a sua intenção. O que você vai fazer depois disso é o que importa. Você vai viver muita coisa. Sério. Não tenha pressa. Curta cada momento, especalmente no início, onde tudo é novidade. Não se esqueça de escrever bastante, registrar suas experiências, dúvidas, pensamentos.

Mais uma vez, chegamos à conclusão de que a iniciação é o de menos. O que você faz no seu dia-a-dia, como bruxa(o), é o que importa. Se você pudesse ser iniciada(o) hoje, você acha que estaria preparada(o)? Se sim, como pode ter certeza? Se não, como pode ter certeza? Acha que já tem o conhecimento necessário? Se não, corra atrás disso que você pense estar faltando. Se você anseia por uma iniciação, então é porque está longe do estado ideal para realizar uma.

A iniciação não faz de você um(a) bruxo(a). Seu dia-a-dia o(a) faz.

O texto foi retirado daqui: http://bruxaria.net/2009/03/30/autoiniciacao/

E eu concordo com o que Irakaya, não é a mesma coisa fazer sozinha, que para um ser excepcional pode resultar para os comuns mortais não é fácil...  Em grupo com o tal legado é muito mais seguro...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

irakaya
Resumindo:

Tal como o só baptismo não nos faz católicos, o que nos faz é a fé e o seguimento dos ensinamentos da igreja.

Olá!

Dentro do contexto em que o tema iniciação está inserido,isto é sociedades secretas ou discretas,a iniciação não é só um acto individual que faz sentido só para o individuo em  si.
É necessário que uma certa corrente,a tradição,ao ser transmitida seja também avaliada pela comunidade dessa sociedade.Sim porque é de comunidades de pessoas que partilham algo e que desejam perpetuar ao neofitos que estamos a falar.

Auto iniciação neste contexto,penso não fazer grande sentido,visto que é transmissão directa que se trata.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

É exactamente isso... ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#12
Na minha humilde opinião, e tendo em conta todo o texto sobre a iniciação na Wicca, é necessário primeiro separar as águas e é nesse sentido que vou dirigir este comentário, com principal incidência na Wicca.

Em primeiríssima instância, é necessário compreender que Wicca Tradicional não é a mesma coisa que Wicca Neo-pagã. O conceito de auto-iniciação aparece na neo-pagã mas NUNCA na Tradicional. Conceito esse trazido por autores como Scott Cunningham, que contemplam uma Wicca muito mais "soft" e capaz de ser vivenciada por quem entender. Isto remete para todos os processos históricos e movimentos hippies que se deram nos E.U.A e que impulsionaram aquilo que o meu querido Gilberto de Lascariz denomina como "Wicca de super-mercado". É importante não se confundirem as coisas...

O que existe na Wicca Tradicional nem é tão pouco a dedicação porque o conceito que lhe está subjacente vai mais além do que um mera dedicação aos Deuses como forma de se "entrar" para a prática. Então, aquilo que realmente pode estar contemplado é uma iniciação solitária. O adepto à Arte deve iniciar-se sozinho sob pena de ter que ser ele próprio a descobrir-se e a traçar o seu caminho com os pressupostos que lhe façam sentido. Isto possibilita uma concepção que não será imposta por NENHUM grupo iniciático, com valores, crenças e rituais próprios.

Sejamos verdadeiros: a iniciação é um acto meramente simbólico, tal como o baptismo no Catolicismo. O adepto não se tornará um bruxo porque se iniciou mas sim porque traça o seu percurso nesse sentido. É nessa linha que o texto citado pela akasha867 tem lógica. Então, enquanto acto simbólico o adepto apenas será RECONHECIDO como um bruxo dentro do CÍRCULO a que aspira entrar. Ele não recebe nenhum "empowerment" (transmissão de poder) como muitos grupos tentam fazer crer. A iniciação tradicional apenas remete para um reconhecimento intra-grupo e em termos práticos acrescenta muito pouco ou mesmo nada ao novo membro.
A única vantagem que um indivíduo tem ao ser iniciado num conventículo é meramente o legado específico e tradicionalista do grupo. Caso o indivíduo entre em conflito com as crenças e procedimentos do grupo (usualmente secretos e apenas divulgados taxativamente quando o adepto já nele está inserido), a iniciação vai por água abaixo.

É necessário repensar bem quando se fala em iniciação, tendo em conta todos os conceitos subjacentes e limites ou vantagens que lhe estarão associadas.
Deve ser o indivíduo a optar se será submetido a uma iniciação ou se fará uma iniciação solitária.
Então, para distinguir os dois conceitos, podemos dizer, ainda que em linhas gerais para não tornar o texto demasiado maçador, que a auto-iniciação deriva da concepção facilitadora que os autores neo-pagãos wiccanos deram à prática da magia. Isto é, a auto-inciação prende-se com a declaração diante dos Deuses, após o estudo de um ano e um dia, que o adepto está pronto para assumir o seu caminho e entrar na Wicca. Aqui nota-se a concepção do "do it yourself" extremamente facilitadora que visa mesmo que, através de visualizações o indivíduo iniciar-se-á conferindo poder a si próprio e aliando esse poder (que toda a gente supostamente tem, segundo estes autores) ao dos Deuses e da Natureza, dando assim, a si próprio, um poder e um controlo que efectivamente ainda não possui.
Por outro lado, a iniciação solitária é o momento em que o adepto declara e assume para si e para os Deuses que encontrou o seu caminho. Ritualiza, simbolicamente, o primeiro passo dado na prática do caminho. O poder não jaz em si pois este ainda não o possui, mas é o momento em que ele se vê pronto para procurar e potenciar esse mesmo poder assim que o encontrar. É, literalmente, o primeiro passo do noviço dado na prática da magia. Além disso também pode ser submetidos a vários testes (isto numa concepção bem mais tradicionalista), muitas das vezes etapistas, nomeadamente da mesma natureza que as ordálias e obedecer a um conjunto de agouros que ditará o sucesso ou insucesso do rito.
Assim, é importante que, apesar de serem termos MUITO, MUITO próximos, a interpretação não se faça a nível semântico, mas sim com base nas respectivas estruturas mágico-religiosas que lhes fazem cenário de fundo.

Também é importante acrescentar que a iniciação defendida pelos grupos já sólidos existe porque se pretende manter um certo "elitismo", e submeter os novos adeptos a um controlo, seja ele de que natureza for. Mantenham em consciência que a iniciação é puramente simbólica, tal como já o disse.

Não sou Wiccano mas sim iniciado, com bases estruturais e bem tradicionalistas, num outro caminho anterior ao aparecimento da Wicca Tradicional. Já há 9 anos que pratico a bruxaria e tenho visto e vivido muita coisa neste âmbito, daí que muitas das minhas crenças que me foram transmitidas tenham sido reposicionadas. É necessário que percebamos que a força como percepcionamos e vivemos os fenómenos são sempre diferentes, independentemente do grupo, contendo sempre em si e para si uma dimensão subjectiva e individual capaz de suplantar qualquer estrutura estabelecida por um conventículo.

Não vou negar, contudo, que apesar da minha situação incentivo fortemente quem opta pela via solitária através da iniciação solitária, assim como também sou a favor da iniciação num grupo. Há vantagens e desvantagens mesmo na vida quotidiana, no mercado de trabalho, nas escolhas pessoais, etc., e estas duas opções não são excepção.

Qualquer dúvida que possam ter ou algum esclarecimento adicional que precisem, não hesitem e contactem.

Muita paz e luz para todos!
"A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

Não faço uma grande distinção entre "auto-iniciação" e "iniciação solitária" porque do ponto de vista semântico elas direccionam-se para o mesmo. Claro que na pragmática as coisas não são assim, mas semanticamente são, e como algumas questões da língua me são particularmente caras, prefiro não atribuir muita importância a isso  ;)

Pessoalmente, eu não concordo nada com estruturas que dificultem a iniciação de alguém, ou seja, com as já faladas elites que querem seleccionar "candidatos". Isto porque não cabe a um grupo ceder ou vedar a iniciação, mas sim aos Deuses. Mais, encaro a iniciação como uma apresentação meramente formal aos Deuses. Ou seja, não como uma apresentação de um "candidato surpresa" a nada, mas sim como alguém que eles já conheciam, já esperavam, e que eles já haviam designado.

Além disso, e tendo em vista a sociedade contemporânea, as pessoas que se querem iniciar em Wicca ou em outra coisa qualquer associada à prática da bruxaria, geralmente não conhecem outros praticantes, muito menos um conventículo que as acolha. E por isso veêm-se obrigadas a estudar sozinhas, a praticar sozinhas, a ter que fazer tudo sozinhas. Logo, não têm outro remédio senão transgredir as normas que estipulam iniciações feitas por outrem ou com outras directrizes que se tornam incomportáveis de seguir.
"For the night is dark and full of terrors"

a dificuldade em entrar no meu ponto de vista, é positivo porque impede que gente que só tem curiosidade, ou que nao esta certa do caminho que quer, de nao se meterem onde nao devem...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld