Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Casa do Zé do Telhado - Baltar/Mouriz
    Iniciado por EduhBlack
    Lido 14.034 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
História:
Em 1816, nasceu em Penafiel, José Teixeira da Silva, mais conhecido por "Zé do Telhado". Era um conhecido e mítico salteador, que segundo rezam as crónicas da época "roubava aos ricos para dar aos pobres". Trata-se de uma personagem que faz parte da História de Portugal. A casa do Zé de Telhado, na freguesia de Mouriz, Paredes, encontrava-se em bom estado e aberta ao público até ao 25 de Abril, quando foi abandonada e progressivamente se tem degradado ao longo dos anos.

Existem também ruínas de outra casa onde o Zé do Telhado terá vivido, na freguesia de Castelões, em Penafiel.






Como chegar:
Seguir a N15 de Valongo para Penafiel. A casa será do lado direito depois da Placa "Mouriz" e antes do Hotel Zé do Telhado.
Abandon hope all ye who enter here

Interessante... Mas é assombrada ou é só abandonada? existem alguns relatos de algo relacionado com o paranormal? *
"Se me perguntam por que escrevo, dou 30 respostas, nenhuma certa." - José Saramago

Esperava pelo dia em que esta casa fosse aparecer aqui :D

Esta casa tem muitas lendas. Mas as lendas podem perfeitamente ser comparadas a relatos. Muita gente do Hotel "Zé do Telhado" conta histórias de ghosts nesta casa mas é uma situação a investigar.

Ela fica a 500m +- da Escola Assombrada de Baltar.
Abandon hope all ye who enter here

Citação de: EduhBlack em 14 novembro, 2010, 22:54
Esta casa tem muitas lendas. Mas as lendas podem perfeitamente ser comparadas a relatos. Muita gente do Hotel "Zé do Telhado" conta histórias de ghosts nesta casa mas é uma situação a investigar.

Ela fica a 500m +- da Escola Assombrada de Baltar.

Essas lendas e relatos é que interessam caso contrário é só uma casa abandonada como disse a Johanna...digo eu  ::)
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

#5
Citação de: desant em 16 novembro, 2010, 16:38
Essas lendas e relatos é que interessam caso contrário é só uma casa abandonada como disse a Johanna...digo eu  ::)
Pois lá está desant.. por isso disse eu aquilo, se isto é sobre casas assombradas..convêm pôr aqui algo a ver com isso... senão não passa de uma casa abandonada... Se se conhecem relatos e lendas é isso que importa para aqui como disseste e muito bem.
"Se me perguntam por que escrevo, dou 30 respostas, nenhuma certa." - José Saramago

Já estive nessa casa também levado pelo "ouvi dizer" 3 horas a noite e 0 acontecimentos paranormais.

Citação de: apm666 em 16 novembro, 2010, 16:54
Já estive nessa casa também levado pelo "ouvi dizer" 3 horas a noite e 0 acontecimentos paranormais.

Isso foi porque o Zé tava no telhado do vizinho  ;D ;D  *joke*
"Se me perguntam por que escrevo, dou 30 respostas, nenhuma certa." - José Saramago

Citação de: EduhBlack em 14 novembro, 2010, 14:29
A casa do Zé de Telhado, na freguesia de Mouriz, Paredes, encontrava-se em bom estado e aberta ao público até ao 25 de Abril, quando foi abandonada e progressivamente se tem degradado ao longo dos anos.

Agora que li melhor, não percebi, encontrava-se aberta ao público como? Tipo Museu?
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Citação de: desant em 16 novembro, 2010, 17:10
Agora que li melhor, não percebi, encontrava-se aberta ao público como? Tipo Museu?

A casa era uma pensão mas depois do 25 de Abril construíram o hotel, abandonando a casa. Uma das lendas mais contadas sobre a casa é que o "Zé do Telhado" escondera o seu tesouro numa divisão secreta da casa e que o seu fantasma anda pelas redondezas para proteger o seu tesouro de forasteiros.
Abandon hope all ye who enter here

saryta
um mito típico, para que quer 1 fantasma um tesouso?
o ouro nem o dinheiro não faz falta nenhuma no ouro mundo
mas enfim se o dizes é porque o deves saber  ::)

Olá, esta casa é só uma casa abandonada. As lendas relacionadas referem-se ao Zé do Telhado.

Este rotulo de casas assombradas em tudo o que seja casas abandonadas e cujos residentes tenham sido figuras destacadas da nossa sociedade, na vertente do bem e do mal, é muito usual. Cada caso é uma casa, e tem ser investigados com seriedade, para daí tirar todas as ilações. Eu, pessoalmente acredito que existem muitas assombradas. Mas nem todas das que se são apontadas como tal...

Citação de: EduhBlack em 14 novembro, 2010, 22:54
Esta casa tem muitas lendas. Mas as lendas podem perfeitamente ser comparadas a relatos. Muita gente do Hotel "Zé do Telhado" conta histórias de ghosts nesta casa mas é uma situação a investigar.

Ela fica a 500m +- da Escola Assombrada de Baltar.

Já agora que falas-te na escola de Baltar, conheces alguma história sobre ela? Vivo relativamente perto e desde pequenina que ouço dizer que essa escola está assombrada, mas nunca me contaram assim nenhuma história em especial.

Procura no fórum, já há um tópico sobre a escola.

Já agora, acho que para o próximo ano lectivo a escola vai fechar e vai ficar à venda porque fizeram instalações novas.
Abandon hope all ye who enter here