Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Conheçam Nao, o primeiro robô que expressa emoções
    Iniciado por MissTiny
    Lido 1.388 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Segundo os seus criadores, este é o primeiro robô no mundo capaz de expressar emoções e detectá-las nos humanos e foi desenvolvido por cientistas europeus.

Nao -- como foi baptizado pelo seus criadores -- não possui a capacidade de sonhar ou de sorrir, e sua pequena boca sempre permanece aberta; mas com seus ombros o robô pode mostrar seu estado de ânimo. Quando está triste os deixa cair e com movimentos de sua cabeça demonstra alegria e até mesmo surpresa.

Nao Robot

Nao decide qual é a resposta emocional adequada segundo as pessoas que estão ao seu redor. Seus olhos são câmaras que não só analisam a linguagem corporal, como também podem detectar quando alguém os está fitando, e pode memorizar os diferentes rostos para depois responder a cada ser humano de uma maneira única.

Os cientistas responsáveis pela criação de Nao disseram que por hora o robô possui a capacidade emocional de uma criança de um ano de idade.



Fonte:planetwtf

Aproveitando o tópico aqui fica mais uma notícia do dia 30 de Outubro de 2010:

Actroid-F – Robô com expressões faciais e emoções

A robótica é uma área de investigação fantástica, e muito promissora. Em Portugal tenho conhecimento de alguns projectos bastante interessantes nesta área dos quais destaco o Robô Bombeiro (no Instituto Politécnico da Guarda). Recentemente li sobre um projecto nesta área, onde o robô tem a capacidade de transmitir "emoções  humanas" e mostrar expressões faciais com um alto nível de precisão. Quem vê o robô pela primeira vez fica com a sensações que está na presença de um humano. Vamos conhecer o Actroid-F.

Com o objectivo de serem bastante parecidos com os seres humanos, a série Actroid tem agora uma nova versão com novas funcionalidades. Actroid-F (mais conhecida como a mulher robô), foi criada com o objectivo de interagir com os pacientes de um hospital e analisar as suas reacções. O Actroid-F é um excelente exemplo da fantástica evolução que tem acontecido no mundo da robótica e na área das emoções. O robô humanoide Actroid-F é bastante semelhante a um ser humano (neste caso a uma mulher), tem 1,40m (quando sentada) e pesa cerca de 30Kg.

A Kokoro está registada no Guinness como sendo a primeira empresa a criar um "avatar andróide". Veja a Actroid-F em acção:

産総研オープンラボ2010でのアクトロイド-Fの操作の様子など

A humanoide Actroid-F foi desenvolvida pelas empresas Kokoro e ART, em pareceria com a Universidade de Osaka no Japão. Este robô tem a capacidade de mexer a boca, nariz e olhos e ainda a capacidade de realizar expressões faciais de acordo com diversas emoções.

O que acha da evolução da robótica na área das emoções?

Fonte: Peopleware