Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Provas Científicas que Atestam a Existência de Espíritos
    Iniciado por Lunática
    Lido 56.604 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Concordo com alguns dos comentários que já li... O oxigénio pode ser estudado em laboratório, os fantasmas/espíritos não....
Parte é verdade... Outra parte não... :-\

E julgas que apenas entidades, ou fantasmas como quiseres chamar existem de paranormal? Isso é a menor das coisas acredita...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Citação de: 30Investigação-RE em 28 abril, 2013, 16:32
Concordo com alguns dos comentários que já li... O oxigénio pode ser estudado em laboratório, os fantasmas/espíritos não....
Parte é verdade... Outra parte não... :-\

Se calhar até podem ser estudados em laboratório,ainda não descobrimos é como,antes de se começar a estudar o oxigénio em laboratório não estudava porque não tinham descoberto como o fazer.O ser humano está sempre em evolução assim como a ciência,o que não se pode fazer agora poderá fazer-se daqui a algum tempo,isto aplica-se a todas as áreas da nossa vida,acho que evoluímos muito rápido em termos de ciência,mas as mentalidades não estão a conseguir acompanhar com a mesma rapidez,o que é um entrave para a evolução da espécie humana,noto muito isso no nosso pais que é a realidade que melhor conheço,enquanto não começarmos a pensar de que somos capazes de tudo a que nos propusermos isto não vai para a frente.Isto é só a minha opinião mas também posso estar errada.Na vida assim como na ciência nada é linear e ainda temos uma infinidade de coisas para descobrir que neste momento achamos impossível,mas sempre foi assim em todos os tempos.

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Citação de: Lunática em 17 julho, 2009, 04:26
A realidade é que os espíritos existem, quer se creiam neles ou não, tal como o ar existe e não se vê, e porém o ar continuará a existir quer se acredite nele ou não.

o ar tem composição química, massa, é observável, mensurável. em estado sólido é bem visível.

ou estás a defender que os espíritos são feitos de oxigénio? mas nesse caso deviam ser visíveis em estado sólido, não?  :laugh:

Olá amiga Mindinha


Citaçãoo ar tem composição química, massa, é observável, mensurável. em estado sólido é bem visível.

ou estás a defender que os espíritos são feitos de oxigénio? mas nesse caso deviam ser visíveis em estado sólido, não?  laugh

Há dois tipos de vestigios cientificos. Uns são palpáveis, outros inferem-se por outro que são palpáveis. A matéria escura do universo não é algo palpável, que se pode constatar directamente. Mas a hipótese de ela existir explica outras coisas que são detectáveis.

No caso dos espiritos, parece-me que a prova talvez seja mais fácil do que a matéria escura. Por exclusão de partes. Se há fenómenos fisicos que se podem explicar dessa forma, isto é pela interacção de espiritos com seres humanos (médiuns), e não se encontra outra forma de explicação alternativa melhor, acontece como no caso da matéria escura.

Ainda que se são prove nada, para mim, cada um de nós é um único espirito imortal, provisóriamente associado a corpo de carne mortal. De outra forma a vida, para mim, não tinha significado, não valia a pena viver. Neste momento estou a tentar enveredar não pela experimentação cientifica, mas pela experiência pessoal, através da meditação e da acção correcta. É um caminho possivel, é o caminho do Raja Yoga. Vamos ver se obtenho resultados satisfatórios...         

bem haja

Citação de: mindinha em 14 maio, 2013, 16:04
o ar tem composição química, massa, é observável, mensurável. em estado sólido é bem visível.

ou estás a defender que os espíritos são feitos de oxigénio? mas nesse caso deviam ser visíveis em estado sólido, não?  :laugh:



E como é que podes garantir que os espíritos não são feitos de matéria observável???Antes de comentares pensa,que a cabeça não serve só para penteados bonitos! :laugh:
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Citação de: Anitacleo em 14 maio, 2013, 21:23


E como é que podes garantir que os espíritos não são feitos de matéria observável???Antes de comentares pensa,que a cabeça não serve só para penteados bonitos! :laugh:

Neste campo, a garantia de algo é questionável... mas matéria observável para ti pode não ser para mim... também é questionável....  ;)
ILYM

Citação de: _vitor_ em 14 maio, 2013, 17:32É um caminho possivel, é o caminho do Raja Yoga.
Vitor, estou curioso como é que lidas com o Raja Yoga, qual é sua fonte de informação?


Citação de: Anitacleo em 14 maio, 2013, 21:23E como é que podes garantir que os espíritos não são feitos de matéria observável?
Eu formulei uma teoria que explica porque ocorrem as ações a princípio incompreensíveis da teoria quantica, e esta minha teoria conta com existência de uma outra dimensão.
Uma que nós estamos "aqui e lá" ao mesmo tempo.

Se quiser saber mais a respeito desta minha teoria procure por "Energia na forma de ondas explica fenômenos quanticos"

Pode também ser onde fica as almas.. os espíritos.. de onde os fantasmas vem
O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

Olá amigo Xevious

CitaçãoVitor, estou curioso como é que lidas com o Raja Yoga, qual é sua fonte de informação?

A minha fonte de informação é o "Brahma Kumaris". Aquilo que eles ensinam é que cada um de nós é uma alma imortal. A forma como nós podemos experenciar isso é através da meditação. Há sites muito bons deles, pois estão espalhados pelo mundo inteiro, e, para além disso, colaboram com a ONU e a UNICEF. A sede é na India.

Eles proporcionam cursos de meditação Raja Yoga e são a autoridade indicada para informar (penso que até gratuitos, mas não estou certo disso).

Eles têm ideias que são próximas do espiritismo, em alguns aspectos, mas de origem Oriental (Hinduismo e Budismo). Acreditam na reencarnação.

É a pista que eu, de momento, estou a tentar seguir.

Comecei há muitos anos por ler o Novo Testatmento da Biblia, para entender directamente, com os meus olhos, as palvras de Jesus. Daí, descobri a obra de Allan Kardec. Neste momento estou a tentar encetar novos passos, pois o movimento espirita é limitado, na minha opinião. Explica a vida de uma forma demasiado baseada na moral, como se não existissem outras razões que justifiquem a vida, para além de ocultarem os fenómenos mediúnicos do público. Já há centros espiritas brasileiros a trabalhar enviando "cartas" de desencarnados para os respectivos familiares e amigos, através da psicografia, por exemplo. Mas cá em Portugal, que eu saiba, isso não existe, com garantias de seriedade, em público.

Não sou médium ostensivo, por isso resolvi procurar meios de experimentar, por mim mesmo e técnicas de redução da ansiedade, depois de uma época dificil, de falta de fé que estou a ultrapassar. A queda do movimento espirita em psicografias de espiritos que dizem que os espiritos desencarnados tomam banho, se vestem, comem, bebem, praticam sexo, etc., a que eu chamo AndréLuizismo, também retira a credibilidade ao espiritismo. Todavia, o movimento espirita português, seguindo o exemplo do brasileiro, está a ir por aí. Eu respeito essas ideias, mas não partilho das mesmas. Quando comecei a minha ligação com a doutrina espirita, o movimento espirita português não me parecia tão limitado quanto parece agora.

E foi por isso que cheguei ao BK. Mas a busca é infinita, nunca está concluida.


Olá amiga AnitaCleo

CitaçãoEu formulei uma teoria que explica porque ocorrem as ações a princípio incompreensíveis da teoria quantica, e esta minha teoria conta com existência de uma outra dimensão.
Uma que nós estamos "aqui e lá" ao mesmo tempo.

Se quiser saber mais a respeito desta minha teoria procure por "Energia na forma de ondas explica fenômenos quanticos"
Pode também ser onde fica as almas.. os espíritos.. de onde os fantasmas vem

Uma teoria cientifica sobre a natureza dos espiritos, ainda não existe. A sua hipótese pode ser muito interessante, acredito que seja, mas ela necessita de ser préviamente demonstrada cientificamente, por pessoas que tenham essa capacidade, o que não é o meu caso. Tenho formação cientifica de base, mas não sou cientista, nem tenho meios para investigar.   
   
Todavia não me parece que o problema, na actualidade, seja a explicação cientifica detalhada da viabilidade de existirem os espiritos. As pessoas ainda não vão tão longe. Primeiro que tudo, é preciso provar cientificamente que os espiritos existem. Só depois é que terá interesse pensar na explicação de "como eles existem".

Eu estou disponivel para ajudar em qualquer investigação, que esteja ao meu alcance, dentro das minhas limitações. Mas no sentido de provar cientificamente que os espiritos existem. Isto é, que existem entidades inteligentes incorporeas, que foram pessoas como nós. Eu creio nisso, e tenho alguns vestigios, mas a nivel particular. Dependem da minha palavra para ter credibilidade, o que não chega. Não acho que se trata de uma crença disparatada, pelo contrário. Mas daí até obter provas para apresentar cientificamente, de uma forma universal, vai uma distância abismal.

Se abordarmos as pessoas sobre o assunto, a maior parte daquelas que eu conheço não se abrem em público. Dão uma resposta evasiva. Porque este assunto ainda é tabu. Mas em privado podemos constatar que talvez a maioria da população mundial creia que a vida depois da morte é um facto. Muitos cientistas incluidos. 

bem hajam

De acordo com o titulo do tópico, não vejo provas nenhumas apresentadas!
Ashesrain

Olá Lauviah

Amigo, ao nivel de prova cientifica, universal, definitiva, não vai encontrar, a não ser que consiga descobrir algo que eu já procuro há muitos anos e nunca consegui encontrar.

Contudo, nem o mais sábio homem da Terra, nem todos os maiores sábios da Terra reunidos podem garantir que é possivel ou impossivel existirem espiritos. A natureza é demasiado complexa e quem tem consciência dessa complexidade compreende que aquilo que sabemos é uma infima parte daquilo que há para saber, neste universo em que só a parte observável contém biliões de galáxias, cada um uma com biliões de estrelas, de planetas, etc.

A mediunidade e a percepção extra sensorial são factos incontestáveis. A explicação e a interpretação desses fenómenos pode ser discutida e interpretada de várias formas. Podemos alegar que a entidade que se manifesta através do médium é outra coisa que não um espirito. Encontrar explicações alternativas. Mas negar o fenómeno da mediunidade, alegando que os médiuns são todos aldrabões, parece-me que é uma forma demasiado básica e rigorosa de eqaucionar o problema. Os relatos são milenares, não são uma invenção recente dos média. Conheço gente muito séria que é médium. E fazer a generalização de que os médiuns são todos ilusionistas e aldrabões parece-me ofensivo, descabido e ignorante, de gente que não conhece realmente nada sobre o assunto. Por aí não me parece que possamos ir.

Todos sabemos que o mundo extra-corporeo é algo que se presta ao aproveitamento de muitos vigaristas. Não há dúvida nenhuma disso. Todavia há e houve sempre, ao longo dos últimos cem a cento e cinquenta anos, cientistas sérios, alguns prémio Nobel, que se debruçaram sobre o assunto, com convicções de que os espiritos podem existir, bem como a reencarnação.

Admito e respeito a crença de que nós, seres humanos, somos meras máqinas de carne mortais, e nada mais. Essa perspectiva não me assusta nada, pois se eu acreditasse que era apenas uma mera máquina mortal tinha uma garantia muito grande e uma fuga sempre à mão se a minha vida se tornasse insuportável: o suicidio. É neste instrumento que há a maior diferença prática entre o crente na vida depois da morte e o não crente. O crente, em seu juizo perfeito, nunca se suicida. Pois para ele o suicidio não lhe garante o fim da vida e dos sofrimentos. Apenas o fim do corpo de carne. Não há fugas para o crente. Em contrapartida ele vive uma vida que está convicto que tem um significado. Acredita que não é apenas um acontecimento sádico da natureza, mas que está apenas a passar um momento num mundo hostil, dificil. Uma pessoa ter consciência de si mesma e da sua finitude, se fossemos meras máquinas de carne, era sempre um acontecimento sádico. Pois nesta Terra ninguem é materialmente feliz, todo o tempo da sua vida, por melhores que sejam as suas condições materiais de vida. As pessoas têm momentos de felicidade e de prazer, mas a vida oscila entre momentos bons e maus. E os momentos bons, por vezes têm um preço demasiado alto.

As consequências racionais de se pensar como um corpo de carne mortal e nada mais, são inúmeras e devastadoras. O mérito não existiria, pois máquinas não têm mérito. Depois do momento da morte do coro tanto fazia, para o individuo, ter vivido como não, pois uma máquina destruida não tem recordações dos gozos que a vida lhe deu. O maior fanfarrão, depois de morto não vale mais do que um grão de pó. As pessoas, mesmo as que se dizem descrentes, normalmente não pensam com seriedade racional nas consequências da visão que têm do mundo. Senão haveria muito mais suicidios ainda.

Enfim, ainda que tomemos a ideia de vida depois da vida apenas como uma hipótese pouco viável, ela é a única esperança que o homem pode ter de a vida ter significado. Provas cientificas concretas e irrefutáveis, isso não existe. Mas quantas decisões na nossa vida se baseiam em certezas? As variáveis, na nossa vida, são sempre demasiadas, para termos a certeza absoluta do que quer que seja. Há algumas coisas em que o grau de certeza é maior, mas neste tipo de assuntos o grau de certeza é sempre pequeno. A vida é um jogo. E quem não tem dúvidas nenhumas só pode ser ignorante.

bem haja

#116
Citação de: lauviah em 22 maio, 2013, 15:35
De acordo com o titulo do tópico, não vejo provas nenhumas apresentadas!


As únicas provas que há para já,são aquelas situações que alguns de nós já passámos a nível pessoal de ver ou comunicar com energias de pessoas desencarnadas,e tal como eu disse, uma vez que são acontecimentos pessoais que raramente alguém testemunha a não sermos nós mesmos,as únicas provas são a palavra de quem já passou por isso,mas como a palavra sem outros factos palpáveis de nada vale nem sei a que propósito abriram este tópico,uma vez que quase toda a gente já está convencida de que não há provas porque é impossível haver,se é que me entendem!

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

para mim é assim
a ciência baseia-se em provas e a ciência é que tem de provar que os fantasmas neste caso não existem, ou existem
por outro lado estas questões dos fantasmas baseiam-se na fé, e quem tem fé não precisa de provas
egora claro que quem tem fé, gostava muito de ter provas reais e foi por isso que este tópico me chamou a atenção
alguém tem uma experiência de alguém ter morrido e com o qual tivesse uma experiência que mais ninguém tivesse conhecimento, e mais tarde um médium ter falado nessa mesma experiência?

Somos tão pequeninos, na imensidão do Universo. Que tentar provar a existência de seres de outra dimensão e mesmo a existência desta, somos como peixes no mar a teorizar, se existe vida em terra firme e se a terra firme existe.
Queria viver tudo numa noite...<br />Isis

#119
Citação de: equilibriumcholistico em 01 julho, 2014, 20:50
alguém tem uma experiência de alguém ter morrido e com o qual tivesse uma experiência que mais ninguém tivesse conhecimento, e mais tarde um médium ter falado nessa mesma experiência?

A minha mãe já teve uma situação com um médium que lhe disse algo que era impossível ele saber.