Portugal Paranormal

Assuntos Generalistas => Assuntos Místicos Generalistas => Tópico começado por: Hammurabi em 04 maio, 2012, 00:03

Título: Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: Hammurabi em 04 maio, 2012, 00:03
Apologética: movimento que se insurgiu contra as calúnias levantadas contra os cristãos, havendo a necessidade de estes se defenderem e mostrarem quem são. Alguns apologistas muito conhecidos são Justino, Taciano, Orígenes que escreveu a obra de resposta 'Contra Celso' e ainda Tertuliano. Os seus principais argumentos são que o cristão eram bons cidadãos, e que o cristianismo (séc. II) é uma religião com doutrina, que não se trata de uma 'fábula mitológica'.

Apóstolo: termo com dois significados, aquele que é seguidor direto de Jesus, e quele que é o enviado por Jesus – título que Paulo evoca já que não constitui o grupo de Apóstolos iniciais.

Bíblia: compreende, em primeiro lugar, os livros do Antigo Testamento, anteriores á vida de Cristo, herdados do judaísmo: o Génesis, o Êxodo,  o Levítico, os Números, o Deuteronómio, formando estes cinco primeiros aquilo que os Judeus deram o nome de Lei ou Torá e a que os exegetas cristãos deram o nome de Pentateuco (cinco livros). Depois vem uma série de livros históricos: Josué, Juízes, Rute, Samuel, Reis, Crónicas ou Paralipómenos, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus. Seguem-se os livros sapienciais: Job, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Livro da Sabedoria, Eclesiástico; finalmente, os livros proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel e ainda os doze pequenos profetas:  Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naúm, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. O Novo Testamento compreende os quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, seguindo-se a narrativa das atividades dos Apóstolos: os Atos dos Apóstolos, as cartas dos Apóstolos ou Epístolas, em especial as de Paulo; o Novo Testamento encerra-se com um texto profético, o Livro do Apocalipse, cuja redação se atribui ap evangelista S. João. Em síntese, para os católicos e ortodoxos orientais, a Bíblia consta de 73 livros: 46 do AT e 27 do NT. A Bíblia da Reforma (Protestantes) apenas suprimiu as últimas sete cartas do NT, por não haver a certeza dos seus autores. Atualmente, o movimento da Bíblia ecuménica procura um acordo unânime, tanto na composição, como na tradução e interpretação.

Cristãos: nome atribuído aos fiéis seguidores de Cristo (em grego Christos significa «o ungido do Senhor»). A sua  comunidade chama-se Igreja (ecclesia: assembleia, grupo). Durante muito tempo a Ecclesia designava a comunidade agrupada á volta do seu chefe, o bispo. Ainda no séc. VII se designava «as Igrejas de Cristo». Mais tarde, a Igreja no singular começou a designar o conjunto de todos os cristãos.

Didaqué ou Doutrina dos Doze Apóstolos: é um dos mais antigos textos das origens do cristianismo [90-100] vindo de Antioquia ou outra cidade da Síria. Mostra que as comunidades cristãs ainda não se encontravam muito estruturadas.
Ebionitas: cristãos de origem judaica que rejeitavam a divindade de Cristo; adaptaram o Evangelho de S. Mateus em 'Evangelho dos Hebreus'; sobreviveram até ao séc. VII na Síria.

Elkasaítas: cristãos da Síria, que insistiam na prática dos rituais judaicos. Para eles Jesus era um simples profeta e o Espírito Santo um princípio feminino. Acreditavam que a salvação era apenas para os conhecedores da fórmula mágica'.
Essénios: grupo de judeus que se retiraram em protesto contra o Templo, separando-se da classe clerical. Retiraram-se para os mais variados locais e cidades, e também no deserto, onde formaram uma espécie de comunidade monástica, a conhecida cidade de Qumrân.

Evangelhos Apócrifos: abundantes relatos sobre a vida de Jesus, dos séc. II-IV, que não foram considerados nem incluídos no cânone do Novo Testamento. A preocupação dos seus autores foi a de preencher lacunas sobre o que os quatro Evangelhos canónicos não diziam. Nada, porém acrescentam ao conhecimento do Jesus da História. Entre os mais conhecidos estão o Evangelho de Nicodemos, EV. De Maria e EV. De Tomé.

Evangelhos Gnósticos: é o conjunto dos evangelhos apócrifos escritos por comunidades cristãs que se consideravam mais 'conhecedoras', ou a quem era dado ter acesso a certos conhecimentos profundos e secretos, vivendo retiradas da sociedade.

Evangelhos da Infância: é o género literário que privilegia a vida de de  Jesus, no que toca a acontecimentos ocorridos desde a sua conceção até á sua visita no Templo, quando tinha apenas 12 anos. Privilegiam a linguagem do maravilhoso e estão escritos em tom apologético e concordista, para mostrar o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Foram incluídos n os Evangelhos Canónicos de Mateus e de Lucas.

Gnosticismo: via o cristianismo como parte da cultura e ciência helenística. Os 'conhecedores'  (gnósticos) eram superiores aos que apenas  tinham fé. Os seus defensores, no séc. II foram: Bardesames, na Síria, Valentim, em Roma, e Basílides, em Alexandria. A ideia base é que existem e 'eoes' nas criaturas, que são a emanação de espíritos divinos. O mundo foi criado por uma divindade secundária (Demiurgo), que é o deus do Antigo Testamento, mas não do Novo Testamento. Existem três tipos de homens: gnósticos ou pneumáticos (têm o conhecimento; terão grande felicidade eterna), psíquicos (têm fé e fazem boas obras: terão uma pequena felicidade), hílicos ou materiais (serão destruídos na morte).

Livros Deuterocanónicos: foram incluídos mais tardiamente no cânone. Escritos em grego originalmente, fazem parte da Bíblia dos Setenta, mas não da Bíblia Hebraica. Também não foram aceites pelos Protestantes (desde o séc. XVI).

Marcionismo: Marcião do Ponto, afastado da Igreja local e excomungado pela de Roma, em 144, fundou a sua própria: rejeitava o antigo Testamento; do Novo, só aproveitava o Evangelho de Lucas (sem as passagens da infância), e algumas cartas de Paulo. Na sua doutrina, Jesus Cristo tinha apenas corpo aparente e apareceu a primeira vez na sinagoga de Cafarnaum.

Maniqueísmo: Movimento que nasceu na Mesopotâmia, no séc. III, com Mani, que se apresentava como continuador de Zaratrusta, Buda e Jesus Cristo. Pregou na Índia e na Pérsia um sincretismo do dualismo presa, ascese budista, gnose, referências bíblicas a Jesus, cujo corpo era só aparente. Dizia-se ser o Paráclito, anunciador da 'doutrina dos três selos' a evitar: casamento, uso de carne e de vinho, trabalho manual.

Montanismo: Montano e duas profetisas da Frígia advogaram a 'fuga do mundo' e eram contra o gnosticismo. Defendiam uma iluminação individual, contra a igreja episcopal. Milenaristas e rigoristas, praticavam o ascetismo severo e renúncia ao casamento.

Versão dos Setenta ou Bíblia dos Setenta: é a primeira tradução grega do Pentateuco. O nome resulta da lenda que diz ter sido a tradução realizada por 72 sábios, em 72 dias, reunidos a convite do rei Ptolomeu Filadelfo, numa ilha perto de Alexandria.  Esta versão foi sendo feita, na realidade, ao longo dos séc. III e II a.C., pelos judeus da Diáspora Helenística. Os judeus da Palestina nunca aceitaram a Bíblia dos Setenta.


Fontes: História do Cristianismo, ed. Presença;
           Jesus: O Homem e o Filho de Deus, gradiva;
           História e Cultura do Cristianismo, ed. 70
Título: Re:Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: chacalnegro em 04 maio, 2012, 00:06
Excelente tópico!!!
Título: Re:Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: Hammurabi em 04 maio, 2012, 00:10
 obrigado, se tu ou alguem souberem mais alguns podem colocar, porque há mesmo muita coisa que não pus, apenas decidi fazer um 'apanhado dos termos mais conhecidos e dos mais 'estrambólicos'.
Título: Re:Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: Mephisto em 04 maio, 2012, 02:34
Bem pensado o tópico  ;)
Título: Re:Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: Salomé em 04 maio, 2012, 09:46
Muito bom, venham mais ...
Título: Re:Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: rita em 15 setembro, 2012, 18:22
e muito bom o tópico :)
Título: Re:Vocabulário sobre o Cristianismo Antigo
Mensagem de: MissTiny em 16 setembro, 2012, 00:19
muito informativo ;)