Olá a todos,
sou nova aqui no fórum , já tive a ver aqui umas coisinhas, e já percebi que há aqui alguma malta de Valongo e arredores.
Então decidi criar um tópico sobre esta terrinha e as suas superstições e lendas, que não são poucas.
Espero que mais gente decida partilhar aqui os mitos e lendas que ouviu sobre este concelho ;)
Começo pelo Mito da mulher de branco no cavalo.
Atrás da Igreja de Valongo há um tanque público de lavar a roupa, muito antigo e pequeno, com um matagal do outro lado muito grande e denso... e dizem que de noite é frequente ver-se uma mulher vestida de branco, montada num cavalo, que passa a noite a chorar. Talvez pela pouca luz, ou pelas energias negativas do local, eu senti um grande incómodo quando estive nesse sítio á noite, mesmo estando rodeada de pessoas.
Há também muito mistério em volta do Sanatório, o que pode ser visto neste tópico
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,3082.0.html (https://portugalparanormal.com/index.php/topic,3082.0.html)
Fala-se também da casa na Av. 5 de Outubro ser assombrada ( neste tópico https://portugalparanormal.com/index.php/topic,486.0.html (https://portugalparanormal.com/index.php/topic,486.0.html) ) que aproveito para dizer que já se encontra recuperada e habitada á 2 ou 3 anos.
A Serra da St Justa é conhecida por várias histórias também, não conheço nenhuma em específico, mas sei que é um local muito frequentado para magia negra, e não só.
Há várias histórias sobre casacos a pairarem no ar, como se fossem vestidos por alguém, na zona das Pedreiras (uma zona habitacional, junto á Escola Secundária).
Mais alguém conhece histórias de Valongo e mitos, que queira partilhar?