Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Astronomia - Jupiter com proximidade à Terra...
    Iniciado por JDias
    Lido 5.363 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
No meu caso, não dá, para fazer astro-fotografia, é preciso ter equipamento muito melhor, tanto a nível de telescópio, como a nível de equipamento fotográfico, e também muita disponibilidade para poder tirar fotos com longa exposição... :) Mas se encontrar, algum material eu ponho aqui... :)

Citação de: Marlene em 22 setembro, 2010, 12:09
E se postassem aqui algumas fotos? Se bem que é capaz de não se ver grande coisa...

Não acredito..não reparei na data...agora já não vou ver, mas quem sabes como diz o JDias (já me podias ter dito à mais tempo) vou ver se logo à noite vejo algo, nem que tenha que afastar as nuvens  ;D ;D
Pena mesmo....
Hoje não falho...mas mesmo assim, qual sera a melhor hora?
I belive....

Eu observei entre as 22 e as 23:30h... :)
Aproveitei para ver também a Lua, está muito bonita...
A observação a nível de estrelas, não é o momento propicio, porque a luminosidade é muito alta...
Sorry por não ter avisado há mais tempo... :(

Citação de: Clau em 22 setembro, 2010, 12:23
Não acredito..não reparei na data...agora já não vou ver, mas quem sabes como diz o JDias (já me podias ter dito à mais tempo) vou ver se logo à noite vejo algo, nem que tenha que afastar as nuvens  ;D ;D
Pena mesmo....
Hoje não falho...mas mesmo assim, qual sera a melhor hora?

Claro que estás perdoado  ;D até porque hoje vou tentar ver e olha que amanha é lua cheia, no local onde moro é excelente para ver este tipo de situações...porque não existe candeeiros, logo é óptimo para visualizar o espaço...só não é bom quando entro em casa sozinha  ;D ;D
I belive....

Eu vi cerca das 9 da noite de ontem, por onde moro se encontrar a 800 metros de altura, julgo eu ser a razão. por ter conseguido ver tudo de binóculos, as quatro luas e o anel de Júpiter, este tem uma cor avermelhada visto com binóculos. Com o passar da noite foi seguindo a sua órbita e foi ficando mais longe. Ficando muito mais ténue e só já conseguia ver 3 luas. Foi lindo, hoje tentarei de novo ver.

Ah e é um erro o titulo porque é Saturno e não Jupiter.

Calecute, que inveja! :) Deves ter excelente visibilidade! E como é relativamente à poluição luminosa, é diminuta?
Deve ser essa a razão então de eu ter visto apenas 3 das suas luas, pois só vi a partir das 22h... :)
Calecute, não creio que seja Saturno, pois a essa hora Saturno já se "pôs"... :)
Costumava ver Saturno a essa hora, em Março, creio...


Citação de: calecute em 22 setembro, 2010, 14:17
Eu vi cerca das 9 da noite de ontem, por onde moro se encontrar a 800 metros de altura, julgo eu ser a razão. por ter conseguido ver tudo de binóculos, as quatro luas e o anel de Júpiter, este tem uma cor avermelhada visto com binóculos. Com o passar da noite foi seguindo a sua órbita e foi ficando mais longe. Ficando muito mais ténue e só já conseguia ver 3 luas. Foi lindo, hoje tentarei de novo ver.

Ah e é um erro o titulo porque é Saturno e não Jupiter.

#21
A minha porta existe um descampado mais ou menos grande, que foi onde vi. Conseguia ver relativamente bem, as quatro luas que diz no tópico, 1 do lado esquerdo por baixo do dito anel e outras três seguidas, ascendentes da esquerda pa direita, como se estivessem todas em linha, via o anel nitidamente mesmo depois de jantar ainda nao tinha acabado as noticias. Foi a hora que se viu melhor, depois seguiu a sua orbita e deixei de ver uma lua que estava entre as três seguidas (estava no meio delas).

Como moro perto da serra da estrela, fui ao miradouro e tive uma visão também muito nitida uma vez que estava em completa escuridão na serra.

Foi uma visão espectacular. Esta noite se o tempo o permitir volto a tentar mas já não deve dar nada, uma vez que estava relaticamente grande as 21h e pouco mas foi ficando mais pequena com o passar do tempo.

Irei postar uma imagem do que consegui ver, so fazer um rabisco no paint lol.



O que eu vi foi isto, basicamente claro, o anel tinha uma cor avermelhada, via-se com um pormenor espectacular.


Exactamente isso que também vi... :)
Realmente fantástico... Se tiveres oportunidade de ver Saturno, também irás gostar, apenas tens de tentar ver muito mais cedo, pois está a pôr-se creio que por volta das 20h... Como começa a escurecer por nos aproximarmos do Inverno, fica possível de o ver, basta ter muita sorte para céu não estar nublado. Em Saturno, o anel, fica um pouco mais nítido... :)
Recomendo a quem tenha telescópio, ou binóculos, em meados de Janeiro/Fevereiro, tentar ver a nebulosa de Orion (M42), é muito brilhante e torna-se fácil de ver com céu limpo... :)

Sempre que houver algum "evento" mais significativo, eu aviso aqui, porém, quem se quiser manter ao corrente do calendário astronómico, recomendo consultar o seasky... :)


Citação de: calecute em 22 setembro, 2010, 16:03
A minha porta existe um descampado mais ou menos grande, que foi onde vi. Conseguia ver relativamente bem, as quatro luas que diz no tópico, 1 do lado esquerdo por baixo do dito anel e outras três seguidas, ascendentes da esquerda pa direita, como se estivessem todas em linha, via o anel nitidamente mesmo depois de jantar ainda nao tinha acabado as noticias. Foi a hora que se viu melhor, depois seguiu a sua orbita e deixei de ver uma lua que estava entre as três seguidas (estava no meio delas).

Como moro perto da serra da estrela, fui ao miradouro e tive uma visão também muito nitida uma vez que estava em completa escuridão na serra.

Foi uma visão espectacular. Esta noite se o tempo o permitir volto a tentar mas já não deve dar nada, uma vez que estava relaticamente grande as 21h e pouco mas foi ficando mais pequena com o passar do tempo.

Irei postar uma imagem do que consegui ver, so fazer um rabisco no paint lol.



O que eu vi foi isto, basicamente claro, o anel tinha uma cor avermelhada, via-se com um pormenor espectacular.