Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.434
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Astronomia - Jupiter com proximidade à Terra...
    Iniciado por JDias
    Lido 5.360 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Oportunidade para o astrónomos amadores :)
Esta não vou perder...

-------------------------------------------------

Setembro, 21 - Jupiter. O maior planeta do sistema solar vai estar mais próximo da Terra. É a melhor altura para ver e fotografar Jupiter e as suas luas. Um telescópio de dimensões médias, provavelmente consegue mostrar alguns detalhes das suas Listas atmosféricas. Uns binóculos também deverão conseguir mostrar as suas 4 maiores luas, aparentando 4 pontos brilhantes alinhados com o planeta. este ano Jupiter vai estar o mais próximo da Terra desde há 50 anos. Só voltará a estar assim com esta proximidade em 2022.

Fonte: seasky

Lá vai o Sr. JDias para a sua varanda em calção com o telescópio na mão (até rimou), mas não para espreitar as vizinhas.... ;D ;D ;D é apenas para ver júpiter... ;D ;D ;D

hehehehehe Tou a ver que tens boa memória, Marlene...  :laugh:
Mas hoje não vou de calção, começa a estar um pouco mais fresco, afinal já estamos em Setembro... ;)
Mas com a minha sorte, o céu até deve estar nublado, ou o planeta estar demasiado alto à hora que posso observar... enfim

Citação de: Marlene em 21 setembro, 2010, 14:29
Lá vai o Sr. JDias para a sua varanda em calção com o telescópio na mão (até rimou), mas não para espreitar as vizinhas.... ;D ;D ;D é apenas para ver júpiter... ;D ;D ;D

O que é que despertou em ti tanto interesse por astronomia? eu também acho fascinante, embora não tenha lá muitos conhecimentos nesta área, mas desde pequena que adoro olhar para o céu... sou uma cabeça no ar!

Que telescópio tens? e quanto custou? Gostava de oferecer um ao meu irmão, a ver se ele pára um pouquinho de jogar CS, mas não muito caro... quando era mais pequena pedi um à minha mãe, mas ela nunca me deu, pois um telescópio razoável ainda era um pouco carote  :)

#4
Infelizmente não tenho o que se considera um bom telescópio, é mesmo daqueles mais baratos que se encontra... Mas tou a planear comprar algo um pouco melhor... :) Só ainda não comprei, por questões de €€€ (sou muito forreta a largar o graveto LOL), e por questões de espaço em casa...
O modelo que tenho é um refractor, com 700mm de distância óptica, por 60mm de abertura ocular... Até uns 80/90€ consegues comprar um desses (mas não aconselho, pois é muito fraco, o meu foi oferecido)... Estou a pensar comprar um melhor, vou mudar para reflector, com uma abertura, de pelo menos 130mm... Não posso ir muito para além disso, derivado do espaço que tenho disponível em casa, e também pelo €€€... O ideal seria um com uma abertura de 200mm, mas para efeitos de transporte também não seria nada cómodo...
Abaixo seguem uma imagem do que tenho actualmente, e do meu estaminé (só não apareço eu de calção)...  :laugh:





Se disseres que espaço tens disponível em casa, e quanto pensas gastar no máximo, talvez eu te possa sugerir algo...
Há duas lojas boas: "Astrofoto", em Lisboa, e Galáctica que fica na Marinha Grande... :)

Relativamente ao que despertou em mim interesse pela astronomia, e o que creio ser comum a muita gente: atracção pelo desconhecido, a sensação de ultrapassarmos os nossos próprios limites, descobrir as nossas origens, sabermos se estamos sós no universo ou não, e claro, como não podia deixar de ser: STAR TREK!!! Spock forever!!!  :laugh:

A propósito, reparem na 2ª foto na proximidade geográfica do frigorifico... Muito importante, pois permite a aquisição rápida de "mines" no Verão!
Citação de: Marlene em 21 setembro, 2010, 15:26
O que é que despertou em ti tanto interesse por astronomia? eu também acho fascinante, embora não tenha lá muitos conhecimentos nesta área, mas desde pequena que adoro olhar para o céu... sou uma cabeça no ar!

Que telescópio tens? e quanto custou? Gostava de oferecer um ao meu irmão, a ver se ele pára um pouquinho de jogar CS, mas não muito caro... quando era mais pequena pedi um à minha mãe, mas ela nunca me deu, pois um telescópio razoável ainda era um pouco carote  :)

#5
Será que um telescópi0 não seria muito mais eficiente na caça aos fantasmas do que uma cãmara de vídeo ou uma máquina fotográfica??? ;) ;D
Templa - Membro nº 708

#6
Não creio Templa, pois um telescópio dá apenas para observar, e não para armazenar...
A menos se se acople uma máquina fotográfica! No entanto, um telescópio serve mais para visualização de imagens a média/longa distância... :)
Esse tipo de fenómenos, quer-se de preferência gravados e à menor distância possível, para a melhor qualidade de imagem possível... :)
Uma câmera de vídeo daquelas de HD é que é o ideal nessas situações, creio...


Citação de: Templa em 21 setembro, 2010, 15:51
Será que um telescópi0 não seria muito mais eficiente na caça aos fantasmas do que uma cãmara de vídeo ou uma máquina fotográfica??? ;) ;D

Para dar uma ideia do que pretendo comprar, vai uma imagem abaixo:



Citação de: JDias em 21 setembro, 2010, 15:46
Infelizmente não tenho o que se considera um bom telescópio, é mesmo daqueles mais baratos que se encontra... Mas tou a planear comprar algo um pouco melhor... :) Só ainda não comprei, por questões de €€€ (sou muito forreta a largar o graveto LOL), e por questões de espaço em casa...
O modelo que tenho é um refractor, com 700mm de distância óptica, por 60mm de abertura ocular... Até uns 80/90€ consegues comprar um desses (mas não aconselho, pois é muito fraco, o meu foi oferecido)... Estou a pensar comprar um melhor, vou mudar para reflector, com uma abertura, de pelo menos 130mm... Não posso ir muito para além disso, derivado do espaço que tenho disponível em casa, e também pelo €€€... O ideal seria um com uma abertura de 200mm, mas para efeitos de transporte também não seria nada cómodo...
Abaixo seguem uma imagem do que tenho actualmente, e do meu estaminé (só não apareço eu de calção)...  :laugh:





Se disseres que espaço tens disponível em casa, e quanto pensas gastar no máximo, talvez eu te possa sugerir algo...
Há duas lojas boas: "Astrofoto", em Lisboa, e Galáctica que fica na Marinha Grande... :)

Relativamente ao que despertou em mim interesse pela astronomia, e o que creio ser comum a muita gente: atracção pelo desconhecido, a sensação de ultrapassarmos os nossos próprios limites, descobrir as nossas origens, sabermos se estamos sós no universo ou não, e claro, como não podia deixar de ser: STAR TREK!!! Spock forever!!!  :laugh:

A propósito, reparem na 2ª foto na proximidade geográfica do frigorifico... Muito importante, pois permite a aquisição rápida de "mines" no Verão!

Sempre é melhor do que aquele que a minha mãe me queria oferecer que viu no Toys'r'us ;D ;D ;D Tadinha, ela só me queria deixar contente...

O teu telescópio parece estar apontado bem para o prédio da frente... tu a mim não me enganas, malandrote... :laugh: :laugh: :laugh:

A mim o que despertou o meu interesse foram os X-files... I love you Fox Mulder :laugh: :laugh: :laugh:

Não consegues ver bem com a luminosidade, mas o telescópio está apontado bem para o céu!!! ;D hummmm Fui convincente?  :D hehe

Olha que este meu não é muito melhor, creio que esses que se vendem no Toys'R Us, têm apenas 50mm de abertura da ocular... :)

O que estou a pensar comprar anda entre 200 a 250€... :) Vamos lá a ver se ganho coragem...  ;D
Se precisares depois de opinião acerca de algum que penses comprar, diz qualquer coisita... ;)

Citação de: Marlene em 21 setembro, 2010, 16:19
Sempre é melhor do que aquele que a minha mãe me queria oferecer que viu no Toys'r'us ;D ;D ;D Tadinha, ela só me queria deixar contente...

O teu telescópio parece estar apontado bem para o prédio da frente... tu a mim não me enganas, malandrote... :laugh: :laugh: :laugh:

A mim o que despertou o meu interesse foram os X-files... I love you Fox Mulder :laugh: :laugh: :laugh:

Ok! Obrigada pela ajuda! Assim arranjo um porreirinho para espiar a vizinhança... mulher informada vale por duas... ;D

Alguém sabe a partir de que hora é que vai estar vísivel? ou irá ser toda a noite?

#11
Eu quero ver...adoro mesmo...
Na minha terra costuma andar sempre um senhor com um telescópio como esse que tu queres JDias, por isso tenho sorte e sempre que posso vou ver as estrelitas e os planetas...só que hoje como está nublado, não sei se vai ser fácil...a ver vamos, mas mesmo assim vou tentar ver com os binóculos, pode ser que consiga algo....
I belive....

Raedon
Citação de: Clau em 22 setembro, 2010, 11:27
Eu quero ver...adoro mesmo...
Na minha terra costuma andar sempre um senhor com um telescópio como esse que tu queres JDias, por isso tenho sorte e sempre que posso vou ver as estrelitas e os planetas...só que hoje como está nublado, não sei se vai ser fácil...a ver vamos, mas mesmo assim vou tentar ver com os binóculos, pode ser que consiga algo....

Oh Clau mas hoje é dia 22 já! Supostamente foi ontem  :laugh:

Alguém chegou a ver algo?

Cumprimentos

Claudita e Radeon, vi ontem, e foi muito fixe... Hoje provavelmente ainda se vê bastante bem, creio... :)
Apesar de ter estado muito ligeiramente nublado e lua quase cheia (o que diminui o contraste dos restantes objectos), vi perfeitamente Jupiter e 3 das suas luas... Um amigo meu, com um telescópio com óptica melhor que o meu disse ter conseguido ver 4 luas e uma ténue faixa negra no planeta, provavelmente uma das faixas atmosféricas... :)
Quem tiver oportunidade, tente ver hoje qualquer coisita, nem que seja com binóculos, que já vale a pena... :)

Citação de: Raedon em 22 setembro, 2010, 11:33
Oh Clau mas hoje é dia 22 já! Supostamente foi ontem  :laugh:

Alguém chegou a ver algo?

Cumprimentos

E se postassem aqui algumas fotos? Se bem que é capaz de não se ver grande coisa...