Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.482
Total de tópicos
26.920
  • Espadas
    Iniciado por Moon*
    Lido 5.693 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Excelente tópico, a minha maior paixão em termos de objectos bélicos são mesmo as armas brancas, sempre as adorei...

Em termos de laminas compridas as minhas preferidas são as japonesas, essencialmente pelo design da lamina e pela versatilidade, pode ser usada com uma ou duas mãos e é adequada para bloquear, e apesar de não ter a arquitectura mais adequada para estoque como as laminas direitas, existem tecnicas especificas para usar a curvatura da lamina para realizar estoques perfeitos, aproveitando a curvatura que á partida a faria ser menos adequada para esse tipo de ataque.

Quanto a laminas mais curtas, a minha preferida é a khukri...


Para além de ser uma das laminas mais temidas em combate de armas brancas, é a lamina de escolha dos ghurkas nepaleses, conhecidos nos meios militares pelas suas qualidades em tecnicas de guerrilha e operações especiais.

Como se pode observar, a curvatura da lamina é para a frente, o que modifica a forma e as capacidades da lámina, também não é a mais adequada para estoque, é de longe mais pesada que uma adaga, estilete ou baioneta, mas compensa pelo poder de corte, mais semelhante a uma lamina longa ou a um machado pequeno.

Mas a maior curiosidade é a origem da arquitectura da lamina, que se escontra surpreendentemente longe do nepal, foram encontradas laminas com arquitectura identica na antiga grécia, egipto, e mais perto de casa, na ibéria.

Viriato e os lusitanos usavam armas com este tipo de arquitectura, quando lutavam com tacticas de guerrilha contra o império romano.

Enfim, excelente tópico :)
Fueled by Satan

AndreiaLi
Fotos da minha "nova" baioneta





uma espada longa, qual seria o preço de uma?;D

Moon*
AndreiaLi, estás agora um perigo!

kalabdog13, depende muito o preço mas já vi a 50euros mas há umas bem caras, tudo depende da qualidade da espada.

Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

so 50?uma replica da do gandalf ouvi diser que eram umas milhenas ;D
ja agora...uma espada larga a la devil may cry...rebellion...se alguem cunhecer...uma espada assim, impossivel de manejar pelo homem mais demais, quanto custaria?;D

AndreiaLi
Citação de: Moon* em 06 agosto, 2010, 13:34
AndreiaLi, estás agora um perigo!

kalabdog13, depende muito o preço mas já vi a 50euros mas há umas bem caras, tudo depende da qualidade da espada.

;D ;D

RR
Tópico interessante, até porque se trata de uma das minhas obsessões desde sempre. Aliás acumulei alguns originais, assim como algumas réplicas prontas para combate,incluindo uma katana, singelas, mão-e-meia e sabre (podemos ver o brandir estas coisas como um desporto, e uma excelente forma de aliviar o stress)...

Só um pequeno reparo: A espada de uma mão é, na realidade uma baioneta.Não sei precisar o modelo, mas diria que algo produzido entre 1880 e 1930.
Há mais umas falhas, coisas da Wikipédia...

Ghost.Hunter: A tua espada é uma réplica de uma espada do séc. XIV-XV,do mesmo tipo utilizado pelos Portugueses durante os descobrimentos, por exemplo. Provavelmente foi feita em Toledo, um dos maiores centros de produção de espadas durante séculos, onde ainda hoje se fabricam milhares de réplicas de decoração por ano.
Quanto à tradução, vou ver o que posso fazer.

Quanto à espada utilizada pelos Lusitanos, seria a falcata. Tive a oportunidade de experimentar uma, e é uma arma não muito ágil, mas capaz de golpes fortíssimos, capazes de fender um escudo.

AndreiaLi: Tens uma baioneta para M16, a espingarda utilizada pelo exército dos Estados Unidos durante, por exemplo, a guerra do Vietnam. Ainda hoje está em uso.

Quanto aos preços, depende...Como a Moon* referiu, existem desde uns 50€, mas falamos de peças de decoração, das tais fabricadas em Toledo, em aço inox, que apesar de ser bom para facas e lâminas curtas é péssimo (e perigoso) em espadas, por não ter a elasticidade necessária.Basta um pequeno golpe, ou mesmo um movimento mais forte para partir a lâmina, e ficar com mais um buraco, ou uma orelha, dedo,olho,etc,a menos.

Uma lâmina de espada deverá ser em aço carbono, de preferência forjada à mão. Assim sendo, o preço de uma espada de treino/combate poderá variar de uns 150€ até ao valor que se quiser pagar. Uma razoável custará cerca de 300€ para uma réplica de singela (uma mão) medieval, e uns 400€ para uma katana.

As réplicas oficiais do senhor do Anéis ( Glamdring, Anduril,Herugrim, Strider, etc), são fabricadas pela United Cutlery, e rondam os 200-300€, sem bainha. No entanto, apenas servem para pendurar na parede, uma vez que são fabricadas em aço inoxidável...

Se alguém pretender alguma coisa relacionada com espadas, posso fornecer contactos!
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

as do senhor dos aneis sao tao baratas?um amigo meu disse me que eram para as milhenas e esse moço que me disse isso custuma ser super informado...por isso agora tou tipo...ele parece ser super informado, mas tu pela resposta pareces saber mesmo muito...pronto tou num taradoxo no pempo(  paradoxo ;D)

RR agradecia que me consegui ses isso. Já agora, obrigado por toda a informação que tenhas.
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Simplesmente adoro espadas!
Gosto de todo o tipo de espadas, desde Katanas a Sabres, passando pela Rapieira, entre outras...
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

Interessante o tópico, vou também contribuir :P

Nodachi: espada longa japonesa, manuseada a duas mãos, mais longa que a katana



Gladius: a espada que forjou um império (espada romana)

I say the right things, but act the wrong way

A gladius nao tem cabo em cruz?;D

Citação de: kalabdog13 em 14 agosto, 2010, 22:39
A gladius nao tem cabo em cruz?;D

As versões mais recentes sim, mas este é o modelo romano usado pelos legionários.




O cabo em cruz que mencionas será qualquer coisa assim como na imagem em cima certo?
I say the right things, but act the wrong way

Sim madah, eu nao sou muito de historia romana, mas pelos filmes e tal e sempre com o cabo em cruz, dai ter estranhado ;D
a gladius em batalha era eficiente? o seu tamanho reduzido nao dava problemas?;D