Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • As diversas religiões: Semelhanças, diferenças...
    Iniciado por plalima
    Lido 10.171 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Gostaria de lançar um tema para discussão: As diversas religiões: Semelhanças, diferenças...



Eu vejo as coisas de uma maneira muito particular e simples para não entediar:


O que na realidade existe é um mundo espiritual "acima" do nosso.

Nesse mundo espiritual existe "algo" superior aos nossos espiritos.



Uns chamam-lhe Deus Nosso Sr. Jesus Cristo, outros Buda, outros ALA, outros outra coisa...



Mas no fundo no fundo acho que acreditamos todos no mesmo, e que no fundo no fundo é o mesmo.



Espero não ofender ninguêm, é apenas a minha crença.

Se de alguma maneira ofendi algum dos leitores desde já deixo as minhas profundas desculpas, não era essa a minha intenção.





O que pensam sobre isto?

Eu sou católica, fui educada assim.
penso que não ofendes-te, cada um expressa-se por si.
já tive momentos de 'descrença', pois tive uns problemazitos.
tentei acreditar que deus me ajudava, e não sei, mas o certo é que o problema passou mais.

eu também fico confusa por perceber isto, mas talvez exista mesmo.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Citação de: Patriciaa em 29 junho, 2010, 12:18
Eu sou católica, fui educada assim.
penso que não ofendes-te, cada um expressa-se por si.
já tive momentos de 'descrença', pois tive uns problemazitos.
tentei acreditar que deus me ajudava, e não sei, mas o certo é que o problema passou mais.

eu também fico confusa por perceber isto, mas talvez exista mesmo.
Eu também fui criado no seio de uma familia bastante católica, andei numa escola de padres, e cheguei mesmo a ser acólito.

Mas sempre vivi intrigado com "o outro lado", nunca percebi porquê...



Eu acho que no fundo acreditamos tudo no mesmo, mas lhe chamamos nomes diferentes.


No fundo todos acreditamos num ser superior, o nosso deus, que reside noutro plano de existência mais elevado que o nosso.


Isto é a minha visão da coisa.


Eu acredito que nós somos o nosso espirito, ( alma se preferirem ), e o nosso corpo o nosso veiculo aqui neste universo.

É verdade que grande parte das religiões são baseadas nos mesmos conceitos e defendem ideias semelhantes. Existem inclusive religiões que partilham as mesmas escrituras sagradas.

Eu partilho a opinião que existem religiões que, no fundo, são o mesmo, apenas dão a Deus um nome diferente e que dizem o mesmo por outras palavras.

Cumps  ;)

#4
não tenho religião...acredito sim,que há uma força maior mas não tem que se chamar Deus ;)

#5
Citação de: plalima em 29 junho, 2010, 11:39
Uns chamam-lhe Deus Nosso Sr. Jesus Cristo, outros Buda, outros ALA, outros outra coisa...

Jesus Cristo é o filho de Deus, não Deus em si (só para corrigir a visão Católica das coisas)

Na Gnose, acreditamos que Deus existe e todas as religiões são uma pequena amostra dessa realidade e têm factores comum e diferenças nas visões devido a serem homens diferentes que as transmitiram.
Não importa o nome - Deus, Ala, Grande espirito, ser supremo, Grande Luz, ... - todos transmitem a ideia da presença criadora de todos e tudo. As restantes variações são critérios filosofico religiosos.

mas esta fez-me lembrar uma história de um taxista na india, que é mais opu menos assim:

Quando foram visitar a India, dois turistas entraram num taxi e viram imagens de Jesus Cristo, Buda, Maomé, Krishna e outras divindades. Então muito curiosos perguntaram:
-Mas você tem estas imagens todas! É um Homem de fé?
-Sim, muita.
-Mas acredita em que religião?
-Acredito em deus!!!
Os homens espantados perguntaram:
-Mas em qual Deus?
-Em todos, ele é demasiado grande para caber num so nome!
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

#6
Edhelar, que óptima resposta! :)
É verdade sim, que essa força superior que a Nita fala é demasiado grande e dispersa para caber num só nome... :)
Mas também é verdade que mtas religiões se confrontam, tanto com histórias primordiais diferentes, como também com a defença de que o nome e os costumes implantados pelo seu Deus/Deuses éq são os verdadeiros.
E mais verdade ainda éq, quem apenas conhece uma religião, não conhece nenhuma, de todo.
E ainda expresso mais a minha opinião, ao dizer-vos que a Humanidade é burra, é limitada e condicionada por ser cega demais para não se unir devido a estas crenças religiosas cujo propósito era a unificação, e afinal, desune.
Tudo começa com alguém, com um ser de carne e osso, com alguém como nós.
E é pena que esses outros que ditaram a história religiosa tenham sido egocêntricos e ambiciosos demais, de modo a quererem que todo o seu trabalho escrito e oral fizesse girar o mundo em sua volta.
E isso é triste, pqe todos nós devíamos ser 1, e não somos graças à Religião.
Eu sou agnóstica, como a Nita, mas procuro, incessantemente, por um brecho, por uma resposta.
Adorei este tópico!!!  ;D

A única coisa que eu acredito, é na existência de entidades espirituais em diferentes planos astrais.
Aquilo a que chamamos normalmente anjos, serão os que estão em planos superiores, com uma evolução espiritual muito elevada.
Os chamados demónios, serão por contraposição as entidades nos planos inferiores, e que são dominados por sentimentos negativos.

Quanto ás semelhanças entre religiões, é bom recordar que Jesus Cristo é também um profeta do Islão, só que com uma importância menor em relação a Maomé.
Já a igreja católica, dá bem mais importância à Virgem Maria que ao seu filho, e a importância dos seus profetas foi decidida em concílios, não por uma questão de fé, bem como o deliberado erro de tradução que transformou uma mulher casada em virgem, uma vez que a palavra aramaico correspondente é "jovem", só se "tornou" virgem bem mais tarde.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Já agora, eu "não tenho" nenhuma religião.


Acredito num mundo espiritual, e como disse, acho que no fundo, e simplificando e tirando todos os floreados inerentes a cada uma, acho que é o que toda a gente acredita, chamando-lhe apenas nomes diferentes...

Breakgirl, por favor não escrevas com abreviaturas.
Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 4. Obrigado :)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Eu também sempre estive muito interessada pelo outro lado, mas por enquanto não vejo razão para deixar o cristianismo.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Fogo, desculpa ppcom...
Mas é dificil habituar-me!! :-X

Citação de: BreakGirl em 01 julho, 2010, 23:20
Mas também é verdade que mtas religiões se confrontam, tanto com histórias primordiais diferentes, como também com a defença de que o nome e os costumes implantados pelo seu Deus/Deuses éq são os verdadeiros.
E mais verdade ainda éq, quem apenas conhece uma religião, não conhece nenhuma, de todo.
E ainda expresso mais a minha opinião, ao dizer-vos que a Humanidade é burra, é limitada e condicionada por ser cega demais para não se unir devido a estas crenças religiosas cujo propósito era a unificação, e afinal, desune.
Tudo começa com alguém, com um ser de carne e osso, com alguém como nós.
E é pena que esses outros que ditaram a história religiosa tenham sido egocêntricos e ambiciosos demais, de modo a quererem que todo o seu trabalho escrito e oral fizesse girar o mundo em sua volta.

Desculpa mas tens razão e não ta dou ao mesmo tempo. Explicando:
Tens razão, porque a religião limita. Ela pretende mostrar-se de uma forma de dualidade (nós e os outros). Desta forma ela não alcança a verdade mas apenas uma interpretação dessa mesma verdade, interpretandoa como a verdade completa. Desta forma limita, persegue é intolerante e tudo justificado.
Não tem razão, porque na realidade não existe uma forma de religião. Na verdade, a religião é como um bolo. Tem camadas, a superficial é a que é apresentada ao povo normal, com dogmas, crenças, rituais .... um banquete ja pronto. Mas para dentro existe uma forma de religião mais profunda. Uma que so é apresentada aqueles que se atrevem a questionar os dogmas e a procurar o que esta para além dos simbolos. Os outros estão contentes com a limitação que colocam a si proprios e quando lhes falam do que esta por detras dos simbolos eles revoltam-se e querem destruir o que simplesmente procura o verdadeiro significado de religião (que tão mal tem sido usado) - Religião = Religare ao espirito Universal.

Off Post :Pelo que escreveste não me pareces Agnonistica/Ateia, mas simplesmente não acreditas nos padres!!!
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

bom, eu fui educada numa familia católica, mas o que é certo é que a actual prática do catolicismo não é nem de longe nem de perto semelhante ao que era pregado por Jesus Cristo. e é isso que me incomoda e me revolta, pois discordo com muitas das coisas que acontecem no seio da Igreja Católica.
E por isso mesmo é que evito ir à igreja, pratico a minha religião para mim e directamente com Deus..

beijinho*
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Citação de: Edhelar em 03 julho, 2010, 21:54
Desculpa mas tens razão e não ta dou ao mesmo tempo. Explicando:
Tens razão, porque a religião limita. Ela pretende mostrar-se de uma forma de dualidade (nós e os outros). Desta forma ela não alcança a verdade mas apenas uma interpretação dessa mesma verdade, interpretandoa como a verdade completa. Desta forma limita, persegue é intolerante e tudo justificado.
Não tem razão, porque na realidade não existe uma forma de religião. Na verdade, a religião é como um bolo. Tem camadas, a superficial é a que é apresentada ao povo normal, com dogmas, crenças, rituais .... um banquete ja pronto. Mas para dentro existe uma forma de religião mais profunda. Uma que so é apresentada aqueles que se atrevem a questionar os dogmas e a procurar o que esta para além dos simbolos. Os outros estão contentes com a limitação que colocam a si proprios e quando lhes falam do que esta por detras dos simbolos eles revoltam-se e querem destruir o que simplesmente procura o verdadeiro significado de religião (que tão mal tem sido usado) - Religião = Religare ao espirito Universal.

Off Post :Pelo que escreveste não me pareces Agnonistica/Ateia, mas simplesmente não acreditas nos padres!!!

Edhelar, tens razão, a frustração e a revolta anteciparam-se e deram numa resposta pouco pensada...
Mas sim, O-d-e-i-o padres e toda a espécie pertencente ao Clérigo ou à Igreja, como preferires.
Ateia não sou, pois acredito que existe algo superior a nós, mas agnóstica sim... Por enquanto. Estou a preocupar-me em estudar um pouco de certas religiões, e procurar no meu interior aquela que será a ideal, ou a que mais parecenças terá comigo.
Deêm tempo à jovem, já está a furar os livros! ;D
LOL!
Por enquanto, sou essa jovenzita, em procura de qualquer coisa sñ a conformação. :)
Cump.*

Quando se procura a verdade, é tão importante o caminho como a forma de andar.

Segue que estas no bom caminho!!!!! ;D ;D ;D
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

#16
Reflita sobre a real importância das religiões em nosso percurso evolutivo. Por Moisés Esagui

Religião e Questionamento