Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.482
Total de tópicos
26.920
  • Mistério fantasmagórico de 15 anos finalmente é resolvido
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.234 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mistério fantasmagórico de 15 anos finalmente é resolvido

Esta foto está em discussão neste tópico:
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,2378.0.html


Era uma imagem reconhecida como prova irrefutável da existência de fantasmas.A foto foi tirada na prefeitura de Wen durante um incêndio por Tony O'Rahilly, um fazendeiro e fotógrafo que estava do outro lado da rua entre a multidão, assistindo a construção de 90 anos de idade, em Wem, Shropshire, queimar em Novembro de 1995.


E assim nasceu a lenda do fantasma de Wem.

Agora, 15 anos depois, Brian Lear, um aposentado de 77 anos afirma que o fantasma tem uma incrivel semelhança com a foto de 88 anos de uma menina de pé em uma entrada numa rua de Wem usada num cartão postal de 1922.

Lear, um engenheiro aposentado de Shrewsbury, viu a imagem quando ela foi reproduzida na semana passada como parte de um item de nostalgia num jornal local.


"Eu fiquei intrigado ao descobrir que tinha uma semelhança notável com a menina conhecida como o Espírito de Wem", disse. "O vestido dela, a toca e a fita parecem ser idênticos".


Em 1995, a "imagem fantasma" ocupou as manchetes internacionais. Locais especulavam que a menina era Jane Churm de 14 anos de idade, que começou acidentalmente um desastroso incêndio em Wem em 1677.


A causa do incêndio de 1995 ainda permanece um mistério. O'Rahilly morreu de um ataque cardíaco em 2005.

O vereador Peggy Carson, que o conhecia, disse que acreditava que o stress causado pelo interesse em sua foto contribuiu para a sua morte.

O historiador Tom Edwards, 69, disse: "Ele sempre alegou que a imagem era real e eu acredito nele."

Peritos fotográficos sugeriram que a imagem do 'fantasma' foi um truque de luz causado pelo fogo.

No entanto, Greg Hobson, curador para fotografias do National Media Museum, em Bradford, disse: "O postal oferece uma prova bastante conclusiva de que isto é um embuste". "Eu penso que podemos dizer que o mistério foi resolvido".

Hobson disse que a técnica utilizada para produzir a fotografia manipulada, provavelmente foi similar à usada por médiuns da era eduardiana que pretendiam capturar imagens de espíritos e seus familiares durante as consultas, como forma de aumentar a sua credibilidade.

Os médiuns primeiro pediam uma fotografia da pessoa falecida, em seguida, tiravam uma foto dela no quarto dos fundos. Quando o cliente retornava mais tarde para uma consulta, a imagem era parcialmente exposta num prato de vidro.

Outra foto era tirada do cliente durante a sessão e exposta no mesmo prato, criando uma imagem que aparentemente mostrava o espírito de seu parente visitando-o durante a sessão.



Tradução: Carlos de Castro


Fonte:Arquivos do insólito

Confesso que fico desanimada com as notícias que noticiam fraudes deste tipo. Então quando surgirá alguma foto cuja veracidade não possa ser desmentida?