Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • [Outro]Jovem partilhou a morte num blog.
    Iniciado por MissTiny
    Lido 5.911 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Vencedora de um concurso de misses, Eva Markvoort sonhava ser actriz. Morreu de fibrose cística em Março e partilhou num blogue os últimos momentos de vida e dois anos de sofrimento no hospital.

"Olá, mundo", disse Eva para a câmara, numa cama de hospital e rodeada pela família. "Blog, amigos, todos vocês: tenho notícias para vos dar. É difícil de ouvir, mas consigo dizê-lo com um sorriso. A minha vida está a chegar ao fim".

Eva Markvoort sofria de fibrose cística, uma doença hereditária incurável cujos principais sintomas são a formação de cistos no pâncreas e a acumulação de muco nos pulmões. Sempre com esperança de receber um segundo transplante duplo de pulmões, ainda que essa fosse uma hipótese improvável, a jovem documentou a evolução da doença num blog.

O "65_RedRoses" ("65 Rosas Vermelhas"), o diário digital de Eva, foi iniciado em 2006, para combater o isolamento a que os hospitais obrigam os doentes com fibrose cística devido ao risco de infecção. Eva, que ficava sozinha depois da hora de visita, começou a procurar outros pacientes através da Internet.

O nome do blogue teve origem na dificuldade que Eva tinha, quando era pequena, de pronúnciar o nome da doença ("cystic fibrosis", em inglês), dizendo, como é comum nas crianças com a doença, "sixty-five roses". Markvoort adicionou, posteriormente, a sua cor favorita, o vermelho, ao nome do blogue.

Eva Markvoort foi, ainda, tema de um documentário canadiano com o mesmo nome do blogue, que mostrava a luta diária com a fibrose cística: as tosses violentas, os vómitos, os tratamentos difíceis, a espera pelo transplante duplo de pulmões. O documentário acabou com a confirmação do transplante, um sinal de que a jovem estaria prestes a começar a sua recuperação.

No entanto, pouco menos de dois anos após a operação, o corpo começou a rejeitar os pulmões e Eva voltou a ressentir-se. Muitos dos seus posts e vídeos no blogue estavam intercalados com manifestações súbitas da doença.

Apesar da condição física ter piorado, Eva nunca desistia da vida ou se isolava. Numa das entradas de vídeo do "65_RedRoses", diz: "Sinto-me uma felizarda, porque amei mais do que possam pensar ou imaginar. Por isso festejo isso: festejo a minha vida".

O testemunho de Eva Markvoort gerou uma onda de solariedade um pouco por todo o mundo, desde os EUA à Polónia. Através do blogue, a jovem lutou para que a população em geral se consciencializasse para a doença de que padecia e da necessidade da doação de órgãos.

"Senti-me muito egoísta quando li o teu blogue, porque fumei durante anos, tomando os meus pulmões como garantidos. Ajudaste-me a deixar o pior hábito que alguma vez tive", escreveu, uma vez, um visitante do "65_RedRoses", citado pela CNN.

Partilhar a doença

De acordo com a CNN, a partilha pública dos últimos dias de vida é uma forma de quebrar o estigma da morte para o resto das pessoas, dizem os médicos que tratam de pacientes terminais.

"Na última década assistimos a mudança de uma cultura bastante fechada à ideia da morte para uma que partilha as últimas experiências", explicou Chris Feudtner, director de pesquisa dos Serviços de Cuidados Paliativos do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos EUA. "As pessoas pensam: "Ainda estou viva. Não quero estar fechada, quero uma ligação. Quero partilhar a minha aprendizagem ao longo desta viagem".

O blog de Eva Markvoort não foi o primeiro a divulgar publicamente o sofrimento de pacientes de doenças graves. Miles Levin, um jovem de 18 anos falecido em 2007 com um tipo de cancro raro, e Michelle Lyn Mayer, de 39 anos, que morreu em 2008 com escleroderma, também partilharam os seus pensamentos sobre vida e morte em diários digitais.

Num caso um pouco mais divulgado mediaticamente, também Jade Goody, uma concorrente do Big Brother inglês, decidiu divulgar publicamente o cancro do útero de que sofria e a progressão da doença, ainda que com objectivo de angariar dinheiro que garantisse o futuro dos dois filhos depois de morrer.

Fonte:JN

Era muito corajosa, a jovem. Pena que estas coisas aconteçam sempre a quem menos merece...

Posso colocar aqui o link do blog dela?
Estive a ler algumas mensagens e é muito interessante, emotivo e dá imenso que pensar...

Citação de: Zanahoria em 29 abril, 2010, 23:32
Era muito corajosa, a jovem. Pena que estas coisas aconteçam sempre a quem menos merece...

Posso colocar aqui o link do blog dela?
Estive a ler algumas mensagens e é muito interessante, emotivo e dá imenso que pensar...
já te mandei por mp ;)

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Eu entrei no blog de Eva e li tudo que lá está escrito.
É surpreendente a coragem dessa jovem.
Ela fez o blog para convencer as pessoas a ser doador de órgãos um belo trabalho.
Pena que isso tenha ocorrido  :-\
Mas como ela mesma disse: ´´Eu vou morrer, mas o meu amor vai continuar.``

Espero que agora ela esteja bem :'(



B.S

que exemplo de coragem!
de uma coisa tenho a certeza, ela deixou uma marca no mundo.
e graças a ela, muita gente pode melhorar.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Encarar a morte desta forma, demonstra a fúria de viver.

Citação de: oculto em 19 maio, 2010, 07:59
Encarar a morte desta forma, demonstra a fúria de viver.

Sim,eu concordo a Eva foi uma pessoa muito corajosa e de coração bom...
ela com certeza está em um bom lugar agora. :-\
B.S

que coragem...
em demonstrar ao mundo...

* Sou perfeita de imperfeições *

Minha mãe morreu com uma doença parecida, me custa ver esta noticia, pois dói o coração. Mas eu sinto que este lindo anjo, está num lugar maravilhoso, e já não sofre mais. E ela deixou a sua marca no mundo, ao dar este grande exemplo de guerreira.

#11
estas noticias emocionam muito, fazem nos lembrar que estamos nesta vida de passagem e que existem muitas pessoas a sofrer sem nós sabermos, este é um exemplo de coragem, pois ela sabia que ia morrer mas queria ajudar quem ainda podia ser salvo. espero que com a nossa medicina, consigamos descobrir curas para estas doenças tão graves, e que fazem sofrer tanto, os doentes e os familiares.

muita paz, amor e luz
Don´t be afraid

Citação de: helvetico em 26 março, 2012, 18:44
Fogo, ela era podre de boa. Que desperdicio. Não admira que tenha sido Miss.

Se fosse feia, podia morrer? Ou seria menos desperdício?


Citação de: Nadya em 26 março, 2012, 19:47
Peço desculpa então... eu é que entendi mal

Lol o helvetico desapareceu (valha-me a santa ingracia lol)

Esta senhora aqui é um exemplo a seguir. Digo isto porque eu ja estive em situação semelhante, e é a furia de viver que nos faz viver ainda mais. O nosso corpo pode ter anomalias, mas a nossa alma leva tudo a frente se tiver força para tal. Eu tive sorte. Ela não. Lamento imenso a sua perda, mas ficará na nossa memoria como uma pessoa que nunca largou a vida.

Desculpem, mas citarei isto em ingles, uma vez que é a lingua dela:

Eva Markvoort, your body may have been cursed, but may your soul be blessed, and never let us forget that smile that you kept showing until the end..."
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

panito
...só quando se passa por elas é que se sabe o que custa uma situação destas...RiP

lima/limão123
Uma grande mulher e esta tudo dito!

panito