Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Taos Hum - O zumbido sobrenatural
    Iniciado por ppcom
    Lido 7.982 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Todo mundo já ouviu um zumbido. Pode ser causado pela agressão do ouvido após um barulho muito alto como uma bomba, por exemplo, efeito do uso de algumas drogas, o som de um aparelho de ar condicionado.
Normalmente o zumbido é limitado a pessoas afectadas pelos eventos que citei. Mas... e se 2% da população de alguma cidade ouvisse o zumbido sem motivo aparente iniciando e terminando na mesma hora? E se esse zumbido fosse tão chato que atrapalhasse a vida de algumas dessas pessoas impedindo até que tenham uma noite de sono tranquila e levando até ao suicídio das mesmas?

Esse é o Taos Hum. É um som de baixa frequência, ouvido em lugares ermos de várias partes do mundo, principalmente Estados Unidos, Reino Unido e norte da Europa, indetectável ao microfone. Sua fonte é um mistério!!!


O porquê do nome

Uma das cidades mais antigas do México, hoje pertencente aos Estados Unidos, se chama Taos... localizada no Novo México.

Sua oficialização como cidade se deu em 1540, mas sua origem real se perde no tempo. É uma cidade mística. Lar do povo indígena Tiwa, essa cidade é ponto de encontro de xamãs do mundo todo que se reúnem em congressos periódicos.

Bom... o fato é que em 1991 em Taos que o fenômeno foi exposto ao mundo. A imprensa na época apelidou de Taos Hum (zumbido de Taos). Eles descrevem como um ruído de baixa frequência semelhante ao som de um motor a diesel bem distante.

A coisa era tão frequente e incomoda para alguns que a Universidade do Novo México realizou uma pesquisa para tentar detectar a fonte do Taos Hum. Vários laboratórios e cientistas se engajaram na missão de tentar encontrar a origem, mas apenas conseguiram descartar possibilidades e não chegaram a nenhuma conclusão. Em seus dados constam que 2% da população da cidade era afectada pelo zumbido.

Os "Hummers", como foram chamados os afectados, fizeram exames médicos e quase todos, senão a maioria, não sofria de problemas auditivos.

Quando se achava que era um fenómeno limitado à cidade eis que relatos aparecem em diversas regiões do planeta. Locais como Suécia, Inglaterra e outros países europeus e Japão relataram problema semelhante.


Possíveis teorias

* Transmissão de dados via rádio

Não foi confirmado, mas suspeita-se que, no Centro de pesquisa naval no Novo México, utilizam equipamentos para se comunicar com submarinos militares através de "ondas de freqüência ultra longas" transmitidas através do solo.

* Infraestrutura
Alguns acreditam que a origem esteja nas fiações elétricas, encanamentos e torres de companhias de celular. O fato não foi muito levado em consideração por que se essa fosse a causa, provavelmente haveriam muitos mais relatos pelo mundo e não apenas locais limitados.

* Extra-terrestres

Todos sabem que o novo México foi palco de visitas e até de acidentes com naves extra-terrestres. Acredita-se que existam bases militares (alguém falou Área 51?) onde extra-terrestres trabalham com humanos numa troca de informações. Dizem que, para facilitar o transporte de equipamentos e até o deslocamento dos extra-terrestres de forma segura, constantemente são escavados super-túneis abaixo do solo com grandes máquinas escavadoras. Alguns imaginam que essas escavações produzem o Taos Hum.

Outra possibilidade aceite é que os Hummers serem pessoas que já foram abduzidas por extra-terrestres e o implante colocado nos seus cérebros causa essa sensação de desconforto quando está fazendo o upload de informações para a nave mãe.


* Teste da armas secretas

Em 1970 a cidade de Medford, Oregon, era considerada a cidade do suicídio nocturno. Dr Fraser, professor da Universidade da Carolina do Norte, ficou encarregado de investigar a causa do excesso de suicidas na região. Investigou a água, o ar, o solo e diversas possibilidades adicionais e não encontrou nenhuma explicação para o suicídio em massa.

Então os pesquisadores descobriram que frequências ultra baixas estavam sendo emitidas em Medford de uma base militar próxima. Quando foram à base e questionaram ao comandante sobre o facto ele respondeu que sabia a respeito daquilo, mas que eles não eram responsáveis... os Russos é que eram! No entanto as ondas de frequência cessaram no dia seguinte.

Os pesquisadores não apenas descobriram que a fonte vinha da base, mas também que se propagava pela cidade através das antenas de TV causando depressão nos moradores. Concluíram suas pesquisas e retornaram para a Universidade com os dados. Tempos depois foram visitados por agentes do governo informando que não poderiam divulgar a pesquisa por ser um "assunto de segurança nacional". Subtilmente deixaram claro que "acidentes" podiam acontecer com qualquer um se o fato se tornasse publico. Então o facto ficou conhecido apenas pelo boca a boca e não tomou maior impacto nos media.


PS: A mitologia dos Sumérios fala de Deuses que, viajando através do espaço em "embarcações de fogo", desciam das estrelas e retornavam em seguida. Afirmam que um zumbido tomava conta das pessoas enquanto as "naves" permaneciam na Terra.

PS2: Hércules (da mitologia grega) começou a sentir um zumbido logo após cumprir o primeiro de seus doze trabalhos. Foi quando o filho de Zeus e da mortal Alcmena conseguiu matar o leão que atemorizava o vale de Neméia. Como flechas e espadas não conseguiam matar o imenso leão, Hércules decidiu não utilizar, por inúteis, as suas armas de guerra. Chegou próximo e abraçou o animal, apertando-o como se dele fizesse parte até matá-lo.

PS3: Costumam relacionar esse zumbido com o início da viagem astral, uma das técnicas de projecção é se concentrar bem nele e entrar em transe.


Fonte: Casos sobrenaturais e Medo B
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Que interessante!Grande tópico! ;)

"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

#4
Boa tarde,

Quero levantar aqui uma questão ou topico que me parece ser pertinente, tendo em conta que alguns poderão mesmo sentir, talvez ouvir o mesmo. Nos ultimos meses, descobri ou detectei um zumbido de baixa frequencia, que parece até emitir um ligeira vibração, que por muito esforço que possa efectuar, ele capta a minha concentração, e me tem conduzido à exaustão, obviamente durante a noite. Faz lembrar um motor de um camião, tractor ou outro tipo de motor potente a gasoleo, mas a uma distancia consideravel.

Perto da minha casa exite uma central electrica, e uma empresa gigante de serralharia (sendo as probabilidades mais evidentes), mas depressa as descartei, pois já procurei afincadamente a proveniencia desse zumbido nestes e noutros locais, numa noite em que já não suportava e então de carro percorri aquela zona em diferentes direcções, e este ruído permaneceu com a mesma intensidade, independentemente se me encontrava mais a norte ou sul, etc. Consegui mesmo falar com um segurança, da empresa de serralharia, que me disse no mes de agosto encontrarem-se fechados para ferias. Nesta empresa, trabalham de noite, e sei por experiencia, que algumas maquinas industriais, por exemplo as de soldar, têm um barulho similar aquele que ouço.

O que me levou a pesquisar sobre isto, foi o ter ouvido ou percepcionado o mesmo zumbido em 2 locais distantes da zona onde normalmente descanso (entre 10 a 40kms - Gaia e V. Conde), o que me deixou bastante perplexo...

De noite é mais evidente, devido ao silencio, mas prolonga-se pela manha (no meu quarto, jardim, alguns locais da casa...), e apesar do ruido social diurno, por vezes também é bem perceptivel, sendo que na maior parte das vezes, não é audivel, sendo mesmo inexistente. Outras vezes simplesmente cessa. É um zumbido continuo, por vezes tenho a impressão, de ser pulsado, mas estou em crer que poderá ter a ver com a respiração, que o parece ocultar na inspiração mais profunda, não posso assegurar...

Parece-me que a sua incidencia não é sistematica, ou seja, que segue sempre um regime rigido temporal. Não sei dizer se será tambem local!?
Parece-me que deverá haver mais pessoas que possam ouvir o mesmo, e que possam confundir doenças como tinnitus ou acufeno, mas o nivel de frequencia deste zumbido é realmente baixissimo e perturbador, e surgiu muito recentemente. Tambem porque aos poucos comecei por me ir apercebendo da estranheza do zumbido, e com o decorrer do tempo, fui estando cada vez mais atento, procurando perceber...

Outra razão deve-se a um familiar meu, que também conseguiu percepciona-lo, embora a maioria não.

Comprei tampões de ouvidos, e logo pensei eliminar o problema, mas apenas atenuou.

Procuro ainda respostas racionais, e só depois poderei ponderar mais assertivamente outras teorias do foro mais misterioso, no entanto, o maior interesse é a resolução ou eliminação do problema, recuperar o direito ao repouso, que com o passar dos dias, me parece cada vez mais improvável. Ao mesmo tempo, não encontrei absolutamente ninguém que auto intitulasse ou apresentasse com a mesma probabilidade deste problema, pelo menos conscientemente, isto pelo que venho pesquisando, e lido, as pessoas que em Portugal sofrem de perturbações do foro auditivo, parecem associar os seus problemas a possíveis patologias.


Pude sim, encontrar algumas pessoas que não parecem encontrar refugio algum, apesar dos inumeros tratamentos efectuados e medicamentos já tomados. Vivem apenas assentes na esperança, que parece longe de ser consumada.

reforço esta parte final, dizendo, que não estou a indicar que este disturbio externo possa ser a causa das perturbações graves, que tanto agitam as suas vidas, mas parece-me ser também uma hipotese a considerar... As frequencias relativas às diferentes patologias e esta situação são tambem distintas...

A explicação com a qual mais me identifico, tem mesmo o nome de "Taos Hum", e já sinto o absurdo que sobre mim se ira apresentar, mas não encontrei ainda mais explicações que possa igualmente ponderar.

Apesar de bastante interessante, pelas tantas teorias, mesmo extravagantes que parece libertar o imaginario, procuro similaridades. Alguem que ouça o mesmo, pois é real e ninguem parece pronunciar-me, por ignorancia ou pelo receio do ridiculo.

Obrigados.
Abraços

Boa noite.
Sou de Almada
A cerca de dois anos descobri o Taos Hum.
Na altura pensei ter algum problemas de ouvidos pois o que me chamou a atenção foi escutar este ruido em dois sítios em Portugal separados por 200 kms.
Depressa descobri que não tinha nenhuma doença nos ouvidos e que isto, era bem real.
Investiguei o fenómeno pelos textos e algumas gravações existentes na internet, que condizem na perfeição ao fenómeno que tenho a honra de escutar. Sim não sei bem se será honra a palavra certa, mas visto que apenas 2% da população é que consegue escutar, assim podemos dizer.
por vezes fico perplexo como não existe mais população a ouvir e sentir esta vibração, pois ela é bastante intensa, assim como não existem jornalistas ou entidades oficiais no nosso pais que tenham algum conhecimento sobre este tema.
Tenho uma certa confiança com um Medico e durante uma consulta falei do zumbido, claro que ele pensou logo na doença dos ouvidos, mas depois contei lhe da minha investigação e ele logo se virou para o computador leu uma página dum site fidigno, ele não tinha qualquer informação sobre o taos hum até a data.
conheço apenas uma ou talvez duas pessoas que partilham a nossa experiência, gostaria de saber um pouco mais e talvez envolver entidades na investigação.
Cumprimentos


sofiagov

Eu também ouço normalmente um zumbido no ouvido , principalmente à noite quando está tudo em silêncio,mas no meu caso isso não é nada mais nada menos do que o barulho da glândula pineal (desculpem se estiver em erro quanto ao nome) a trabalhar. Essa glândula é a glândula que nos dá a percepção do tempo, que controla os ciclos de sono... a pineal está localizada numa área que afeta diretamente os nossos ouvidos.

Para parar isso, tente um exercício. ponha dois dedos nos de forma a fazer pressão mas sem se tornar desconfortável, depois inspire e tente aguentar o máximo e expire. durante alguns segundo respire normalmente e volte a repetir o ciclo mais umas vezes verá que se for este o seu caso vai parar.

Cody S.
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Zumbido não, mas às vezes "oiço" como se estivesse alguém a assobiar... Depois pára e volta passado umas horas, ou dias.. É um tom melódico, mas ainda não consegui perceber do que trata.

É um som bem distinto do zumbido, é o mesmo som de um assobio e, concentrando-me mais nele, deixo de o ouvir :/

PS: segundo o otorrino, está tudo ok.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Exatamente como eu, é tipo um frequência muito alta. Um som mesmo enervante, super agudo...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Meus caros
O som ou zumbido que me refiro é um som numa frequência muito baixa, quase no limite de audição do ser humano.
Alem do som nota se quase uma vibração,  por isso muita gente o compara com o trabalhar de um potente motor a diesel à distancia.
As pessoas que escutam e sabem logo exactamente o que é, porque que ouve realmente ouve...
À certos periodos no ano em que o zumbido poderá nao ser tao forte ou perceptível,  tenho algumas teorias entre as quais relacionadas com a posição do planeta/espaço ao longo do ano.
isto para dizer que com outra pessoa qur tambem ouve, já tenho comparado alturas do ano e mesmo horas do dia mais intensa ou de menos intensidade do som.
Cumprimentos

sofiagov
Só sei que esse tipo de zumbido não deve nada agradável...basta ter aqueles zumbidos normais que nos acontecem .

Olá
Realmente não é muito agradavel à noite quando se quer dormir, mas acabamos por nos habituar e aceitar.
Temos que levar isto de outra forma e pensar que é um dom que não à muita gente que tem....
A Sofia já leu sobre o assunto?
Cumprimentos

sofiagov
Citação de: corsario em 09 setembro, 2014, 16:45
Olá
Realmente não é muito agradavel à noite quando se quer dormir, mas acabamos por nos habituar e aceitar.
Temos que levar isto de outra forma e pensar que é um dom que não à muita gente que tem....
A Sofia já leu sobre o assunto?
Cumprimentos

Não li muito sobre o assunto em si, corsário.
geralmente o que tenho é o zumbido normal que qualquer pessoa tem.É de curta duração bastante forte, parece que rebenta o tímpano e fico com dor de cabeça, agora se for um zumbido muito mais forte e duradouro nem imagino de perto como é.
Já me aconteceu colocar as duas mão nas fontes para passar porque fico temporariamente surda .

Geralmente também acontece noite, mas penso que não seja nada de mais,  é apenas desagradável.

Sofia o zumbido não é muito forte nem alto mas sim o contrário,  é um som grave como HummmMMmmmMmm com pequenas oscilações e como disse antes em uma frequência baixissima.