Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Sanatório Marítimo do Norte - Vila Nova de Gaia
    Iniciado por dra_vany
    Lido 19.674 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Mais um sanatório abandonado, com imensa história, a merecer investigação.

É numa zona relativamente isolada, nas proximidades da praia, que se erguem a "Clínica Heliântia" e o "Sanatório Marítimo do Norte", no meio do Pinhal de Francelos.

Entre finais do século XIX e princípios do século XX, a Europa assistiu a um movimento assaz inovador de construção de "sanatórios", preferencialmente edificados em zonas onde se pudesse vislumbrar uma Natureza ainda pouco transformada pelo desenvolvimento económico, designadamente junto ao mar, com base no conceito formulado pelo médico suíço, Arnold Rikli (1823-1906), segundo o qual "A Água é benéfica; o ar é ainda mais, mas a luz é melhor". Contudo, o início da 1.ª Guerra Mundial (1914-1918) provocaria um acentuado decréscimo na sua proliferação. Foi, no entanto, em pleno conflito bélico, e numa altura em que Portugal se envolvia directamente no seu desenrolar, em 1916, que se procedeu à construção do Sanatório Marítimo, concebido pelo arquitecto Francisco de Oliveira Ferreira (1884 - 1957) a quem, em 1909, se atribuíra o primeiro lugar no concurso para o monumento a erguer aos Heróis da Guerra Peninsular, na cidade de Lisboa.

E terá sido, precisamente, esta sua primeira incursão pelos meandros de uma arquitectura especializada na área da saúde pública que o motivou a examinar os principais modelos europeus da época nesta área, a fim de conceber um novo projecto para as proximidades do sanatório. Foi com essa finalidade que, juntamente com o Dr. Ferreira Alves, decidiu deslocar-se à Suíça, onde visitou as clínicas do Dr. Rollier (1874 - 1958), em Leysin, famosas pelas técnicas inovadoras que implementava ao nível da Helioterapia. É certo que a acção benéfica do Sol era conhecida há algum tempo, como comprovavam os trabalhos de cientistas do século XVIII, como Lazzaro Spallanzani (1729-1799), L. L. Loreti, Faure e Le Peyre e Comte, assim como de Christoph Wilhem Hufeland (1762-1836), do médico francês Bertrand, e de muitos outros que, ao longo de toda a centúria de oitocentos dissertaram sobre o assunto, assaz pertinente num século que vira aumentar o número de tuberculosos. Mas foi, sobretudo, no dealbar do século XX que a Europa assistiu a uma multiplicação de estabelecimentos de saúde consagrados à Helioterapia, nomeadamente para tratamento da tuberculose pulmonar, como a coxalgia, "Mal de Pott", peritonite tuberculosa, etc.

E foi, assim, que, a par dos inaugurados em Saint Moritz (França) e em Veldes (Áustria), o sanatório helioterápico de Rollier obteria enorme sucesso, funcionado como verdadeiro protótipo de muitos outros construídos um pouco por todo o Continente europeu.
Reunidos todos os elementos indispensáveis à delineação de tão ambicionado projecto, F. de O. Ferreira iniciou a sua concepção em 1926, com base nos mais modernos conceitos da Helioterapia que aí visionara, e que deveria ganhar corpo em breve na praia de Valadares. Em 1930, inaugurava-se a "Clínica Heliântia", edificada segundo os parâmetros mais exigentes desta nova tipologia arquitectónica, onde o autor utilizou de modo arrojado e inovador alguns pormenores, tornando-se numa verdadeira fonte inspiradora para outros projectos nacionais.
De planta rectangular de quatro pisos com pé direito duplo e cobertura plana revestida com lajes de betão, toda a estrutura é ritmada pelas varandas abertas e separadas por pilares redondos e estriados; pela própria diversidade volumétrica, assim como através de outros elementos, como o escalonamento dos terraços e a presença do próprio solarium. Concebida em função da luz solar, as fachadas Nascente e Poente apresentam balcões sobrepostos verticalmente, enquanto os amplos degraus da fachada Sul recebem a luz solar sem qualquer interferência. No interior, ainda é possível observar a escadaria principal e as grades do antigo elevador, onde o principal elemento decorativo é assumido pelo girassol, presente nos demais recantos da clínica, como nos mosaicos dos pavimentos e nalguns candeeiros de tecto.
"There is no Death. There are no dead."

Interessante! Pena morar cá em baixo senão tinha que ir lá meter o bedelho lol
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Deve ser um bom sitio para investigar.
8)

Bom tópico.
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt


O edifício é lindo!merecia mesmo umas investigações,fiquei curiosa como será por dentro ;)

Citação de: JosePedras em 09 junho, 2010, 18:56
dá para entrar sem problemas?

Não sei dizer. Está planeado o aproveitamento do edifício para um centro de reabilitação física, à imagem do que era o sanatório há umas boas décadas atrás. Com isto quero dizer que o edifício está sob vigia (pode ver-se nas placas nos portões) e há pelo menos um segurança efectivamente a tomar conta daquilo, não sei se todos os dias. No entanto, se o segurança for dos simpáticos, pode ser que deixe entrar, o que ainda é melhor do que não ter ninguém a vigiar. ;)

Quanto ao interior, do que consegui vislumbrar da única vez que lá fui, parece estar mais ou menos cuidado. Totalmente abandonado não está. As enfermarias têm o mobiliário meio espalhado e tapado. De resto, não tive grande oportunidade de ver melhor, porque já estavam a desconfiar das minhas intenções ao invadir a propriedade. ;D

Cumprimentos

#6
Pessoal eu moro em gaia,fica nas praias,mas agora ja nao podemos entrar :S
aquilo esta a ser remodelado,e esta tudo selado,com barras de metal a volta,nem eu sabia que er assombrado,eu ia muitas vbezes para essa zona namorar.

Boas pessoal
Conheço bem o local :) aquilo nunca esteve abandonado mesmo tendo o aspecto de abandonado, moravam pessoas la dentro, muitas vezes passava la e via roupa a ser extendida para secar.
Neste momento esta a interdita a entrada de pessoas la dentro e nao mora la ninguem, vai ser reconstruido o Sanatorio para continuar com os tratamentos medicos que sempre la existiram.
Mas podem ir la ver aquilo de fora porque tem bonita arquitectura ;)


segundo parece o sanatorio ta em obras de remodelaçao e vai ficar novinho se passarem junto a praia veem bem

hum.
Parece que todos os  tão a ser recuperados uns para outro fins.
acho que podiam ser recuperados, neste caso serem utilizados como museus
isto para dar a conhecer melhor sobre esses sitius, não para construírem hotéis casinos etc.

Vai ser um centro de reabilitação física ;)

sendo assim fico mais contente por um local desse tipo ser utilizado para um fim desses :D

Citação de: NeonFlow em 24 novembro, 2010, 18:45
Vai ser um centro de reabilitação física ;)
exactamente vai ser para esse fim segundo senhor Filipe Menezes presidente da câmara de Gaia

Há muito que tentava lá ir mas como tem sistema de vigilância nunca consegui mais do que por o alarme a tocar, mas agora é tarde porque esta a ser renovado, está em obras há cerca de 5 meses.