Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Foto do lago azul descoberto em Marte
    Iniciado por MissTiny
    Lido 7.765 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A sonda europeia ao serviço da ESA acaba de divulgar uma das grandes fotografias da sua missão. Trata-se da imagem de um imenso lago gelado de cor azul, localizado no pólo Norte do planeta vermelho.


Parece uma piscina exótica algures num paraíso escondido da Terra, mas não é. A imagem captada pela objectiva de alta-
resolução da sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA), parece não deixar margem para dúvidas.



O enorme lago azul de água gelada (foto em cima) encontra-se numa cratera com 35 quilómetros de largura e dois quilómetros de profundidade, localizada no pólo Norte de Marte, também denominado Vastitas Borealis. Aquela água mantém-se gelada durante todo o ano marciano, já que a temperatura e a pressão existentes não possibilitam a passagem para o seu estado líquido.

A existência, ou não, deste líquido precioso em Marte foi, ao longo de décadas, um campo fértil para a discussão na comunidade científica. Mas, em Fevereiro último, a mesma sonda europeia conseguiu localizar uma capa de gelo submersa, indiciando a existência de um mar a 5 graus norte do Equador de Marte. Desde então, tanto a ESA como a NASA têm vindo a divulgar várias fotografias sobre possíveis placas de água gelada em Marte, mas esta última é, até à data, a mais surpreendente de todas.

Nos próximos tempos, a discussão primordial deverá ser direccionada para a existência ou não de alguma forma de vida (micro-organismo, por exemplo) no planeta vermelho.

Fonte:ciberia

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin



Bem ja sabem 1 hectar é para mim ao pe do lago. APar montara minha casinha e um hospital para depois quando for pa la gente poder ajudar. ;D
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

AndreiaLi


O pólo sul de Marte abriga depósitos de gelo com cerca de 1 milhão de km 2 (foto: Nasa / GSFC / JPL / Mola Project / Malin Space Science Systems).




Sinais de radar permitiram pela primeira vez avaliar com precisão o tamanho e a composição dos depósitos de gelo no pólo sul de Marte. A análise mostra que eles cobrem uma área de cerca de 1 milhão de km 2 , comparável à do Mato Grosso. Se a água ali contida estivesse espalhada pela superfície de Marte, o planeta vermelho seria inteiramente coberto por um oceano com 11 metros de profundidade.

Os cientistas suspeitavam que havia vastos depósitos de gelo nos pólos norte e sul de Marte desde a visita das naves Mariner e Viking, nos anos 1970. A existência desses depósitos foi comprovada por missões posteriores, mas sua extensão nunca havia sido medida com precisão. O feito só foi possível graças ao uso de um radar a bordo da nave Mars Express, que está em órbita do planeta vermelho desde o fim de 2003.

Os depósitos do pólo sul foram estudados entre novembro de 2005 e abril de 2006, ao longo de mais de 300 órbitas em torno de Marte. Sinais de radar eram enviados ao planeta, atingiam a base dos depósitos de gelo e eram refletidos de volta. A análise dos sinais refletidos permitiu inferir dados sobre a espessura, a topografia e a composição dos depósitos. Os resultados foram publicados por uma equipe internacional na edição desta semana da revista Science .



O mapa mostra a espessura das camadas de gelo do pólo sul de Marte (foto: Nasa / JPL / ASI /ESA /Univ. de Roma / Mola Science Team / USGS).




A análise confirmou que os depósitos são formados de gelo de água praticamente pura: é possível que eles contenham também alguma poeira, mas em proporção inferior a 10%. Os depósitos se estendem por cerca de 1 milhão de km 2 , sendo que em alguns pontos eles chegam a ter mais de 3,7 km de espessura. O volume total de gelo ali contido é de aproximadamente 1,6 milhão de km 3 . Como cada km 3 equivale a 1 bilhão de litros, fica fácil entender por que todo esse gelo seria capaz de cobrir toda a superfície de Marte.

Sem surpresa
Os números impressionam, mas eram aguardados pelos cientistas. "A quantidade de gelo identificada nos depósitos é aproximadamente aquela que esperávamos encontrar", disse à CH On-line Jeffrey Praut, geofísico do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (agência espacial norte-americana) e autor principal do estudo.

Um volume equivalente possivelmente se esconde nos depósitos do pólo norte de Marte, que ainda não foram avaliados com a mesma precisão. "Estamos analisando atualmente os dados sobre os depósitos do pólo norte e esperamos encontrar um resultado similar", confirma Praut.

Mas o geofísico se mostrou reservado quanto à possibilidade de exploração desses depósitos. Questionado sobre a facilidade de acesso ao gelo na eventualidade de uma colonização de Marte, ele respondeu: "Há vários locais em Marte em que acreditamos haver gelo de água acessível, e o pólo sul é um deles".


Fonte:
Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
15/03/2007

Raedon

se descobrirem que realmente houve vida em marte queria saber como foi que essa planeta acabou assim , ja que ele e bem mais distante do sol do que a terra para ser assim...
Poderia ser atingido por um meteoro mais um planeta com aquela proporção não creio que seria capaz de acabar com toda a vida assim , de destruição total   :-\

e ainda tem essa curiosidade :





Em Janeiro deste ano, a mídia mais uma vez promoveu especulações gratuitas sobre vida inteligente em Marte. O rover Spirit da NASA mandou uma foto do que pareceu ser uma "pessoa" sentada, apontando para algum lugar. A NASA ridicularizou as afirmações, dizendo que aquilo estava a poucos metros da câmera e a rocha não tinha mais que poucas polegadas de altura. O astrônomo Phil Plait, do website Bad Astronomy disse: "Se a imagem realmente é de um homem em Marte, então ele é incrivelmente pequeno. Estamos fazendo tempestade num copo d'água! É só a nossa tendência natural de ver formas familiares em objetos randômicos.

infelizmente ninguem sabe dizer se realmente era ou não uma pessoa  :-\

para mim tal como outras imagens de marte, são apenas pedras e conjuntos de sombras...
Eu, eu e eu, mai nada! :P

Acabei de ler no site da NASA uma notícia muito semelhante, em que se fala da descoberta de uma cratera com gelo, mas na Lua, não em Marte.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Támbem li essa noticia la !
mais so que a noticia de agua em marte que eu encontrei era de 2008  :-\

Sim, e não fala de quantidades tão grandes como as referidas aqui, nem pouco mais ou menos.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

apesar de todos outros sites dizem que a informação e da nasa , no proprio site da nasa nao tem nada a respeito  :laugh:

será que essa foto é mesmo verdadeira? e aquela com a forma de uma pessoa? hoje em dia as pessoas fazem o que querem com as fotos, não podemos acreditar em tudo...

e tambem não temos acesso ao conteudo da nasa.
então ficamos aprisionados a eles   ::)

a pareçe-me mais gelo do que outra coisa
Depois da morte não há nada e a morte também não é nada
não tou bem certo mas pronto

Além do nosso planeta, existem muitas maravilhas espalhadas por todo o sistema solar... Duvido que ainda seja no meu tempo, mas calculo que no futuro ainda teremos turismo em Marte.

Qualquer um pode tirar uma fotografia do Grand Canyon, ou no topo dos Alpes Suíços... mas uma fotografia de um nascer ou pôr-do-sol marciano seria algo de muito especial, e inesquecível!

:)
Someone once told me that time was a predator that stalked us all our lives, but I rather believe that time is a companion who goes with us on the journey, and reminds us to cherish every moment... because they'll never come again.

Existem várias teorias relativamente a Marte.
Uma delas conta que Marte já teve uma atmosfera, possivelmente idêntica a da Terra, não obrigatoriamente com uma percentagem de oxigénio que levaria a criação de vida como a conhecemos nem tão pouco com vida complexa, pois existem vestígios de água no planeta.
Uma vez que Marte tem uma massa inferior ao nosso planeta, Marte foi perdendo a atmosfera devido a fraca gravidade gerada pela falta de massa.
Sim é possível que tenha existido vida no Marte primordial, vida microscopia, prova disso é um pequeno asteroide encontrado aqui na Terra que se supõe vir de Marte e que contem provas de vida microscópica.

Bom é uma teria