Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Paralisia do sono - documentário
    Iniciado por pontozero
    Lido 22.780 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
A paralisia do sono é muitas vezes a causa de inúmeras experiências ditas paranormais resultando, desde a antiguidade, na criação de mitos como as Succubus e os Incubus, ou experiências como as viagens astrais/experiências fora do corpo, possessões, contactos com entidades ou extraterrestres.
Este fenómeno assustador para muitos é dos mais enigmáticos e cativantes comportamentos da mente  humana.

Enquanto pesquisava sobre o tema, que é sem dúvida o meu favorito de todas as temáticas "paranormais" encontrei este breve documentário que, na minha opinião, explica bastante bem o que é realmente a paralisia do sono e o que nela se pode experienciar.

Espero que gostem! ;)

The Science of Sleep Paralysis
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Moon*

Uma das minhas companheiras de casa sofre de paralisia do sono.
Curiosamente também tem sonhos premonitórios, de forma esporádica.

Não sei se as pessoas com mais sensibilidade para o oculto são as que mais sofrem de paralisia do sono, mas eu diria que sim.

Acho a paralisia do sono um fenómeno pouco paranormal, apesar de ser muito interessante. Mas é simplesmente um distúrbio do sono com explicação científica plausível. Mas quero crer que tem algo de paranormal.

Acho que não gostava de passar por uma experiência de paralisia do sono, soa aterrador.

#3
A paralisia do sono é de facto um fenómeno aterrador quando quem por ele passa não sabe aquilo que está a acontecer. Seja pelo simples facto de não se conseguir mexer ou pela paralisia associada ainda a sons e visões normalmente assustadoras. Não é de todo um fenómeno paranormal, mas muitas das pessoas que passam por isso acabam por acreditar que aquilo que viram/ouviram/sentiram se passou realmente. Daí este fenómeno originar tanto interesse e tantas histórias de "encontros".

Desde criança que regularmente tenho experiências de paralisia de sono e sonhos lúcidos. Aquilo que é assustador no início acaba por se tornar uma experiência bastante interessante e enriquecedora quando a conseguimos controlar.
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Alëksei SK
Desde o meio de dezembro que tenho tido diariamente esta triste experiência..

Acordo de noite (ou estou a sonhar, não percebo bem) com sons como que se alguem estivesse no meu quarto e desaparece-se na altura em que acordo e não me consigo mexer nem falar.. uma vez tentei berrar e o unico "som" que ouvia saido da minha boca era o barulho da respiração... por mais força que faça nao consigo mecher um unico dedo é a pior coisa que ja senti  :'(

genius
tambem ja me aconteceu tentar pedir ajuda acordado,e nao conseguir mexer me apesar de saber que estava acordado

Bom, achei o documentário deveras interessante e creio que explica de forma cientifica muita coisa! Parece pouca, mas até é bastante.

Já tive algumas das experiências aí relatadas, o barulho nos ouvidos, o qual o meu médico me disse que é o movimento dos músculos/tímpano dos mesmos, bem como as células destes que foram atacadas pela poluição sonora a morrerem e a serem renovadas, obviamente que há noite se sente muito mais isso, pois o silêncio da mesma é muito maior que de dia, e estamos num estado semi-adormecido onde estamos muito mais sensíveis aos estímulos, nem que seja por (normalmente) perdermos a visão (ver tudo negro) o que nos apura outros sentidos.

Em relação às sensações de levitação, já tive dessas sensações, não são regularmente, mas já tive a sensação de estar a cair por um precipício, aquela sensação do coração nas costas, tipo montanha-russa, de estar a voar (e devo confessar que esta adorei mesmo), como de estar a andar a roda e acordar mesmo tonto! Mas como se viu, isso é o nosso cérebro que cria.

Quanto a acordar paralisado... ainda não sei.... porque um dia (e só me aconteceu uma ou duas vezes, não mais) acordei ainda meio a sonhar mas a ver tudo, mas não me consegui mexer ou abrir a boca, ainda estou para saber se foi isso, ou se foi um mero sonho.... mas realmente quem sofre de paralisia do sono, deve ser mesmo assustador!

Boas a todos.

Sou novo por aqui e estava à procura de algum site que falasse sobre a paralisia de sono, necrolepsia ou algo do género, pois sofro imenso dessa grande...porcaria.

Respeito os credos de cada usuário aqui e apresento-me desde já como uma pessoa que tanto acredita no poder e objectividade da Ciência (ainda que tenha algumas limitações) e do Paranormal.

Como acima referi, chego à conclusão que sofro de paralisia de sono ou do que quer que seja, pois fico acordado sem me mexer e felizmente nessa fase, não tenho visões assim tão monstruosas. Também tenho o problema do barulho dos ouvidos, julgo que possa ser acúfenos e como algum utilizador deste fórum escreveu algures, à noite o silêncio torna-se barulho (grande metáfora).

Posso desde já informar que:

1) já fui a um Otorrinolaringologista, resultado para os ouvidos: tenho uma audição acima da média. No entanto, tenho esses zumbidos, barulhos, cascata de água, etc, nos ouvidos;

2) fui a um médico de clínica-geral, disse-lhe os meus sintomas e recomendou-me calmantes (daqueles viciantes que nos deixam completamente drogados ou pedrados (quase como autistas);

3) Desde a alínea 2) que passei a procurar calmantes naturais e continuo com os mesmos sintomas, só que desta vez naturalmente pedrado lol.

Peço desculpa se o meu post está muito grande, com erros ou sem nexo mas na verdade, ambiciono algumas opiniões vossas ou de alguém que possa saber mais qualquer coisa sobre estes problemas, muito obrigado!

Ramalhete
Boas


Para quem tem problemas de sono como eu tive recomendo, a maior especialista de Portugal e arredores, garantidamente:
Drª Teresa Paiva (neurologista).

Recomendo o livro da mesma "Bom sono boa vida".


Durmam bem

P.S- Atenção, não tomei um único comprimido para dormir até hoje...

Talvez à um ano e meio postei aqui algo do género disto, realmente é incrível como até os relatos das pessoas são iguais.

Tive a ver em alguns fóruns e acho muito interessante o facto de em tudo o que li, ter que haver sempre para além do nosso espírito fora do seu corpo uma outra "alma" estranha.
Não existe nada como o sobrenatural, existe sim, a nossa natureza desconhecida.

Obrigado pelo documentario. Desde os 13/14 anos que tive varias experiencias da paralisia de sono (e o meu irmao tambem), e e sempre bom percebermos o que realmente acontece. Porem, mesmo sabendo que nao e "real" a pessoa tem a experiencia, ou seja para nos e bem real.

Citação de: Dreamz em 22 novembro, 2010, 02:20
Talvez à um ano e meio postei aqui algo do género disto, realmente é incrível como até os relatos das pessoas são iguais.


Quando tive pela 1a vez nao tinha acesso a net nem conhecia ninguem que tivesse tido uma experiencia similar. mas com a internet podemos ver o quanto similares sao muitas das experiencias.
pode assustar muito, e aterrorizador, mas espero voltar a ter a experiencia mais vezes.

AndreiaLi
Olá, se consideras a experiência assustadora porque esperas tê-la mais vezes? curiosidade em dominar a sensação que a mesma te provoca?

simplesmente porque a sensaçao de alivio apos aqueles momentos, ou quando chega a manha, e muito boa. tambem e uma experiencia quase paranormal, e quase como aqueles gajos que vao passar noites para casas supostamente assombradas. porque razao fazem isso?

Arena Eterna
#13
Olá.  :)

Já tive a paralisia do sono três vezes (na última vez a minha cama começou a tremer feito louca, enquanto que a minha namorada dormia tranquilamente ::)).

Sou um tipo mais cético e encaro este problema de forma mais científica, mas compreendo o resto do pessoal que leva isto para o paranormal. É mesmo um medo!

Criei um blog dedicado apenas à paralisia do sono: Hiperligação removida

Passem por lá caso queiram mais informações sobre este distúrbio do sono.

Um abraço!



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.



Eu tenho esse sonho masi que uma vez por semana à anos, para ser sincero não me lembro da primeira vez

Bruxinha85
#15
Arena Eterna é pena que a hiperligação desse blog já tenha sido removida.
Tentei também ver o documentário, mas não consegui, parece que já foi removido.
Ao ler estes comentários fiquei mais descansada, pois sei que isto não me acontece só a mim e não sou a única a ter medo destes "sonhos".
Ao ter estes "Sonhos" ouvia apenas conversas de pessoas que estão em casa, mas a última vez que aconteceu, este sábado senti que alguém me tentava abrir a porta do armário do meu quarto, e quando acordei reparei que ninguém estava no meu quarto, contudo a dado momento senti que tinha um espírito no meu quarto o que pensei que estava a ficar tola, mas pelos vistos não e ainda bem. Este é um site muito bom, até porque encontramos de tudo e muita gente sente o mesmo que nós, já se falamos a alguma pessoa amiga de certos assuntos as vezes ainda podem pensar que somos tolos.
O mais  engraçado é que foi aqui referido que tinham tentado gritar pela mãe e não tinham conseguido proferir nenhum som, o que a mim me aconteceu o mesmo o que foi horrível.

Ufa, houve uma altura da minha vida que isso me acontecia diariamente  :o Ainda bem que já lá vão uns anos! Eu chegava a pensar que ia sufocar por ter os lençóis a tapar a cara e querer tirá-los mas não me conseguir mexer!! Sempre que me acontecia isso eu tentava fazer muita força para me tentar mexer e conseguir "desbloquear-me"  :)

#17
Boa tarde,

Já me aconteceu ter este tipo de paralisia pelo menos 4 vezes.
Sinto uma pressão enorme a empurrar-me pelo colchão abaixo...

A 1ª vez que me aconteceu foi há 8 anos atrás, eu posso jurar que estava completamente acordado:
Ouvi alguém tocar a campainha, levantei-me da cama cheio de sono, não perguntei quem era, abri sem receio e vi um vulto, de repente senti-me ser levado de volta para a cama em fracções de segundos e aí, uma pressão enorme sobre o meu corpo...
Tentei gritar, mexer mas nada...
Acabei por acordar e adormecer logo a seguir

A 2ª vez foi logo no dia seguinte, aconteceu simplesmente, já não ouve nenhum toque de campainha.
Volto a sentir-me empurrado para dentro do colchão...
Mesma situação, não conseguia nem gritar nem mexer-me.
Acordei e voltei a adormecer.

A 3ª vez foi bem diferente...
Decidi preparar-me para caso acontece-se, decidi dormir de barriga para baixo (ao contrario das outras 2 vezes em que dormia de barriga para cima).
Aconteceu logo no dia seguinte, e ao sentir que algo estava a tentar "controlar-me", fiz força com os braços para obrigar o meu corpo a levantar-me, e acreditem, fiz mesmo muita força!
Acordei em poucos segundos e voltei a adormecer.
No dia seguinte, ao levantar-me, tinha o meu travesseiro cheio de sangue que vinha da posição do meu nariz, mas a minha cara não tinha nem uma pinga de sangue para lavar...

A partir desse dia nunca mais aconteceu... até há 1 mês atrás.

Estava a experimentar pela segunda vez a meditação da Terapia da Vida Passada (TVP), com um ficheiro mp3 que o membro FatyLee deste forum colocou à nossa disposição.
Estava com sono e adormeci durante a meditação, a paralisia voltou a acontecer nessa noite, a minha esposa (entretanto casei) acordou-me porque, como não conseguia gritar decidi dar pequenos toques com os meus pés, na perna dela. Ela disse-me que estava a gemer muito alto.

Já agora, voltei a meditar a TVP, mas nunca até hoje consegui ver nada sobre o meu passado...



Aconteceu-me á cerca de um ano. Só mais tarde ao fim de pesquisar é que relacionei com paralisia do sono. A dormir de barriga para cima e meio a dormir meio acordado senti uma enorme pressão no peito e pescoço. Assim que abro os olhos vi ou sonhei com uma espécie de uma gargula ou coisa parecida de cócoras em cima do meu peito e a sufocar me com as duas mãos. Tentei desesperadamente gritar e me mover para tirar o (monstro) de cima de mim e a cada tentativa sentia mais pressão em cima continuando eu imóvel.fiquei com a sensação que durou uns 15 min. Quando finalmente consegui me mexer ou acordar , o coração batia muito depressa e sentia o pescoço contraído nos músculos. Espero nunca ter mais nenhum episódio igual pois o resto dessa noite não dormi a tentar perceber o que se tinha passado .