Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.589
Total de mensagens
369.789
Total de tópicos
27.004
  • TVDE ou Viatura Própria?
    Iniciado por Kyrie
    Lido 127 vezes

Boa noite.

Estou com uma dúvida e gostaria da vossa opinião.
De momento não tenho viatura própria,por isso desloco-me em transportes públicos.
Contudo por motivos profissionais, irei iniciar horários em que não tenho transporte público para a zona onde moro,devido à hora tardia em que saio do serviço.
Pelas minhas contas, irei gastar em TVDE, cerca de 60 euros mensais,e para o passe mensal de transportes públicos serão mais 40.
Por este valor, acham que compensa andar de TVDE ou uma viatura própria seria melhor opção?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Boa tarde.

Eu tenho um carro com motor a Gasóleo, possui uma cilindrada 2.0 e está a fazer consumos de 5.5 / 6 Litros aos 100 Kilómetros. Costumo colocar 50€ de Gasóleo todos os meses e dá-me para o mês caso eu faça uma condução ligeira com velocidades de 90/100km/h em autoestrada e 50km/h nas estradas nacionais. Tem meses que consigo fazer aproximadamente 890 Kilómetros rodados no meu carro. Costumo abastecer na Prio com Bio Diesel que neste momento custa cerca de 1.50€ por litro, faço 100 kilómetros de viagem por 9€ usando as velocidades que referi. O meu carro tem um depósito com capacidade de 52 Litros de Gasóleo.
Contudo além do combustivel, também tenho as despesas de mecânica do meu carro e a higienização. As despesas de mêcanica não são todos os dias mas anualmente, devido à inspecção no centro de inspecções. Normalmente nessa vertente gasto cerca de 150€ para o mecânico fazer as manutenções que sejam necessárias (poderá ultrapassar esse valor, caso haja algo grave que possa surgir no carro). Resumindo gasto apróximadamente 800€ por ano com o meu carro. Quanto costuma gastar anualmente com transportes publicos e UBER?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: Kyrie em 24 abril, 2025, 19:54Ola Índigo.

Agradeço a tua resposta.

Por ano em transportes públicos gasto 480 euros e posso-me deslocar para toda a zona do Porto, Gaia, Póvoa do Varzim, etc. Isto porque é o valor da rede geral que dá para autocarros, metro e também comboio dentro da zona metropolitana.
Com a TVDE iria gastar mais 100 euros do que tu gastas anualmente com as despesas do teu carro.
Além da mecânica, existem também os gastos com o seguro, IUC.
Mesmo assim, o carro dá uma liberdade única, porque já tive carro há uns anos e sei bem o que é pegar no carro sempre que se quer e ir para onde se quer.

Vou indo e vou vendo, até quando a TVDE compensa.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Boa noite.

Exato, existe também a despesa do seguro e IUC.
Nunca usei os serviços de TVDE, porém, vejo que existem carros diferentes em circulação. Os valores cobrados na viagem são iguais para todos os veículos ou variam consoante o veículo que procuramos?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Os valores são diferentes para cada tipo de viatura. Existem os "normais", que normalmente são conduzidos pelos indostanicos, com condições mais precárias, os partilhados, em que a viagem é partilhada com mais pessoas que vão ou passam pelo mesmo destino, e depois os mais confortáveis, que acho se intitularem por "Black".
Os que têm as tarifas mais acessíveis, são os "normais" e os partilhados.

Indigo.

Toyota Yaris 2025.
O que te parece?

Citação de: Kyrie em 27 abril, 2025, 15:53Indigo.

Toyota Yaris 2025.
O que te parece?

Um excelente carro
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Citação de: flor123 em 27 abril, 2025, 20:31Um excelente carro

Sim. Mas para já vou testar a TVDE, porque pelas minhas contas sempre fica mais acessível e para já o carro não é essencial, mas também sei que não por muito tempo.

Bom dia.

Sempre conduzi carros de marcas Alemãs (Opel e BMW) a Opel foi a que menos me deu problemas. Sei que antigamente as marcas japonesas eram bastante fiáveis, contudo, muitas empresas de automóveis actualmente foram cortando em alguns componente e usando material cada vez mais barato, o que poderá traduzir-se em avarias ou problemas estéticos. Felizmente hoje em dia existem foruns onde as pessoas falam sobre os carros e sobre os problemas deles, pode sempre ir vendo opiniões sobre as marcas que procura.