Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Sobrenatural ou Natural: O meu Avô diz que fala com a minha avó e tia falecidas
    Iniciado por brunojge
    Lido 55 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sou uma pessoa que coloca em primeiro as explicações científicas para filtrar os acontecimentos ditos de paranormais. Não por duvidar da existência deles, mas para excluir o que é mera manifestação material e humana. Dessa forma, posso acreditar no que considero sobrenatural. Foi o que usei para explicar o que aconteceu com o meu avô.
Com 92 anos, o meu avô ainda goza de uma certa independência de movimentos, apesar de não ser recomendado que viva sozinho. Com esta idade, toma apenas medicação para a tensão alta e coloca pomada para as dores de uma hérnia na perna.
Perdeu a sua esposa, e minha avó, há menos de um ano e desde então quis viver sozinho. Porém, com a solidão a pesar, consegui convencê-lo a vir viver comigo e a minha família. Até lá, era a minha mãe e uma sobrinha que o iam todas as semanas fazer limpeza e levar as coisas básicas para ele e deixar comida.
Ante de vir viver connosco, a sobrinha contou-me que o meu avô lhe contara que a minha avó e uma tia que faleceu às vezes iam ter com ele à noite e fazer barulho. Como queria dormir, mandava-as embora e voltava a dormir. A sobrinha disse que era ele a sonhar, ao que respondeu que não estava e que as vê mesmo.
Tenho razões para acreditar que não se trata de senilidade, já que ainda tem cabeça para fazer o sudoku, palavras cruzadas e ensinar a tabuada e as contas de dividir ao bisneto.
Com isto, seria expectável acreditar que o espírito da minha avó e da minha tia o visitassem durante a noite. Mas, quis ir aprofundar mais a questão.
Há uns tempos para cá, ele começou a sofrer azia. Nenhum problema de estômago, sem ser o facto de que janta e vai se deitar de imediato. Correlacionado? Não me parece, só que a azia fazia com que o oxigênio no sangue reduzisse e quando este não chegue na quantidade suficiente causa hipoxia cerebral. Uma das causas é criar confusão, o que justificaria uma confusão entre o sonho e a realidade. A isto, podemos juntar o facto de o corpo poderia ter despertado mais rápido que o cérebro, uma condição que pode ser observada na paralisia do sono.
Por isso, não acredito que se trate de algo sobrenatural por estes motivos. Acrescento, ainda, que descobri que o meu avô fala enquanto dorme. Foi numa destas noites antes de me deitar que pude ouvi-lo e observá-lo em que dizia: "tem calma que já vou levar um chá".
Para ser justo, mesmo com o meu ceticismo para esta situação, tenho de considerar que as explicações que dei podem ser as mesmas que explicam como o processo sobrenatural funciona. Afinal, mesmo sendo de origem sobrenatural, para se manifestarem no nosso mundo, necessitam de usar as Leis da Física para interagirem com os vivos.
Agora, gostaria de saber as vossas opiniões sobre o assunto. Consideram é algo espiritual ou físico? O que vos leva a optar por essa resposta?
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.