Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.624
Total de tópicos
26.967
  • Rio de Janeiro contrata espírita para travar chuva
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.362 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O espectáculo da passagem-de-ano está preparado na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, onde são esperadas dois milhões de pessoas, das quais 500 mil são estrangeiros. Música, baile e um dos fogos de artifícios mais espectaculares do mundo não vão faltar. O que os responsáveis 'cariocas' não querem é chuva.

Os meteorologistas prevêem uma chuva muito forte para a noite de amanhã, o que poderia impedir o espectáculo. O presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer contrariar as estimativas dos especialistas e, por isso, contratou uma armada de peso: magos, espíritas, curas e pastores evangélicos para que juntos impeçam a queda de precipitação.

A grande estrela é a espírita Adelaide Scrittori, da Fundação Espírita Cacique Cobra de Coral, que assegura ser capaz de incorporar um espírito que influencia a meteorologia. "Toda a ajuda espiritual é válida e bem-vinda", afirmou o presidente Paes, sustentando que os 'cariocas' não sabem terminar o ano e entrar no seguinte sem uma explosão sensual de alegria.

Para provar que está mesmo empenhado, Paes ofereceu milhares de flores à deusa africana Iemanjá, que foram largadas em alto mar em sua honra.


Fonte:CM

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

S.Cipriano

Há regiões em que se fazem orações para que chova. Deus não pode agradar a Gregos e a Troianos!

coldwater
A pessoa contratada não era obviamente espírita. A tal fundação 'Cobra Coral' tem 'espírita' no nome, como muitas associações têm as mais estapafúrdias designações que não correspondem ao conteúdo. Há universidades que não são universidades, há curandeiros que se dizem mandatados pelo Papa, há institutos médicos que não têm lá dentro um médico que seja, enfim, há gente para tudo. Mas neste caso há mais que isso:

No Brasil, durante o período da Ditadura, todas as religiões e filosofias espiritualistas foram perseguidas (como aconteceu em Portugal, aliás), à excepção da religião católica. No entanto, no Brasil, a filosofia espírita escapou a essa perseguição. As associações religiosas da Umbanda, do Candomblè, e outras, aproveitaram (e muito bem, acho eu), essa excepção, e legalizaram-se com o a designação de 'espíritas'. Só assim escaparam à clandestinidade.

Esta tal fundação possui a designação 'espírita' no nome por via dessa ocorrência histórica. Com todo o respeito pela referida fundação, e por todas as religiões e filosofias, o Espiritismo jamais se presta a coisas tais como 'fazer chover'. O Espiritismo é fé raciocinada e Cristianismo na sua mais simples expressão, contendo vertente filosófica, moral e científica.

O Espiritismo é uma doutrina filosófica perfeitamente delimitada em termos de conteúdo e âmbito, nas 5 obras básicas, de seus nomes 'O Livro dos Espíritos', 'O Livro dos Médiuns?, 'O Evangelho Segundo o Espiritismo', 'O Céu e o Inferno' e 'A Génese'. O Espiritismo é cultura, e os espíritas são pessoas com as suas profissões e famílias, que se dedicam a esta filosofia de forma RIGOROSAMENTE GRATUITA. Infelizmente ainda há pessoas superficiais e com pouco conhecimento do que falam, e que continuam a confundir Espiritismo com mediunidade, que é uma faculdade orgânica, natural em todos os seres humanos.

E há também a Imprensa tendenciosa, como é o caso da agência que veiculou esta notícia, e que é fortemente anti-espírita, porque subordinada a um grupo económico que é também uma religião recente e muito poderosa, que pretende o exclusivismo. Como a doutrina espírita é pelo livre pensamento e pela liberdade religiosa, tem estado sempre na mira dos fundamentalistas. Em Espanha, durante a ditadura de Franco, foram fuzilados espíritas. Em Portugal amargaram as prisões da PIDE nos tempos de Salazar.

coldwater

Citação de: coldwater em 18 janeiro, 2012, 17:28
A pessoa contratada não era obviamente espírita. A tal fundação 'Cobra Coral' tem 'espírita' no nome, como muitas associações têm as mais estapafúrdias designações que não correspondem ao conteúdo. Há universidades que não são universidades, há curandeiros que se dizem mandatados pelo Papa, há institutos médicos que não têm lá dentro um médico que seja, enfim, há gente para tudo. Mas neste caso há mais que isso:

No Brasil, durante o período da Ditadura, todas as religiões e filosofias espiritualistas foram perseguidas (como aconteceu em Portugal, aliás), à excepção da religião católica. No entanto, no Brasil, a filosofia espírita escapou a essa perseguição. As associações religiosas da Umbanda, do Candomblè, e outras, aproveitaram (e muito bem, acho eu), essa excepção, e legalizaram-se com o a designação de 'espíritas'. Só assim escaparam à clandestinidade.

Esta tal fundação possui a designação 'espírita' no nome por via dessa ocorrência histórica. Com todo o respeito pela referida fundação, e por todas as religiões e filosofias, o Espiritismo jamais se presta a coisas tais como 'fazer chover'. O Espiritismo é fé raciocinada e Cristianismo na sua mais simples expressão, contendo vertente filosófica, moral e científica.

O Espiritismo é uma doutrina filosófica perfeitamente delimitada em termos de conteúdo e âmbito, nas 5 obras básicas, de seus nomes 'O Livro dos Espíritos', 'O Livro dos Médiuns?, 'O Evangelho Segundo o Espiritismo', 'O Céu e o Inferno' e 'A Génese'. O Espiritismo é cultura, e os espíritas são pessoas com as suas profissões e famílias, que se dedicam a esta filosofia de forma RIGOROSAMENTE GRATUITA. Infelizmente ainda há pessoas superficiais e com pouco conhecimento do que falam, e que continuam a confundir Espiritismo com mediunidade, que é uma faculdade orgânica, natural em todos os seres humanos.

E há também a Imprensa tendenciosa, como é o caso da agência que veiculou esta notícia, e que é fortemente anti-espírita, porque subordinada a um grupo económico que é também uma religião recente e muito poderosa, que pretende o exclusivismo. Como a doutrina espírita é pelo livre pensamento e pela liberdade religiosa, tem estado sempre na mira dos fundamentalistas. Em Espanha, durante a ditadura de Franco, foram fuzilados espíritas. Em Portugal amargaram as prisões da PIDE nos tempos de Salazar.

coldwater

Não devemos se apossar de uma palavra, por que espiritismo ou espirita só significa um determinado tipo de devoção, não podemos simplificar a tradução de espirita para apenas um determinado tem tipo de crença, pois incorremos no erro de achar como ao longo da história que se não for icar não é cristão e sim pagão, cuidado com as ideologias que colocam palavras com apenas um significado de fé e o resto esta errado.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

coldwater
Caro amigo,

Há palavras com sentido geral e palavras com sentido restrito. Vamos a um exemplo: 'Andebol' é a palavra que designa um desporto colectivo, com bola, jogado com as mãos. Futebol é com os pés, futebol americano é com os pés e com as mãos. Possuem as suas regras, de federações a sua estrutura organizativa. Se eu me referir a um jogo de andebol como sendo de futebol, estarei a baralhar as coisas. Já o termo 'desporto', por exemplo, tem um sentido mais amplo, referindo-se a actividades físicas e intelectuais competitivas ou lúdicas, e eventualmente pode ter outras conotações, por exemplo, "Fulano de tal aceita as contrariedades com desportivismo", ou "Sicrano trabalha por desporto".

O mesmo se passa com o termo 'Espiritismo', que tem um significado perfeitamente delimitado. Antes de 18 de Abril de 1857, jamais o termo Espiritismo tinha sido usado. A palavra aparece pela primeira vez na obra 'O Livo dos Espíritos', compilada, comentada e publicada por Allan Kardec, polimata francês, que a redigiu com base em comunicações mediúnicas recebidas em grupos espalhados pelos 5 continentes (cerca de mil grupos).

Desde então, a Doutrina Espírita, ou Espiritismo, tem desenvolvido o seu trabalho de divulgação, de esclarecimento e de filantropia. As associações espíritas são grupos devidamente legalizados, são mantidas com as quotizações dos seus fundadores e desenvolvem as suas actividades de forma rigorosamente gratuita, não constituindo mais uma religião, ou mais uma seita, nem configurando práticas de ocultismo, magia, adivinhação ou quejandos. O Espiritismo é Cultura, e os espíritas (simpatizantes do espiritismo), têm as suas profissões, as suas famílias e as suas obrigações sociais, como qualquer cidadão. O Espiritismo está representado por federações nacionais, continentais, regionais e pelo Conselho Espírita Mundial. Existem diversas associações de Divulgadores de Espiritismo, como por exemplo, em Portugal a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, cujos membros, nas suas horas vagas e a expensas próprias, promovem palestras públicas, sessões de esclarecimento e outras iniciativas, por todo o País,

O Espiritismo demarca-se veementemente de práticas como as descritas nesta notícia, que considera do campo da crendice, e acima de tudo, o Espiritismo deplora a exploração comercial da Fé. O Espiritismo luta pelo primado da Ciência e da Razão, e pela liberdade de consciência e esclarecimento. Dito isto, deve entender que é abusiva a apropriação de uma designação para a aplicar a  práticas e idiossincrasias totalmente opostas.

Que as pessoas paguem a quem prometa chuva, que as pessoas gostem de consultar magos e adivinhos, que as pessoas gostem de pagar para as livrarem do 'mau-olhado', e etc., etc., estão em seu pleo direito. Chamar a essas coisas Espiritismo, decididamente, NÃO.

Imagine que aparecia aí uma organização de charlatães a vender a cura da SIDA através de salsa (já aconteceu), e que esse grupo resolvia dizer-se, por exemplo, Cruz Vermelha Portuguesa. Obviamente que era um abuso. Ou pelo menos uma patetice e uma chiquespertice saloia de todo o tamanho!

Cordialmente,

coldwater

#7
Citação de: coldwater em 20 janeiro, 2012, 01:34
Caro amigo,

Há palavras com sentido geral e palavras com sentido restrito. Vamos a um exemplo: 'Andebol' é a palavra que designa um desporto colectivo, com bola, jogado com as mãos. Futebol é com os pés, futebol americano é com os pés e com as mãos. Possuem as suas regras, de federações a sua estrutura organizativa. Se eu me referir a um jogo de andebol como sendo de futebol, estarei a baralhar as coisas. Já o termo 'desporto', por exemplo, tem um sentido mais amplo, referindo-se a actividades físicas e intelectuais competitivas ou lúdicas, e eventualmente pode ter outras conotações, por exemplo, "Fulano de tal aceita as contrariedades com desportivismo", ou "Sicrano trabalha por desporto".

O mesmo se passa com o termo 'Espiritismo', que tem um significado perfeitamente delimitado. Antes de 18 de Abril de 1857, jamais o termo Espiritismo tinha sido usado. A palavra aparece pela primeira vez na obra 'O Livo dos Espíritos', compilada, comentada e publicada por Allan Kardec, polimata francês, que a redigiu com base em comunicações mediúnicas recebidas em grupos espalhados pelos 5 continentes (cerca de mil grupos).

Desde então, a Doutrina Espírita, ou Espiritismo, tem desenvolvido o seu trabalho de divulgação, de esclarecimento e de filantropia. As associações espíritas são grupos devidamente legalizados, são mantidas com as quotizações dos seus fundadores e desenvolvem as suas actividades de forma rigorosamente gratuita, não constituindo mais uma religião, ou mais uma seita, nem configurando práticas de ocultismo, magia, adivinhação ou quejandos. O Espiritismo é Cultura, e os espíritas (simpatizantes do espiritismo), têm as suas profissões, as suas famílias e as suas obrigações sociais, como qualquer cidadão. O Espiritismo está representado por federações nacionais, continentais, regionais e pelo Conselho Espírita Mundial. Existem diversas associações de Divulgadores de Espiritismo, como por exemplo, em Portugal a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal, cujos membros, nas suas horas vagas e a expensas próprias, promovem palestras públicas, sessões de esclarecimento e outras iniciativas, por todo o País,

O Espiritismo demarca-se veementemente de práticas como as descritas nesta notícia, que considera do campo da crendice, e acima de tudo, o Espiritismo deplora a exploração comercial da Fé. O Espiritismo luta pelo primado da Ciência e da Razão, e pela liberdade de consciência e esclarecimento. Dito isto, deve entender que é abusiva a apropriação de uma designação para a aplicar a  práticas e idiossincrasias totalmente opostas.

Que as pessoas paguem a quem prometa chuva, que as pessoas gostem de consultar magos e adivinhos, que as pessoas gostem de pagar para as livrarem do 'mau-olhado', e etc., etc., estão em seu pleo direito. Chamar a essas coisas Espiritismo, decididamente, NÃO.

Imagine que aparecia aí uma organização de charlatães a vender a cura da SIDA através de salsa (já aconteceu), e que esse grupo resolvia dizer-se, por exemplo, Cruz Vermelha Portuguesa. Obviamente que era um abuso. Ou pelo menos uma patetice e uma chiquespertice saloia de todo o tamanho!

Cordialmente,

coldwater

A palavra espírito apresenta diferentes significados.


Etimologia


A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- ("soprar"). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia Judeo-Cristão (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)

A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.


Filosofia


Espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. Ele é freqüentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também concebida como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).

Na Antiguidade, o sopro e o que ele portava (o som, a voz, a palavra, o nome) continha a vida, seja em protótipo, em essência ou em potência (mítica). No tronco judaico-cristão das religiões diz-se que Deus soprou o barro para gerar o (ser no) homem. Dar um nome aos seres vivos ou não, emitir o som do nome (i.e, chamar por um nome, imitar as vozes animais, mimitizá-los, fazer do nome onomatopéia, apresentar-lhes na língua, dar-lhes uma palavra que lhes chame etc), fazer soar pela emissão do sopro vocal, significava possuir (ter o que é deles, a carne, a voz, i.e., ser-lhes o proprietário). Assim, diz-se também que ao dar nomes aos animais, o Homem ancestral, tomou deles a posse, tomou deles algo, deu-lhes a representação, o espírito. Nos contos míticos, emitir um som significa chamar pelo ser que atente a tal som. Assim, o gênio da lâmpada de Aladino das (Mil e Uma Noites) aparecia quando Aladim esfregava a lampada maravilhosa, assim emitindo um ruído ou som que era exatamente o nome do gênio encarcerado.

Em política, diz-se do espírito das leis, expresso na constituição. O termo espírito das leis vem de Montesquieu, que escreveu um livro sobre com este título, no qual ele descreve o sistema tripartite de repartição dos estados.


Corpo e espírito


Em diferentes culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.

Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias imiscíveis, cada qual com uma natureza diferente: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (res cogitans), enquanto o corpo às coisas do mundo com extensão (res extensa), i.e., ao mundo das coisas mensuráveis. Descartes acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo. Sua visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade. Pensava em partes separadas, no que ligaria o que com o que, qual seria a função de cada parte, em suas relações etc.

Para algumas tradições religiosas, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. Para estas, a morte parece não encerrar a existência de cada ser particular.



Psicologia


Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.


Espiritologia


De acordo com a espiritologia (ou "psicologia espiritual"), o espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astral), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo. Segundo esta corrente, o ser humano pode entrar em contacto com outros lugares ou até outras épocas, sendo que, alguns pesquisadores, como o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral como meio de intervir no Mundo Terrestre.


Espíritos na Bíblia


Na Bíblia, a expressão "espíritos" também se refere aos anjos que se rebelaram contra Deus. Na tradição judaico cristã, são também chamados de "anjos decaidos", "espíritos impuros" ou "demónios". Eles subordinaram-se à liderança de um anjo rebelde que foi proeminente na hierarquia angélica, comummente denominado por Satanás e Diabo.

Segundo a bíblia, embora impedidos de se materializar, estes "anjos decaidos" teriam grande poder e influência sobre a mente e o modo de viver dos humanos. Teriam capacidade de se incorporar em humanos e em animais e possuí-los (possessão espírita, não delirio de possessão), e também usam coisas inanimadas (assombração), tais como casas ou objectos.

No Novo Testamento, o uso do termo "demónio", em gr. daimoníon, é limitado e específico em comparação com as noções dos antigos filósofos e o modo em que esta palavra era usada no grego clássico. Originalmente, o termo daimoníon designava as divindades, que podiam ser boas ou ruins.




Espiritismo


Segundo a Doutrina espírita, o espírito é a individualização do princípio inteligente do Universo. Quando encarnado - ou seja, vestido de um corpo humano - é chamado de alma, nesta situação alma e espírito são as mesmas coisas. A reencarnação, segundo o espiritismo, é o processo de auto-aperfeiçoamento por que passam todos os espíritos.

Para os espíritas, o estado natural do espírito seria o de liberdade em relação à matéria, ou seja, a condição de desencarnado. Nesta situação, o espírito mantém a sua personalidade e suas características individuais.

Também segundo a doutrina espírita, a interação do espírito com o cérebro se dá através do perispírito. Este conecta a vontade que nasce no espírito com o estímulo que direciona o cérebro.

Para designar um espírito específico, os espíritas utilizam a inicial em maiúsculo, como por exemplo: "O Espírito Emmanuel".


Teosofia


Na Teosofia, o espírito é associado aos dois princípios mais elevados do Homem, a díade Atman-Budhi, a essência imortal do Homem.


Outras teorias


Na teoria Shmuelin, o espírito Divino que reside na mente do homem – o Ajustador do Pensamento. Este espírito imortal é pré-pessoal – não é uma personalidade, se bem que esteja destinado a transformar-se em uma parte da personalidade da criatura mortal, quando da sua sobrevivência.


Só por que foi organizada primeiro não pode se apropriar da palavra, os icar se organizaram primeiros como cristãos e hoje temos ostras religiões cristãs, só por isto elas não estão erradas.
E respeito a definição citada por voce sobre  Allan Kardec.
Mas posso dizer espirito é mais antigo esta terminação.
Cordialmente. ::)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

coldwater
Vamos tentar definir conceitos. Cada coisa deve ter seu nome, a bem da clareza de comunicação. Se numa cozinha de um restaurante o 'chef' pedir ao ajudante batatas e este lhe trouxer cebolas... temos o caldo entornado, de certeza. As pessoas, os objectos, os países, as ruas, as cidades, e até as ideias, devem ter as suas designações, para que o mundo não se torne uma Babel inextrincável.

- Espírito é uma coisa, e as suas citações são correctas; mas Espiritismo é outra.

- Espiritualismo é outra coisa, também. Espiritualista é toda a filosofia ou religião que postula a existência de Deus e da imortalidade da alma.

O Catolicismo Romano e Ortodoxo; o Protestantismo; o Islamismo; o Judaísmo; o Sikhismo; a Umbanda; são exemplos de religiões espiritualistas.

O Espiritismo; o Martinismo; o Racionalismo Cristão; a Teosofia; o Rosacrucianismo; o Modern Spiritualism/Moderno Espiritualismo; são exemplos de filosofias espiritualistas.

O Budismo é uma filosofia parcialmente espiritualista, pois não se debruça sobre a exist~encia de Deus, ficando isso ao critério de cada um.

O Humanismo é um exemplo de uma religião não espiritualista, pois, assumindo-se como religião, cultiva o ateísmo.

- Não devemos, finalmente, confundir mediunidade (faculdade orgânica que cada um usa como quer), com Espiritismo (corpo doutrinário e movimento cultural).

- Sobre a questão do  Cristianismo e da 'apropriação de designações': Cristianismo é um conceito amplo. Jesus de nazaré, o Cristo, não deixou nada escrito nem estabeleceu corpo doutrinário algum. Sobre os seus ensinamentos escreveram os Evangelistas, o Apóstolo Paulo, e outros Primeiros Cristãos. A mensagem cristã é de tal forma ampla que sobre ela se erguem hoje mais de 38 mil religiões e um número igualmente apreciável de filosofias.

É, pois, admissível considerarmos a existência de cristãos católicos, cristãos protestantes, cristãos ortodoxos, cristãos coptas, cristãos nestorianos, cristãos cristão anglicanos, cristãos ateus, cristãos anarquistas, cristãos racionalistas, etc., etc..

O Espiritismo é, por natureza, uma doutrina filosófica cristã, porque tem em Jesus-Cristo o seu modelo moral por excelência. Todos os espíritas são cristãos. Mas obviamente nem todos os cristão são espíritas. Todas as obras básicas da Doutrina Espírita são encimadas pela designação "filosofia espiritualista". Então, o Espiritismo é uma filosofia espiritualista cristã, entre muitas. Mas cada uma tem as suas especificidades e não devem ser confundidas.
---------------------------------

«O espiritismo é uma ciência filosófica de consequências morais. Como ciência, investiga os factos espíritas. Como filosofia explica-os. Como ética dá-nos um roteiro moral para as nossas vidas. Pode-se definir como sendo a ciência que estuda a origem, natureza e destino dos espíritos, bem como as relações existentes entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo.

O espiritismo (ou doutrina espírita) foi codificado por um professor francês de meados do século XIX: Allan Kardec.   

Esta doutrina surgiu como resultado de muitos estudos feitos por esse homem que, de início, não acreditava na comunicação dos espíritos. Se quiser saber mais sobre esses dados históricos, veja a secção do Curso Básico (gratuito).   
 
Espiritismo: princípios fundamentais

- Existência de Deus   

- Imortalidade da alma (ninguém morre, apenas deixamos o corpo físico)   

- Comunicabilidade dos espíritos (através da mediunidade - capacidade que algumas pessoas têm de comunicar com o mundo dos espíritos)   

- Reencarnação   

- Lei de causa e efeito   

- Pluralidade dos mundos habitados   

A doutrina espírita, ou espiritismo, baseia-se em factos e não foi criação de um homem: é resultado de anos e anos de estudo metódico. Hoje, percebe-se que tem muito para dar à humanidade.
   

Os 5 livros fundamentais para conhecer o espiritismo, resultado desse estudo, são: 

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Céu e o Inferno

A Génese
   


Não confunda espírita (o adepto do espiritismo) com médium (pessoa que tem capacidade de comunicar com o mundo dos espíritos), nem espiritismo (doutrina de tríplice aspecto: ciência, filosofia e moral) com mediunismo (mera prática mediúnica).   

Um médium pode ser espírita, como pode ser ateu, católico, protestante, etc. Um espírita pode ter ou não mediunidade. Então mediunidade é uma característica comum na humanidade que o espiritismo também utiliza (à semelhança de outras doutrinas) para comunicar com o mundo dos espíritos.
   

Esclareça-se, inscreva-se no curso básico que disponibilizamos e irá descobrir conhecimentos muito agradáveis e interessantes para a sua vida. Ao fim e ao cabo... o saber não ocupa lugar!»

Espero ter sido desclarecedor.

coldwater