Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • A Nossa Natureza Espiritual
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 919 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Nossa Natureza Espiritual
Vejamos as explicações de Kardec

Geralmente fazemos dos Espíritos uma idéia completamente falsa; eles não são, como muitos imaginam, seres abstratos, vagos e indefinidos, nem algo como um clarão ou uma centelha; são, ao contrário, seres muito reais, com sua individualidade e uma forma determinada. Podemos ter uma idéia aproximada pela explicação seguinte: Há no homem três coisas essenciais:

1° - A ALMA OU ESPÍRITO, PRINCÍPIO INTELIGENTE EM QUE RESIDEM O PENSAMENTO, A VONTADE E O SENSO MORAL;

2° - o corpo, envoltório material, pesado e grosseiro, que coloca o Espírito em relação com o mundo exterior;

3° - o perispírito, envoltório fluídico, leve, que serve de laço e intermediário entre o Espírito e o corpo. Quando o envoltório exterior está gasto e não pode mais funcionar, ele tomba e o Espírito despoja-se dele como o fruto de sua casca, a árvore de sua crosta; em resumo, como se abandona uma roupa velha que não serve mais; é a isso que chamamos morte.

A MORTE, PORTANTO, NÃO PASSA DA DESTRUIÇÃO DO GROSSEIRO ENVOLTÓRIO DO ESPÍRITO: SÓ MORRE O CORPO, O ESPÍRITO NÃO MORRE. Durante a vida o Espírito está de certa forma comprimido pelos laços da matéria a que está unido e que, muitas vezes, paralisa suas faculdades; A MORTE DO CORPO DESEMBARAÇA-O DE SEUS LAÇOS; ELE SE LIBERTA E RECUPERA SUA LIBERDADE, COMO A BORBOLETA SAINDO DE SUA CRISÁLIDA.

Mas ele só abandona o corpo material; conserva o perispírito, que constitui para ele uma espécie de corpo etéreo, vaporoso, imponderável para nós e de forma humana, que parece ser a forma-tipo.

EM SEU ESTADO NORMAL, O PERISPÍRITO É INVISÍVEL, MAS O ESPÍRITO PODE FAZER COM QUE SOFRA CERTAS MODIFICAÇÕES QUE O TORNAM MOMENTANEAMENTE ACESSÍVEIS À VISTA E ATÉ AO CONTATO, como acontece com o vapor condensado; é assim que eles podem às vezes mostrar-se a nós em aparições.

Allan Kardec
O Espiritismo em sua mais simples expressão > Histórico do Espiritismo