Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Dor por Dorothy, a história por trás da foto que comoveu o mundo
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.804 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A edição de novembro da revista National Geographic mostra a comovente foto mostrada abaixo. Na imagem aparece um grupo de chimpanzés observando a retirada do cadáver de um de seus amigos. Desde sua publicação, a imagem e sua história converteu-se em uma espécie de viral, aparecendo em milhares de blogs, sites, jornais e inclusive programas de televisão de todo mundo.



Segundo conta Jeremy Berlin hoje mesmo em seu blog, a redação da National Geographic foi inundada de perguntas relacionadas com a foto. Para saciar a curiosidade de milhares de leitores, ele fez uma entrevista com Monica Szczupider, autora da foto, que traduzo na sequência.



Em 23 de setembro de 2008, Dorothy, uma fêmea de chimpanzé que passava dos quarenta anos, morreu em função de uma para cardíaca. Esta fêmea, uma figura maternal e amada por sua comunidade, estava há oito anos no Centro de Resgate para Chimpanzés Sanaga-Yong de Camarões, que dá refúgio e reabilita chimpanzés que perderam contato com seu habitat natural ou que foram resgatados das mãos de comerciantes ilegais.

Após um caçador matar sua mãe, Dorothy foi vendida como mascote a um parque de atrações em Camarões. Durante 25 anos de sua vida, permaneceu amarrada ao solo com uma corrente ao redor de seu pescoço. Suportando brincadeiras e deboches, seus donos ensinaram-na a beber cerveja e a fumar para divertir os visitantes. Em maio de 2000, Dorothy – obesa por sua pobre dieta e a falta de exercício – foi resgatada e solta junto a outros 10 primatas. À medida que sua saúde foi se restabelecendo, começou a aflorar sua natureza amável. Adotou um chimpanzé órfão chamado Bouboule e iniciou grande amizade com muitos outros primatas, incluído Jacky (o macho alfa do grupo) e Nama (outro dos macacos resgatados daquele infame parque de atrações).

Szczupider, que trabalhava como voluntária no centro comenta:

- "Sua presença, e sua perda, foram palpáveis e ressoaram por todo o grupo de macacos. A direção do Centro Sanaga-Yong optou por deixar que o grupo de Dorothy presenciasse seu enterro para que – talvez a sua maneira – pudessem compreender que Dorothy não regressaria. Alguns chimpanzés mostraram agressividade, enquanto outros pareciam frustrados. Não obstante a reação mais espantosa foi um silêncio recorrente, quase palpável. Quem conhece os chimpanzés, sabe que se tratam de criaturas que normalmente não são nada silenciosas".

O Centro de Resgate para Chimpanzés Sanaga-Yong foi fundado em 1996 pela veterinária Sheri Speede (fotografada à direita, segurando a cabeça de Dorothy; à esquerda aparece um empregado do centro chamado Assou Felix). Sob controle de uma ONG chamada IDA-Africa, o centro abriga na atualidade 62 chimpanzés, que residem em ambientes amplos e arborizados.

Szczupider enviou a fotografia à seção "Your Shot" da National Geographic, uma sessão que estimula e convida os leitores a enviarem suas próprios fotos. As melhores acabam publicadas no site e na própria revista.

Fonte:Mdig

Tadinhos. E faz lá alguma diferença que nos descendamos dos macacos, quando eles  têm comportamentes destes! :(
Templa - Membro nº 708

"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

até os animais são mais amigos uns dos outros do que o próprio ser humano
A vida é um mar de rosas apenas temos de nadar por entre os espinhos.

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

    E ainda existem pessoas que se acham melhores que um animal...