Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Magia Negra versus Magia Branca
    Iniciado por Mestre Juremeiro
    Lido 816 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Magia negra e magia branca são termos imprecisos. Não querem dizer nada!
Numa abordagem rasteira ao nível do lugar-comum, chama-se magia negra à magia que os outros fazem, e magia branca à magia que nós fazemos.
Ou numa outra versão, magia branca é aquela que é feita para propósitos socialmente aceites e magia negra é feita para propósitos socialmente condenáveis. Nesta versão, a linha divisória entre magia branca e magia negra tem a ver com a moralização no "fazer mal" e "não fazer mal"... sabendo todos que esta pretensa divisão se desfaz quando percebemos que o mal de uns é o bem de outros...
Depois há a divisão cromática: o negro é o mau e o branco é o bom. O preconceito em estado puro. Esta pretensa divisão entre magia negra e magia branca, na realidade é apenas mais herança racista de um tempo em que o etnocentrismo europeu classificava como "certo" aquilo que tinha a ver com a cultura europeia, e "errado" tudo o que tinha a ver com a cultura de outros povos, sobretudo dos povos africanos.
Há uns anos, li num livro de ficção do escritor Paulo Lins chamado "Desde que o Samba é Samba" uma definição que continuo a achar muito interessante: "Magia Negra é a bunda da minha mulher!"
Para terminar a minha ideia, e uma vez que as reflexões se constroem com ideias, acho que não há magia negra nem magia branca. Há apenas Magia. E Bons e maus são os resultados. O que é determinante aqui é ética de quem a pratica, e atenção digo de quem a pratica, e não de quem a encomenda e paga, porque se contássemos com a ética dos clientes, há muito que já só fazíamos amarrações, separações de casais e vinganças!
Fiquem bem.
Fiquem em Paz.
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Saudações.

Em minha opinião, a magia nao é branca nem negra, boa ou má.
A magia se rege por polaridades.
Polaridade positiva e polaridade negativa.

Agora, os limites de cada mago, são impostos pela sua consciência, sua sociedade, sua localização geográfica, sua educação, etc.
É nestes limites de cada mago que surge a magia branca ou magia negra.

O bem e o mal são supra relativos. Sempre aprendi que branco era tudo o que fazias para uma pessoa com a autorização dela e negra quando o fazias sem seu consentimento, mesmo que isso signifique uma cura para o mesmo.

Gostava, no entanto de relembrar a velha lenda segunda a qual Adão e Eva comeram a fruta de "Maya, a árvore da ilusão" e por conseguinte, passaram a distinguir 2 energias diferentes, a "boa" e a "má". Ora antes da ilusão não havia nem bom nem mau, e tudo vinha do mesmo sitio. Hoje em dia, tudo continua a vir do mesmo sítio.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Nunca esquecer que o bom para uns é mau para outros, e vice versa.
Posso fazer uma magia branca a pedido do sujeito 1, que se tornará em negra para o sujeito 2.

Amarrações por exemplo, para quem pede é bom, mau é para a vítima.