Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Ataques nocturnos..existem mesmo ?
    Iniciado por Miguel Fernandes
    Lido 3.404 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Miguel, o facto de fazer perguntas sobre a tua situação não quer dizer que não acredite nela.
Não é por alguém fazer perguntas que está a desacreditar ou a diminuir a experiência de outra pessoa. Pelo menos quando faço perguntas não é essa a minha intenção.

A minha experiência de vida ensinou-me que fazer perguntas ajuda a organizar o pensamento. Faço isso a mim mesma quando estou a tentar entender alguma coisa. Se hoje em dia creio no sobrenatural isso deve-se, precisamente, por ter feito perguntas. Muitas perguntas.
E também se deve a ter estado sempre dentro da área científica.

E fazer perguntas e saber um pouco de ciência levou-me a acreditar no sobrenatural porque eu tive muitas experiências e a minha mente demasiado analítica levou-me a observar cada uma das situações de todos os ângulos de que se lembrou em busca de uma explicação racional.
Não tendo encontrado essa explicação, restava esse outro mundo. Que na realidade faz parte deste, mas isso é outra conversa.

Acredita que entendo muito bem o que é viver sabendo que não vão acreditar em nós. Passei por muito em criança, em casa, e fiquei caladinha até ser adolescente porque tinha a noção que ninguém iria acreditar em mim. Recentemente até, tive uma experiência energética que foi presenciada por outra pessoa que ainda hoje insiste numa explicação racional que, enfim, de racional tem pouco. Mas como é alguém que se recusa a acreditar noutras explicações, a que encontrou serve-lhe e a pessoa faz de conta que ela explica o que aconteceu.

Quanto à psicologia, eu também sou formada em psicologia. Também evito dizê-lo mas por outro motivo, é mais porque isso parece incomodar as pessoas.
Ter estudado psicologia abriu-me os olhos e a mente a muitos fenómenos psicológicos que são perfeitamente reais e isso ajudou-me a compreender certas atitudes e certos comportamentos das pessoas, que até aí me pareciam estranhos.
E em alguns momentos da minha vida, algumas das técnicas que aprendi ajudaram-me a manter a cabeça na ordem.

A psicologia ajudou-me sim, neste sentido. Mas concordo que não explica tudo, até porque se ouvi muito que me ajudou, também ouvi muito disparate.
Da mesma forma, saber alguma coisa de ciência ajudou, mas vejo explicações supostamente científicas que enfim! Estão ao nível do exemplo que dei acima: como se recusam a ponderar explicações alternativas e investigar essa hipótese, inventam uma explicação que sabem ser pobrezinha mas ao menos não vai contra as suas crenças e isso basta-lhes.

Já ando neste fórum há uns anos e já o sigo há muitos mais anos. Já li muita coisa e a verdade é que não são tão poucas as situações que são sim questões psicológicas e/ou têm uma explicação muito racional e muito terra-a-terra.
Quem escreve um tópico sobre algo que acontece há muitos anos, é natural que tenha uma pilha de evidências que já o levaram a elaborar uma teoria ou explicação, ou pelo menos a rejeitar qualquer explicação mais racional. Mas não pode levar a mal que as outras pessoas para quem escreve, que não sabem da história toda nem têm acesso à pilha de evidências, não pode levar a mal que os outros façam perguntas.

Porque apesar de haver grunhos neste fórum que gostam de gozar, ofender e usar de agressividade em excesso, há pessoas que fazem perguntas para tentar compreender as situações expostas e, eventualmente, ajudar quem escreveu o tópico.

Nesta situação em concreto, o que me parece é que a situação original que desencadeou o acordar a essa hora tem uma explicação dentro daquilo que andamos aqui a chamar de racional ou científico. Há um motivo muito concreto para isso acontecer. Mas também não me parece que seja possível lembrares-te do que foi, portanto passemos à frente.

Eventualmente, o que pode ter acontecido com o passar dos anos é um aproveitamento da situação original por parte de "alguém" para potenciar os medos e a ansiedade que essa situação provoca. É que nem sempre estas situações são preto ou branco, naturais ou sobrenaturais, muitas vezes são um qualquer tom de cinzento, sobretudo quando são coisas que se repetem durante anos.


Resolver a situação é simples e é complicado. Primeiro que tudo, descartar razões de ordem física. O Tokobá já deu a dica, é que quanto mais não seja ficas com a certeza absoluta, sintética e analítica que não é daí.

Depois, controlar a ansiedade que isso te provoca. E isso passa também por modificares o teu pensamento antes de dormir, ao longo do dia. Repara que o que pensas sobre dormir de barriga para cima, o chamares de "hora maldita", o sentires que quando dormes estás desprotegido, tudo isto condiciona a tua mente, põe a tua mente num certo estado de espírito que é o ideal para teres mais uma noite de acordar aos gritos.

O medo e a ansiedade abrem portas, tornam-nos mais permeáveis a certas situações.


Espero ter ajudado de alguma forma, fica bem.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#16
Oi Cassandra, sim e podes fazer as perguntas que quiseres, até agradeço o interesse, só que nesta caso específico, eu já procurei todo o tipo de explicações e causas possíveis, fiquei pensativo com a possibilidade da causa por apneia sugerida pelo Tokoba de Xango, pois por vezes tenho um pouco de apneia, mas o que é certo é que essa questão das 03:00 já me acompanha desde há bastantes anos, e muito antes de ter um pouco de apneia de vez em quando,  sempre as 03:00 independentemente da hora que me deite, ou dos ciclos de sono, e pelo menos até ao momento ainda nenhuma explicação me dou paz, a não ser o que recentemente descobri no youtube, ou seja, mais uma vez, só as explicações espirituais me satisfazem plenamente, claro que ao dizer isto, pode-se pensar até que sou um pouco cismático, mas a verdade é que eu já fui sim " fanático " mas pela ciência, com tudo o que via sempre tentava achar explicação lógica , e muitas vezes não adianta procurar lógica, mas sim simplesmente acreditar, porque só assim tudo faz realmente sentido, e só assim a vida anda mesmo para a frente, pelo menos , no meu caso,
Claro que há muita coisa que se explica pela ciência, psicologia e etc etc, mas nem tudo, hoje penso assim, no passado era o oposto, era um daqueles que não acreditava absolutamente em nada, a não ser na ciência, mas graças a Deus , fui levando tanta " lambada astral " e tantas provas que hoje acredito em muita coisa.
Ou seja tive uma profunda mudança de paradigma na minha vida, não por vontade própria, mas quando acontece demasiadas coisas, só resta crer, ou ficar doido. Eu preferi acreditar, e nunca fui tão feliz como sou hoje em dia.

Agradeço a tua preocupação Cassandra, e sim ajudaste, ajudas sempre,
eu é que peço desculpa se de alguma forma fui um pouco insensível na minha resposta anterior, eu com o tempo desenvolvi um " gatilho instintivo " para defender o que acredito e do que gosto, mas tb só o faço, quando tenho mesmo certeza do que digo, não porque só me apetece ou porque gosto, não sem evidências, isso nunca.

Boa semana para todos.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Já presenciei dois tipos de ataques nocturnos:

Em sonhos lúcidos...
Ao frigorifico...

Continuação de uma boa noite.

"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Tens que orar por Toda casa orando o pai nosso, e abencoar a tua casa mas convém fazeres isso de dia a noite os espíritos malignos estão mais actuantes não é aconselhável fazeres isso a noite

Citação de: PauloSousa6969 em 31 agosto, 2019, 23:57
Tens que orar por Toda casa orando o pai nosso, e abencoar a tua casa mas convém fazeres isso de dia a noite os espíritos malignos estão mais actuantes não é aconselhável fazeres isso a noite

Saudações.

Depois de tanto pacto e contracto encontro isto.

Meu caro Paulo, onde está a tua fé?

Que fé é a tua ao ponto de dizeres que o Pai Nosso não deve ser rezado de noite? Isso só afirma que não tens fé e que essa oração só tem poder de dia. Então será melhor nem a aconselhares.

Deus, seguindo as concepções religiosas, criou tudo e todos. É omnipresente e omnisciente então para quê um pacto com Ele. Ou será um pacto com ele, um deus menor?

#21
Boa noite. Pelo que me apercebo já existe uma ansiedade associada, o que não abona em nada a situação. Como já foi dito, poderá ser uma situação de apneia de sono, que no entanto não o aparenta, porque nestes casos o que acontece normalmente é a pessoa acordar com um respirar mais profundo ou até mesmo um ressonar. Acontece quando as vias respiratorias desbloqueiam repentinamente e de forma violenta. Somente se estivesse associado a um susto ê que poderia se perceber o grito. Mas mesmo assim não faria mal em ir a uma consulta do sono. Caso aconteça, poderá ser observado por médicos e tentar descortinar o que será (caso seja uma causa fisica e patologica). No entanto, enquanto não se resolve, aconselho uma tecnica aconselhada a quem sofre de apneia para não dormir de costas (e que ressona muito tambem), costurar uma bola de ténis nas costas da parte de cima do pijama, quando estiver a dormir e tiver tendencia de se virar de barriga para cima a bola irá incomodar obrigando a ficar de lado. E ajudaria tomar algum tipo de calmante, não necessariamente medicação, hoje em dia existem otimos produtos naturais no mercado. Espero que tenha sido de alguma utilidade.

    O problema maior nos humanos é não procurarem o verdadeiro motivo das coisas, mas sim um motivo que as satisfaça e que acalme os seus medos e ansiedades.

     Se estudou psicologia, deve ter entendido que os humanos evoluem porque procuram superar os seus medos íntimos, contornando-os com manhas, artimanhas e invenções que minimizem esses medos e que transmitam aos outros uma imagem de força e de superioridade. A nossa mente é assim que funciona porque foi assim que foi programada para funcionar.

     Se acorda de noite a gritar, é porque no seu intimo existe um medo que ainda não foi superado. Você deve ter 40 anos e não é normal que alguém com essa idade acorde a gritar, a não ser que seja histérico e assustadiço ou que tenha alguma fobia.

     Mesmo que tenha a ver com causas espirituais, gritar como forma de defesa não é normal, embora você não tenha definido o tipo de grito que dá, se é um grito de pavor, de medo, ou se é um grito de quem berra como forma de afugentar terceiros.

     Você também não diz se tem noção de estar a sonhar quando ocorre o grito que dá e isso ajudaria muito, pois o grito poderá ser uma resposta inconsciente a um qualquer perigo que lhe surja no enredo do sonho. Pode até ser um sonho em que o grito seja a resposta a uma agressão de algum dos atores dos seus sonhos.

     Seja o que for que o provoque, só vai deixar de acontecer quando você, de forma consciente, chegar à conclusão do verdadeiro motivo. Você até pode mentalizar-se de que é causa espiritual, mas se não for essa a causa que o seu subconsciente "sabe" ser a verdadeira causa, o grito irá continuar a fazê-lo acordar de noite e a incomodar os vizinhos.

     Você não tem que encontrar uma resposta que o satisfaça a si e deixar que o problema subsista, precisa sim de responder ao apelo do seu subconsciente que à viva força o está a tentar alertar para um problema que necessita de urgente solução e isto para que o seu bem estar mental não seja comprometido com o tempo.

     Nem todas as respostas que nos agradam são as que melhor servem o nosso bem estar.