Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.434
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Oferta Pombogira
    Iniciado por Tokobá de Xango
    Lido 1.441 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tokobá de Xango
Aqui há uns dias, alguém partilhou uma fotografia no fb de uma oferta para Pombogira. Uma taça e uma garrafa de champanhe, rosas, velas, dispostas numa toalha de tecido vermelho.
Quem tirou a fotografia, desconhecendo do que se tratava perguntava ao universo fechado dos seus amigos virtuais, se sabiam o que era...
Apareceram logo os comentários preconceituosos e as palavras pejorativas.
Fiquei triste com o que li.
Triste porque a ignorância continua a fechar as pessoas dentro das caixas pretas do seu próprio pensamento limitado, das quais não fazem esforço para saírem.
Porque, mesmo pessoas esclarecidas, com formação e acesso à informação e cultura, fazem comentários tão desprovidos de coerência lógica baseados apenas no seu preconceito de cariz católico, no racismo e na sua ignorância cronica.
Pessoas que apesar das licenciaturas, pós-graduações e mestrados  consideram legitimo, salutar e de valor que por fé se caminhe até Fátima e se ande de joelhos pagando com sacrifício corporal um pedido que se fez... E essas mesmas pessoas, que acham abjecta a fé dos outros que celebram ou procuram o entendimento no amor  oferecendo rosas, vinho e luz a outras senhora que não a de Fátima.
Fica do desabafo.
Fiquem em paz
Saravá Pombogira

#1
Citação de: Tokobá de Xango em 20 março, 2019, 15:06
Aqui há uns dias, alguém partilhou uma fotografia no fb de uma oferta para Pombogira. Uma taça e uma garrafa de champanhe, rosas, velas, dispostas numa toalha de tecido vermelho.
Quem tirou a fotografia, desconhecendo do que se tratava perguntava ao universo fechado dos seus amigos virtuais, se sabiam o que era...
Apareceram logo os comentários preconceituosos e as palavras pejorativas.
Fiquei triste com o que li.
Triste porque a ignorância continua a fechar as pessoas dentro das caixas pretas do seu próprio pensamento limitado, das quais não fazem esforço para saírem.
Porque, mesmo pessoas esclarecidas, com formação e acesso à informação e cultura, fazem comentários tão desprovidos de coerência lógica baseados apenas no seu preconceito de cariz católico, no racismo e na sua ignorância cronica.
Pessoas que apesar das licenciaturas, pós-graduações e mestrados  consideram legitimo, salutar e de valor que por fé se caminhe até Fátima e se ande de joelhos pagando com sacrifício corporal um pedido que se fez... E essas mesmas pessoas, que acham abjecta a fé dos outros que celebram ou procuram o entendimento no amor  oferecendo rosas, vinho e luz a outras senhora que não a de Fátima.
Fica do desabafo.
Fiquem em paz
Saravá Pombogira


Acho que a questão não está na oferta mas sim o que se pede.

Mas tens razão qd comparas um pedido à entidade pombagira e Fátima.

O ritual é que é diferente.

Mas para mim o problema não é o ritual ... mas sim a intenção.

Seja pombagira ... seja Fátima... seja o que for.

Tt pedidos mal intencionados nas igrejas...

#2
Um exemplo

Deve ter por volta de 2 meses que vi no Facebook, um post do jornal cá da cidade, onde tinha uma foto de uma oferenda na porta de um cemiterio, toda bem arranjada com uma toalha, rosas vermelhas, vinho e comida.
Quem comentou o assunto fez lo em tom de piada, gozando com a marca do vinho, etc...

Vivemos num tempo em que, se é algo que foge do habitual, ou vira piada, ou então é alvo de críticas.

Ora cá está, não vejo as pessoas fazendo piada com quem vai a Fátima fazer oferendas de partes do corpo em cera, ou então com o facto de andarem la de joelhos.

Isto para não falar no julgamento imediato que uma oferenda a uma entidade é logo tida como para sacanear alguém.

#3
A questão a meu ver, reside na ignorância e no preconceito a ela sempre associada. Para alem de um racismo persistente na cultura portuguesa.
Vejamos: as pessoas não sabem o que é, logo a sua ignorância, leva ao preconceito de associar o que não conhecem aquilo que é mau... do estilo, se é coisa feita para agradar a Deuses, Anjos, Santos ou entidades que não são aquelas que eu conheço, é mau... é mudar o destino que me disseram que deus escreveu para todos... logo é mau, é bruxaria, magia negra, coisa má... Aqui reina a ignorância.
Depois há o racismo e a xenofobia que ultrapassando a primeira fase de ignorância, e quando as pessoas reconhecem que tem algo a ver com religiosidades africanas, imediatamente associam não a África mas ao Brasil, porque a cultura predominante é a cultura da televisão e das telenovelas. A estupidificação também acontece por aqui, porque os ignorantes preferem ver televisão do que a ler livros...Esta é fase seguinte da xenofobia, de estas "bruxarias" "é coisa de brasileiros" ou "pretos"...dito com o desprezo pelos outros que apenas os racistas conseguem ter... Porque muitas pessoas ainda se consideram superiores pela sua origem genética.  Porque a sua pele tem menos melanina, os cabelos são lisos e mais claros e acham que os seus antepassados são europeus...consideram os seus deuses superiores aos deuses dos outros...
Não é a mim que ofendem, nem às entidades... Exus, e Pombogiras riem à gargalhada da estupidez... ofendem-se a elas próprias e descredibilizam-se enquanto seres humanos.
Tudo isto é triste e constrangedor.
Sobretudo porque são estas pessoas que são ignorantes relativamente a natureza das Pombogiras e dos Exus, que publicamente desdenham e criticam os cultos magico-religiosos de origem africana... que chegam com os pedidos mais sórdidos e estapafúrdios. Dispostos a pagar em dinheiro pelo sofrimento dos outros...São estes ignorantes racistas que vêm pedir para "acabar com a amante do meu marido", que vêm pedir "quero que ele sofra", que vem pedir "que fique entravada para o resto da vida" e coisas do género...
Porque o mal que o preconceito dessas pessoas vê nas entidades dos outros, na realidade vive dentro do coração delas próprias...
E  isso é lamentável.



Isso é o pão nosso de cada dia.