Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.434
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Governo português aprova casamento homossexual
    Iniciado por MissTiny
    Lido 16.370 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não posso deixar de concordar com o Aizen e a AndreiaLi, há muitos outros assuntos que servem de distracção e de estratégias para se tomarem certas e determinadas medidas sem "levantar ondas" junto do povinho, o pior é que muita gente nem se apercebe disso.

Não tenho tempo para estar a discutir o assunto com profundidade, talvez no Verão venha aqui e escreva um testamento. O tema não pode ser abordado apenas  pelo lado da «sexologia». Há que atender à História, à Antropologia, à Sociologia... Apenas para lançar um pouco de polémica, digo que tive vários professores na faculdade de Medicina com considerações sobre o tema que escapam ao politicamente correcto... Mas o que formou a minha opinião foram anos e anos de leituras várias (Pierre Grimal, Aristóteles, Platão, Maquiavel, Maria Helena da Rocha Pereira, Strauss, entre muitos outros - sou fã dos livros das Edições 70- que me deram uma visão da evolução dos costumes e do conceito de família que a maioria dos opinion makers da moda não tem: atenção, não me pretendo gabar, apenas justificar a minha opinião diferente), e o contacto ocasional com alguns estudos científicos sobre o tema, dada a minha área académica.

Apenas mais uma nota: ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e contra a possibilidade de adoptarem não é ser «inquisidor». Estou-me nas tintas que o João durma com o Manuel, ou com a Maria e o António ao mesmo tempo, se bem me entendem. Sendo entre pessoas adultas, nada a apontar. Não aceito é que alterem uma arquitectura social que foi herdada da Mesopotânia, com alterações ao longo dos séculos, é certo, e que esteve na origem daquilo que hoje é o Ocidente. Espero que no futuro haja coragem para por fim a esta lei aberrante.
C'est dans l'air.

Apenas pelo lado da sexologia? Então a sexologia não parte dos pressupostos assentes justamente na história, antropologia, sociologia, e psicologia? Sinto muito mas esse raciocínio está incompletissimo.


E a nossa arquitectura social já mudou imensas vezes, e já sobreviveu a sociedades antigas onde a homossexualidade era vista como normal, como a cultura helénica, e têm muito pouco a ver já com as raízes mesopotâmicas.

Para quem não tinha tempo para discutir o assunto com profundidade foi um bom e extenso texto evasivo, na minha modesta opinião.

cumprimentos ;)
Fueled by Satan

Citação de: Aizen em 31 maio, 2010, 23:35
Apenas pelo lado da sexologia? Então a sexologia não parte dos pressupostos assentes justamente na história, antropologia, sociologia, e psicologia? Sinto muito mas esse raciocínio está incompletissimo.


E a nossa arquitectura social já mudou imensas vezes, e já sobreviveu a sociedades antigas onde a homossexualidade era vista como normal, como a cultura helénica, e têm muito pouco a ver já com as raízes mesopotâmicas.

Para quem não tinha tempo para discutir o assunto com profundidade foi um bom e extenso texto evasivo, na minha modesta opinião.

cumprimentos ;)

Um texto extenso teria dez vezes mais parágrafos. E quanto à cultura helénica, fica a saber que o casamento entre homem e mulher era obrigatório para todos os homens livres em idade adulta, nem todas as cidades-estado aceitavam a prática e mesmo em Atenas no período em que Platão andava a escrever O Banquete o povo condenava as relações homossexuais, apenas aceites pela elite da cidade. A sexologia na Medicina esquece muito a componente Humanística. Por isso citei as outras ciências. Eu estou-me nas tintas para as cartilhas dos activistas da esquerda caviar e da comunicação social. Interessa-me apenas o que dizem os autores de relevo.
C'est dans l'air.

O estudo da complexidade do sexo nunca pode esquecer o humanismo e as sociedades em que se inserem, dizer isso é um erro crasso.

Erro que a sexologia como ciência não comete.

Citação de: Gens em 31 maio, 2010, 22:20
Não concordo com o termo «orientação». Tenho as minhas razões. Sim,  mantenho o que disse. Opções.

A minha duvida foi quanto a essa frase, frase que evitaste comentar até agora...isso é a definição de ser evasivo.

Quanto a autores de relevo, isso é uma questão subjectiva, autores relevantes para mim podem não o ser para tí, assumir que o relevo é universal é ser simplista e dogmático.
Fueled by Satan

Citação de: Aizen em 31 maio, 2010, 23:55
O estudo da complexidade do sexo nunca pode esquecer o humanismo e as sociedades em que se inserem, dizer isso é um erro crasso.

Erro que a sexologia como ciência não comete.

A minha duvida foi quanto a essa frase, frase que evitaste comentar até agora...isso é a definição de ser evasivo.

Quanto a autores de relevo, isso é uma questão subjectiva, autores relevantes para mim podem não o ser para tí, assumir que o relevo é universal é ser simplista e dogmático.


Quanto ao que afirmas sobre a sexologia, concordo. Quanto aos autores, discordo. Eça ou Cervantes são indiscutivelmente relevantes, ao passo que Nicholas Sparks ou Margarida Rebelo Pinto são literatura de cordel que será esquecida. E isso não discuto.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 31 maio, 2010, 23:21
Não aceito é que alterem uma arquitectura social que foi herdada da Mesopotânia, com alterações ao longo dos séculos, é certo, e que esteve na origem daquilo que hoje é o Ocidente. Espero que no futuro haja coragem para por fim a esta lei aberrante.

Desculpe a nota dissonante, mas estudos arqueológicos sobre o sexo nas antigas civilizações vêm por-lo em cheque mesmo sem nenhum testamento. Alias, o casamento enquanto contrato, não existia e o modelo Homem e mulher é muito usual, mas o que não se refere era as actividades com escravos/escravas que existiam nessas épocas.

Para mim, a sexualidade que se vive hoje é um reflexo das liberdades de pensamento e expressão que existem e que felizmente têm vindo a tornar-se mais frequentes. Neste campo, não me preocupa o casamento homosexual ou mesmo a adopção (apesar de ser contra por não conhecer os efeitos sobre a criança - não conheço casos nem estudos sobre o assunto).

A liberdade da vivencia sexual deve ser da escolha de cada um e acredito que num futuro o casamento será substituido por algo mais flexivel e não pela instituição rigida que foi dada pelo passado de algo que se tem de aguentar mesmo que a mulher seja espancada todos os dias porque o marido não é homem suficiente para a respeitar.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

#82
Citação de: Edhelar em 01 junho, 2010, 00:15
Desculpe a nota dissonante, mas estudos arqueológicos sobre o sexo nas antigas civilizações vêm por-lo em cheque mesmo sem nenhum testamento. Alias, o casamento enquanto contrato, não existia e o modelo Homem e mulher é muito usual, mas o que não se refere era as actividades com escravos/escravas que existiam nessas épocas.

Para mim, a sexualidade que se vive hoje é um reflexo das liberdades de pensamento e expressão que existem e que felizmente têm vindo a tornar-se mais frequentes. Neste campo, não me preocupa o casamento homosexual ou mesmo a adopção (apesar de ser contra por não conhecer os efeitos sobre a criança - não conheço casos nem estudos sobre o assunto).

A liberdade da vivencia sexual deve ser da escolha de cada um e acredito que num futuro o casamento será substituido por algo mais flexivel e não pela instituição rigida que foi dada pelo passado de algo que se tem de aguentar mesmo que a mulher seja espancada todos os dias porque o marido não é homem suficiente para a respeitar.

Leia isto... depois discutimos:





Combinado?

EDIT: apenas uma farpa para uma discussão futura... sabia que no auge do Império Romano as mulheres livres de Roma casavam várias vezes ao longo da vida e escolhiam os maridos conforme lhes apetecia? Nem sempre foi tão rígido, e talvez alguma rigidez tenha alguma razão de ser... digo eu...

C'est dans l'air.

#83
Não seria melhor usar opiniões e argumentos em vez de imagens de capas de livros?

Que eu saiba a ideia do fórum é debater os assuntos com a nossa opinião, não as opiniões de autores, isto não é uma competição de bibliografias. ;D

Nem tudo o que esta nos livros é verdade, ou também é suposto acreditarmos no Harry Potter?

Sem ofensa, mas considero que esconder a opinião atrás de outros é falta de opinião, os autores so servem para nos ajudar a estratificar a nossa opinião, nao dita-la.

Citação de: Gens em 01 junho, 2010, 00:22
Leia isto... depois discutimos:



Combinado?

EDIT: apenas uma farpa para uma discussão futura... sabia que no auge do Império Romano as mulheres livres de Roma casavam várias vezes ao longo da vida e escolhiam os maridos conforme lhes apetecia? Nem sempre foi tão rígido, e talvez alguma rigidez tenha alguma razão de ser... digo eu...


Talvez seja até por essa suposta rigidez que o mundo está como está...Há uns anos também era tradição casar meninas de 11 e 12 anos com adultos, será q isso era boa ideia? contribuia para os bons costumes? não me parece...
Fueled by Satan

#84
O comentário anterior revela um grau tão elevado de sapiência que resolvi, humildemente, retirar-me da discussão. Perante o vosso estofo intelectual sobre o tema, não conseguirei esgrimir argumentos.Au revoir.

C'est dans l'air.

AndreiaLi
#85
A História está recheada com sexualidade humana. Inclusive a própria arte. Povos antigos retratavam nas suas pinturas, esculturas.... símbolos dos órgãos genitais masculinos e femininos, abordando-a também duma forma muito mais livre e menos tabu do que na actualidade. É claro que isto é só um pequeno exemplo entre muitos... também não é comum na escola, Universidade e afins vermos retratadas esse tipo de "peças artísticas", e já se sabe bem porquê...


edit: Por favor não vamos fazer disto uma discussão em tom insultuoso. Debater opiniões diferentes é sempre bom, mas mantendo o respeito.

Citação de: Gens em 01 junho, 2010, 00:42
O comentário anterior revela um grau tão elevado de sapiência que resolvi, humildemente, retirar-me da discussão. Perante o vosso estofo intelectual sobre o tema, não conseguirei esgrimir argumentos.Au revoir.



;D Os meus humildes agradecimentos, mas só te retiras por não saberes completar o que disseste aqui:

"Não concordo com o termo «orientação». Tenho as minhas razões. Sim,  mantenho o que disse. Opções. "

Desde que perguntei sobre isso a unica coisa que fizeste foi fugir e evadir-te ao assunto, por isso concordo contigo, não tens argumentos para esgrimir. ;)

cumprimentos do alto da minha torre da sabedoria.  ;D
Fueled by Satan

AndreiaLi
#87
Deixo ficar algo que devem ter em conta. Mais posts com teor "desrespeitoso" serão apagados sem mais avisos para além deste. Por favor cinjam-se ao assunto do tópico mas debatendo-o de forma civilizada.


Obrigada.

irakaya
Ninguém aqui vai conseguir mudar a opinião de ninguém.
E o esforço para o fazer só se vai conseguir que de uma discussão saudável se torne numa discussão séria!

Os que são contra vão-se manter contra, não adianta dar argumentos ou simplesmente dizer:
"- Somos um pais democrata, logo devemos ser livres de casar com quem quisermos!"

Lá porque posso casar com outra mulher não quer dizer que o faça, mas isso sou eu que decido, e não o estado!
Tal como á pouco tempo se engravida-se era obrigada a ter uma criança, mesmo que vivesse numa barraca com mais 10 putos atrás!

Isto é liberdade, cada um decide com quem dorme e o que fazer com o corpo.

Há quem não aceite, por diversas razões, o engraçado é que nenhuma dessas razões a afecta directamente, nem indirectamente!
Meus amigos, o casamento não passa de um contrato, não se vê nem se anda com ele ao peito!
Mas serve para garantir muitos direitos que sem ele não existem.

O casais de homossexuais andam na rua de mão dada, beijam-se, agem como um casal hetero, que muda a Lei do Casamento Gay para quem não o é?


Caro Gens, deixe-me só dizer-lhe isto: Platão, Sócrates, e a maioria dos autores que refere aí são quase de eras geológicas passadas, caríssimo...

Olhe, espero sinceramente que ande de burro, ou cavalo, que isto dos carros é modernice que alterou toda a arquitectura de tudo!
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!