Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • [Sintra] Lenda da Gruta da fada
    Iniciado por IceBurn
    Lido 12.017 vezes
0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.
Gruta formada por uma imensa rocha de granito, apoiada em dois rochedos que a flanqueiam. Diz a lenda que uma fada todas as noites, cerca da meia-noite, ali vai carpir o seu destino.

A referida gruta fica na estrada para a Pena, à esquerda de quem sobe, quase ao chegar ao portão principal do parque da Pena.



Não csgues postar uma foto IceBurn??
Cumprimentos*

#2
Ola tambem gostaria de ver a foto  :skull: :skull:
Livro de São Cipriano

#3


a gruta parece ser muito bonita. :)
não conhecia.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin


''A tradição é a personalidade dos imbecis"


Eu acho que já passei por aí no caminhada qqer, o sítio não me é estranho...










Viva

Foste tu que tiraste as fotos??? A primeira foto aparentemente não é de uma gruta nessa área da Serra, trata-se de uma gruta cársica (estatites de carbonato de cálcio), sendo a referida área granitica, tal parece não ser possível, desculpa a minha dúvida...

Abraço

ozOno

A falta de mais informações, locais concretos, nomes, e um acontecimento na total abrangência da palavra servem para alimentar ainda mais o nosso lado fantasioso do pensar  :) :) aliás, a aludida gruta, frequentemente confundida com a gruta do monge, no Parque da Pena, é inexistente, pelo menos nos dias de hoje.


Quanto á gruta do Monge: funcionava como posto de meditação dos monges da ordem de S. Jerónimo. Segue aqui uma foto; é sem duvida mais um belo lugar para espreitar ;)







Beijokinha


Mizz'douradinho



sê como euzinho come douradinho! lol

Que gruta formidável! Qualquer dia hei-de lá ir se possível.  ;)
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

O local e a gruta são muito bonitos! Quando passar pela zona quero visita-la! :D

Não se sabe mais acerca da Lenda ou da sua origem? Agradeço a quem conseguir encontrar mais qualquer coisa acerca dela.  ;)

Cumps  ;)

CitaçãoLenda da Gruta da Fada de Sintra - O Mito da Gruta do Monge

A Lenda da Gruta da fada é uma Lenda de Sintra, que já o sendo acaba por ser um mito em si.

O que é capaz de tornar essa lenda em mito, é o facto de as poucas linhas existentes que a tornam numa Lenda de Sintra, subsistem no tempo e no espaço, sem que a mesma se alargue. Talvez o factor primordial para tal se deva ao facto de que a gruta aludida ser inexistente, ou pelo menos, a mesma não existir hoje em dia, como possivelmente outrora existiu, "na entrada da Pena, à esquerda de quem sobe"...

Publicada pela primeira vez no jornal / revista "Cyntra", número 6 de 1912, de acordo com Manuel Gandra, a Lenda da Gruta da Fada deu azo a que fosse quase sempre confundida com a Gruta do Monge (2ª fotografia deste post / foto à esquerda) no Parque da Pena, ou com uma outra que essa antecede (1ª fotografia deste post / foto à direita).



A lenda em si, é tão pouco esclarecedora tal a sua localização. Refere que nessa gruta, uma inominada fada, vai sempre sem razão que se conheça, todas as noites chorar o seu destino que desconhecido é também na lenda.

Uma estranha curta narrativa, que perdura até aos dias de hoje, e provavelmente perdurará, de tão fantasiosa que se torna ao conter tão poucos factos.

A original, publicada no jornal / revista "Cyntra", nº 6, editado em 1912, assim se rege:

"Gruta formada por uma imensa rocha de granito, apoiada em dois rochedos que a flanqueiam. Diz a lenda que uma fada todas as noites, cerca da meia-noite, ali vai carpir o seu destino. A referida gruta fica na entrada da Pena, à esquerda de quem sobe, quase ao chegar ao portão principal do Parque da Pena."

Talvez também o aliciante para quem a leia, seja a associação que se fará, aos subterrâneos ou aos túneis de Sintra. Para isso contribui o só se falar do aspecto exterior da Gruta da Fada, não mencionando a sua extensão, nem tampouco o propósito desta Lenda de Sintra existir.


Raskolnikov
(sinta-se à vontade para mais abaixo se expressar)


Autor da Lenda da Gruta da Fada de Sintra: domínio popular / Desconhecido

Encontrei isto na internet. Aparentemente o nome real é a Gruta do Monge.  ;)
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Eu gosto de saber estas lendas populares das regiões, têm sempre qualquer coisa "mágica" em volta delas.  :DHá quem diga que todas as lendas tem qualquer coisa de verdade. Quem sabe...

Obrigada Fallen ;)

Hehe. Sei bem o que queres dizer. Há sempre uma sensação estranha em volta dessas lendas principalmente quando envolve lugares naturais e lindos como esse. Inspira qualquer um.

De nada katharynah13, sempre às ordens.  ;)
"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"