Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.536
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • As vozes da tradição sobre Maria Madalena
    Iniciado por MissTiny
    Lido 1.646 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nos evangelhos Maria Madalena é a figura feminina mais importante. Maria, mãe de Jesus, tem um papel importante na infância de Jesus, mas não no corpo dos evangelhos. Sem contar as repetições, Maria Madalena aparece 12 vezes nos evangelhos.

Nos evangelhos Maria Madalena é a figura feminina mais importante. Maria, mãe de Jesus, tem um papel importante na infância de Jesus, mas não no corpo dos evangelhos. Sem contar as repetições, Maria Madalena aparece 12 vezes nos evangelhos.

Atos dos Apóstolos simplesmente ignoram a pessoa de Maria Madalena. Já os apócrifos, textos que ficaram fora da Bíblia, consideram Maria Madalena como espírito da Sabedoria; personificação da gnose (conhecimento); amada de Jesus; adversária de Pedro; ministra da evangelização; discípula e apóstola de Jesus. A tradição judaica, hostil a Jesus, também ensinou que Maria Madalena era adúltera. O Talmude chega a confundir Maria Madalena com Maria, mãe de Jesus. Na história da Igreja, destacam-se os testemunhos de Ambrósio, o qual diz que Madalena poderia ter sido pecadora. Pedro Crisólogo diz que Madalena é o símbolo da Igreja "Santa e Pecadora". Quanto ao anuncio da ressurreição às mulheres, Crisólogo afirma: "Neste serviço, as mulheres precedem aos homens, elas que pelo sexo vêm depois dos homens, por ordem (hierárquica) depois dos discípulos: mas não por isso estão a significar que os apóstolos sejam mais lentos, pois elas levam ao sepulcro do Senhor não a imagem de mulheres, mas a figura da Igreja." Honório de Autun atribui a Maria Madalena uma vida inclinada à libido e, por isso diabólica, quando escreve: "(O Senhor...) nos colocou diante da bem-aventurada Maria Madalena como exemplo de sua clemência. Narra-se que esta era a irmã de Lázaro, que o Senhor fez ressuscitar do sepulcro depois de quatro dias, e foi também irmã de Marta que com freqüência ofereceu hospitalidade ao Senhor. Esta Maria foi enviada para junto ao marido na cidade de Mágdala, mas fugindo dele foi para Jerusalém, esquecendo-se de sua família, esquecida da lei de Deus, tornou-se uma vulgar meretriz; e após se tornar prostíbulo da torpeza, se tornou também, por conseguinte, sacrário dos demônios; de fato, entraram nela sete demônios todos juntos, e constantemente a atormentavam com desejos imundos".

Maria Madalena foi proclamada, em 1050, padroeira de uma abadia de monjas beneditinas. A idéia seria mostrar que Maria Madalena se arrependeu e tornou-se eremita. Na França, ela é tida como padroeira dos perfumistas e cabeleireiros. Maria Madalena é celebrada pela Igreja Católica no dia 22 de julho. Ela é também a padroeira das prostitutas.
Na liturgia devocional da Idade Média encontram-se laudes completas dedicadas a Maria Madalena. Maria Madalena inspirou muitos pintores, os quais a retratam como mulher pecadora; penitente; bela e formosa; velha e solitária; que unge Jesus; que ampara Maria, a mãe de Jesus; que anuncia o ressuscitado; discípula que acompanha Jesus em sua agonia.

A personagem Maria Madalena foi tratada no decorrer da história cristã como mito de pecadora redimida. De prostituta virou santa para morar no imaginário coletivo como mulher forte e exemplo de vida cristã. Infelizmente, esse foi um bem, que para se firmar, teve que fazer uso de inverdades como a história de Maria Madalena, a prostituta.

"Atos dos Apóstolos simplesmente ignoram a pessoa de Maria Madalena. Já os apócrifos, textos que ficaram fora da Bíblia, consideram Maria Madalena como espírito da Sabedoria; personificação da gnose (conhecimento); amada de Jesus; adversária de Pedro; ministra da evangelização; discípula e apóstola de Jesus. A tradição judaica, hostil a Jesus, também ensinou que Maria Madalena era adúltera."



Os evangelhos apócrifos têm muita informação importante que não foi partilhada com a maioria dos crentes. Porque será que a igreja não permitiu? Iria fazer tremer a sua autoridade?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Cleo, iria e irá fazer :)

Não podemos esquecer que muitos evangelhos e textos foram retirados e escondidos... Especialmente os que envolvem Maria Madalena, outros profetas e até uma possível linhagem de Jesus presente atualmente.

Tanto que um ramo mais extremo dos Templários assim como outras identidades vindas do Rito Escoçês, Ordo Templo Orientis e da Ordem Hermética da Aurora Dourada e até afamados, tipo Newton, entraram dentro do Priorato de Sion, a ordem que se designou a proteger a linhagem de Jesus Cristo.

E não vamos esquecer que após a ida dos Templários a Jerusálem e da descoberta do Santo Graal do conhecimento, a Kabbalah e outros textos, que podem inclusive ser os evangelhos proíbidos, os Templários foram expulsos da Europa, em Portugal provavelmente sobreviveram ao fundar a Ordem de Cristo e na Escócia fundaram o Rito Escocês.

Isto aconteceu porque esse conhecimento iria destronar o poder imposto pela Igreja Católica, e pelos grandes mestres que governam o mundo e as religiões... Iria libertar-nos... Por isso interessa esconder, interessa apagar os registos, interessa manter na escuridão... Para se preservar o poder durante mais tempo e para nos impedir de alcançar o nosso potencial inteiro..
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

#3
Num dos evangelhos apócrifos, o de Tomé, há uma frase que gosto muito :

"Jesus disse: "Seria uma maravilha se a carne tivesse surgido por causa do
espírito. Mas seria a maior das maravilhas se o espírito tivesse surgido por causa do corpo.
Estou realmente surpreso pela forma como essa grande riqueza fez morada nessa pobreza."

E que diz muito, mesmo muito mais do que as palavras contidas na frase... ;) :)

e sobre Maria Madalena do evangelho de Filipe :

"A Sophia, que é chamada de "a estéril," é a mão (dos) anjos. E a companheira do ( ... ) Maria Madalena. ( ... amava-a) mais do que (todos) os discípulos (e costumava) beijá-la (frequentemente) em seus ( ... ). Os demais (discípulos ... ). Eles lhe disseram:
"Por que a amas mais do que a todos nós?" O Salvador respondeu dizendo: "Por que não os amo como a ela? Quando um cego e uma pessoa normal estão juntos na escuridão, não são diferentes um do outro. Quando chega a luz, então, aquele que vê verá a luz, e o cego permanecerá na escuridão".
O Homem é do tamanho do seu Sonho!