Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Despedida?
    Iniciado por DoraF
    Lido 1.097 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite a todos, precisava da vossa ajuda para tentar perceber o que se passou na noite passada.

A minha avó faleceu na quinta-feira passada no hospital e não tive tempo de me despedir. O funeral foi muito dificil e passou-se na sexta-feira.

Na noite passada, derivado ao calor que se fazia sentir na zona de Lisboa, dormi com a ventoinha ligada no quarto. Sei que dei por mim a acordar sem me conseguir mexer, a ventoinha estava a fazer um barulho ensurdecedor eu tentei gritar em pânico mas não consegui, eu digo tentei porque o meu namorado afirma que eu nao gritei sequer (ele tem sono leve). Sei que tentei fechar os olhos para que esta situação acabasse... mal abri novamente os olhos, a ventoinha começou novamente a fazer um barulho horrivel, vi a imagem da minha avó... e eu sem me conseguir mexer, sei perfeitamente que tinha o coração a mil, o corpo pesadíssimo gritei gemi e nada do meu namorado acordar... mal me consegui mexer fui de imediato desligar a ventoinha e consegui adormecer após alguns minutos.
O barulho que supostamente ouvi da ventoinha, os meus supostos gritos chegavam perfeitamente para o meu namorado acordar e nada. Agora em conversa com ele, disse-me que pode ter sido a minha avó a despedir-se. O que acham?

Boa tarde Dora

Antes de mais, os meus sentimentos pela sua avó.

Para formular a minha opinião se o fenómeno foi uma despedida ou um pedido de ajuda, preciso fazer algumas perguntas:
Antes de falecer, a sua avó foi sujeita a alguma intervenção de um ventilador/ respiração assistida? Teve sofrimento ou os médicos disseram estar inconsciente no momento da morte?
Algum motivo para o funeral ter sido logo no dia seguinte (doença contagiosa, por ex.)?
Porque diz que o funeral foi dificil? Por questões emocionais óbvias, ou algo mais?

Obrigada.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Olá Filipa,
Agradeço imenso a resposta. A minha avó faleceu derivado a uma bacteria que estava alojada nos rins e entretanto espalhou-se pelos demais órgãos.os médicos deram apenas a informação que se tratava de uma infeção muito grande e que apesar dos vários medicamentos nenhum fez efeito e que acabaram por perde-la.faleceu na madrugada de quinta feira, o velorio ocorreu o dia inteiro de quinta-feira e o funeral realizou-se sexta-feira. O funeral foi dificil em termos emocionais. Não me consegui despedir nem consegui olhar para o caixão. Daí a minha dúvida se será apenas uma despedida visto que não fui suficientemente corajosa para o fazer no velório.

Agradeço mais uma vez a resposta.

Olá Dora

Não é uma questão de falta de coragem. O luto tem várias fases e uma delas é a negação. A Dora não estava preparada para lidar com essa realidade da morte da sua avó. Olhar para ela morta, seria confrontar a sua mente em negação, de uma forma crua e dura. Seria forçar, a percepção de que a sua avó faleceu. A sua mente queria manter em aberto a opção de que isso era mentira, um sonho, um equívoco. Por isso não conseguia olhar, pois iria deitar por terra essa hipótese.

Eu perdi o meu avô com 12 anos quase 13 e passei por uma fase de negação muito longa. Não fui ao velório nem ao enterro. Passei anos a sonhar que ele voltava. Ora que tinha sido raptado pela CIA, ora que tinha ido numa missão secreta e fingido a morte, ora que se tinha perdido e demorou anos a conseguir voltar, enfim... o que a mente inventa para nos confortar!!

Está a perceber a minha interpretação das coisas, de um ponto de vista psicológico?

Eu poderia dizer sim sim, foi uma despedida por parte da sua avó.
E até pode ter sido! Não sou ninguém para afirmar que não foi.

Mas em boa verdade, o que me parece, é que tudo aconteceu tão repentinamente, tão sem a Dora estar à espera, a morte, o velório e o enterro tudo tão depressa, que a Dora não teve tempo de assimilar a perda. Assim, a sua mente está inquieta, está com dificuldades em absorver, aceitar e cimentar esta nova realidade: a avó morreu.
A avó estava bem dia 20, e dia 22 estava a ser enterrada. Não é fácil lidar com isto!

Por isso o que eu acho é que a Dora está atormentada, e teve um distúrbio do sono que leva muita gente ao engano em relação ao paranormal: A Paralisia do Sono. Leia sobre isto. Eu tenho esse distúrbio, mas já consigo fazer com que tenha episódios muito espaçados, pois sei como evitar (por acaso tive um em Maio).
A Paralisia do sono pode dar alucinações ligeiras visuais e auditivas. No meu caso normalmente são mais auditivas. Tive uma vez um episódio desses em que ouvia metralhadoras, era um ruído insuportável, muito alto mesmo.

Entretanto dê tempo a si mesma e faça o luto ao seu ritmo, respeitando os seus sentimentos e sem se recriminar com sentimentos de culpa (sobre não se ter despedido, ou não ter ido visitar ao hospital, ou seja lá o que for).

Uma nota: Eu perdi a minha avó também este mês, dia 6.
Se quiser falar, desabafar, estou aqui, pode mandar MP.
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan