Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Sobre as Crendices e superstições.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 1.049 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sobre as Crendices e superstições.
Vejamos as observações de Kardec sobre essas questões.

O Livro dos Espíritos.

553. Qual pode ser o efeito de fórmulas e práticas com as quais certas pessoas pretendem dispor da vontade dos Espíritos?

— O de as tornar ridículas, se são de boa-fé; no caso contrário são tratantes que merecem castigo. TODAS AS FÓRMULAS SÃO CHARLATANICES; NÃO HÁ NENHUMA PALAVRA SACRAMENTAL, NENHUM SIGNO CABALÍSTICO, NENHUM TALISMÃ QUE TENHA QUALQUER AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS, PORQUE ELES SÓ SÃO ATRAÍDOS PELO PENSAMENTO E NÃO PELAS COISAS MATERIAIS.

553.a. Certos Espíritos não ditaram, algumas vezes, fórmulas cabalísticas?

— Sim, tendes Espíritos que vos indicam signos, palavras bizarras, ou que vos prescrevem certos atos, com a ajuda dos quais fazeis aquilo que chamais conjuração. MAS FICAI BEM SEGUROS DE QUE SÃO ESPÍRITOS QUE ZOMBAM DE VÓS E ABUSAM DE VOSSA CREDULIDADE.

554. Aquele que, com ou sem razão, confia naquilo a que chama virtude de um talismã, não pode, por essa mesma confiança, atrair um Espírito? Porque então é o pensamento que age; o talismã não é um signo que ajuda a dirigir o pensamento?

— Isso é verdade; mas a natureza do Espírito atraído depende da natureza da intenção e da elevação dos sentimentos. Ora, é difícil que aquele que é tão simplório para crer na virtude de um talismã não tenha um objetivo mais material do que moral. QUALQUER QUE SEJA O CASO, ISSO INDICA ESTREITEZA E FRAQUEZA DE IDÉIAS, QUE DÃO AZO AOS ESPÍRITOS IMPERFEITOS E ZOMBADORES.

477. As fórmulas de exorcismo têm qualquer eficácia contra os maus Espíritos?

— NÃO; QUANDO ESSES ESPÍRITOS VÊEM ALGUÉM TOMÁ-LAS A SÉRIO, RIEM E SE OBSTINAM.

Nenhum objeto, medalha ou talismã tem a propriedade de atrair ou de repelir os Espíritos. As coisas materiais não tem nenhum poder sobre eles. Jamais um Espírito elevado aconselha essas práticas absurdas. A virtude dos talismãs nunca existiu, a não ser na imaginação das pessoas crédulas. (O Livro dos Médiuns, cap. XXV.)

Vejamos nessas colocações que essas obras mediúnicas que falam dessas coisas místicas são falsas e mistificadoras, a nossa força espiritual esta em nossos pensamentos, força de vontade e elevação moral.
E vamos ver também que os espíritos mistificadores e obsessores ficam rindo das pessoas que acreditam nessas coisas.
Cuidado com essas obras mediúnicas umbandistas.

Wilson Moreno