Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Porque o ser humano erra?
    Iniciado por Anasus
    Lido 7.060 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Citação de: Anasus em 04 setembro, 2017, 18:47
... porque o nosso cérebro não é 100% certo e erra para depois,só depois nos transmitir que erramos.
...
Vou escolher um de vós pode ser o F.Leite vamos supor que eu cheguei ao pé dele e sem motivo o ofendi. Depois passados 5 minutos pensei e disse, o que foi que eu fiz ele até é simpático nunca me deu motivos e eu tratei o mal, vou pedir desculpa. Nesta situação porquê o meu cérebro não reagiu antes e evitou eu ter agido de maldade com ele? Porque não somos seres perfeitos ao ponto de o nosso cérebro ter a capacidade e evitar que nós digamos ou façamos coisas que logo de seguida nos arrependemos?

    Eu já tinha começado a responder, mas observei que fez uma alteração à sua mensagem e por esse motivo a resposta tem que ser diferente.

    Pegando no exemplo que colocou;

    A Anasus nunca me iria ofender sem motivo. Para o fazer, algo no seu intimo teria que a forçar a tomar essa atitude e eu teria que ter sempre um mínimo de culpa. Fosse por algo que eu tivesse dito ou pela forma como a Anasus tivesse interpretado. Poderia em consciência ter deixado passar o assunto, mas no inconsciente nada passa em branco. Num momento de stress é o subconsciente que manda e a desforra salta cá para fora.

    O ato de refletir já é uma atitude consciente, baseada na auto-estima e na valorização dos sentimentos, ingredientes do que definimos como moral e educação, mas o facto de reconhecer que errou no aspecto moral significará que errou quando agiu de forma inconsciente?

    Creio que não. O seu intimo ao ofender fê-lo em auto defesa. Fê-lo para aliviar uma memória que incomodava e por isso mesmo se sente alivio e um certo bem estar após ofender, pois saiu esse peso cá de dentro. Essa necessidade interior de responder  se não for aliviada causa danos por ser reprimida. O importante é conseguir aliar a moral e a educação na hora de ofender, transformando a ofensa numa chamada de atenção. Eu é que posso errar se não souber compreender os motivos da sua chamada de atenção e não tiver justificação para o porquê de ter dito ou feito algo que deixou o seu subconsciente em alerta contra mim.

    Um erro nunca deveria ser interpretado como somente uma reacção consciente, pois se depois de o cometer veio o arrependimento é porque o ato de errar foi um ato involuntário de auto-defesa. "Para que é que eu fui dizer aquilo", "onde é que eu estava com a cabeça", são frases entre outras que demonstram que o ato de errar foi um impulso interior que superou a nossa vontade consciente.

    Só para ver como funciona a nossa mente, posso dizer-lhe que me ficou a bailar na ideia que, se usou o meu nome como exemplo, é porque no seu intimo houve algo que eu disse que a incomodou. Inclusive a minha resposta deixa transparecer essa ideia que me assaltou, notando-se mesmo que me baseio nesse pressuposto.

    Mistérios da mente ou falta-nos vontade de nos conhecermos a nós mesmos.

O ser humano erra porque está em evolução.
A criança do ensino básico vai errando, aprendendo e evoluindo para o ensino secundário.
Analogamente, a humanidade vai errando, aprendendo e evoluindo, do estadio em que se encontra para outros superiores.

Melhor explicação no livro "Nossa Evolução" disponível para download gratuito na editora Editares.


Citação de: F.Leite em 04 setembro, 2017, 20:55
     Eu já tinha começado a responder, mas observei que fez uma alteração à sua mensagem e por esse motivo a resposta tem que ser diferente.

     Pegando no exemplo que colocou;

     A Anasus nunca me iria ofender sem motivo. Para o fazer, algo no seu intimo teria que a forçar a tomar essa atitude e eu teria que ter sempre um mínimo de culpa. Fosse por algo que eu tivesse dito ou pela forma como a Anasus tivesse interpretado. Poderia em consciência ter deixado passar o assunto, mas no inconsciente nada passa em branco. Num momento de stress é o subconsciente que manda e a desforra salta cá para fora.

     O ato de refletir já é uma atitude consciente, baseada na auto-estima e na valorização dos sentimentos, ingredientes do que definimos como moral e educação, mas o facto de reconhecer que errou no aspecto moral significará que errou quando agiu de forma inconsciente?

     Creio que não. O seu intimo ao ofender fê-lo em auto defesa. Fê-lo para aliviar uma memória que incomodava e por isso mesmo se sente alivio e um certo bem estar após ofender, pois saiu esse peso cá de dentro. Essa necessidade interior de responder  se não for aliviada causa danos por ser reprimida. O importante é conseguir aliar a moral e a educação na hora de ofender, transformando a ofensa numa chamada de atenção. Eu é que posso errar se não souber compreender os motivos da sua chamada de atenção e não tiver justificação para o porquê de ter dito ou feito algo que deixou o seu subconsciente em alerta contra mim.

     Um erro nunca deveria ser interpretado como somente uma reacção consciente, pois se depois de o cometer veio o arrependimento é porque o ato de errar foi um ato involuntário de auto-defesa. “Para que é que eu fui dizer aquilo”, “onde é que eu estava com a cabeça”, são frases entre outras que demonstram que o ato de errar foi um impulso interior que superou a nossa vontade consciente.

     Só para ver como funciona a nossa mente, posso dizer-lhe que me ficou a bailar na ideia que, se usou o meu nome como exemplo, é porque no seu intimo houve algo que eu disse que a incomodou. Inclusive a minha resposta deixa transparecer essa ideia que me assaltou, notando-se mesmo que me baseio nesse pressuposto.

     Mistérios da mente ou falta-nos vontade de nos conhecermos a nós mesmos.

Com toda a certeza dificilmente o ofendia a si ou a qualquer outro ser sem que me tivesse ofendido com antecedência.

O seu nome como exemplo não foi por nada pessoal, apesar que entre nós ficou uma pequena, não direi magoa da minha parte, mas uma pequena lembrança que ficou presente mas isso não importa nada, não mais. Certamente que em tempos também disse ou escrevi algo que o possa ter magoado. São esses erros ou escolhas que tomamos que nos levam a ser quem somos a ter personalidade.

Há erros que são como usar vermelho num funeral e há erros que são como invadir a Russia no inverno. ;)

De facto a nossa mente é um mistério!!

Abraço F.Leite!



Citação de: Anasus em 10 setembro, 2017, 20:57

Há erros que são como usar vermelho num funeral e há erros que são como invadir a Russia no inverno. ;)

De facto a nossa mente é um mistério!!


     Os erros só são erros se não servirem como forma de aprender algo. Eu aprendo todos os dias coisas novas, com os erros e com as certezas pois também as tenho.

     Não esqueço o motivo porque nos conhecemos e ao ler o que escreveu, tudo isso a minha mente recordou. Porém foi esta frase que eu cito que mais atenção me despertou. O que a levou a escrevê-la?

     É que a mim ocorreu-me imediatamente uma que já li na bíblia e que diz: "E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado, porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver." Mateus 24:20,21

     Mistérios... ou talvez não.

Citação de: F.Leite em 10 setembro, 2017, 21:23
     Os erros só são erros se não servirem como forma de aprender algo. Eu aprendo todos os dias coisas novas, com os erros e com as certezas pois também as tenho.

     Não esqueço o motivo porque nos conhecemos e ao ler o que escreveu, tudo isso a minha mente recordou. Porém foi esta frase que eu cito que mais atenção me despertou. O que a levou a escrevê-la?

     É que a mim ocorreu-me imediatamente uma que já li na bíblia e que diz: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado, porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” Mateus 24:20,21

     Mistérios… ou talvez não.

Refere-se a que frase? :)

Citação de: Anasus em 10 setembro, 2017, 21:40
Refere-se a que frase? :)

A esta:

Citação de: Anasus em 10 setembro, 2017, 20:57


Há erros que são como usar vermelho num funeral e há erros que são como invadir a Russia no inverno. ;)



#21
Não sei!! Por vezes quando leio ou escrevo as frases bailam na minha mente e eu sinto que as devo escrever. Frases que li algures ou surgem não sei de onde, não sei.

E a pouco enquanto respondia para si, senti vontade de a escrever. Não sei... talvez tenha algo para si ou quem sabe para mim.... quem sabe.

Porque o tópico que criei é sobre "errar" direi que esta frase reflete para mim o seguinte:

Que usar vermelho num funeral não é o mais correto é algo inconsciente, mas invadir a Russia no inverno é ter consciência que vamos fazer algo que sabemos de antemão que vai trazer graves consequências. E como um crime em autodefesa e um crime premeditado.

E então tem lógica ou não?

#22
Citação de: Anasus em 10 setembro, 2017, 22:01
Não sei!! Por vezes quando leio ou escrevo as frases bailam na minha mente e eu sinto que as devo escrever. Frases que li algures ou surgem não sei de onde, não sei.

E a pouco enquanto respondia para si, senti vontade de a escrever. Não sei... talvez tenha algo para si ou quem sabe para mim.... quem sabe.

E como um crime em autodefesa e um crime premeditado.

E então tem lógica ou não?


    É interessante, simplesmente interessante como acabamos por lhes servir sempre para alguma coisa.

    Talvez não se acredite, mas o que escreveu é a resposta a uma "angústia" que me invade à umas semanas. Ainda hoje durante a tarde expressei essa angustia numa conversa com umas visitas e agora a Anasus parece que me deu a resposta.

Citação de: F.Leite em 10 setembro, 2017, 22:21

     É interessante, simplesmente interessante como acabamos por lhes servir sempre para alguma coisa.

     Talvez não se acredite, mas o que escreveu é a resposta a uma "angústia" que me invade à umas semanas. Ainda hoje durante a tarde expressei essa angustia numa conversa com umas visitas e agora a Anasus parece que me deu a resposta.

Nada é por acaso... nada.

A sua citação também trouxe de novo a minha mente palavras que me assaltaram hoje durante a tarde!!

Há coisas que não consigo explicar nem tão pouco comprovar a sua veracidade e nem sempre as compreendo, mas são essas "coisas" que me movem mesmo não sabendo a onde me podem levar.

Todo Espirito Encarnado erra porque o erro faz parte do aprendizado, mas com as vivencias vai errando menos, vamos emaginar que o espirito nascia ja perfeito que haveria para fazer como saberia como era o bem se nunca tivesse comparado com o mal? Tudo se passa a um nivel que nao podemos entender, com muito estudo e pesquisa : Espiritismo, Fisica Quantica, eqm, regressao, etc... existe muito para se pesquisar para quem quer respostas, nao podemos e atribuir tudo de mal a Deus.