Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Nesse texto vou tentar analisar de forma racional 3 questões básicas e importantes.
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 609 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nesse texto vou tentar analisar de forma racional 3 questões básicas e importantes.
Deus teria criado o mal???
Como afastar os maus espíritos???
O mal seria uma fatalidade ou necessidade???
Vejamos primeiro o texto de Kardec.

Mas nós somos, nós mesmos, Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e nos melhorarmos. A CAUSA DO MAL ESTÁ EM NÓS PRÓPRIOS, e os maus Espíritos apenas se aproveitam de nossas tendências viciosas, nas quais nos entretêm, para nos tentarem.

Cada imperfeição é uma porta aberta às suas influências, enquanto eles são impotentes e renunciam a qualquer tentativa contra os seres perfeitos. Tudo o que possamos fazer para afastá-los será inútil, se não lhes opusermos uma vontade inquebrantável na prática do bem, com absoluta renúncia ao mal. É, pois, contra nós mesmos que devemos dirigir os nossos esforços, e então os maus Espíritos se afastarão naturalmente, porque o mal é o que os atrai, enquanto o bem os repele.

Senhor, amparai-nos em nossa fraqueza, inspirai-nos, pela voz dos nossos anjos guardiães e dos Bons Espíritos, a vontade de corrigirmos a nossas imperfeições, a fim de fecharmos a nossa alma ao acesso dos Espíritos impuros.

O MAL NÃO É, PORTANTO, VOSSA OBRA, SENHOR, PORQUE A FONTE DE TODO O BEM NÃO PODE ENGENDRAR NENHUM MAL. SOMOS NÓS MESMOS QUE O CRIAMOS, AO INFRINGIR AS VOSSAS LEIS, E PELO MAU USO QUE FAZEMOS DA LIBERDADE QUE NOS CONCEDESTES. Quando os homens observarem as Vossas leis, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu dos mundos mais adiantados.
NÃO EXISTE PARA NINGUÉM A FATALIDADE DO MAL, QUE SÓ PARECE IRRESISTÍVEL PARA AQUELES QUE NELE SE COMPRAZEM. SE TEMOS VONTADE DE FAZÊ-LO, TAMBÉM PODEREMOS TER A DE FAZER O BEM. E é por isso, oh! Senhor, que solicitamos a vossa assistência e a dos Bons Espíritos, para resistirmos à tentação.

Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo cap Oração Dominical

Deus teria criado mal???
Vejamos essa colocação de Kardec  O MAL NÃO É, PORTANTO, VOSSA OBRA, SENHOR, PORQUE A FONTE DE TODO O BEM NÃO PODE ENGENDRAR NENHUM MAL. SOMOS NÓS MESMOS QUE O CRIAMOS, AO INFRINGIR AS VOSSAS LEIS, E PELO MAU USO QUE FAZEMOS DA LIBERDADE QUE NOS CONCEDESTES. Quando os homens observarem as Vossas leis, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu dos mundos mais adiantados.

Vejamos que Kardec explica muito bem essa questão o mal deriva das nossas imperfeições morais e do uso errado do livre arbítrio.
Somos nós que criamos o mal infringindo as Leis divinas que são naturais, eternas e imutáveis.
Infringimos usando a nossa liberdade que é o livre arbítrio de forma errada.

Como afastar os maus espíritos??? 
Vejamos essa colocação de Kardec  Cada imperfeição é uma porta aberta às suas influências, enquanto eles são impotentes e renunciam a qualquer tentativa contra os seres perfeitos. Tudo o que possamos fazer para afastá-los será inútil, se não lhes opusermos uma vontade inquebrantável na prática do bem, com absoluta renúncia ao mal. É, POIS, CONTRA NÓS MESMOS QUE DEVEMOS DIRIGIR OS NOSSOS ESFORÇOS, E ENTÃO OS MAUS ESPÍRITOS SE AFASTARÃO NATURALMENTE, PORQUE O MAL É O QUE OS ATRAI, ENQUANTO O BEM OS REPELE.

Vejamos que são as nossas imperfeições morais como maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos, que vão atrair os espiritos inferiores, perturbadores e obsessores pela sintonia mental ou afinidade moral.
O Bem tem sintonia com o Bem.
O mal tem sintonia com o mal.
Para afastar os maus espiritos temos que combater as nossas imperfeições morais e cultivar pensamentos elevados e nobres e praticar boas obras.
Temos que nos melhorar moralmente.

O mal seria uma fatalidade ou necessidade???

Vejamos essa colocação de Kardec Mas nós somos, nós mesmos, Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e nos melhorarmos. A CAUSA DO MAL ESTÁ EM NÓS PRÓPRIOS.
NÃO EXISTE PARA NINGUÉM A FATALIDADE DO MAL, QUE SÓ PARECE IRRESISTÍVEL PARA AQUELES QUE NELE SE COMPRAZEM. SE TEMOS VONTADE DE FAZÊ-LO, TAMBÉM PODEREMOS TER A DE FAZER O BEM.

Como disse muito bem Kardec não existe para ninguém a fatalidade do mal a causa do mal esta em nós próprios.
Somos nós que criamos o mal pelo uso errado do livre arbítrio.

Wilson Moreno