Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Serial Killers-Capítulo 5-Charles Manson
    Iniciado por MissTiny
    Lido 11.101 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Citação de: Elysium Mind em 13 fevereiro, 2013, 01:14
Até porque mentes geniais, normalmente não são "equilibradas".

Ele está muito longe de ser uma mente genial. Basta ver pela sua biografia que aquando da sua juventude andou a arrastar-se por reformatórios.

Citação de: Antoine em 13 fevereiro, 2013, 14:04
Ele está muito longe de ser uma mente genial. Basta ver pela sua biografia que aquando da sua juventude andou a arrastar-se por reformatórios.

ela estava a generalizar.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#18
Citação de: Antoine em 13 fevereiro, 2013, 14:04
Ele está muito longe de ser uma mente genial. Basta ver pela sua biografia que aquando da sua juventude andou a arrastar-se por reformatórios.

O que é que interessa para a mente genial, se se andou a arrastar por reformatórios?
Normalmente este tipo de pessoas que se arrastam por reformatórios, é por falta de adaptação ao meio envolvente. São pessoas pouco afectivas e sociais.
E depois como se sentem só e incompreendidas, desatam a fazer as piores coisas para chamarem a atenção.
Pelo menos foi isto que estudei em psicologia, um pouco resumidamente.
Isto claro, de forma generalista. Cada caso é um caso, e não é regra.
pode ainda dever-se à família que teve, onde cresceu, como viveu, como foi educado.
Agora tudo isto não é sinónimo de ignorância ou falta de inteligência.
Ashesrain

Citação de: lauviah em 13 fevereiro, 2013, 14:22
O que é que interessa para a mente genial, se se andou a arrastar por reformatórios?
Normalmente este tipo de pessoas que se arrastam por reformatórios, é por falta de adaptação ao meio envolvente. São pessoas pouco afectivas e sociais.
E depois como se sentem só e incompreendidas, desatam a fazer as piores coisas para chamarem a atenção.
Pelo menos foi isto que estudei em psicologia, um pouco resumidamente.
Isto claro, de forma generalista. Cada caso é um caso, e não é regra.


Mas para se ser um génio não basta ser diferente mas sim fazer algo de útil para a humanidade mesmo que depois as consequências não sejam as melhores. No caso de Manson não me parece que assassinar um grupo de pessoas seja algo brilhante ou inovador. E o facto de se ter arrastado por reformatórios mostra que o seu aproveitamento escolar não era dos melhores e quanto a mim o percurso académico é crucial para sabermos das aptidões de alguém para deixar a sua marca no mundo intelectual. Existem depois os casos dos sobredotados que realmente apresentam muitas vezes fraco aproveitamento escolar e também aqueles que por intermédio das suas acções não ligadas ao universo intelectual conseguem também deixar a sua marca na historia da humanidade. Definitivamente, Charles Manson não pertence a nenhum desses grupos. Um assassino e ladrão com graves perturbações mentais que realmente são consequência de uma infância bastante instável. Como ele existem aos montes por esse mundo fora.

Citação de: Antoine em 13 fevereiro, 2013, 14:37
Mas para se ser um génio não basta ser diferente mas sim fazer algo de útil para a humanidade mesmo que depois as consequências não sejam as melhores. No caso de Manson não me parece que assassinar um grupo de pessoas seja algo brilhante ou inovador. E o facto de se ter arrastado por reformatórios mostra que o seu aproveitamento escolar não era dos melhores e quanto a mim o percurso académico é crucial para sabermos das aptidões de alguém para deixar a sua marca no mundo intelectual. Existem depois os casos dos sobredotados que realmente apresentam muitas vezes fraco aproveitamento escolar e também aqueles que por intermédio das suas acções não ligadas ao universo intelectual conseguem também deixar a sua marca na historia da humanidade. Definitivamente, Charles Manson não pertence a nenhum desses grupos. Um assassino e ladrão com graves perturbações mentais que realmente são consequência de uma infância bastante instável. Como ele existem aos montes por esse mundo fora.

A genialidade nem sempre vira para o bem.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 13 fevereiro, 2013, 14:39
A genialidade nem sempre vira para o bem.

Claro que não. E muitas vezes existem pessoas que ao criarem algo nem sonham o quão prejudicial isso será para a humanidade. Veja-se o caso de Alfred Nobel que posteriormente se arrependeu de ter inventado a dinamite. Mas o que queria focar naquele meu comentário é que existem pessoas que não vale a pena dar muita atenção. No caso de Charles Manson é mais do que óbvio que foi sempre aquilo que ele quis mas nunca mereceu. As pessoas ficam intrigadas com os comportamentos dele e como tendem desde logo a classificar como genial tudo aquilo que é diferente não olham para aquilo que ele verdadeiramente provocou. Acho por isso importante fazer notar que Manson não é um génio nem uma pessoa tão invulgar quanto a isso. Não passa de um assassino e assaltante profissional que devido às suas perturbações mentais e ao facto de ser proveniente dos EUA recebeu uma dose de atenção que na verdade não merecia.

#22
Que há muito hype e mediatismo à volta do Manson, isso é verdade mas isso não implica que seja tudo uma falsidade e publicidade enganosa.

Para mim, a genialidade e a sua extrema inteligência dele está no dom da palavra. Foi o mentor intelectual de um grupo de assassinos e tinha a habilidade de manipular de tal forma a mente que conseguiu convencê-los a por em prática os assassinatos e, ainda mais impressionante, fez-los acreditarem que era o novo messias. O Helter Skelter é mais fantasia que outra coisa, próprio de alguém com sérios problemas mentais mas, não sei como, no fundo tem a sua lógica - there's a point somehow.
(atenção que não o estou a defender, está muito bem preso)
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

Ceinwyn
#23
Concordo plenamente Antoine...

De genial não tem nada...para mim existe uma grande diferença entre genialidade/inteligencia e esperteza...ele era esperto, por certo bom a convencer os outros a fazer o que a sua mente perturbada queria... como eu costumo dizer, teve «muitos anos de rua» onde se aprende a ser esperto para sobreviver... se fosse inteligente tinha tentado fazer algo bom na sua vida.

Não passa de um perturbado mental, de um assassino sem consciência >:(

Quanto aos reformatórios e infância difícil, para mim não servem de desculpa para os seus actos.
Existem pessoas, como ele, que nascem más, capazes de actos atrozes...e existem tantas.

Dou o meu exemplo, tive uma infância muito difícil, triste e dura e isso não fez de mim uma assassina, quis mais e melhor da vida e esforcei-me por isso...ele é para mim um fraco que escolheu o caminho mais fácil para ter a atenção que sempre desejou e nunca teve.

Está no mesmo calibre que John wayne macy, Ted bundy e o maluquinho da Noruega...lixo humano!! >:D


Há aqui uma confusão entre ser inteligente e fazer o que é considerado certo, não são implicitos. Não é o QI que nos faz boas pessoas  ::) mas sim o caracter, o que este senhor não tinha. Isto para não falar que o tal quoficiente nasce com a pessoa, a única coisa que se cultiva é o conhecimento.
"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

Citação de: Antoine em 13 fevereiro, 2013, 14:54
Claro que não. E muitas vezes existem pessoas que ao criarem algo nem sonham o quão prejudicial isso será para a humanidade. Veja-se o caso de Alfred Nobel que posteriormente se arrependeu de ter inventado a dinamite. Mas o que queria focar naquele meu comentário é que existem pessoas que não vale a pena dar muita atenção. No caso de Charles Manson é mais do que óbvio que foi sempre aquilo que ele quis mas nunca mereceu. As pessoas ficam intrigadas com os comportamentos dele e como tendem desde logo a classificar como genial tudo aquilo que é diferente não olham para aquilo que ele verdadeiramente provocou. Acho por isso importante fazer notar que Manson não é um génio nem uma pessoa tão invulgar quanto a isso. Não passa de um assassino e assaltante profissional que devido às suas perturbações mentais e ao facto de ser proveniente dos EUA recebeu uma dose de atenção que na verdade não merecia.

O facto de alguém ser mau não o invalida como génio. Do Manson não sei mas por exemplo o Zodíaco era de facto um génio, ou uma mente brilhante, apesar de ser mau como as cobras. A maioria das pessoas não conseguiria fazer o que ele fez mesmo se tivessem o sangue frio para matar gente.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Mas ninguém esta aqui a defender o homem.
Nem tenho nenhuma simpatia por ele.

Mas veja-se o caso do Zodiac.

Ashesrain

Cada caso é um caso. Existem muitos casos de génios que infelizmente contribuíram para o mal da humanidade. O Filosofo Martin Heidegger é um exemplo disso com as suas ideias que o colocavam ao do Nazismo. Mas o caso Manson é óbvio de mais que não diz respeito a qualquer manifestação de genialidade. O que fez ele para ser considerado um génio? Que contribuição, boa ou má, deu ele para a humanidade e para a historia dela? Nada, absolutamente nada.

Citação de: Antoine em 13 fevereiro, 2013, 20:10
Cada caso é um caso. Existem muitos casos de génios que infelizmente contribuíram para o mal da humanidade. O Filosofo Martin Heidegger é um exemplo disso com as suas ideias que o colocavam ao do Nazismo. Mas o caso Manson é óbvio de mais que não diz respeito a qualquer manifestação de genialidade. O que fez ele para ser considerado um génio? Que contribuição, boa ou má, deu ele para a humanidade e para a historia dela? Nada, absolutamente nada.



E é preciso contribuir? Não o basta "ser"? Temos definições diferentes.

"Look down at me and you see a fool; look up at me and you see a god; look straight at me and you see yourself" Charles Manson

Citação de: Elysium Mind em 13 fevereiro, 2013, 20:42

E é preciso contribuir? Não o basta "ser"? Temos definições diferentes.



Contribuir, contribui sempre de alguma forma, nem que seja negativamente.
Positivamente, creio que se inovou o método de investigação mais apertado e meticuloso, para este tipo de crimes.
Ashesrain