Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Opinião precisa-se
    Iniciado por Ana P
    Lido 3.815 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alô
Queria pedir a vossa opinião, como já referi noutro post sou mãe de um menino especial, devido a sua sensibilidade e forma de estar na vida nem sempre é fácil as pessoas externas compreenderem-no e lidarem com ele.
Eu tenho conseguido ajuda-lo e menorizado esse tipo de situações, no entanto este ano a nivel escolar tem sido complicado de gerir algumas situações, a principal é a preocupação da professora para com ele passo a explicar:
-Ele é um excelente aluno , tira muito boas notas sem dificuldades, no entanto durante as aulas ele desliga-se do mundo e quando chamam por ele , ele "regressa" e nao percebe o que aconteceu .
- É muito sensivel  e odeia que lhe gritem , entao se alguem lhe gritar por norma vai obter a seguinte resposta "eu por acaso gritei contigo? tanto ouço se gritares ou se falares baixo" , se a pessoa continuar a gritar ele desliga novamente o corpo fica o resto viaja.
- Segundo a professora tem demasiado sentido de justiça , não é capaz de ver uma injustiça e manifesta-se saindo  em defesa da pessoa ou situação  ( andava um miudo mais velho a implicar com ele a professora chamou esse menino e repreendeu-o o meu filho ficou indignado por a professora não ter dado a oportunidade ao miudo de se explicar, apesar de saber e dizer que ele estava errado , mas que toda a gente tem direito a explicar-se)
- Demasiado sentido de responsabilidade para a idade.  (leva tudo demasiado a serio e com demasiada responsabilidade tendo comportamentos que não sao propriamente de crianças com a idade dele.)
- Algumas conversas sem sentido (numa conversa de segunda feira onde a professora pergunta como foi o fim de semana, ou como correu a noite , o meu filho lembrou-se de dizer que nessa noite nao tinha dormido muito bem porque um dos "amigos" dele tinha estado a noite toda com ele e nao o deixava dormir)

Com isto tudo ja tive várias reuniões com a professora , que nota-se que a preocupaçao dela é genuina  e nada forçada, tentei relativizar a situação  e dar assim um ar leve a coisa. Mas para me "obrigar" a tomar medidas na avaliação por escrito escreveu nas observações que aconselhava a levar a um especialista psiquiatra/neuropsiquiatra de forma a despistar algum problema neurologico.
Fiquei bastante chateada e conversei com uma amiga que me aconselhou a leva-lo pois mais tarde a professora podia acusar-me de negligencia ou algo do genero. Contra a minha vontade levei-o a um neuropsiquiatra bastante conceituado e conhecido. Sai de lá com um grande sorriso no rosto, com um relatório para entregar a professora dizendo que o meu filho nao padecia de nenhum problema neurologico ou psiquiatrico.  No final da consulta disse-me que tinha em mãos uma criança especial e que isso não era uma doença mas sim um dom, aconselhou-me a leva-lo a uma psicologa especifica, (só por acaso é a minha psicologa há tres anos) de forma a ela orientá-lo pelo menos nas noites.
Levei-o e ela esteve com ele apenas 3 vezes , ensinou-lhe umas tecnicas para ele induzir a auto hipnose a noite e dormir melhor, e no final dessas 3 sessoes disse-me que nao precisava de la ir mais, para ir la apenas se ele pedisse para falar com ela , agradeceu-me apenas por o ter-lhe dado a conhecer, e que eu é que teria que ler muito e estudar muito para o ajudar e orientar, recomendou-me po-lo no karaté que isso iria ajuda-lo na sua concentração e controlo pessoal

Assim fiz , tenho trabalhado com ele em casa, conversamos imenso sempre que ele assim o quer, há dias em que pura e simplesmente ele não quer falar , nao quer meditar antes de ir para a cama não quer fazer nada e eu respeito o momento dele,  pu-lo no karaté, e as coisas ate que andavam +- , mas nos ultimos tempos tenho voltado a receber telefonemas da professora a dizer que ele esta mais ausente que está preocupada blablabla ... e recomendou-me po-lo na yoga que provavelmente seria benefico para ele ( sim porque desde que recebeu o relatorio do sr prof dr e da psicologa nunca mais insinuou que ele tem algum problema)
Para ela nao me moer o juizo nem ao miudo levei-o a uma aula e ele simplesmente odiou lol, e eu nao tenho por habito força-lo a fazer algo que ele nao quer  (tirando as coisas da educação que para mim são obrigatorias, que  não andamos aqui  a criar monstrinhos educação é obrigatoria em todo lado e para o futuro)

Agora digam-me pelas vossas experiencias  ou conhecimentos, como posso ajuda-lo a melhorar esta concentração ou falta dela? Que técnicas ou recursos podemos usar para ajudar de forma a que ele se consiga focar mais nas coisas e não "viaje" tanto
Nestas ausencias dele , ele a maioria das vezes nao se recorda o que se passou, outras lembra-se quando se lembra a resposta costuma ser, esteve a brincar ou a conversar com alguem que não conhece

Ana P
Vejo teu sofrimento por achar não conseguir ajudar teu filhote.
Mas você já o ajuda imenso!
Deus o deu a você porque sabia das tuas capacidades.
Mãe como tu são raras.
Primeiro parabéns para ti, mãezona!
Segundo, parabéns pelo filho que tens!
Criança sensível, justa e amorosa.
Já tinha me ocorrido o pensamento, mas deixei quieto, agora, lendo teu tópico, me ocorreu novamente, então vou fazer a pergunta: já parastes para pensar que ele possa ser uma criança Indigo ou cristal?

Quanto à pergunta do tópico, não sei como ajudá-la, mas sugiro, com muita humildade de conhecimento, que peça ao doutor (aquele que deu o laudo descartando qualquer problema neurológico) e à psicóloga também, que dêm um parecer sobre o caso dele.
Explique que a professora, apesar da boa vontade, está querendo providências que não são possíveis. Explique que ele precisa do tempo dele. Que a professora deve respeitar isso. Não é tratá-lo como uma criança diferente, mas respeitar as características de cada um, inclusive dele.
Acho que com um parecer médico (ou dois!), ela vai deixar de criar confusão e vai começar a compreendê-lo melhor.
Ela tem boa intenção, se vê. Mas não é o caminho.

Ele está gostando do karate?
De repente ele goste de pintura, desenho, cultivo de horta ou jardim, dança... Tem que tentar. Oferecer atividades diferentes pode ajudar muito.
Ele vai dizer o que gosta e o que não gosta.
Tens um pequeno tesouro, heim amiga?

Crianças especiais protegem a família e nível espiritual, porque Deus olha por elas e pelos que estão ao pé delas
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Mandei um email a psicologa estou aguardando a resposta dela , mas sabes quelinha no meu intimo acho que sei a resposta , penso que será algo do genero " Ana tens que dar tempo ao tempo..." mas aguardando para ver.

Em relação a tua pergunta, tanto a psicologa como outra pessoa que está ligada a estas areas classificaram-no como Cristal, quando era mais pequeno tinha alguns traços de indigo, mas a medida que foi crescendo ficou claro que seria um menino Cristal.
Ele gosta do Karaté .... mas não ama....
Ele ama correr na praia, ama mexer na terra , ama brincar com bichos , ele ama estar ao ar livre.
Eu tento dar-lhe tudo que é oferta de escolha , até agora não houve nada assim que ele pedisse para ficar, tirando os escuteiros, ele ama aquilo , foi algo que o pai não era a favor, por ter a igreja católica por tras, e também porque na altura ninguem percebeu de onde lhe veio a ideia de ir para os escuteiros , ninguem da familia andou , nem tinha amigos lá que ele conhecesse.
O que é certo é que ele disse "eu quero ir para os escuteiros! " perguntamos porque? " Não sei mais acho que vou gostar"  Quem te falou nos escuteiros? "Não sei mas sei que vai ser fixe"
E contra a vontade do pai fui inscreve-lo, no primeiro dia que foi ficou la a dormir pois havia uma actividade, fiquei de coração apertado e nao queria deixa-lo ficar , mas ele repreendeu-me e acabei por ceder. E assim foi ate hoje ele lá sente-se em casa, da-se com toda a gente e por incrivel que pareça, lá não tem "ausencias" e todos os chefes o adoram e o conhecem mesmo aqueles que estão noutras secções

Citação de: cleopatra em 21 fevereiro, 2016, 18:46
Crianças especiais protegem a família e nível espiritual, porque Deus olha por elas e pelos que estão ao pé delas
Verdade Cleopatra sem dúvida

#4
Pois que maravilhoso!
Ele tem um local de preferência.
Lá vai atender coisas boas.
Converse com o professor do local para que ele incentive a ficar "presente" durante as aulas, às vezes surte efeito.
Mas o fato é que ele se distrai porque não chama a atenção dele.
Ele aprende rápido demais e por isso fica "aéreo" depois.
A professora não pode avançar com o ensino porque as outras crianças precisam aprender também e necessitam mais tempo.
De repente você poderia ver uma escola para superdotados. Acho que ele gostaria muito.
Já tentou?

Ola ana, lendo o teu texto eu diria que o teu filho não tem nada de errado, aliás quem me dera que houvesse mais miudos assim...o problema é a professora, porque não entendo porque é que ela implica, se o teu filho tem boas notas, eu acho que qualquer coisinha ela vai fazer queixa aos pais.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: Quelinha em 21 fevereiro, 2016, 19:08
De repente você poderia ver uma escola para superdotados. Acho que ele gostaria muito.
Já tentou?

Onde vivemos não temos nada equivalente , a mais proxima fica a demasiados km  seria impraticavel.
No entanto este ano ponderei muda-lo de escola , para um colégio onde têm um programa de ensino diferente, e com outro tipo de actividades, musica, dança, horta biologica, etc.... Mas no dia que o levei a conhecer, mal chegamos a porta ele disse " Nao gosto deste sitio"
Entramos a mesma, ele conheceu a directora do colegio, conheceu a pessoa que iria ser professora dele e socializou um pouco nas instalações, no final da visita pensei que ele afinal tinha gostado.
Quando chegamos ao carro ele disse-me "eu não venho para esta escola, não gosto da professora, os meninos sao simpaticos, mas não me obrigues a vir para aqui "
Deixamos ficar como ele queria... se fiz bem ou mal tento nao pensar nisso, pois algo que a vida me ensinou foi a confiar nele, e aprendi muito mais nestes 8 anos de vida dele que em toda a minha vida , tornei-me algo melhor

Citação de: moonchild em 21 fevereiro, 2016, 19:18
Ola ana, lendo o teu texto eu diria que o teu filho não tem nada de errado, aliás quem me dera que houvesse mais miudos assim...o problema é a professora, porque não entendo porque é que ela implica, se o teu filho tem boas notas, eu acho que qualquer coisinha ela vai fazer queixa aos pais.
Eu acho que ela gosta dele mas acaba por ter "medo" dele , entao tem esta necessidade de andar sempre com coisinhas.
O mais engraçado é que o meu filho diz que a adora , que ela gosta muito dele e que o trata melhor que aos outros meninos
Comportamento ambiguo não ? ;)

Citação de: Ana P em 21 fevereiro, 2016, 19:21
Onde vivemos não temos nada equivalente , a mais proxima fica a demasiados km  seria impraticavel.
No entanto este ano ponderei muda-lo de escola , para um colégio onde têm um programa de ensino diferente, e com outro tipo de actividades, musica, dança, horta biologica, etc.... Mas no dia que o levei a conhecer, mal chegamos a porta ele disse " Nao gosto deste sitio"
Entramos a mesma, ele conheceu a directora do colegio, conheceu a pessoa que iria ser professora dele e socializou um pouco nas instalações, no final da visita pensei que ele afinal tinha gostado.
Quando chegamos ao carro ele disse-me "eu não venho para esta escola, não gosto da professora, os meninos sao simpaticos, mas não me obrigues a vir para aqui "
Deixamos ficar como ele queria... se fiz bem ou mal tento nao pensar nisso, pois algo que a vida me ensinou foi a confiar nele, e aprendi muito mais nestes 8 anos de vida dele que em toda a minha vida , tornei-me algo melhor
Eu acho que ela gosta dele mas acaba por ter "medo" dele , entao tem esta necessidade de andar sempre com coisinhas.
O mais engraçado é que o meu filho diz que a adora , que ela gosta muito dele e que o trata melhor que aos outros meninos
Comportamento ambiguo não ? ;)
Realmente😊, mas eu acho que não tens de te preocupar, o teu filho parece ser um bom menino, acho é que vais ter que ter paciência com a professora.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

#8
Uma pena ele não ter gostado da outra escola, mas fizestes muito bem em não tê-lo obrigado.
Puxa!
Se ele gosta da escola e da professora então está tudo bem!
Não há nada de ambíguo nisso!
O que está mesmo ocorrendo é a professora que ainda não o compreendeu.
Ele gosta da escola, da professora e de estudar, mas aprende tudo com muita facilidade e acaba perdendo o interesse.
Sofri isso com meu filho, não nessa proporção.
Mas fui chamada a atenção porque ele não fazia tarefas, não anotava as aulas, brincava a aula toda. Mas sempre sabia a matéria e passava com tranquilidade.
Queriam que eu o levasse ao neurologista porque acreditavam que ele fosse hiperativo.
foram momentos difíceis mas passou.
Agora a minha caçula vai me dar trabalho, já prevejo.
Ela não tem interesse nenhum na escola.
Quase não interage, só fica numa mesa sozinha.
Mas é muito inteligente.
Outro dia, a irmã queria fazer uma brincadeira de péssimo gosto com o irmão.
Ela tentou de todas as formas que a irmã desiste de fazê-lo porque sabia que o irmão ficaria triste, por fim disse : coitadissimo!
Com 4 anos. Rsrsrs
Já pensei que se tratasse de uma criança cristal, mas não sei.
Ela é muito sensível. Se você briga com ela,  ela chora copiosamente. Até mesmo se ela pisa no teu pé e você fala : aí, ela começa a chorar e pede desculpa.


Citação de: Quelinha em 21 fevereiro, 2016, 19:34
Quase não interage, só fica numa mesa sozinha.
Mas é muito inteligente.
Outro dia, a irmã queria fazer uma brincadeira de péssimo gosto com o irmão.
Ela tentou de todas as formas que a irmã desiste de fazê-lo porque sabia que o irmão ficaria triste, por fim disse : coitadissimo!
Com 4 anos. Rsrsrs
Já pensei que se tratasse de uma criança cristal, mas não sei.
Ela é muito sensível. Se você briga com ela,  ela chora copiosamente. Até mesmo se ela pisa no teu pé e você fala : aí, ela começa a chorar e pede desculpa.



Esse sentido de justiça, o facto de ela nao falar directamente para a irma nao fazer isso, ou nao denunciar a cara podre , mas tentar por todos os meios fazer com que a irma desistisse é uma das caracteristicas das crianças cristal, ao contrario dos indigos que se manifestam perante o que esta errado, os cristais nao o fazem directamente tentam levar os outros a ver que esta errado atraves do exemplo.
Esse coitadissimo tem muito que se lhe diga, é a resignação e a desilusão perante algo que eles não acham correcto e que nao conseguiram levar a outra pessoa a mudar
Eles odeiam confrontos e discusões, ferem-se com muita facilidade, o facto de ela fazer algo sem querer como "pisar" seu pé e ficar com o sentimento de "culpa" e chorar com verdadeira dor na alma é outra das caracteristicas . As crianças cristal nao lidam bem com a dor dos outros , a nossa dor provoca dor nelas.
O querer ficar sozinha numa mesa é outra das caracteristicas, eles tem necessidade de se isolar para se encontrarem a eles proprios, principalmente se sentirem que nao estão a ser compreendidos.
Pelos vistos não serei apenas eu a ter uma pérola em casa amiga :)

Citação de: Ana P em 21 fevereiro, 2016, 19:42
Esse sentido de justiça, o facto de ela nao falar directamente para a irma nao fazer isso, ou nao denunciar a cara podre , mas tentar por todos os meios fazer com que a irma desistisse é uma das caracteristicas das crianças cristal, ao contrario dos indigos que se manifestam perante o que esta errado, os cristais nao o fazem directamente tentam levar os outros a ver que esta errado atraves do exemplo.
Esse coitadissimo tem muito que se lhe diga, é a resignação e a desilusão perante algo que eles não acham correcto e que nao conseguiram levar a outra pessoa a mudar
Eles odeiam confrontos e discusões, ferem-se com muita facilidade, o facto de ela fazer algo sem querer como "pisar" seu pé e ficar com o sentimento de "culpa" e chorar com verdadeira dor na alma é outra das caracteristicas . As crianças cristal nao lidam bem com a dor dos outros , a nossa dor provoca dor nelas.
O querer ficar sozinha numa mesa é outra das caracteristicas, eles tem necessidade de se isolar para se encontrarem a eles proprios, principalmente se sentirem que nao estão a ser compreendidos.
Pelos vistos não serei apenas eu a ter uma pérola em casa amiga :)


Ohhhhhh
É exatamente isso: ela sente a dor dos outros e sofre, principalmente se ela achar que é a culpada de provocar a dor.
Mas não "estudei" as características das crianças Indigo e cristal para ver se ela se enquadra.
Vou procurar mais informações.
Obrigada.

lê e procura , se conseguirmos entender como eles são  é muito mais fácil conseguirmos mante-los equilibrados , ou simplesmente sabermos quando lhes devemos amparar mesmo quando eles nao querem. Outra das caracteristicas é que apear de serem muito meigos e afectuosos, não gostam muito de abraços principalmente quando é para conforto deles
beijinhos e optima busca

Citação de: Ana P em 21 fevereiro, 2016, 21:45
lê e procura , se conseguirmos entender como eles são  é muito mais fácil conseguirmos mante-los equilibrados , ou simplesmente sabermos quando lhes devemos amparar mesmo quando eles nao querem. Outra das caracteristicas é que apear de serem muito meigos e afectuosos, não gostam muito de abraços principalmente quando é para conforto deles
beijinhos e optima busca

A minha é muito carinhosa comigo, com o pai e os mais próximos. Adora beijar nos.
Mas se a contrariamos ela fica ofendida e realmente não quer que a toque.
Vou estudar sobre isso.
Obrigada Ana!

Procure ver se ele tem interesse em outras actividades físicas como zumba, por exemplo, ou Tai chi em alternativa ao karaté.
A minha cunha tem trissonomia 21 e costuma dar-se muito bem com Zumba.

Quanto à professora... ela também deveria se informar um pouco melhor de como atuar com este tipo de crianças.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

ola ana eu lendo seu relato fiquei muito interessado no teu problema com o filho se você quiser me envie uma foto dele  por MP para min ver o que se passa  com ele mais ou menos eu sei o que pode ser....

um abraço e que Deus te abençoe!!!