Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • Astrologia e Psicologia III - Sou uma pessoa criativa?
    Iniciado por SaraRS
    Lido 809 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sou uma pessoa criativa?

Na nossa cultura, há muito tempo que se pensa que criatividade é somente a manifestação de "absoluta originalidade", em geral mais directamente ligada a alguma área artística específica (pintura, escultura, música, dança, literatura, cinema, fotografia, teatro etc.).

O dominicano e pensador italiano Giordano Bruno, por exemplo, foi queimado pela Santa Inquisição em fevereiro de 1600 por denominar o ser humano de homus homini faber, isto é, o ser que se faz a si mesmo: com isto, ele contrariava o pensamento da Igreja Católica no sentido de que o homem havia sido feito por Deus e, por isto, não poderia nunca transformar a si mesmo.

É que em todas as épocas, e através das mais variadas formas, tentou-se limitar a criatividade humana por uma única e simples razão: o indivíduo criativo termina sempre por expor a sua própria maneira de ser e agir no mundo, afastando-se em alguma medida do que o grupo acha adequado e conveniente; assim, para manter estável e previsível qualquer estado de coisas, como forma de melhor controlá-lo, as manifestações de criatividade pessoal sempre tiveram de ser impedidas ou, no mínimo, vigiadas.

Acontece que a criança, assim como a essência humana, não tem qualquer compromisso natural com o estabelecido ou sistematizado pelo colectivo; desta forma, ela busca (re)construir o mundo à sua própria maneira e vontade, segundo as suas necessidades e inclinações individuais, sempre que possa.
Ela desmonta brinquedos, investiga processos, fabrica utensílios, renomeia objetos e monta novos cenários com coisas velhas do dia-a-dia, participando activamente em alguma (re)construção do mundo; além disto, quando é naturalmente dotada de alguma capacidade artística específica, ela toca, pinta, desenha, esculpe, escreve ou compõe.

Se bem aceite, desenvolve um "saudável espírito inventivo", motor de toda a descoberta original e iniciativa vital à possibilidade de criar alternativas; se mal aceite ou punida por isto, ela recua o seu impulso criador e inventivo e se transforma em "rebelde" ou "sonhadora", única forma socialmente definida para manter-se a inovar.

Criar, em suma, é refazer a vida, a si mesmo e ao outro, a partir da percepção (ou do desejo) de algo que pode ser diferente.

Para esta possibilidade servem os impulsos transpessoais da psique humana, sempre voltados a um momento além do presente, a um lugar distante do aqui ou a uma forma distinta da existente, como revelam Urano, Netuno e Plutão. Assim, quando uma pessoa apresenta na sua carta astrológica natal aspectos destes planetas com os seus planetas pessoais, saiba sempre que algum projecto verdadeiramente criativo está em curso dentro dela (mesmo que ela não saiba ou tenha sido reprimida em suas primeiras tentativas de fazer diferente).


Fonte: http://www.espacoastrologico.org/

Criar, em suma, é refazer a vida, a si mesmo e ao outro, a partir da percepção (ou do desejo) de algo que pode ser diferente.

Boas

A imaginação também pode ser criativa: é preciso concretizar as ideias
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

O importante é ver o acto criativo como um acto de inteligência que deve ser valorizado. E não uma mera mania e motivo de gozo ou desvaloriação social.