Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.520
Total de tópicos
26.929
  • O que é amar quando você tem depressão
    Iniciado por SaraRS
    Lido 4.991 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 15:52
Algumas pessoas não se amam a si mesmas, porque os outros a trataram mal continuamente, ou simplesmente as puseram de parte e ignoraram. É óbvio que quanto não tens amor, afeto e carinho tenhas dificuldade em amar-te, digo eu.

Sem dúvida. Não é apenas dizerem-nos que só quando começarmos a gostar-nos de nós próprios é que começaremos a atrair pessoas e que assim é que vão haver pessoas a gostar de nós. Sinceramente não consigo concordar precisamente pelo que o Forbidden disse... Se uma pessoa é constantemente magoada, ignorada, posta de parte... será fácil para a pessoa gostar de si própria, daquilo que vê no espelho? Aliás, será fácil ter autoestima? Não me parece... No entanto, sei que cada qual tem a sua maneira de reagir, mas também sei que muitas vezes este ponto de vista não é tido em conta, e as coisas nem sempre são tão lineares, pois quem passa ou está na situação sabe que não é bem assim... Claro que também pode e às vezes surge mesmo do nada alguém na nossa vida como se fosse um "clique", e não tem de ser necessariamente alguém para uma relação amorosa, mas quando nos desiludimos e/ou somos magoados/ignorados constantemente, chega uma altura em que mesmo com essa pessoa, simplesmente não acreditamos em eventuais elogios ou algo de positivo que a pessoa diga.

Bom tópico, Sara! :)

Citação de: Cassandra em 11 fevereiro, 2016, 17:30
A depressão faz-nos entrar num sítio muito escuro, de onde é difícil sair. Infelizmente, esse sítio escuro é a nossa própria mente.

E a escuridão confunde e embala naquele espírito de miserabilismo, enrola e ilude tão bem, mas tão bem, que às tantas não parece ser possível que as coisas não sejam mesmo assim. Pelo menos, em parte.

Esse mundo negro vive numa sala, escondida atrás de uma porta na nossa mente. O caminho para lá não é simples, mas quando se descobre esse caminho e se abre essa porta, por muito que a vida mude e por muito feliz que se possa ser depois de ultrapassar a depressão, nunca se esquece o caminho.

E como a vida não é sempre uma festa cor-de-rosa, cheia de alegria, e música e cor!, há momentos em que uma voz ecoa de dentro dessa sala, como uma sereia a chamar pelos marinheiros. E tal como as sereias, também essa voz quer arrastar e envolver de novo a mente nas profundezas geladas e obscuras da depressão.

A solução não é fechar a porta e deitar fora a chave. A solução é destruir a sala. Devia ser fácil, ela só existe na nossa mente.

Devia, mas não é!

Eu não posso falar por todos, mas comigo o que tem algum resultado e deixar temporariamente esse lado "negro" ou depressivo (como quiserem chamar) vir ao de cima, e depois deixa-lo ir, serve como uma catarse. Ninguém consegue estar sempre feliz, e principalmente quem é mais frágil ou sensível não adianta fazermo-nos de durões, muitas vezes o melhor e deixar o lado "negro" vencer temporariamente, pra depois conseguirmos seguir em frente. Não sei se me faço entender?! Eu falo mais especificamente em relação a sentimentos ou emoções ditas "negativas", acho que devemos expressa-las e senti-las com toda a força temporariamente (ainda que seja quando estamos sozinhos), pois se não elas ficam sempre aí dentro a remoer e pode ser pior...

Mas toda a gente é diferente e desenvolve as suas estratégias pessoais.

Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 17:57
Eu não posso falar por todos, mas comigo o que tem algum resultado e deixar temporariamente esse lado "negro" ou depressivo (como quiserem chamar) vir ao de cima, e depois deixa-lo ir, serve como uma catarse. Ninguém consegue estar sempre feliz, e principalmente quem é mais frágil ou sensível não adianta fazermo-nos de durões, muitas vezes o melhor e deixar o lado "negro" vencer temporariamente, pra depois conseguirmos seguir em frente. Não sei se me faço entender?! Eu falo mais especificamente em relação a sentimentos ou emoções ditas "negativas", acho que devemos expressa-las e senti-las com toda a força temporariamente (ainda que seja quando estamos sozinhos), pois se não elas ficam sempre aí dentro a remoer e pode ser pior...

Mas toda a gente é diferente e desenvolve as suas estratégias pessoais.

Após longos meses num vai e vem sem compreender o que se passava comecei a pensar assim. É certo é que descobri uma das raízes mais profundas dos meus problemas... E o evitar combater as emoções acabou por tornar mais fácil lidar com elas depois de aparecerem.
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 17:57
Eu não posso falar por todos, mas comigo o que tem algum resultado e deixar temporariamente esse lado "negro" ou depressivo (como quiserem chamar) vir ao de cima, e depois deixa-lo ir, serve como uma catarse. Ninguém consegue estar sempre feliz, e principalmente quem é mais frágil ou sensível não adianta fazermo-nos de durões, muitas vezes o melhor e deixar o lado "negro" vencer temporariamente, pra depois conseguirmos seguir em frente. Não sei se me faço entender?! Eu falo mais especificamente em relação a sentimentos ou emoções ditas "negativas", acho que devemos expressa-las e senti-las com toda a força temporariamente (ainda que seja quando estamos sozinhos), pois se não elas ficam sempre aí dentro a remoer e pode ser pior...

Mas toda a gente é diferente e desenvolve as suas estratégias pessoais.

Concordo, mais vale libertarmos e vivenciarmos as emoções por mais intensas que possam ser ou durem o tempo que durarem, do que reprimi-las... Não se deve bloquear emoções, pelo menos a meu ver... Talvez seja por isso que dizem que chorar faz bem a alma ou que limpa a alma... :) Porque mais vale chorar tudo o que temos a chorar e depois ficarmos melhores... mas lá está, depende da pesosa.

Acho que já foi falado num tópico que pus aqui, sobre a hiper-sensibilidade.
Eu, por exemplo, se não chorar não consigo estar bem. É como se tivesse uma pedra no peito e ao chorar a pedra desfaz-se.
Cada um tem de encontrar a sua estratégia. E claro que ajuda ter alguém a dar-nos um sorriso e a fazer-nos querer ganhar forças para sorrir de volta :)

Pois, até porque se não chorarmos, se continuarmos a sentir-nos tão mal, vamos chegar a uma altura em que não aguentamos e é quase como se estivéssemos quase a rebentar. Claro que é sempre bom termos connosco alguém assim como dizes, também não temos que levar e aguentar tudo sozinhos... :)

Não me lembro desse tópico Sara, como é que era mais ou menos?

Citação de: SaraRS em 11 fevereiro, 2016, 18:25
Acho que já foi falado num tópico que pus aqui, sobre a hiper-sensibilidade.
Eu, por exemplo, se não chorar não consigo estar bem. É como se tivesse uma pedra no peito e ao chorar a pedra desfaz-se.
Cada um tem de encontrar a sua estratégia. E claro que ajuda ter alguém a dar-nos um sorriso e a fazer-nos querer ganhar forças para sorrir de volta :)

Sim, temos que tentar encontrar o equilíbrio... nem reprimir de mais as emoções, nem deixa-las totalmente descontroladas por muito tempo. Eu tenho vindo a tentar encontrar esse equilíbrio, mas não é algo fácil...

Eu quando quero chorar choro, não tenho esse problema, pelo menos se estiver sozinho. E esses momentos são precisos pra libertar as emoções. Mas muitos homens tem o problema de não quererem nunca mostrar "fraqueza", nem quando estão sozinhos.

Compreendo as voças opiniões, mas eu não concordo, eu detesto chorar porque quanto mais choro mais vontade tenho de chorar. O facto de combater todos os dias os meus piores pensamentos é o meu motor de arranque para conseguir viver o meu dia a dia. Eu costumo dizer que " não é arranhando uma ferida que esta vai cicatrizar". Muitas vezes o libertar das emoções pode trazer uma especie de gatilho para o "fosso" por assim dizer, e dificilmente a pessoa depois se consegue levantar. mas lá está é so uma opinião.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 11 fevereiro, 2016, 18:44
Compreendo as voças opiniões, mas eu não concordo, eu detesto chorar porque quanto mais choro mais vontade tenho de chorar. O facto de combater todos os dias os meus piores pensamentos é o meu motor de arranque para conseguir viver o meu dia a dia. Eu costumo dizer que " não é arranhando uma ferida que esta vai cicatrizar". Muitas vezes o libertar das emoções pode trazer uma especie de gatilho para o "fosso" por assim dizer, e dificilmente a pessoa depois se consegue levantar. mas lá está é so uma opinião.

Depende muito das pessoas, cada um tem as suas estratégias... não há nenhuma que resulta com todos! Tens que ver que o que resulta melhor contigo...

Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 18:47
Depende muito das pessoas, cada um tem as suas estratégias... não há nenhuma que resulta com todos! Tens que ver que o que resulta melhor contigo...
Claro por isso é que disse que era só a minha opinião, não exite uma regra universal para reagir em relação aos nossos fantasmas, cada ser humano é unico e complexo na maneira de reagir ao meio que o rodeia, cada um de nós é um  mundo.😊
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Posso dar a conhecer um caso que se passou comigo.

Conheci uma rapariga há uns anos atrás, tinha eu na altura 17 anos e ela 28.
Conhece-mo-nos através de um chat da Internet e com o tempo a fomos ganhando confiança um com o outro.
Decidimos marcar um encontro para nos conhecermos pessoalmente.  :)

Ela disse que tinha sido casada, mas que estava separada há 2 anos e desde então tem andado a resolver a vida dela e também tentando encontrar uma pessoa com quem pudesse partilhar os seus sentimentos.
Para vos ser sincero, identifiquei-me bastante com essa rapariga, na maneira de pensar e de agir, ou seja, tínhamos várias coisas em comum.
Decidimos "abrir" o coração um ao outro e tentar um relacionamento, visto que as coisas estavam bem entre nós e havia aquela "química" que tantos falam nos relacionamentos. Sempre manifestei sentimentos verdadeiros pelas pessoas, inclusive com ela. Partilhamos muitas coisas.
Passado 3 meses de "boa onda", ela começa a andar mais nervosa, porque as más situações que ela viveu no casamento que teve, não lhe abandonavam os pensamentos. Chegou a "stressar" comigo por coisas insignificantes, mas que eu nunca levava a mal.
Eu disse-lhe sempre, se não queres estar comigo basta dizeres que ficamos amigos na mesma. Mas ela sempre quis continuar comigo. Começou depois com ataques de ansiedade que a levaram várias vezes ao médico e andou a tomar calmantes e coisas do género.
Chegou ao ponto de pegar na tesoura e cortar o cabelo dela... Eu sempre estive do lado dela no bom e no mau, mas ela cada vez mais distante.

Resolvi por um ponto final na situação e cada um seguir a sua vida, porque havia coisas que já me magoavam.

Conclusão, sempre me amei a mim e amei quem me amou, mas é um pouco injusto dizer que não mereço ser amado da mesma forma.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#26
É a tua opinião moonchild, com base na pessoa que és.
Comigo chorar funciona, consigo logo sorrir e rir...com outras pessoas não funcionará.

Forbidden, tens toda a razão. Muitos homens não são capazes de chorar.
É comum os homens exprimirem-se mais pela raiva, pelas explosões agressivas, já que isso não é visto como 'fraqueza'...muitas vezes é através de um murro ou pontapé em algo que conseguem descomprimir, daí até ser recomendável irem para desportos tipo artes marciais, etc, para largar a energia e desbloquear sentimentos.
Aliás, a depressão nos homens muitas vezes é detectada através da sua alta irritabilidade e raiva, que é muito mais acentuada do que nas mulheres com depressão que se expressam mais pela tristeza e apatia(isto são factos médicos, não estou a inventar).

SKY, está aqui: https://portugalparanormal.com/index.php/topic,38661.msg364273.html#msg364273

Indigo, tu és o testemunho do outro lado da moeda, és como o símbolo do rapaz do texto que abriu este tópico.
És a prova da dificuldade que é estar com alguém que não está bem emocionalmente.
Não és menos que ninguém por não teres aguentado e claro que mereces ser amado da mesma forma :)

Todos sabemos os nossos limites e quando começamos nós a regredir na nossa sanidade por causa do mal do outro, mais vale realmente seguir-se caminhos separados porque se não conseguimos estar bem e ter forças, nem vamos ajudar o outro.

Eu estive numa situação de pré-depressão, mas a tempo, percebi que se não levantasse e lutasse contra os meus fantasmas (em vez de os deixar libertos) eu iria parar num ponto de não retorno. Eu acho que a depressão em si não tem cura é um pouco como uma estranha especie de adição, com altos e baixos, aliás deveria existir a d.a. (depressivos anonimos). Para mim é uma luta diaria sem descanso, para conseguir estar bem comigo mesma. Ja aconteceu recentemente uma situação de descontrolo parcial (no funeral de meu avô), mas percebi que se não me recompusesse eu iria voltar ao ponto da pré-depressão.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 17:57
Eu não posso falar por todos, mas comigo o que tem algum resultado e deixar temporariamente esse lado "negro" ou depressivo (como quiserem chamar) vir ao de cima, e depois deixa-lo ir, serve como uma catarse. Ninguém consegue estar sempre feliz, e principalmente quem é mais frágil ou sensível não adianta fazermo-nos de durões, muitas vezes o melhor e deixar o lado "negro" vencer temporariamente, pra depois conseguirmos seguir em frente. Não sei se me faço entender?! Eu falo mais especificamente em relação a sentimentos ou emoções ditas "negativas", acho que devemos expressa-las e senti-las com toda a força temporariamente (ainda que seja quando estamos sozinhos), pois se não elas ficam sempre aí dentro a remoer e pode ser pior...

Mas toda a gente é diferente e desenvolve as suas estratégias pessoais.

Comigo essa estratégia também funciona. É deixar sair tudo cá para fora, seja a chorar, seja a escrever. Tudo, venha como vier, tenho de sentir as coisas exactamente como elas estão, por muito mazinhas que sejam.

É que depois de nos permitirmos sentir e pensar o lado negro, ele vem à superfície. E quando isso acontece, ele sai daquela escuridão e apanha luz. E é aí que ele enfraquece, pois começamos a ver, a tomar consciência do que essas coisas são e qual a sua origem.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

se eu chorar agora nao e que eu sou fraco, e que eu to desmontando para depois juntar cada caco...

chorar e dizer em lagrimas, tudo o que o coraçao por orgulho nao e capaz de dizer em palavras...