Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.520
Total de tópicos
26.929
  • O que é amar quando você tem depressão
    Iniciado por SaraRS
    Lido 4.990 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Ninguém te vai amar até você aprender a amar a si mesmo" é uma frase bastante fácil para se acreditar que é verdade.

Mas é terrível, especialmente quando você tem depressão. E se você nunca aprender? Enquanto adolescente, isto me deixava muito preocupada, a pensar como seria a minha vida como adulta. Eu tinha certeza que nunca seria capaz de ter um relacionamento, mas eu estava errada. Honestamente, eu não gosto muito de mim, e para minha surpresa, em agosto de 2013, um rapaz ficou perdidamente apaixonado por mim.

Eu tenho lidado com a depressão desde que me lembro. Já tomei diversos medicamentos, fiz terapia mas ela está viva e bem, confortável na sua casa, dentro dos meus ossos  Eu posso sentir isso todos os dias, pode começar com um pequeno indício que causa dor emocional insuportável nos momentos mais inconvenientes. A depressão não se importa se eu estou num relacionamento com um rapaz que me faz rir, que me diz que eu sou bonita 20 vezes por dia, e se preocupa mais comigo do que qualquer outra pessoa já se preocupou. Eu sou grata pelas noites em que ele me conforta enquanto eu choro por horas seguidas sem motivo.Eu sou grata porque ele tolera os meus períodos de irritabilidade sem hora para acontecer.

Ele rapidamente tenta consolar-me, se eu de repente me sinto desconfortável, seja em locais públicos ou privados. Ele me enche de esperança para o futuro, quando eu me afundo no mais escuro dos caminhos, brinca com o meu cabelo quando eu não consigo dormir e me incentiva a comer quando não tenho apetite. Ele cuida de mim e eu nem sequer tenho que me explicar ou pedir desculpas. Ainda dou por mim a pensar: "Uau, alguém está apaixonado por mim.

Muitas vezes penso sobre como tenho sorte de ser amada, independentemente das minhas falhas químicas. Este amor intenso é assustador, porque dia após dia, eu fico à espera da hora em que uma dessas coisas vai empurrá-lo sobre a borda do limite da tolerância. Que na próxima vez  que eu estiver a revirar-me na cama, com os olhos encharcados por nenhuma razão, vou acabar por afastá-lo. Eu sei que isso o perturba e eu tento tranquilizá-lo dizendo através da minha visão turva e salgada que não é culpa dele. Muitas vezes me sobrecarrego com culpa e odeio que os meus sentimentos sobre mim possam causar algum desconforto a ele. Algumas de nossas noites terminam num abraço apertado e um murmurado "desculpa" saindo dos meus lábios, mas eu sinto-me muito grata por ele ainda ter o prazer de acordar comigo todas as manhãs. Cada dia é uma luta.

Estou constantemente no limite, entre me preocupar com tudo e não ter interesse por nada, perguntando-me quando ele vai se fartar de tudo. Ele é rápido a lembrar-me o quanto ele me ama , mas eu sou mais rápida a superar essa confissão com uma dúvida paralisante. Nós dois sabemos que será assim para sempre, e se ele não desistiu ainda, é porque ele está 100% comigo.Nunca deixe ninguém dizer que você não é digno de ser amado, se você não amar a si mesmo.

Nunca deixe ninguém lhe dizer que sua doença mental é a razão pela qual você não está num relacionamento. Nunca deixe ninguém lhe dizer que você deve sorrir mais, mudar o seu penteado ou usar roupas mais coloridas. Nunca deixe ninguém fazer você se sentir mal sobre o que você não tem total controlo. Alguém vai ficar apaixonado por você, independentemente do seu estado de saúde, e se isso acontecer enquanto passa dias inteiros a ouvir as suas músicas tristes favoritas e a chorar no chão do seu quarto, então tenha certeza de ter encontrado o amor verdadeiro.

(Autora: Holly Everett)



Fonte: http://www.fasdapsicanalise.com

A depressão nada tem a ver com falta de amor próprio. Tem mais a ver com a resistência a muitos problemas que a vida nos traz. A pessoa aguenta muito, tem força interior, e há um dia em que deixa de aguentar.  Acho que tem a ver com a "corda rebentar". Quando o copo enche, há sempre uma gota que faz transbordar o conteúdo.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 11 fevereiro, 2016, 13:09
A depressão nada tem a ver com falta de amor próprio.

Quando vem pode não ter. Depois de instalada vai-o aniquilando.

Para mim, o que é de destacar neste texto, é o facto de como uma depressão pode destruir um relacionamento, seja amoroso ou não. Muita gente não tem noção disto, mas quem tem depressão, acaba por afastar os outros, mesmo os que ama e isso só lhes dá mais sofrimento. Quem está ao lado dessa pessoa, tem realmente de ter muita força e amor, para continuar lá para ela. Muitas vezes, é 'essa pessoa' que faz toda a diferença no caminho pela reconquista da saúde mental.

#4
Como eu me identifico......

Estive 8 anos em depressão...
"estive".... No fundo sinto que ainda estou, embora tenha saido um pouco.

E saí porque há um ano conheci uma mulher fantástica, que mesmo comigo assim partido, em cacos, desfeito mesmo, viu algo em mim que mais ninguém viu e nunca mais me abandonou.

Sim, também penso muitas vezes "um dia ela farta-se", "um dia ela cansa-se de me puxar para cima e desiste de nós"...
O facto é que continua comigo e sempre a apoiar-me em tudo.
Todos os dias diz-me que sou lindo, a alma gémea dela, que faço já parte dela e que nunca me vai abandonar...

Mas a dúvida, essa, não me abandona nunca...

#5
Força Minnorkka DJ. Continua a lutar por ti e por ela, uma alma maravilhosa que se juntou a ti, sem dúvida.

Citação"Ele é rápido a lembrar-me o quanto ele me ama , mas eu sou mais rápida a superar essa confissão com uma dúvida paralisante. "
O que mais me identifico é isto... Por mais que me digam coisas bonitas, a minha cabeça não pára, as dúvidas e os medos estão sempre lá. E por mais que eu saiba que isso é irritante e cansativo para a outra pessoa, não consigo deixar de me sentir assim. E depois cresce o tal ódio por sermos como somos.
Citação"Muitas vezes me sobrecarrego com culpa e odeio que os meus sentimentos sobre mim possam causar algum desconforto a ele. "
Culpa e mais culpa...frustração...

Só nos resta dar o máximo de nós aqueles que merecem e ESCOLHEM estar ao nosso lado, na mais duro dos cenários.
Já que hoje em dia toda a gente quer um mar de rosas, haver alguém que quer estar com alguém sabendo todos os seus podres e demónios, é como agulha num palheiro.

CitaçãoNunca deixe ninguém dizer que você não é digno de ser amado, se você não amar a si mesmo.

E quando somos nós a nós próprios? Mesmo que apoiados com pessoas que nos lembram que não é bem assim.. É muito dificil lidar com aquilo que nos corroi em dúvidas.

Um tanto mais quando alguém a quem sentimos uma grande afinidade, parece que se afasta, sendo imaginado ou não pelas nossas dúvidas. Mas entre as dúvidas e o que acabamos por fazer aqueles que nos querem ajudar, no fim de contas quem sofre mais somos nós.

E como eu digo.. aguentar à bronca acaba por ser uma das respostas. Isso e continuar a mover...
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

O facto de dizeres que não és digno de ser amado, só mostra que não te amas a ti mesmo. Isso felizmente não impede que os outros vejam que estás errado e que alguém com uma forte Luz lute por te mostrar o quanto és capaz de amar e merecedor de todo o amor :)
Por mais erros que cometas, aqueles que realmente gostarem de ti, não vão ligar aos erros mas à forma como tentas dar a volta por cima.

#8
Citação de: SaraRS em 11 fevereiro, 2016, 15:30
O facto de dizeres que não és digno de ser amado, só mostra que não te amas a ti mesmo. Isso felizmente não impede que os outros vejam que estás errado e que alguém com uma forte Luz lute por te mostrar o quanto és capaz de amar e merecedor de todo o amor :)
Por mais erros que cometas, aqueles que realmente gostarem de ti, não vão ligar aos erros mas à forma como tentas dar a volta por cima.

Algumas pessoas não se amam a si mesmas, porque os outros a trataram mal continuamente, ou simplesmente as puseram de parte e ignoraram. É óbvio que quanto não tens amor, afeto e carinho tenhas dificuldade em amar-te, digo eu.

Daí a importância de ter alguém que nos dá esse afecto e que nos valoriza :) principalmente nas fases mais escuras da nossa vida.

#10
Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 15:52
Algumas pessoas não se amam a si mesmas, porque os outros a trataram mal continuamente, ou simplesmente as puseram de parte e ignoraram. É óbvio que quanto não tens amor, afeto e carinho tenhas dificuldade em amar-te, digo eu.

Aqui vou ter de concordar com o Forbidden...
Quando se é mal tratado numa relação, chega-se a um ponto que se acha que nós é que temos problemas...

Eu entrei em depressão porque fui simplesmente abandonado pela minha ex-companheira...
Foi de tal maneira doloroso que durante estes 8 anos sempre achei que a culpa era minha...

Até ter encontrado esta namorada maravilhosa que tenho agora e me fez perceber que não tive culpa de nada...

E apesar de a amar, não me amo nem tão pouco consigo olhar-me ao espelho mais que 5/10 segundos...

Citação de: SaraRS em 11 fevereiro, 2016, 16:01
Daí a importância de ter alguém que nos dá esse afecto e que nos valoriza :) principalmente nas fases mais escuras da nossa vida.

Pois, mas ninguém pode controlar isso. Há muita gente que não tem esse apoio e amor, e não é algo que se possa adquirir.

#12
Eu só estou a dizer o que estou a dizer para ir de encontro com o texto que coloquei aqui.
Obviamente, que nem toda a gente tem essa sorte... O texto apenas destaca a sorte que é e a importância que tem essa pessoa na vida de alguém. E claro que muita gente entra em depressão por causa de relações com outras pessoas, que levam a uma bola de neve. Aliás, a vida não é feita na solidão, tudo está interligado e em vários momentos somos influenciados por várias pessoas e respectivas relações que podem acender em nós um sentimento menos bom. Nada acontece vindo do nada, há sempre uma origem. Há é, também, pessoas menos propícias a isso que outras, que passando pelo mesmo que outras não caiem na depressão.

É tudo muito relativo, depende de pessoa para pessoa e é um assunto que dá pano para mangas.
Só quis frisar com este post o poder do Amor nestas ocasiões.

A depressão faz-nos entrar num sítio muito escuro, de onde é difícil sair. Infelizmente, esse sítio escuro é a nossa própria mente.

E a escuridão confunde e embala naquele espírito de miserabilismo, enrola e ilude tão bem, mas tão bem, que às tantas não parece ser possível que as coisas não sejam mesmo assim. Pelo menos, em parte.

Esse mundo negro vive numa sala, escondida atrás de uma porta na nossa mente. O caminho para lá não é simples, mas quando se descobre esse caminho e se abre essa porta, por muito que a vida mude e por muito feliz que se possa ser depois de ultrapassar a depressão, nunca se esquece o caminho.

E como a vida não é sempre uma festa cor-de-rosa, cheia de alegria, e música e cor!, há momentos em que uma voz ecoa de dentro dessa sala, como uma sereia a chamar pelos marinheiros. E tal como as sereias, também essa voz quer arrastar e envolver de novo a mente nas profundezas geladas e obscuras da depressão.

A solução não é fechar a porta e deitar fora a chave. A solução é destruir a sala. Devia ser fácil, ela só existe na nossa mente.

Devia, mas não é!
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citaçãomomentos em que uma voz ecoa de dentro dessa sala, como uma sereia a chamar pelos marinheiros. E tal como as sereias, também essa voz quer arrastar e envolver de novo a mente nas profundezas geladas e obscuras da depressão.

Conheço muito bem isso.

Mas no meio dessas vozes que chamam há também braços que nos tentam puxar para cima e é a isso que temos de nos agarrar, e procurar... Por mais sedutor que seja esse recanto negro da nossa mente...
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts