Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.520
Total de tópicos
26.929
  • O que tiver de ser será!
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 2.395 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Por vezes cruzo-me com comentários como...

O que tiver que ser será!... Ah e tal... é o Karma... é o destino... etc... etc...

Nada contra... apenas me pergunto se, por vezes, não existe uma desresponsabilização pessoal (consciente ou não) quando proferimos este tipo de frases...

Claro que a vida acontece... e das melhores coisas que podemos fazer perante o que nos vai acontecendo é... aceitar... pois... se já aconteceu... de nada nos serve lutar contra isso... será mais inteligente aceitarmos o que é... o que já foi... e a partir desse ponto agir em conformidade... creio que, nesse sentido, ou para retirar algum peso desnecessário em algumas situações, este tipo de frases fará sentido...

No entanto, se utilizarmos estas frases (ou crenças), para nos desresponsabilizarmos parece-me que tal facto limita o nosso crescimento consciente. Acredito que somos mais maduros e adultos quando assumimos o nosso poder de escolha, de crescimento e de aprendizagem conscientes.

Podemos, por exemplo, para "passar" um exame de matemática dizer... o que tiver que ser será!... E esperar que por osmose, ou com o passar dos dias, esse conhecimento maturará na nossa cabeça e nos fará ter sucesso no exame. Podemos, por outro lado, ir às aulas... estudar... praticar... ir ao exame, fazermos o nosso melhor e... depois disso, para retirar algum peso desnecessário e ansiedade à situação, dizer a mesma frase... o que tiver que ser será! Neste caso parece-me que a frase já fará mais sentido... pois trabalhamos para atingir os nossos objetivos, o trabalho está feito e será esperar pelo resultado ...

No que diz respeito às relações ou ao nosso desenvolvimento pessoal creio que podemos ver as coisas de forma análoga...

Numa relação podemos dizer... o que tiver que ser será! E, sem fazer "nada", esperar que o resultado seja o que queremos...

Podemos, por outro lado, refletir, meditar, aprender, partilhar, crescer conscientemente antes e durante a relação... caso contrário o mais provável é "chumbarmos" consecutivamente o exame das relações... e diminuirmos a nossa probabilidade de sucesso...

Pessoalmente acredito que é no poder da reflexão e meditação que podemos "acelerar" processos de crescimento pessoal que de outra forma podem ou nunca chegar a acontecer... ou demorar mais tempo que o necessário... pois enquanto não forem feitas aprendizagens... enquanto não houver crescimento.. a tendência será a de repetirmos padrões...

E... Como disse Confúcio "Há três métodos para ganhar sabedoria:

Primeiro, por reflexão, que é o mais nobre;
Segundo, por imitação, que é o mais fácil;
E terceiro, por experiência, que é o mais amargo"



Pedro Sciaccaluga Fernandes

#1
Eu sou da opinião que o livre arbítrio é limitado, portanto nesse sentido algumas coisas sim, "são o que serão". Não por vontade de Deus, Karma ou o que seja, mas porque não podemos controlar onde e quando nascemos, que tipo de educação tivemos, as experiencias que tivemos, as pessoas que conhecemos, etc. Tudo isso foge totalmente ao nosso controlo, todas essas coisas que moldam quem somos. Portanto sim, acho que o livre arbítrio é limitado.

Dou um exemplo: uma pessoa criada num pais islâmico, indocrinado desde criança com fanatismo religiosos tem total livre-arbitrio? Claro que não. Isso não o desresponsabiliza totalmente das suas ações, mas a verdade é que cada um de nós é fruto da sociedade onde nasceu e viveu.

Ola, é uma reflexao muito bonita.
Eu utiliso essa frase apenas em situaçoes dificeis onde eu sei que nao tenho controlo sobre elas. Por exemplo, um acidente ou um problema de saude que aparece e que é inerente à nossa atitude, pois nao temos como resolver e so o tempo podera resolver. Ha uma reflexao budista que diz que a maneira mais facil de resolver problemas é aceita-los.
Quanto a situaçoes que dependem muito da nossa atitude, claro que ai "o que tiver de ser" nao sera, se nao lutarmos para tal. Como por exemplo, um emprego ou um exame.
"As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas com o coração." - Helen Keller

"O que tiver que ser será!"

Esta frase, como o texto indica, só faz sentido ser proferida após o indivíduo ter esgotado todos os meios que tinha ao seu alcance para que o resultado fosse o melhor.

Só por comodismo, preguiça, ignorância básica e afins poderá ser dita ser ter praticado qualquer acção no sentido pretendido.

#4
Eu acredito no karma, no que tiver de ser será, mas também acredito que nós somos os autores da nossa história!
Isso do que "tiver de ser será" também depende de nós! Ok, vou estudar matemática, vou trabalhar e fazer o meu melhor e depois o resultado... é o que tiver de ser. E será bom! Se não for, verei onde posso melhorar. Se não estudar, o que tiver de ser será? Será uma bela negativa! Então mas não fui eu que me sujeitei a ela? Da mesma maneira me sujeitei a esse resultado.
De ambas as maneiras, devemos sempre tirar lições e tentar sempre da próxima fazer melhor. :)

Não descurando obviamente as situações em que nada podemos fazer para as mudar: doenças (algumas), fatalidades... em suma, acho que as coisas acontecem porquê têm de acontecer, mas nada acontece por acaso! É para nos dizer algo, que muitas vezes não vemos. :)

#5
Citação de: cepticooucrente em 11 fevereiro, 2016, 12:22
Eu acredito no karma, no que tiver de ser será, mas também acredito que nós somos os autores da nossa história!
Isso do que "tiver de ser será" também depende de nós! Ok, vou estudar matemática, vou trabalhar e fazer o meu melhor e depois o resultado... é o que tiver de ser. E será bom! Se não for, verei onde posso melhorar. Se não estudar, o que tiver de ser será? Será uma bela negativa! Então mas não fui eu que me sujeitei a ela? Da mesma maneira me sujeitei a esse resultado.
De ambas as maneiras, devemos sempre tirar lições e tentar sempre da próxima fazer melhor. :)

Mas não podes ignorar o contexto da sociedade onde nasceste e viveste, as pessoas que conheceste, etc, tudo isso molda quem és. Tu não existes por tu só, és o resultado de uma sociedade e das experiências que tiveste.

Citação de: Forbidden em 11 fevereiro, 2016, 12:25
Mas não podes ignorar o contexto da sociedade onde nasceste e viveste, as pessoas que conheceste, etc, tudo isso molda quem és. Tu não existes por tu só, és o resultado de uma sociedade e das experiências que tiveste.

Sim, concordo. E sendo autores da nossa história, esses são factores que contribuem para a forma com que a "escrevemos", não achas? :)

"O que tiver que ser será!"

So quando todas as hipoteses estão esgotadas. Por exemplo, uma das minhas muitas historias de vida está em situação: "O que tiver que ser será!"

Ja nada consigo fazer :)
Os dois testes mais duros no caminho espiritual são a paciência para esperar o momento certo e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.
Paulo Coelho

Citação de: cepticooucrente em 11 fevereiro, 2016, 12:22
Não descurando obviamente as situações em que nada podemos fazer para as mudar: doenças (algumas), fatalidades... em suma, acho que as coisas acontecem porquê têm de acontecer, mas nada acontece por acaso! É para nos dizer algo, que muitas vezes não vemos. :)

Nada acontece por acaso e Karma existe. Agora não podemos passar a vida a dizer que tudo é karma. Em tudo, só depois de termos a consciência de que fizemos o nosso melhor é que será legítimo desabafar "o que tiver que ser será" ou "seja o que Deus quiser".

Boas,

"(...) apenas me pergunto se, por vezes, não existe uma desresponsabilização pessoal (consciente ou não) quando proferimos este tipo de frases..."



Não acho que haja desresponsabilização, apenas uma explicação.
Quando nos deparamos com situações complicadas na nossa vida ou daqueles que nos são queridos, encontrar a solução pode ser difícil, mas não impossível.
Aí, surge a ideia de karma, destino, no sentido de deixar fluir: por vezes não entendemos o porquê de as coisas acontecerem, o que não significa que se cruze os braços. É preciso ir à luta e resolver a situação. Mas se tivermos a consciência de que coisas melhores vão surgir depois, a nossa atitude torna-se positiva.  :)


Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem