Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Carta de Públio Lêntulo - Presidente de Jerusalém
    Iniciado por César Pedrosa
    Lido 2.743 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ENTRE OS DEPOIMENTOS sobre Jesus, os do Ciclo de Pilatos, parecem os mais curiosos e interessantes, objectos de intensa piedade popular ao longo dos tempos. Um dos textos deste Ciclo é a Carta de Públio Lêntulo, que descreve Jesus. Foi produzida por um certo Lentulus, romano, sendo ''oficial de Roma na província da Judeia no tempo de Tiberius Cæsar'', ou, como no preâmbulo original em Latim, "Lentulus habens officium in partibus Iudeae herodis ad senatores romanos hane epistolam deferre iussit" (Goodspeed).

       ESTA personagem não pôde ser identificada; o mais perto que podemos chegar é à menção de um ''Volusiano, familiar de Tibério'' (suo familiari nomine Volusiano), pois os Volusiani surgiram do casamento entre Lúcio Volúsio Saturnino (cônsul sufeta em 3 EC, e já bastante idoso) e Cornelia Scipionum Gentis, filha de Lúcio Cornélio Lêntulo (cônsul em 3 AEC). No Ciclo de Pilatos, este Volusiano tem papel de relevo no afastamento e morte de Pilatos, cf. Otero, Los Evangelios Apocrifos pag. 496: ''Muerte de Pilatos, el que condenó a Jesus''...

       ... DEVE provir de um P.Lentulus Volusiano ou Cipionino ou Getuliano que, por algum motivo, foi legado de Tibério na Judeia. Sob o nome de Volusiano, é citado em evangelhos_apócrifos do Ciclo de Pilatos, justamente ligado a um retrato do Cristo, que ele busca penosamente; cita feita especificamente em 2 textos: Mors Pilati; Vindicta.

       ... TEMOS pelo menos 4 rescritas da mesma Carta; em todas, o prólogo habitual das cartas romanas desapareceu. Uma delas tem o preâmbulo actual, algo como ''Públio Lêntulo era oficial romano na Judeia sob Pôncio Pilatos'':
É esta que transcrevo:

''LENTULUS, presidente de Jerusalém, ao Senado e ao povo romano, cumprimentos. SABENDO que desejas conhecer quanto vou narrar, ó César, existindo nos nossos tempos um homem, que vive actualmente, de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade; e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas coisas que nela se acham ou, que nela tenham estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas deste Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, numa palavra, - é um homem de justa estatura e muito belo no aspecto e, há tanta majestade no rosto, que aqueles que o vêem são forçados a temê-lo ou amá-lo. Tem os olhos da cor da amêndoa bem madura, são distendidos até a orelha e, da orelha até os ombros, são da cor da terra, porém, mais reluzentes. Tem no meio da sua fronte uma linha separando o cabelo, na forma de uso entre os Nazarenos. O seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, [...] [muito parecido com sua mãe, que é de peregrina beleza, uma das belas mulheres da Palestina]
''A BARBA é espessa, semelhante ao cabelo, não muito longa, mas, separada pelo meio; seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, [o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol ...] [porém ninguém pode olhar fixamente o seu semblante porque, quando resplende, apavora, quando ameniza, chora; faz-se amar e é alegre com gravidade].
''DIZEM que nunca ninguém o viu rir [em público], mas, antes, chorar. [...] Na palestra, contenta muito, mas, o faz raramente e, quando dele nos aproximamos, verificamos que é muito modesto na presença e na pessoa. Se a majestade tua, ó César, deseja vê-lo, como no aviso passado escreveste, dá-me ordens, que não faltarei de mandá-lo o mais depressa possível. [... ] [tenho sido grandemente molestado por estes judeus] Caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, mas, em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas regiões. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como divino, mas, outros me querelam, afirmando que é contra a lei da tua majestade [...] Dizem que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário: aqueles que o conhecem e que com ele têm praticado afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém, à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que tua majestade ordenar será cumprido. Salve. Da tua majestade, fidelíssimo e obrigadíssimo. Publius Lentulus, presidente da Judeia. Indicação sétima, lua segunda.''

... RELEMBRANDO ser composta de diversos fragmentos com origens diferentes.

GAMALIEL: O seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, [...] [muito parecido com sua mãe, que é de peregrina beleza, uma das belas mulheres da Palestina].

S. JOÃO Damasceno: Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade; e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas coisas que nela se acham ou, que nela tenham estado; em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas deste Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos... [editou, Paulo Dias].
Mais sobre este assunto.
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/05/publius_lentulu.html
bem hajam na luz e com a Luz
:angel: :angel: :angel:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Adorei este post!achei-o bastante interessante! :)

#2
Citação de: Nita em 27 novembro, 2009, 13:12
Adorei este post!achei-o bastante interessante! :)

...:) se pensarmos bem...podemos tentar dizer que tudo isto é inventado pelos homens para provar o que quer que seja que necessitem ver provado ....(mas não é:))...mas também podemos pensar que são fragmentos de um documento Oficial Romano enviado para a mais alta figura, o imperador, e que os intervenientes são pessoas que viveram efectivamente no tempo e com Jesus Cristo...e que nunca pensaram o que estavam efectivamente a viver... :angel:
O que podemos nós saber:)?
Faz parte do Ciclo de Pilatos, que descreve Jesus, foi encontrada na Constantinopla em 1241 por um proeminente homem da Igreja, num antigo arquivo romano. Foi enviada à Roma, onde foi traduzida do grego para o latim e sofreu alterações e revisões pela Cúria Romana, e actualizada pelos humanistas do Renascimento pela colagem de diversos fragmentos, de modo a compor os textos narrativos.

A descrição da carta concorda com o Mandilion, com S. João Damasceno (último Pai da Igreja) e com Nicéforo Calixto.
Mesmo alterada com o passar do tempo, possui um fundo histórico inegável, cujo núcleo é autêntico, a saber: "homem de estatura mediana, usa barba, cabelo repartido ao meio, de cor castanha, nazareno, olhos claros, mãos longas, ensina que Reis e escravos são iguais diante de Deus".
Pode-se achar o conteúdo da carta bastante elogioso para o relato de um agitador judeu, mas temos de entender o contexto. Quando dizem que Jesus fazia milagres e curava pela palavra, isso, no contexto romano, era medonho e monstruoso. :)
Bem hajas
^I^
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam