Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Quem é o Orixá Xango?
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 3.124 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alguma informação sobre o Orixá Xango.
Para dar uma ajuda ao que andam com problemas legais ou burocráticos para resolver...
Ou outros...

"Imagina um elefante. Um elefante grande. Mas um tão grande que "os olhos são do tamanho de potes de boca larga", e o resto do corpo do animal segue a proporção do tamanho dos olhos. Esse elefante é Xangô.



Xangô é Rei e por ser Sábio é também Juiz, por isso o Poder que gera controla a política e a justiça. Xangô é o Orixá a que os fieis recorrem para resolver problemas relacionados com documentos, questões em tribunal, estudos, eleições, trabalhos intelectuais, produções artísticas e tudo o que implique uma reflecção e tomada de decisões.



Não se pode falar de Xangô sem falar de poder. Xangô expressa autoridade dos grandes governantes, mas também detém o poder mágico, já que domina o mais perigoso de todos os elementos da natureza: o fogo. O poder mágico de Xangô reside no raio, no fogo que corta o céu, que destrói na Terra, mas que transforma, que protege, que ilumina o caminho. O fogo é a grande arma de Xangô, com a qual castiga aqueles que não honram seu nome.



Xangô, é Orixá da justiça, do conhecimento, da inteligência, da politica, dos raios, dos trovões e do fogo. O Poder é a síntese de Xangô. Rei absoluto. Forte e imbatível. O prazer de Xangô é o poder. Xangô manda nos poderosos, manda no seu reino e nos reinos vizinhos. Xangô é Rei entre todos os reis.



Há quem diga que Xangô, ao contrário de outros Orixás mais "pacientes", exerce o poder de uma forma ditatorial e explosiva. Faz o que quer quando quer. Mas este "ditador" ama o seu povo. E Xangô ama os seus filhos!!! Em Xangô a força do seu caracter e a sua honestidade são as marcas que sobressaem.



Em Xangô tudo remete para o Poder e para a sua condição de Rei. As suas roupas, a sua riqueza, a sua forma de gerir o poder. A cor vermelha, por exemplo, sempre esteve ligada à nobreza. Só os grandes reis pisavam sobre o tapete vermelho, e Xangô pisa sobre o fogo, o vermelho original, o seu tapete.



Xangô, enquanto Orixá homem, é bonito e sobretudo charmoso. Sabe disso e é extremamente vaidoso. Sempre conquistou todas a mulheres que quis. Xangô, por ser um amante irresistível e por isso foi disputado por três mulheres que são três elas próprias três Deusas, três Orixás. Iansã foi sua primeira esposa e quem o acompanhava na guerra. É com Iansã que divide o domínio sobre o fogo.
Oxum foi à segunda esposa de Xangô e a mais amada. Apenas por Oxum, Xangô perdeu a cabeça, só por ela chorou. A terceira esposa de Xangô foi Oba, que amou e não foi amada. Oba abdicou de sua vida para viver por Xangô, foi capaz de mutilar o seu corpo por amor o seu rei.

Xangô decide sobre a vida de todos, mas sobre a sua vida (e sua morte) só ele tem o direito de decidir. Ele é mais poderoso que a morte, razão pela qual passou a ser o seu anti símbolo.



Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem.

São pessoas de corpo quase sempre muito forte, com massa muscular e uma quantidade razoável de gordura mas a sua boa constituição óssea suporta o seu físico avantajado. Com forte dose de energia e autoestima, os filhos de Xangô têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. A sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Gostam de viver acompanhados, quase nunca estão só, pois a solidão é um estigmas dos filhos de Xangô.



São empresários, livreiros, advogados, administrativos, árbitros de futebol, sindicalistas, juízes, dirigentes associativos, são os presidentes das coletividades do bairro onde vivem, são bombeiros, bibliotecários, escritores ou féis de armazém. Por mais humilde que seja a sua profissão, destacam-se pela postura e competência de quem "sabe o que está a fazer". Não admitem criticas destrutivas vindas de quem não sabe e têm dificuldade em lidar com hierarquias que não sejam as que eles criaram, por isso têm tendência para trabalhar por conta própria ou pelo menos de uma forma "independente".



São incapazes de ser injustos. Contra tudo e contra todos, vão sempre fazer o que acham que é justo. Têm normalmente uma certa dose de egoísmo e tendência para serem austeros nos gastos... Gostam do poder e do saber, que são os grandes objetos de sua vaidade. São amantes vigorosos, e têm tendência para manter ao longo da sua vida muitos relacionamentos. Um filho de Xangô está sempre cercado por velhos amigos, novos amigos, adjuntos, assessores, e vizinhos, colegas, auxiliares, "amigas especiais" e conhecidos que se "juntaram à festa". Fazem questão de viver entre muita gente e têm pavor de ficarem sozinhos.



Xangô frequenta os Parlamentos, as Assembleias, os Palácios Presidenciais e Reais e as Salas de Trono. Mas vive no interior dos Vulcões, nos Rochedos Imponentes à beira-mar, no Alto das Montanhas, nas Fragas e nas Pedreiras.



As cores de Xangô são o vermelho e o branco.



O dia de Xangô é a Quarta-feira.



A Saudação de Xangô é: Kao Cabecilé!"

Retirado do site www.caminhodoxaman.blogspot.pt
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Mais uma vez obrigada pelos ensinamentos
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Pela descrição, meu marido é filho de Xango e, de acordo contigo, eu sou filha de Oxum.

Citação de: Quelinha em 20 janeiro, 2016, 11:35
Pela descrição, meu marido é filho de Xango e, de acordo contigo, eu sou filha de Oxum.

Dizes isso tendo em conta a manifestação de Oxum que aqui falaste há uns tempos, certo?
Pois a ser assim, é um casamento muito estável e seguro!! Felicidades!
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Citação de: Tokobá del Rey em 20 janeiro, 2016, 11:41

Dizes isso tendo em conta a manifestação de Oxum que aqui falaste há uns tempos, certo?
Pois a ser assim, é um casamento muito estável e seguro!! Felicidades!

Exato.
Aguardo seu topico sobre ela para confirmar isso.
Realmente meu casamento é bem tranquilo.
Temos nossas discussões, que são poucas, mas nada abala nossa cumplicidade e companheirismo.
Nós temos uma conexão muito forte.
Diversas vezes temos o mesmo pensamento.
Pego o telefone para ligar e ele está me ligando.
Ou temos "ideias" idênticas ao mesmo tempo.
É muito engraçado.

Obrigada!

Tokobá del Rey  gostaria que voce me explica-se sobre  Cordão de Santo"ou "Colar de Santo" qual a funçao para que serve?

desdes ja obrigado !!!

                               

Citação de: vitorino em 20 janeiro, 2016, 12:51
Tokobá del Rey  gostaria que voce me explica-se sobre  Cordão de Santo"ou "Colar de Santo" qual a funçao para que serve?

desdes ja obrigado !!!

                               

O que mostra a fotografia são "guias" que é como no Candomblé chamamos aos colares de contas usamos.
Têm uma função de proteção usados no dia-a-dia. Ou usados em simultâneo servem para definir o estatuto dos filhos de Santo no Terreiro. Primeiro usamos apenas uma guia (que vamos usar sempre, dentro e fora do terreiro para protecção). Depois de uns anos usando uma guia, no caso de fazermos o Santo, que é o ritual mais importante porque se passa, usamos 21 guias. Sete anos depois, passamos a usar essas 21 guias separadas por contas a que chamamos baraja... Cada nação de Candomblé tem as suas cores e o seu sistema de guias...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

#8
Citação de: Quelinha em 20 janeiro, 2016, 11:35
Pela descrição, meu marido é filho de Xango e, de acordo contigo, eu sou filha de Oxum.


Que interessante, como é que se pode saber isto???
Agora fiquei mega curiosa :)

Tokobá del Rey, os Colares são simplesmente lindos!! Amei!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Orixá poderoso. :)

Eu sou filha de Yansã... e sem dúvida que herdei tudo da mãe. :P
Filha de Iansã balança mas não cai , não fica presa a ninguém porque não tem como segurar o vento.... Somos águia, corajosas e não deixamos o que queremos para ontem ... Somos da hora ... Vento que venta aqui ,venta em qualquer lugar.

#10
Citação de: Faty Lee em 20 janeiro, 2016, 16:17
Que interessante, como é que se pode saber isto???
Agora fiquei mega curiosa :)

Tokobá del Rey, os Colares são simplesmente lindos!! Amei!

Entre as guias da fotografia, estão também algumas guias que não são de Candomblé. Estão ali algumas guias que podem ser da Umbanda ou da Jurema... mas isso fica para outro dia.

Como saber qual é o seu Orixá? só há uma maneira: ir a um terreiro e perguntar no jogo de búzios...

Citação de: luzdosol em 20 janeiro, 2016, 16:23
Orixá poderoso. :)

Eu sou filha de Yansã... e sem dúvida que herdei tudo da mãe. :P
Desculpe dizer-lhe isto Luz do Sol, mas que Iansã lhe perdoe...
Um filho de santo, ou uma filha de santo, não podem dizer nunca que herdaram tudo dos Orixás de quem são filhos...
Os Orixás são Deuses. Forças da Natureza. Energia em Estado Puro.
Nós somos apenas humanos.
Somos matéria.
Cometemos erros.
Fazemos asneiras.
Somos ignorante...
Assim, podemos dizer: revejo-me em algumas características do meu Orixá.
Ou,
Podemos dizer: Amo tanto o meu Orixá que quero ser como ele...
Ou
Que o meu Orixá me empreste esta ou aquela característica....
Agora dizer, como fez, que "herdou tudo da sua mãe"... é não só uma grande falta de humildade, como também e de alguma forma "desafiar" e "rebaixar" o seu Orixá a uma classe abaixo daquela a que pertence.
Não me leve a mal falar-lhe assim, mas é minha obrigação dizer-lhe isto.

Que Xangô a Abençoe
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

#11
Não precisa de levar as coisas tão a sério.
Obviamente que foi o que quis dizer, que tenho muitas caracteristicas dos filhos de Yansã.
Não me quis mostrar mais que ninguém nem comparar-me a uma Deusa... longe disso.
Mas ás vezes faz bem um pouco de humor nas nossas vidas.
Não acha? ;)
Filha de Iansã balança mas não cai , não fica presa a ninguém porque não tem como segurar o vento.... Somos águia, corajosas e não deixamos o que queremos para ontem ... Somos da hora ... Vento que venta aqui ,venta em qualquer lugar.

Tem que ser mesmo só com o jogo dos búzios?

E este tópico, já viram?

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,21336.0/topicseen.html
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

O Peso das Palavras ditas (e escritas é imenso).
O humor é algo que não só anima, como faz falta, nas nossas vidas.
Mas olhe que Iansã, é uma Senhora que não é para brincadeiras...
Brinque com as pessoas, leve tudo a brincar, divirta-se.
Acho muito bem.
Agora não brinque com o Orixá...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Não foi com o Orixá que brinquei, como deve ter reparado.
E termino aqui a minha intervenção.
Filha de Iansã balança mas não cai , não fica presa a ninguém porque não tem como segurar o vento.... Somos águia, corajosas e não deixamos o que queremos para ontem ... Somos da hora ... Vento que venta aqui ,venta em qualquer lugar.