Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.429
Total de mensagens
369.475
Total de tópicos
26.918
  • Álcool, drogas e tabaco visto da perspetiva espírita
    Iniciado por adifferentmind
    Lido 4.647 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite amigos do PortugalParanormal! Hoje trago uma pequena dúvida sobre um assunto um pouco controverso, o Álcool, as Drogas e o Tabaco.

Trouxe este assunto para aqui pois já dei por mim a pensar diversas vezes sobre isso. Um médium de confiança alertou-me que tudo o que seja vícios é prejudicial na nossa evolução neste mundo enquanto espírito, basicamente o que me explicaram foi que nós ao consumirmos esse tipo de substâncias agarramo-nos de tal maneira que na hora de nos soltarmos deste mundo simplesmente não conseguimos pois estamos viciados na matéria física. A minha duvida em relação a isto é se realmente seja assim o que prejudica a pessoa (neste caso falando apenas a nível espírito) é o vício em si seja qual for ou o facto de simplesmente usar mesmo que seja de vez em quando (falo aqui por exemplo de um cigarro de vez em quando, uma pastilha de ecstasy de mês a mês ou uma bebedeira na festa da terra)?

Gostava que alguém entendido me esclarecesse isto. Obrigado :)

#1
Sobre "alguém entendido" penso que é bastante relativo, pois uma pessoa que se ache entendida, possivelmente um espirita praticante poderá dar-te a visão da sua religião, e poderá ser generalizada tal como foi essa indicado no teu tópico.

Quero dizer com isto que, na minha opinião de "não entendido dogmático", considero que o consumo moderado de qualquer produto viciante não será certamente aquilo que te fará ficar preso ao mundo físico depois da morte.

Não posso deixar de comentar que vícios, que se apontam o tabaco, as drogas etc são apenas alguns, pois na realidade nos somos viciados em muito mais, viciados no sexo, viciados no açúcar, e até viciados no amor nas suas diferentes formas, isto é, tudo que afecta os nossos centros de prazer tratá um certo vicio se não controlado.

Cada caso deve ser estudado individualmente, e acredita que a própria consciencialização do problema já é meio caminho, pois dependerá do nível intelectual, emocional e espiritual de cada um.

Concluo que ainda temos que acrescentar os efeitos karmicos, será aquele drogado um simples drogado? ou terá ele como função uma certa aceleração da limpeza karmica, ou será ele um facilitador para que outra pessoas por exemplo quem toma conta dessa pessoa possa evoluir karmicamente, ou até mesmo, a necessidade dessa alma de vivenciar igualmente os prazeres físicos de forma exagerada como forma de aprendizagem?

Há muitas variações, muitas possibilidades, e cada caso deve ser estudo e compreendido individualmente.

Citação de: Acnamon em 13 janeiro, 2016, 00:40
Sobre "alguém entendido" penso que é bastante relativo, pois uma pessoa que se ache entendida, possivelmente um espirita praticante poderá dar-te a visão da sua religião, e poderá ser generalizada tal como foi essa indicado no teu tópico.

Quero dizer com isto que, na minha opinião de "não entendido dogmático", considero que o consumo moderado de qualquer produto viciante não será certamente aquilo que te fará ficar preso ao mundo físico depois da morte.

Não posso deixar de comentar que vícios, que se apontam o tabaco, as drogas etc são apenas alguns, pois na realidade nos somos viciados em muito mais, viciados no sexo, viciados no açúcar, e até viciados no amor nas suas diferentes formas, isto é, tudo que afecta os nossos centros de prazer tratá um certo vicio se não controlado.

Cada caso deve ser estudado individualmente, e acredita que a própria consciencialização do problema já é meio caminho, pois dependerá do nível intelectual, emocional e espiritual de cada um.

Concluo que ainda temos que acrescentar os efeitos karmicos, será aquele drogado um simples drogado? ou terá ele como função uma certa aceleração da limpeza karmica, ou será ele um facilitador para que outra pessoas por exemplo quem toma conta dessa pessoa possa evoluir karmicamento, ou até mesmo, a necessidade dessa alma de vivenciar igualmente os prazeres físicos de forma exagerada como forma de aprendizagem?

Há muitas variações, muitas possibilidades, e cada caso deve ser estudo e compreendido individualmente.

Muito obrigado pela resposta, penso que entendi cada ponto de vista como querias que entendesse. Mesmo assim irei aguardar mais opiniões até dar o meu ponto de vista :)

Sobre o tema, encontrei este texto:


"Esqueça o mal que receba e nunca faça a cobrança do bem que tenha podido distribuir." André Luiz


Efeitos Espirituais e Físicos das Drogas


Conhecidas como narcóticos ou entorpecentes, as drogas ocasionam dependência química e, em sua grande maioria, abalam psicologicamente os usuários, podendo levá-los à overdose.

As drogas podem ser divididas em três grupos conforme o Centro Brasileiro de Informações sobre as Drogas Psicotrópicas (CEBRID): estimulantes, depressoras e alucinógenas:

Efeitos no Corpo

Algumas substâncias químicas têm o poder de alterar o estado de consciência, impulsionando uma parte do cérebro responsável e associado principalmente à manutenção no organismo, da dopamina – principal neurotransmissor do corpo.

Curiosidade

Usuários de cocaína podem chegar a óbito após o consumo de 0,2 a 1,5 grama de droga pura. Esse perigo é maior se houver injeção direta no sangue.

Como as drogas agem no Espírito?

Os efeitos provocados pelas drogas são altamente devastadores e, por este motivo, comprometem também a saúde espiritual.


Na obra "Missionários da Luz", escrita por Francisco Cândido Xavier pelo Espírito André Luiz, nós encontramos: "O corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue. O sangue é elemento básico de equilíbrio do corpo perispiritual." Em "Evolução em dois Mundos", o mesmo autor espiritual revela-nos que os neurônios guardam relação íntima com o perispírito.

Para entendermos melhor, nós comparamos o perispírito a um "filtro" de dosagem das energias espirituais do corpo material e vice-versa. Compreendemos então que os efeitos destas substâncias acarretam em um desequilíbrio completo do Espírito.

Nossas ações trazem efeitos benéficos revolucionários nestes casos!

Ao criarmos mecanismos de influência positiva baseados nos ensinamentos da Doutrina de Jesus, nós mostramos aos usuários que existe um caminho mais edificante, desagregando assim a repercussão desta terrível epidemia que está destruindo cada vez mais lares: as drogas.

fonte: radio boa nova
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#4
Eissshhhh. Quando mais quimica é a droga mais dificil vai ser para quem a consome alcançar seja o que for neste mundo e na outra realidade seja qual for o plano em que se está só traz consequências piores do que negativas e NENHUMA positiva, simple as that !

Agora tambem a serio; tridimensional mente falando sabes perfeitamente que uma droga quando atinge o cerebro começam a morrer neurónios e a desaparecer sinapses. Isto é o que faz com que nós seres humanos sejamos capazes de entender, analisar e resolver problemas o que de grosso modo torna as pessoas eu não queria dizer mais burras mas se calhar não tão inteligentes.

Eu contra mim falo porque as bôbdeiras de fim de semana (quando posso) são daquelas que fico no recobro ligado às máquinas durante 2 dias.
Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.

Se tiveres conciência do que fazes, não tem mal...
Se não te lembrares ou alterares a tua consciência perante as situações, é sinal que eles, os espíritos brincam contigo, quando tens essas substancias.
Isso é uma porta de entrada para os espíritos estagnados...
Espíritos estagnados são os que não evoluiem...
são eles os responsáveis pelas confusões e situações de perigo...
Eles entram em quem lhes abre a porta.

«Na obra "Missionários da Luz", escrita por Francisco Cândido Xavier pelo Espírito André Luiz, nós encontramos: "O corpo perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue. O sangue é elemento básico de equilíbrio do corpo perispiritual." Em "Evolução em dois Mundos", o mesmo autor espiritual revela-nos que os neurônios guardam relação íntima com o perispírito.»

Interessante.

Há uns anos uma senhora do Porto relatou-me este caso. Uma vizinha começou a namorar um rapaz que andava na droga, e pouco depois ficou também viciada. Os pais andaram um ano com ela no médico e no psicólogo, até que resolveram ir a França fazer um tratamento «oculto» que consiste numa transfusão de sangue «puro», tiram-lhe sangue e depois transferem sangue de uma pessoa jovem e sem vícios que se tenha voluntariado para doar. Não imagino onde isto será feito nem se é legal, mas a senhora garantiu-me que a história é real pois ela acompanhou-os e são pessoas com formação superior e que andam nos «bruxos». Consta que resultou e a rapariga ficou curada do vício.
C'est dans l'air.

O consumo de álcool, drogas e tabaco têm consequências físicas e espirituais. O tema é muito interessante e dá para trocar muitas ideias. Aqui ficam apenas algumas notas.

- Consequências físicas -
Todos sabemos, pelo menos de uma forma geral e de senso comum, que existem efeitos prejudiciais no corpo físico devidos à sua utilização. Apenas a listagem desses efeitos já seria muito longa. Por outro lado, também já aqui foi referido que estas substâncias têm apenas desvantagens e nenhuma vantagem objectiva. Ou seja, mesmo esporadicamente, não há qualquer efeito positivo na utilização de ecstazy ou em fumar um cigarro. Os eventuais efeitos psicológicos de prazer, relaxamento e boa disposição podem ser atingidos por outros métodos inteiramente saudáveis. O consumo "social" também levanta imensas questões, precisamente porque não desculpa um comportamento que sabemos ser apenas negativo. Aliás, algo vai mal psicologicamente se alguém valoriza mais uma noite de diversão com cocaína do que sem cocaína, ou com bebedeira do que sem bebedeira, mesmo que seja "apenas" de vez em quando.

Este aspecto de ausência de qualquer vantagem é bastante importante, principalmente para não nos deixar cair na tentação de relativizar pequenos consumos, como por exemplo fumar apenas um cigarro. Pode ser apenas um, mas tem efeitos biológicos negativos e não tem qualquer efeito benéfico, por isso fica a pergunta "Para quê então fazer isso?".

- Consequências espirituais -
Em termos espirituais as consequências também são muito relevantes. Tem lógica que acentue a nossa materialidade, o apego à matéria, e consequentemente tenha consequências no momento do desprendimento do corpo físico. Mas pessoalmente acho muito mais importante as consequências que tem ainda durante a vida.

A morte do corpo físico não santifica ninguém, é apenas uma mudança de estado. Por isso, uma pessoa com determinados vícios continuará a ter esses mesmos vícios quando passa para o mundo espiritual. Esse espírito como já não tem possibilidade de interagir com a matéria livremente necessita que alguém o faça por ele e daí retirar a satisfação do seu vício. Ou seja, um espírito que foi fumador continuará viciado em tabaco e necessitado de se sentir envolvido pelo respectivo fumo. Como já não pode por si só acender um cigarro irá acompanhar alguma pessoa que tenha o mesmo vício. Estabelece-se assim uma simbiose em que o próprio espírito influencia essa pessoa, através do pensamento, para ter determinados comportamentos, nomeadamente continuar com o vício. Esta vinculação vai se tornando muito forte e pode transformar-se em obsessão, com consequências muito sérias em outras vertentes da vida.

Desta forma, podemos compreender que através dos nossos vícios e comportamentos negativos, esporádicos ou não, vamos também seleccionando as nossas companhias espirituais, num intercâmbio ainda não totalmente compreendido por nós e do qual perdemos muitas vezes o controlo mesmo sem nos apercebermos.

Bom dia.
"Tudo o que cura mata". Depende sempre das quantidades e da frequência com que se aplica.
Não vou falar na abordagem do espiritismo, porque não sei, e deixo essas opiniões para quem sabe.
Na logica do xamanismo africano e nativo americano.
Que servem as praticas do Cadomblé, estamos a falar de coisas muito diferentes....
Álcool - É uma substancia oferecida a quase todos os orixas de uma forma ou outra, seja vinho branco leve, a vinho de palmeira, a bagaço, cachaça, rum, aguardentes... Os humanos podem usa-lo desde que o façam com moderação. Pessoalmente, quando tenho cerimonias ou nos três dias após rituais, simplesmente não bebo. No entanto, excecionalmente, num jantar com amigos,  posso beber de uma forma moderada. Beber em excesso, corro o risco de perder o controlo de mim mesmo e assim "abrir a porta" a entidades...
Tabaco -  é uma planta de utilização religiosa e está ligado aos espíritos dos Caboclos, dos Pretos-velhos, dos Marinheiros, Boiadeiros.... Pode usar-se de uma forma regular... é um erro para  saúde e para a carteira, mas não prejudica universo espiritual.. Claro que não fumo nos espaços sagrados...
Drogas - depende das drogas... drogas leves: desde que se faça de uma forma moderada, não me parece que sejam desastroso... pode sim ser perigoso no sentido em que se atraem vibrações muito pesadas... de evitar...Drogas duras: cocaína e heroína, são buracos que se abrem na nossa áurea, profundamente prejudicial, inibem a manifestação dos guias pois são comportamentos suicidas de atentar contra a própria vida... e isso desagrada muito aos nosso protetores...Pastilha e dorgas psicadélicas em geral: cuidado, estão a entrar num espaço que não conhecem... entram em vibrações e universos paralelos... pode correr bem... ou pode correr mal e não conseguirem regressar.
Outro tema: Café - O café é uma bebida espiritual muito forte e que atrai almas... beber com moderação... :-) não é tão inócuo como se pensa...
Voltando ao principio: tudo mata... tudo cura.. usar com moderação. Excepção são os comportamentos suicidas!!!
Olorum abençoe

"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Praticamente de acordo com o Tokobá.

Quem não aprecia um bom repasto regado com o néctar de Baco, finalizando com um café, uma aguardente velha e um bom charuto?

O consumo moderado de álcool, tabaco e café a meu ver não prejudica nem o corpo nem o espírito. Beber apenas uma vez no ano e apanhar uma ganda bebedeira é completamente errado. Vejam os estudantes na queima (coma alcoólico).

Se não és viciado, se só consomes quando te dá prazer, tudo bem. Prejuízo praticamente nulo.

Quanto às drogas, mesmo as leves, é que tenho dúvidas. Principalmente as que têm componentes químicos. Por mim não, de todo!

#10
Boa noite e desde já agradeço todas as respostas que obtive. Fiquei esclarecido em relação à dúvida que tinha e espero que possa ser útil a outras pessoas no fórum.

Aproveito também para falar de uma experiência que tive quando tomei uma droga psicadélica (utilizando o termo referido anteriormente). Foi numa festa um pouco alternativa deste mundo com música Trance e continuo a achar que foi no melhor ambiente para experimentar esse lado novo que sempre tive curiosidade em descobrir. Assim que comecei a sentir os seus efeitos (cores mais definidas, tudo muito mais bonito, estar muito mais à vontade) olhava para as pessoas à minha volta e "sentia" muito mais o ambiente que lá estava. Toda a gente estava ali para o mesmo, viver a música e aproveitar ao máximo. Eu a sentir aquilo pela primeira vez na vida olhava para todo o lado com um sorriso na cara por ver tanta gente a dançar e a notar-se mesmo que estavam a gostar de estar ali.

Sempre tive curiosidade em descobrir o que há para além desta vida e não me considero um mestre nisto mas tenho alguns conhecimentos, talvez por saber isso e ter tomado o que tomei o meu cérebro "forçou" que isso acontecesse, talvez estivesse mesmo a sentir as pessoas de uma maneira diferente. Mas posso afirmar que certos estados relacionados com drogas estão diretamente ligados com mundos paralelos :)

Pois. Já dizia o Huxley que os ácidos abrem "as portas da percepção" a questão é o risco da viagem interminável...e perca total de controlo!!!!
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

A questão das drogas é simples.

Relaxam os músculos. E estando os músculos relaxados é meio caminho andado para muita coisa...

Agora o caro Tokobá falou do café e eu fiquei curioso... poderia desenvolver isso dos espíritos que o café atrai?
C'est dans l'air.

O café pertence ao universo dos desencarnados... É o pó da terra...
O café permite o relacionamento direto com os espíritos.
Cientificamente o café é uma droga das mais potentes... Fizeram-se experiencias com aranhas, por exemplo, e com outros insectos...a que  foram submetidos a dorgas... e o café é a única droga a que as aranhas reagem... dão LSD a uma aranha e ela continua a fazer a sua teia direitinha... dão-lhe café e ela baralha-se toda...:-)
Olorum Abençoe
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Interessante. Eu sou um pouco viciado em café...
C'est dans l'air.