Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Férias espíritas?!
    Iniciado por misticopt28
    Lido 1.185 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O espírita tem direito a férias? Os Espíritos saem de férias? A Casa Espírita pode tirar férias?

O vocábulo férias é um substantivo feminino plural que significa "período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de actividades." O conceito vale para labor remunerado ou prestação de serviços.

A Lei Divina do Trabalho insere em suas directrizes a necessidade do repouso. Como ser humano e profissional, o espírita tem direito de usufruir as férias decorrentes da sua prestação de serviços. É comum que parte ou totalidade desse período de férias também seja utilizada para uma pausa em suas actividades na Casa Espírita. Alguns aproveitam parcela desse tempo para dedicação aos afazeres espiritistas, ofertando outra porção de tempo aos interesses particulares, familiares e sociais. Nada que fuja à normalidade, considerando-se a necessidade de cuidar da vida material. Porém, cabe lembrar: na vida cotidiana, somos espíritas todos os dias.

No que tange aos Espíritos saírem de férias, aprendemos que a Lei do Repouso é rigorosamente observada por eles. Quando consciente de seu papel na construção de um mundo melhor, o Espírito aproveita utilmente o "tempo livre". A palavra férias se aplica mais a nós que aos Espíritos libertos do corpo físico, sobretudo àqueles evoluídos.

A terceira questão é complexa e exige seguro posicionamento. A Casa Espírita jamais deve fechar as suas portas, pois a necessidade não tira férias e a dor não tem hora marcada. Por esta razão, há que se organizar equipes de trabalho para se garantir o ininterrupto funcionamento das actividades destinadas ao atendimento do público, encarnado e desencarnado. Feriados como Natal, Ano Novo, Carnaval, entre outros, são oportunidades de servir. É recomendável manterem-se activos, principalmente, os serviços de palestras públicas, passes, atendimento fraterno e reuniões mediúnicas.

A Casa Espírita é uma fonte de luz constante para assistência, consolo e esclarecimento aos necessitados do corpo e do espírito.
KARDEC, Allan. O livro dos espíritos.
FEB

Fonte: redeamigoespirita
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

A meu ver, humilde, onde o tempo não existe não cabe o conceito de férias.

Citação de: Malik_ em 20 dezembro, 2015, 16:15
A meu ver, humilde, onde o tempo não existe não cabe o conceito de férias.


Sim mas falando do Mundo Material, as pessoas podem tirar uns dias para descansar, pois muitos trabalhadores Espíritas tem os seus trabalhos e a noite fazem voluntariado na Casa Espirita, o problema é que a coordenação da Casa tem que organizar para que ela mantenha a assistência aos necessitados durante os períodos festivos
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

No mundo material as férias deveriam ser obrigatórias não só nas leis reguladoras do trabalho mas também em qualquer outra actividade, remunerada ou não. Exemplo disso indico o voluntariado. O homem, por natureza, tendo um tempo de paragem da actividade quando regressa aporta consigo novo ânimo, nova energia ou energia renovada.

Coisa diferente é admitir "férias" no mundo espiritual. Não há simplesmente por não necessárias. A actividade espiritual, boa e má, não pára!

Conforme o homem interpreta "mal" a Bíblia também o faz com Kardec. Pelos vistos ele diz: Não fechem as casas para férias!

Pois, a mais próxima de mim, onde nunca entrei, reabre a 8 de Janeiro...!?!!!

#4
Citação de: Malik_ em 20 dezembro, 2015, 16:38
No mundo material as férias deveriam ser obrigatórias não só nas leis reguladoras do trabalho mas também em qualquer outra actividade, remunerada ou não. Exemplo disso indico o voluntariado. O homem, por natureza, tendo um tempo de paragem da actividade quando regressa aporta consigo novo ânimo, nova energia ou energia renovada.

Coisa diferente é admitir "férias" no mundo espiritual. Não há simplesmente por não necessárias. A actividade espiritual, boa e má, não pára!

Conforme o homem interpreta "mal" a Bíblia também o faz com Kardec. Pelos vistos ele diz: Não fechem as casas para férias!

Pois, a mais próxima de mim, onde nunca entrei, reabre a 8 de Janeiro...!?!!!

Cada um gere a sua casa como quer, mas durante esse tempo em que o Centro esta fechado as pessoas que recebiam assistencia seja espiritual ou material onde a vao receber? Claro que nao ha ferias no Mundo Espiritual :P creio que isso foi para chamar atencao para as pessoas lerem a postagem ate ao fim :) o que eles se devem querer referir e que os espiritos podem sim fazer paragens de assistencia nas zonas inferiores ou mesmo em colonias  e dedicarem a outras como estudos e etcs
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Não faço a mínima ideia...

Um C.E. não é uma casa na acepção da palavra. Assim, "cada um gere a sua casa como quer" não sei se será aplicável.

Citação de: Malik_ em 20 dezembro, 2015, 17:57
Não faço a mínima ideia...

Um C.E. não é uma casa na acepção da palavra. Assim, "cada um gere a sua casa como quer" não sei se será aplicável.

Embora haja a Federação Espirita Portuguesa onde os centros se "colectam" ou na Adep que serve só para dar credibilidade ao centro por seguir as obras de Kardec, cada Centro é individual. Cada Centro é responsável por si mesmo, a federação não da dinheiro aos Centros para se manterem abertos, cada Centro vive de si mesmo. Por assim ser, cada casa dita os horários e actividades que se realizam sem interferência da FEP. A FEP só intervém na publicação dos livros que sejam recebidos mediunicamente, onde a obra é analisada para haver o controle do conteúdo, se está ou não de acordo com os ensinamentos de Kardec. Se as obras são lançadas sem o controle da FEP ou FEB ( Federação Espirita Brasileira) não podem ser consideradas obras Espíritas
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#7
Boas :)


Concordo que todos precisamos de descanso, rejuvenescer , novas vontades e mais força ... tudo bem .

O Estranho e no meu entender, é os C.E. ( deviam saber e sentir as suas aflições ) fecharem numa altura festiva onde os espiritos andam mais perturbados e precisam de mais ajuda... A Loucura do comércio é um grande factor para os espiritos andarem mais perdidos.

O estranho também é ser o Natal a celebração do nascimento de Jesus Cristo e é apenas o Pai Natal que aparece....Cadê os presépios por aí espalhados? .. Só se vê Pais Natais, luzes dos chineses, árvores de natal, descontos , muitos descontos para as pessoas perderem a cabeça.
Só comércio.

Só queria saber onde está o menino Jesus ?

Onde é que anda o sentido espiritual na população pelo seu nascimento ?


Tudo de bom ! e já agora Um excelente Natal com Jesus bem presente em todos
A verdade doi, mas liberta

Citação de: KALKI em 21 dezembro, 2015, 09:05
O estranho também é ser o Natal a celebração do nascimento de Jesus Cristo e é apenas o Pai Natal que aparece....Cadê os presépios por aí espalhados? .. Só se vê Pais Natais, luzes dos chineses, árvores de natal, descontos , muitos descontos para as pessoas perderem a cabeça.
Só comércio.

Só queria saber onde está o menino Jesus ?

Onde é que anda o sentido espiritual na população pelo seu nascimento ?


Tudo de bom ! e já agora Um excelente Natal com Jesus bem presente em todos

Pois é... cadê?

Ainda ontem em "Falando com meu Pai" me questionava...

Óptimo Natal, KALKI!

Citação de: Malik_ em 21 dezembro, 2015, 10:20
Pois é... cadê?

Ainda ontem em "Falando com meu Pai" me questionava...

Óptimo Natal, KALKI!

O Natal é o nascimento do Nosso Salvador mas ninguém se recorda. Acho que muitos nem sabem o que celebram...

Em todo o trabalho, remunerado ou não, tem de haver o descanso merecido para retemperar forças.
O mundo espiritual não pára, mas nós temos de retemperar forças, pois estamos no mundo material.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Segundo os Espiritos Superiores dizem a Allan Kardec que os Espiritos sentem fadiga, mas nao como nos a conhecemos. Sera fadiga psiquica?
Vou usar um ditado popular que todos nos ou a maioria conhece:
" Quem corre por gosto nao cansa"

Creio que se pode aplicar a quem faz trabalho ao proximo com dedicacao e amor, nao sente cansaco, tem prazer no que faz e mesmo nas horas que poderia estar a descansar dedica horas a Casa Espirita. Vemos o exemplo de Chico Xavier que nunca teve ferias, sempre estava a trabalhar para o proximo na suas horas livres. Descansava 3/4 horas por noite para no dia seguinte ir pegar ao trabalho e segundo relatos chegou a ir directo.
Isto e a minha opiniao e ainda estou muito longe de ter esta dedicacao e amor ao proximo. Talvez ainda necessite umas meias duzias de encarnacoes para alcancar tal dedicacao.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.