Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.448
Total de mensagens
369.513
Total de tópicos
26.928
  • Realmente não consigo ver o lado bom da vida (sugestões são bem vindas)
    Iniciado por carlin
    Lido 3.603 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá,

Eu já muito me queixei por aqui, já muito procurei responder aos problemas e ás confusões que a vida me trouxe e eu sei lá.
Acontece que nestas ultimas semanas as coisas deram alguma agitada. Algo fez com que certas coisas acontecessem de forma positiva.

Fui chamado para uma entrevista de trabalho aliciante.
Correu bem, mas agora estou a pensar se vou conseguir dar conta do recado ou sequer se vou ser chamado para segunda fase. Tenho medo de não conseguir.

Comecei uma formação num part time. Ao inicio pareceu bom para melhorar aptidões de comunicação, as pessoas são simpáticas, mas ao quarto dia eu já estou com comichão e aquele ambiente começa a deixar me nervoso, que nem me apetece lá estar.

Estive em risco de perder a bolsa de estudo, mas recebi uma confirmação positiva que em principio se mantém. Escusado será dizer que até tenho medo que depois não se verifique.

E o pior de tudo é que tive um primeiro encontro amoroso que terminou em beijo e cumplicidade, como se de um inicio de namoro se tratasse, algo que nunca me tinha acontecido. Infelizmente é com uma rapariga de longe, a umas 3 horas de distância, e eu não sei o que fazer. Se no dia estava bem, eu só consigo pensar em como este "presente" está envenenado, em como eu não mereço, em como parece ser uma coisa que está muito bem para depois me ser tirada de repente e me deixar pior do que estava.
Não sei se lhe devo telefonar todos os dias, não o faço como se quisesse ser "dificil" e isso mantivesse o interesse, como se tivesse que lhe dar espaço. Mal consigo dizer o quanto gosto dela o quanto quero estar ao pé dela. E não me sai da ~treta~ da cabeça a ideia de como um dia vou ter com ela, e ela diz que já não me quer, e eu que sou o primeiro namorado dela e temos uma diferença de idades de uns 7 anos. Tenho medo que pensar e isto se torne realidade.
Eu não sei como viver um relacionamento à distância, onde raramente nos vemos...

E estas porcarias ficam a rondar a cabeça e não me deixam concentrar.
As coisas acontecem, no seu todo até parecem seguir um bom caminho, e a única coisa que eu não me importava que acontecesse era eu morrer amanhã.

Não sei viver.

O problema pode estar no facto de nao se contentar com aquilo que a vida lhe da e pensar sempre que nao sabe viver, que nao merece, que tudo o que é direcionado a si nao é bom. A verdade é que energias negativas atraem energias negativas e vice-versa.
A vida é apenas isso, vida. Ela é feita para aprendermos e evoluirmos mas também para aproveitarmos e "saborearmos" até ao fim, cada dia. Saber viver ou nao é relativo. O que acha que é nao saber viver? estar coberto de pensamentos menos bons?
Todos nos um dia ja pensamos que nao sabemos viver mas a verdade é que também temos de fazer pelas coisas se nao elas nao nos veem parar a mao. Eu vejo tudo o que me acontece como uma oportunidade, uma oportunidade para melhorar.
O amor, mesmo que seja longe, se valer a pena e nos encher o coraçao, nao deve ser tomado como presente envenenado, mas sim algo que necessita força para lutar por esse amor, se ele realmente for verdadeiro, se é que me faço entender.
Nao ha soluçoes nem receitas para aprender a viver, porque simplesmente isso é inato em nos, todos sabemos viver nao é? cada um a sua maneira.
Se quiser amelhorar, pode melhorar a sua maneira de pensar porque secalhar é isso que o impede de ver mais para a frente, de ver a sua vida com outros olhos. Pode pesquisar maneiras de ser mais optimista e assim.
Em relaçao a parte de nao se importar de morrer. A morte é uma renovaçao. Enquanto ca esta nao deve pensar nisso até porque isso também o impede de "viver" um pouco.
"Abrace" cada oportunidade como se fosse unica e aproveite o que a vida lhe da. Tudo vem por uma razao.
"As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas com o coração." - Helen Keller

Vive um dia de cada vez, sem criar expectativas.
Assim, verás que surgem boas surpresas.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Carlin, estou numa situação um tanto "semelhante", tirando a parte de relacionamentos  :-X

Também fui recrutada recentemente para um trabalho, e estou a desempenhar uma formação e tenho um pavor de não conseguir fazer as coisas correctamente, de falhar, de não ser boa o suficiente para aquele posto,...

Mas há uma coisa que eu ponho na minha mente todos os dias quando acordo e quando vou-me deitar, "O que quer que seja que me aconteça hoje, amanha ou depois é porque é o necessário, é porque tenho de viver aquilo, experimentar coisas novas/diferentes, aprender, melhorar, ajustar as coisas que precisam de ser ajustadas, pois Deus encaminha-nos no caminho mais adequado para cada um de nós e coloca na nossa vida as dificuldades para nós as superarmos, para aprender-mos, evoluir-mos, para depois ajudar-mos os que se encontram nessa mesma situação, para apreciar-mos os momentos bons. E tudo e todos os que se cruzam connosco tem um motivo."
Afinal se na vida não houvesse dificuldades até que ponto apreciaríamos as coisas boas? Apreciaríamos da mesma forma que fazemos quando ultrapassamos as dificuldades e tempos difíceis?  

Tu sabes viver, estas vivo por isso sabes viver, apenas preocupas-te, (como toda a gente se preocupa), demasiado com o futuro e esqueces o presente, esqueces-te de aprender, de viver o momento.
O que é normal, todos passamos por isso, uns mais que outros, outros mais cedo ou mais tarde. Todos nós "perdemos-nos" de vez em quando..
Tudo na vida serve um propósito, a vida é feita de altos e baixos, nunca andamos em "linha recta", nem tudo nos corre bem nem tudo nos corre mal, temos um "balanço" e esse balanço depende de cada um de nós e daquilo que temos a aprender, a evoluir, a viver, a mudar..

O meu "conselho".. não te preocupes, faz aquilo que sabes fazer da melhor forma que conseguires e se não ficares com esse trabalho é porque não era destinado. Aprende com a experiência, livra-te do medo faz o teu melhor sempre, o resto não te preocupes pois ira acontecer ao seu ritmo e da forma que foi "predefinida".   
Tantas vezes vi gente que se empenhava imenso eram óptimos trabalhadores e eram despedidos, não porque não sabiam fazer o trabalho mas porque tinham de ir fazer algo diferente, precisavam mudar para encontrar e aprender as coisas que lhes foram destinadas.

Quanto ao relacionamento, se gostas dela diz, expressa-te, a distância não deve impedir o amor não deve criar incertezas, se amas diz-lhe, faz o que conseguires para manter a relação, sê feliz e fá-la feliz.
Se não resultar é porque não era para ser, aprende o que tiveres a aprender, para depois os próximos relacionamentos correrem melhor ate encontrares a "tal" (caso essa rapariga não o for).

Não devemos viver com medo de mudanças, pois a vida é feita de mudanças, imprevistos, angustias, alegrias, tristezas, amor,.. faz tudo parte do nosso aprendizado, para apreciarmos a vida temos de a deixar decorrer da forma que ela foi "desenhada"..


Espero ter sido de alguma forma útil, desculpa se não o fui, e isto é apenas a minha opinião.
Obrigada por teres partilhado a tua historia, tudo de bom.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

Apenas mais um conselho...

Citação de: carlin em 02 dezembro, 2015, 19:12
Olá,

Eu já muito me queixei por aqui, já muito procurei responder aos problemas e ás confusões que a vida me trouxe e eu sei lá.
Acontece que nestas ultimas semanas as coisas deram alguma agitada. Algo fez com que certas coisas acontecessem de forma positiva.

Fui chamado para uma entrevista de trabalho aliciante.
Correu bem, mas agora estou a pensar se vou conseguir dar conta do recado ou sequer se vou ser chamado para segunda fase. Tenho medo de não conseguir.

Comecei uma formação num part time. Ao inicio pareceu bom para melhorar aptidões de comunicação, as pessoas são simpáticas, mas ao quarto dia eu já estou com comichão e aquele ambiente começa a deixar me nervoso, que nem me apetece lá estar.

Estive em risco de perder a bolsa de estudo, mas recebi uma confirmação positiva que em principio se mantém. Escusado será dizer que até tenho medo que depois não se verifique.

E o pior de tudo é que tive um primeiro encontro amoroso que terminou em beijo e cumplicidade, como se de um inicio de namoro se tratasse, algo que nunca me tinha acontecido. Infelizmente é com uma rapariga de longe, a umas 3 horas de distância, e eu não sei o que fazer. Se no dia estava bem, eu só consigo pensar em como este "presente" está envenenado, em como eu não mereço, em como parece ser uma coisa que está muito bem para depois me ser tirada de repente e me deixar pior do que estava.
Não sei se lhe devo telefonar todos os dias, não o faço como se quisesse ser "dificil" e isso mantivesse o interesse, como se tivesse que lhe dar espaço. Mal consigo dizer o quanto gosto dela o quanto quero estar ao pé dela. E não me sai da ~treta~ da cabeça a ideia de como um dia vou ter com ela, e ela diz que já não me quer, e eu que sou o primeiro namorado dela e temos uma diferença de idades de uns 7 anos. Tenho medo que pensar e isto se torne realidade.
Eu não sei como viver um relacionamento à distância, onde raramente nos vemos...

E estas porcarias ficam a rondar a cabeça e não me deixam concentrar.
As coisas acontecem, no seu todo até parecem seguir um bom caminho, e a única coisa que eu não me importava que acontecesse era eu morrer amanhã.

Não sei viver.

Já reparaste o quanto os teus pensamentos te dominam? Não os deixes fazer isso, eles são uma ferramenta, e nem sequer representam a verdade da tua vida. Já viste a quantidade de sofrimento que vives por esses pensamentos terem rédea solta? Uma sugestão: quando te surgir um pensamento assim desgovernado, pára, agradece ao pensamento por ter surgido e pensa imediatamente em soluções que te sejam mais favoráveis. Quanto mais não seja, pensa um pensamento oposto. Seja o que for que a vida te trouxer, só isto pode te ajudar e muito a teres uma vida mais tranquila. Experimenta, ok?

Espero ter-te ajudado. A vida tem muito mais a oferecer-te que todo esse sofrimento...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Carlin, parece-me que o teu medo te está a impedir-te de viver. O medo é um mecanismo útil no peso e medida certo, no entanto se permitires que este se descontrole... enfim, as coisas geralmente correm mal. O meu 'concelho' é que te libertes dele através da aceitação e da renúncia ao controlo. Independentemente do que acontecer, confia que nada é eterno e que as experiências que estás, e terás, terão sempre um objectivo para te ajudar a crescer por forma a atingires os objectivos que traçaste para ti mesmo antes de vires para cá para este planeta. ( Ajuda também acreditar em algo... :P )
A partir do momento que te libertas de estar sempre a controlar tudo, de recear o que pode acontecer, deixas de viver em ansiedade constante e passas a viver no agora.

Quanto à rapariga, acho que deves ser tu mesmo (apesar de que eu não sou de todo a melhor pessoa para dar concelhos nesta área lol). Antes de tomares uma decisão, no entanto, determina se o que estás a fazer é algo que queres mesmo fazer, ou se é o teu medo a impelir-te. Se a pessoa rejeitar, saberás com toda a certeza que não era a pessoa certa para ti.

Boa sorte nos teus desafios. :)

Carlin, o medo é uma coisa natural no ser humano, ajuda a se proteger. Há que racionalizar o medo de modo a fazer dele um instrumento de alerta e não uma pedra de tropeço.
Medo de perder um emprego? De não arranjar emprego? Todos temos esse medo, mas, se ele nos é um alerta então podemos pensar no que fazer para não perder o emprego, ou de ser criativo e confiante na procura de emprego, e acrescentarmos valor à nossa vida profissional.
Há cerca de 7 anos atrás abri o meu negócio. Estava super confiante. Tinha potenciais clientes e clientes que me procuravam pelos serviços. Mas, deixei o medo controlar. Perdi cerca de 25mil€ de investimentos que havia poupado.
Relações à distância podem funcionar desde que saibas se é mesmo dela que gostas e que ela gosta de ti. Eu era de Lisboa e a minha mulher de Stª Mª da Feira. Conhece-mo-nos no Hi5. Estivemos assim durante quase 1ano e meio e resultou, porque, fizemos por isso. Hoje somos casados à seis anos e vamos ser pais. Houve medo de não funcionar? Claro que sim!
Entende que em tudo há um risco! Vais sentir medo, vais sentir alegria, vais sentir paixão, vais sentir raiva, etc. Mas, isso é a vida: Sentir! E o que sentes vai criar uma experiência. E as experiências vão gerar ensinamentos e com eles vais tomar decisões, das quais obtens resultados. Não vão ser todos positivos, é certo, mas viver é isso mesmo.
Vive apenas.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Agradeço a todos, aqui tem opiniões muito positivas que espero guardar e lembrar-me delas nos momentos mais difíceis :)

Facto é que se antes estava bem agora já está a correr um pouco pior, presumo que a vida é mesmo assim, mas tenho dificuldades em ver soluções e estou muito dependente de os outros gostarem de mim e que alguém me ame. Depois quando alguém mostra que gosta de mim eu agarro me muito a essa pessoa. Passa a ser preciso eu falar com essa pessoa, pelo menos uma vez por dia para me sentir bem, quase como "injecções" de bem estar, para me certificar que ainda sou amado/querido por essa pessoa.
Super inseguro nesse aspecto de que os outros gostem de mim. E tenho alguma resistência à mudança, mas quero me adaptar melhor a isso.

Sinceramente eu sou o meu pior inimigo. Quero ter um discurso e visão positiva, mas é mesmo muito difícil para mim.

Olá Carlin

Vou-te dar um bom bocado de empatia, porque isso é sempre o melhor que consigo dar antes de meter os conselhos ao rubro. Também eu vejo os meus projectos nos quais investi tudo o que tinha a falhar, vejo aquilo a que me dediquei longos anos a andar muito lentamente e longe do objetivo que é pretendido e sobretudo sinto-me amaldiçoado muitas vezes.

Mas a verdade é que isso são só pensamentos e realidades criadas pela mente e pelas atuais atribulações. Encontro o meu foco em dar um ombro às pessoas que passam pelo mesmo e sei que apesar de tudo, quanto mais na "trampa" estivermos mas ajudarmos a alguém a sair da "trampa" então tudo terá valido a pena.

E então por isso mesmo, em vez de olhares para aquilo que não tens e o que pode vir a acontecer, olha para o que tens! Tenta! Força-te a olhar para o facto do teu trabalho, da tua bolsa, da tua companheira, do facto de a amares. Olha para isso e diz-me, não tens todas as armas para pegares na tua vida e a levares em diante?

E olha para todos os que estão aqui a escrever e a dizer-te o mesmo. Todos nós passamos por isso, agora ou noutra fase, mas aqui continuamos com determinação e vontade :) Tu também és capaz disso, tens é de reunir as tuas forças e pensamentos e dar o primeiro passo. Com grande vontade e persistência vais ver que daqui a uns meses isto será uma fase e terás aprendido com ela... A sério, falo por experiência! Tanto própria como a das pessoas com quem me dou :)

Tudo de bom!
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Aqui vai o conselho de um homem com 70 anos:

_Viva o momento presente com toda a intensidade. Não pense no passado. Não faça futurologia.
O Futuro num segundo será Presente e o Presente num segundo será Passado!

Olá, li os comentários e não resisti a comentar. Realmente somos seres insatisfeitos, queremos o que não temos e quando alcançamos já surgem outras preocupações...
É difícil ser positiva quando o mundo nos quer arrastar para fora dele, quando um feche de pequenina luz é imediatamente rapado com as escuridão...

Citação de: mortgana em 09 dezembro, 2015, 01:53
É difícil ser positiva quando o mundo nos quer arrastar para fora dele, quando um feche de pequenina luz é imediatamente rapado com as escuridão...
Por vezes é isso que parece...  mas sei cá dentro que é só percepção. Tenho a certeza que todos nós estamos devidamente equipados para lidar com todas as dificuldades, ou melhor, desafios, que vão aparecendo. A dificuldade também nos ajuda a valorizar o que temos e a ganhar uma maturidade que de outra forma seria mais lenta de obter.

A escuridão não existe, o que existe é apenas a ausência de luz. No entanto, dentro de cada um de nós, existe uma imensa luz. O problema é que por vezes fechamos os olhos e deixamos de a enxergar e pensamos que caímos nas trevas. A dificuldade é conseguir abrir os olhos quando nem sequer nos apercebemos que os temos fechados, especialmente depois de viver anos após anos assim... Também é importante lembrar que não estamos sós e que há outros com quem podemos contar e que de alguma forma irão contribuir para o nosso crescimento.

#12
Nem sempre existe ajuda,e quando se tenta reerguer,não se conseguiu pois os caminhos mais adiante estavam bloqueados...uns têm vidas fáceis, outros terrorificamente difíceis. Quem disse que seria fácil e simples?...

Citação de: mortgana em 10 dezembro, 2015, 00:47
Nem sempre existe ajuda,e quando se tenta reerguer,não se conseguiu pois os caminhos mais adiante estavam bloqueados...uns têm vidas fáceis, outros terrorificamente difíceis. Quem disse que seria fácil e simples?...
Isto é como num jogo, o pessoal que ainda está a começar tem vida fácil, os pros jogam em dificuldade elevada, senão não tinha piada. eheh  :P

Imagino que estejas a falar por experiência própria (sem a qual teríamos dificuldade em valorizar). Se numa altura complicada te sentiste só o mais certo é que te tenha passado desapercebido. É incrível a quantidade de coisas que nos escapam, principalmente em momentos difíceis em que a nossa visão tende a ficar 'visão tunel'. Além disso também tens aqui a comunidade que estou certo que estará pronta e disponível para te tentar ajudar na melhor das suas capacidades, mais que não seja ouvir/ler. :D

Eu devia de facto estar a tentar criar soluções de tornar tudo melhor, ao invés disso ando aqui com preocupações de coisas que eu não posso controlar, todo stressado ao invés de estar super feliz.

O problema é esta minha dependência, de não ter amigos, as pessoas com quem eu falo não me procuram muito normalmente sou sempre eu a ir ter com essas pessoas, mas na volta até sou eu que só exigo e peço, e sou orgulhoso porque quero a atenção toda para mim, porque no fundo sou inseguro e não me valorizo, penso sempre que as pessoas me usam, como se todos fossem meus inimigos, como se tivesse que conhecer sempre pessoas novas, credo que personalidade martirizante.

Apetece mandar um choque elétrico no cérebro e reprogramar a coisa. Sim tenho medo de ficar sozinho e de não ter amigos, mas infelizmente eu é que nasci com este transtorno psicológico que me pressiona a mim e só a mim, que só me faz mal a mim, que me inibe e causa apatia, que me desvia do meu caminho e me estagna o destino.

Quero fazer melhor e viver melhor e ao mesmo tempo só quero morrer, entre resignar e lutar não sei qual escolher, mas lutar é capaz de valer bem mais a pena, por mais fácil que a morte pareça. Só tenho pena que o amor não me tenha chegado mais cedo e que agora eu não tenha uma força maior que me guie. É que no final de contas, eu é que não sei amar. Não amo a vida, não amo os outros e não me amo a mim, só procuro nos outros doses de companhia para apaziguar a solidão, que errado estou.

Preciso de me reprogramar, sem esperar ajudas e fazer tudo isso por mim custe o que custar.