Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • O que aconselham para dormir profundamente? (insónia)
    Iniciado por SaraRS
    Lido 5.929 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sim, pelo que sei o que ajuda é mesmo a dormir a noitinha toda. ;)

Citação de: SaraRS em 02 dezembro, 2015, 15:43
Obrigada a todos.

@Quelinha, obrigada pela tua atenção.
É insónia sim, chama-se insónia relativa: a pessoa dorme mas não dorme como deve ser. Como se estivesse constantemente em sono REM, sem parar de pensar e sonhar.
Estou de férias já há algum tempo e só tem piorado.
Não sei se é uma questão espiritual, só sei que me lembro de quase tudo o que sonhei e acordo como se tivesse estado a pensar, em vez de estar a dormir. É tudo muito nítido.
Muitas vezes acordo cheia de dores de cabeça....se ando em trabalho no mundo espiritual, deve envolver maratonas :D

@indigo
Posso mudar certos hábitos alimentares, embora não beba café.
Abuso um pouco de açucar :)
De resto, não estou a ver... Indo ao médico, eles receitam-me ansioliticos para ficar drogada e dormir.
Em termos fisicos, não tenho problemas nenhuns que expliquem.

Você consegue se lembrar dos sonhos nitidamente, como se fossem pensamentos?
E eles não te dizem nada?
Tente anotar tudo para que compreenda o que querem te dizer.

Outro ponto: você está de férias no plano físico, me referi à "férias" no plano espiritual.
Talvez o sono tão leve seja em razão de não ter o corpo cansado a noite....

Outra coisa:
Passa o dia sem nenhuma atividade que te canse?
Caso seja isso, deve-se te por a fazer exercícios físicos, gaste energia acumulada!
Rsrsrs

KBTA
Eu por acaso lembro-me bem dos sonhos, antes quando dormia bem, podia sonhar que dificilmente me lembrava, mas agora lembro-me mais. Cada vez que acordo é um sonho novo.

@Quelinha

Sim, lembro-me dos sonhos muito bem. Quando acordo, é como se tivesse estado consciente o tempo todo,
num plano entre o dormir e o acordado. Ultimamente tem sido apenas sonhos parvos, sobre coisas do dia a dia,
nada que me chame a atenção...

E sim, não tenho gasto muito energias físicas... talvez seja um ponto a ver ;)
Obrigada pelo teu contributo.

@KBTA,
Sim, quando acordo por algum motivo, quando volto a dormir ou retomo o sonho, ou é um sonho novo. E chego com muita facilidade à fase dos sonhos. É o que costumo dizer, em vez de "mergulhar fundo", ando ali à "tona da agua"...

Sei bem o que estás a passar, por vezes acontece-me o mesmo, durmo muito, mas quando acordo é como se não tivesse dormido nada de tão cansada que estou, aliás ao longo do dia basta-me encostar num cantinho e estou logo a dormir, decidi mudar alguns habitos, mas as melhorias foram poucas, já pensas-te em fazer aquele exame no hospital em que se é monitorado durante o sono, passas a noite lá e os médicos vão registando o teu sono. So uma pergunta, tens apneia do sono?
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 02 dezembro, 2015, 18:21
Sei bem o que estás a passar, por vezes acontece-me o mesmo, durmo muito, mas quando acordo é como se não tivesse dormido nada de tão cansada que estou, aliás ao longo do dia basta-me encostar num cantinho e estou logo a dormir, decidi mudar alguns habitos, mas as melhorias foram poucas, já pensas-te em fazer aquele exame no hospital em que se é monitorado durante o sono, passas a noite lá e os médicos vão registando o teu sono. So uma pergunta, tens apneia do sono?

É isso, posso dormir muitas horas que acordo cansada e com aquela sensação de ter dormido pouco.
E também durmo a sesta com facilidade . . .

Fiz um exame à cabeça que é dormir apenas uma hora e registar a actividade do cérebro no sono e perante luzes (para testar se tinha algum grau de epilepsia) mas esse de que falas, não fiz.
Não, não tenho.
:)

Para lhe dar dicas sobre problemas com sono e sonhos e obter resultados com elas é necessário compreender o mecanismo do sono, porque somente um trabalho equilibrado entre consciente e inconsciente permitem um sonho reparador.

Somos formados por um corpo e um espirito e enquanto acordados é o espirito ou consciente que mais ou menos decide o que o corpo faz para executar as atividades que queremos. Quando o nosso cérebro entende que precisa de recuperar da fadiga fisica, tem um mecanismo que lhe permite deixar de receber ordens do consciente, embora nunca se desligue dele totalmente. É na forma como ele se desliga da consciência que resulta um sono reparador ou agitado e cheio de sonhos.

Os sonhos têm que acontecer mas não para serem vividos nem memorizados ou seja recordados. Quando vivemos os sonhos e os recordamos longas horas após acordar, é sinal de que o seu inconsciente não se está a desligar do consciente e tal como diz, o cérebro não parou a noite toda.

Vai haver quem critique mas cá vai a explicação. Para que nós memorizemos algo, é necessário que a experiência a recordar seja vivida pelo corpo e pelo espírito ao mesmo tempo. Imagens, sons e sentimentos têm que ficar gravados no cérebro e no espírito de forma igual. Contudo a nossa consciência não para de trabalhar. Constantemente fazemos planos, procuramos soluções, revivemos angústias, etc, e é por isso que o cérebro nos desliga na hora de dormir para não interferirmos no seu trabalho de reparar o corpo.

Quando esse desligar não é total o espírito continua a criar imagens mentais de problemas para os quais procuramos solução e que o cérebro vai continuar a receber, mas de uma forma anormal. É que o nosso sentido critico, aquele bichinho que nos faz julgar as nossas palavras e atos antes de os praticar-mos, esse fica totalmente totalmente desligado.  É uma auto-defesa do nosso organismo e é por esse motivo que os nossos sonhos parecem quase sempre coisas sem lógica ou sentido pois estão privados da auto-critica.

Como no seu caso o cérebro não se desligou do espírito, ambos vivem o sonho como uma realidade e o corpo não consegue o descanso devido.

Algo houve ou aconteceu consigo que sem se dar conta lhe alterou a forma de aceitar o sono. Pode ter sido um pesadelo em que se viu a quase morrer ou ter um acidente, como pode ter sonhado que ia receber más noticias ao acordar. Pode também ter passado por uma fase de problemas que lhe começaram por alterar o sono e que o fato de ter pensado que não dormia bem por ter problemas se tenha enraizado na sua mente e como os problemas não passam os problemas com o sono também não.

São hipóteses que estou a pôr, mas seria bom que tentasse recordar quando começou a dormir mal e procura-se descobrir que acontecimento houve que lhe pudesse induzir esse comportamento.

Se conseguir descobrir o motivo, com duas ou três sessões de auto-sugestão o seu problema ficará resolvido e com a vantagem de que não precisará de remédios nem de auxilio externo para o fazer. Sem saber o motivo demorará um pouco mais pois precisará de criar uma auto-sugestão que leve o seu cérebro a voltar a desligar-se na hora de dormir.

Tente descobrir o motivo, porque tem que existir um, e se quiser que lhe ensine a fazer a auto-sugestão direcionada ao seu caso, diga.

Sono e sonho têm muito mais assunto para desenvolver, mas este resumo já é suficiente para se compreender.

F.Leite

Citação de: F.Leite em 02 dezembro, 2015, 19:41
Algo houve ou aconteceu consigo que sem se dar conta lhe alterou a forma de aceitar o sono. Pode ter sido um pesadelo em que se viu a quase morrer ou ter um acidente, como pode ter sonhado que ia receber más noticias ao acordar. Pode também ter passado por uma fase de problemas que lhe começaram por alterar o sono e que o fato de ter pensado que não dormia bem por ter problemas se tenha enraizado na sua mente e como os problemas não passam os problemas com o sono também não.


Obrigada F.Leite pelo seu contributo tão esclarecedor :)
Apesar de tudo, é um tema bastante interessante.

O problema é esse: sinto-me consciente muito tempo do sono.
Não consigo descobrir nenhum sonho que me tenha 'traumatizado' e se assim fosse, não seria mais normal deixar de sonhar? Ou sonhar sempre esse sonho? Ou nem conseguir dormir?
E este padrão de sono já é assim desde que me lembro...sempre tive sono muito leve mas ultimamente só tem piorado...

Citação de: F.Leite em 02 dezembro, 2015, 19:41
Tente descobrir o motivo, porque tem que existir um, e se quiser que lhe ensine a fazer a auto-sugestão direcionada ao seu caso, diga.

Agradecia que explicasse sim :)

Muito obrigada.

Algumas sugestões. pode ser que ajudem:
- Costumas apontar os teus sonhos? Se não, começa a fazê-lo.
Pode ser que "desligando-te" dos sonhos, seja mais fácil descansar.
- Fala contigo mesma antes de adormecer e diz a ti mesma que queres descansar. Deseja paz e tranquilidade a ti durante o sono.
- Pede ao teu Anjo da Guarda que te vele o sono, para que seja bom em todos os sentidos.

Bom descanso
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#24
Ai SaraRS não imaginas a minha "felicidade", não por padeceres deste mal, mas sim por saber que há alguém exactamente como eu!

Sou assim desde que me lembro de ser gente, ainda muito pequena. Infelizmente para ambas, não tenho nenhum milagre para sugerir. Quanto ando prestes a dar o tilt tomo um (ou dois) comprimidos pa dormir, mas é rarissimo fazê-lo, tenho receio de criar habituação... Só mesmo quando estou nas últimas, física e psicologicamente.

Não aponto os sonhos. Por norma, de dezenas de coisas que sonho por noite, só dou "valor"  àquilo que a minha intuição me diz que devo dar. E vou logo ver o que significa, enquanto tomo o pequeno almoço.

Sabes o que também me acontece? Ainda não adormeci e já estou a sonhar! E digo que não estou a dormir porque fecho os olhos, vejo inúmeras coisas "non-sense" e até conto ao meu marido enquanto as vejo. Do género: "olha, agora tou a ver um lago com peixes que falam, vê lá tu" e etc. Depois ficamos a rir destas coisas palermas, como os garotos...  Aaaaiiiii, senhores!! :) Hehehe!

Às vezes, quando a minha filhota não está em casa, venho para a varanda beber um copinho de tinto com o marido/amigas. E não é que durmo (um pouco)  mais "profundamente"? E olha que não fico c'os copos! É aquele copinho de vinho do relax... Até dizia para experimentares, mas ainda criamos um grupo dos AA! Loooool!

Citação de: Hestia em 02 dezembro, 2015, 23:16
Ai SaraRS não imaginas a minha "felicidade", não por padeceres deste mal, mas sim por saber que há alguém exactamente como eu!

Sou assim desde que me lembro de ser gente, ainda muito pequena. Infelizmente para ambas, não tenho nenhum milagre para sugerir. Quanto ando prestes a dar o tilt tomo um (ou dois) comprimidos pa dormir, mas é rarissimo fazê-lo, tenho receio de criar habituação... Só mesmo quando estou nas últimas, física e psicologicamente.

Não aponto os sonhos. Por norma, de dezenas de coisas que sonho por noite, só dou "valor"  àquilo que a minha intuição me diz que devo dar. E vou logo ver o que significa, enquanto tomo o pequeno almoço.

Sabes o que também me acontece? Ainda não adormeci e já estou a sonhar! E digo que não estou a dormir porque fecho os olhos, vejo inúmeras coisas "non-sense" e até conto ao meu marido enquanto as vejo. Do género: "olha, agora tou a ver um lago com peixes que falam, vê lá tu" e etc. Depois ficamos a rir destas coisas palermas, como os garotos...  Aaaaiiiii, senhores!! :) Hehehe!

Às vezes, quando a minha filhota não está em casa, venho para a varanda beber um copinho de tinto com o marido/amigas. E não é que durmo (um pouco)  mais "profundamente"? E olha que não fico c'os copos! É aquele copinho de vinho do relax... Até dizia para experimentares, mas ainda criamos um grupo dos AA! Loooool!
Entendo-te bem, uma vez fui sair com uns amigos á noite, e quando viemos embora, cerca da 1 e tal da manhã,estava eu no carro com vários colegas(todo eles despertos) e eu a marrar com a cabeça, de tão sonolenta que estava,quanto mais o carro andava mais sono tinha, as figuras que eu fazia para os meus colegas não repararem que estava quase a adormecer (isto aconteceu tinha eu 19 anos)😄. Mas é um bocado chato estas situações, ainda por cima quando era adolescente ficava a ler até altas horas da madrugada e no dia seguinte ia fresquinha para a escola, agora cheguei a este triste estado ( já aconteceu ter adormecido a enquanto respondia a tópicos no p.p.)😄😄😄
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Olá HESTIA , obrigada pelo teu testemunho e pela alegria contagiante :D
Realmente partilhamos do mesmo mal. É tudo tal e qual.
Sou assim desde sempre e sei distinguir os sonhos que interessam dos que não interessam :)

Percebo um pouco o que queres dizer. Também me acontece algo semelhante: estar a adormecer mas consciente, a pensar em algo...e o pensamento transforma-se em sonho ! E eu estou sempre consciente. Por exemplo: estou a pensar no dia seguinte, que terei de ir ao sitio X, visualizo o sitio X e o que pretendo fazer lá, estudo na minha cabeça e quando dou por mim começam coisas estranhas a suceder...já estou a sonhar! É interessante mas chato :(

Por acaso, agora que falas nisso,  quando bebo vinho/sangria ( o que é raro) durmo muito mais ferrada ;D
mas tal como os comprimidos, é um habito a não manter :D

Enfim, não consegues vencê-los junta-te a eles! Criar a ACA - Associação dos Cansados Anónimos

KBTA
Eu no ano passado nem sei como me aguentei, trabalhava de segunda a sábado, estudava a noite de segunda a sexta, e ao domingo também me levantava cedo, não tinha um dia de descanso. E para complicar dormia mal, andava sempre mas sempre com dores de cabeca, como não tinha um dia para descansar os comprimidos para a dor eram a solução. Ás vezes estava eu no meu trabalho quase a dormir ao balcão, ou então na hora de almoço deitava me um bocado que fosse e fazia-me tão bem, nem que fossem 10 minutos. Só o fechar dos olhos e descansar a cabeça era uma bênção.

O problema é que tal como a Sara ainda contínuo a dormir mal. Eu antes , quando era mais nova dormia ferrada mesmo, agora não, então se houvir um barulho tira-me logo o sono.

Como a médica diz, o sono é muito sensível, só que continuo sem saber a causa. Ás vezes fugir da rotina também faz bem, num ano fui duas vezes para o estrangeiro e mesmo a dormir pouco andava com a cabeca impecável.

Eu pelo menos vivo muito as situações, sofro muito de ansiedade, agora nem tanto.

Como nos foi diagnosticado no diagnostico energético que nos fizeram, talvez por exemplo no meu caso, emanações de terceiros e energia vinda do trabalho, ou seja, maus pensamentos, inveja, talvez isso também nos afete neste ponto.

Olá Sara :)
Também costuma me acontecer o mesmo, se bem que eu não chego a estar 10/12Hs a dormir, apenas umas 5 a 6.
Quando entro na fase em que durante o descanso a mente continua ativa, é porque estou de folga e estou a mudar os horários de dormir ou então estou com mais stress (não significa que seja o que te provoca as insónias).
Comigo só resulta exercício físico. Corro cerca de 30m a 1h e depois um duche quente e cama. Faço apenas uma refeição leve devido ao desgaste físico.
O médico a mim desaconselhou o chá para dormi, porque, funciona como café (é mais provável que adormeça com café, do que com chá ou leite morno).
Experimenta fazer alguns exercícios físicos antes de dormires para ver como funciona. Se não estiveres habituada, não puxes muito.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Segundo um site sobre insónias:

PARA DORMIR BEM E DORMIR MELHOR :

    Não pratique desporto até 4 horas antes de ir para cama
    Ao jantar não ingira alimentos pesados que dificultem a digestão, e não se deite logo a seguir às refeições
    Não consuma bebidas estimulantes como o chá preto, café ou refrigerantes
    Tome um banho morno de forma a relaxar, não tome um duche, procure fazer um banho de imersão
    Não ingira muitos líquidos, mesmo água ou leite devem ser reduzidos ao longo do dia
    Não durma com a TV ligada, pois impede que chegue à fase do sono profundo
    Pratique sexo antes de dormir
    Acorde todos os dias à mesma hora, mesmo nos finais de semana, independentemente de ser ter deitado tarde
    Faça uma caminhada depois de jantar, pois ajuda a acelerar a digestão e, ao mesmo tempo, promove o relaxamento do corpo e da mente
    Evite fumar cerca de 2 horas antes de se deitar, o tabaco ao contrário do que muitas pessoas pensam é estimulante
    Procure criar um ambiente relaxante, com música calma e leia um livro
    Adopte colchões confortáveis e não leve trabalho para a cama



Fonte: insonias.com/dormir-bem-melhor-dicas/
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein