Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.485
Total de mensagens
369.589
Total de tópicos
26.954
  • Magia do Caos: Introdução
    Iniciado por Neo_Blue
    Lido 991 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Definição

Ao contrário do pensamento comum a Magia do Caos, por vezes também chamada de Magia Pragmática, não é utilizada necessariamente com fins de causar caos, apenas foi-lhe dada deste nome pelas suas características anárquicas. Na verdade a Magia do Caos é um tipo de magia moderna ortodoxa que se baseia na utilização pragmática de sistemas de crenças criados pelo praticante ou grupo de praticantes (também chamado(s) de "caote(s)" ou "caótico(s)"). Ou seja, caotes, acreditam que acreditar é uma forma de alterar a sua própria realidade.


Práticas

As práticas de Magia do Caos consistem na realização de rituais, orações em grupo e/ou utilização/criação de sigilos. Estas têm inicialmente o objectivo de depositar energia esotérica ou psicológica em determinados símbolos/entidades através da gnose (explicarei o que é e como atingir a gnose, futuramente, noutro tópico). No futuro estas práticas consistem simplesmente na tentativa de atingir determinados objectivos relacionados com a entidade, símbolo ou sigilo en/invocados.


Teísmo

Um caótico, não precisa de acreditar em nenhum tipo de entidade superior para que possa ser praticante de Magia do Caos alguns tiram proveito apenas do exercício psicológico de consecutivamente depositar crença em algo que para eles não existe durante a prática de rituais como forma de praticar magia. Sendo assim, um caote não é necessariamente teólogo, até pode mesmo ser considerado ateu.


Símbolos

A Magia do Caos não tem muitos símbolos místicos, sendo que normalmente estes são "emprestados" de outras religiões e/ou crenças; ou até criados pelos próprios praticantes (através da gnose). O(s) único(s) símbolo(s) que estes partilham em comum, é o símbolo do caos (8 setas a divergir de uma esfera separadas por ângulos de 45º graus) e/ou, mais recentemente, a esfera do caos (uma representação a 3 dimensões do símbolo do caos onde setas dispersam de uma esfera de forma irregular).

O significado destes símbolos é discutível e deve depender da crença pessoal de cada um. Mesmo tendo isso em conta vale lembrar que a leitura mais comum do símbolo do caos representa a dispersão de energias negativas e positivas (respectivamente, pela esquerda e direita) e energias puras e egocêntricas (respectivamente cima e baixo). A esfera do caos, no entanto, não faz parte do meu conhecimento qual é a sua leitura mais comum, mas, pela sua representação gráfica penso que seja simplesmente uma forma de representar dispersão de energia que parte de um ou mais individuo(s).


Entidades

Caotes tal como o seu simbolismo, normalmente apenas "pedem emprestadas" as entidades que convocam nos seus rituais, criam-as através de rituais de gnose ou até por vezes consistem em espíritos, tulpas, demónios, etc... descobertos através de técnicas de contacto com outros mundos.

Estas estão normalmente associadas com algum tipo de sentimento (amor, felicidade, etc...), energia (positiva/negativa, branca, negra, etc...) e/ou fim (sexual, monetário, etc...) como qualquer outro tipo de deus/entidade esotérica
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

Não conhecia este tipo de magia. Sempre a aprender ...
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#2
Citação de: cleopatra em 08 novembro, 2015, 08:39
Não conhecia este tipo de magia. Sempre a aprender ...

Acredito!

Eu também só a descobri à relativamente pouco tempo e apesar de não ser praticante como não vi nenhum post relacionado achei por bem partilhar os meus conhecimentos. Como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar!

Por alguma razão a ferramenta de negrito não funcionou direito a determinada parte do post, não sei a que se deve, espero que não tenha sido erro meu.
"Foste tu quem passou dos limites. Esmagaste-os e no seu desespero, eles tornaram-se em homens que eles nunca foram capazes de compreender. Percebes? Alguns homens não procuram nada de lógico. Eles não podem ser comprados, ameaçados ou negociar. Alguns homens, simplesmente gostam de ver o mundo a arder." - The Joker, O Cavaleiro das Trevas

é mais uma maneira de ver a magia do que um tipo de magia propriamente dito. Foi por onde comecei :)

Conhecia este tipo de magia, mas nunca aprofundei bastante o meu conhecimento na área.

Parece-me muito interessante, não fosse eu um anarquista :D
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"