Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Adopção de crianças por casais gays ou lésbicos
    Iniciado por Malik_
    Lido 6.354 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Meta a mão na consciência e diga de sua justiça. Sim? Não? Nim?

Concordo a 100%.
20 (74.1%)
Não concordo!
3 (11.1%)
Não tenho opinião formada.
2 (7.4%)
Talvez, se...(explicite)
2 (7.4%)

Número de membros que votaram: 24

Sondagem fechada: 11 novembro, 2015, 19:06

#15
Em Portugal há poucas crianças ou jovens com medida de adotabilidade definida. Há milhares de crianças e jovens em instituições, sim, mas a grande percentagem não tem esse projeto de vida. O ano passado havia menos de 450 crianças ou jovens para quase 2000 candidatos em lista de espera. Vai com certeza haver um agravamento da situação de "demasiada procura para a oferta", sobretudo porque mais de 200 dessas crianças e jovens já têm idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, logo, faixas etárias com pouquíssima "procura". Esse agravamento não deve ser tido em conta, no entanto, para esta questão. Certamente os casais constituídos por homem e mulher não irão apoiar, pois vão ver-se ameaçados, mas a adoção é, ou deve ser, primeiramente para a criança. Espero portanto que não seja um fator que impeça a adoção a casais homossexuais. Talvez se comece a repensar algumas sentenças ditadas pelos tribunais, que mesmo nos casos mais graves insistem em negar a sentença de adotabilidade.

Mas adiante... eu apoio a adoção por casais homossexuais, algo que até me parece que poderá já acontecer indiretamente. A ser aprovada esta medida, o importante numa situação de avaliação destes casais, na minha opinião, não está relacionado com a homossexualidade em si. A meu ver tudo depende das redes de apoio do casal e se, junto da família ou dos amigos íntimos do casal, a criança vai ter alguém do outro sexo como modelo. Isso acho importante. Agora se tem 2 pais ou 2 mães que se responsabilizam por ela, que a amam e estão dispostos a enfrentar a parentalidade adotiva... isso acho irrelevante.

Luna M.
cody sweets e Malik_, obrigada, apenas uma modesta opinião :)

moonchild, se pensarmos que esse preconceito se irá atenuar devagar, e que mudanças boas hão-de vir, tudo parece melhorar um pouquinho! Afinal, podemos encarar esta votação como uma espécie de sondagem para o que não deve tardar a chegar... e até agora acho que se pode considerar o balanço positivo, esperemos por mais aderência! :)

Citação de: Gawen em 03 novembro, 2015, 22:43

Mas quem somos nós para decidir a vida dos outros?

Porque é que há tanta polémica com o casamento homossexual? Será que pensavam que seria obrigatório para todos?!

Os heterossexuais são o exemplo de família saudável, educação tradicional e tudo isso, mas, curiosamente, tambem abandonam crianças, também casam por conveniência, também erram, também falham. Mas depois acham que podem decidir se um casal homossexual pode adoptar? Porquê? Com que legitimidade?


Exato Gawen. Como tu, acho que, idealmente, ninguém deveria ter de aprovar/desaprovar nada relativo a este assunto... Ninguém tem que se manifestar sequer a favor ou contra as opções de cada um. Mas a nossa liberdade teórica, na prática é condicionada... e alguns aspectos têm de ser discutidos a fim que haja "regras" ditas "iguais" para todos. Num mundo/sociedade ideal, isto seria completamente desnecessário, pois ninguém teria que decidir nada por ninguém, nem interferir na liberdade de cada um. Pessoalmente, acho o casamento essencialmente um compromisso, e entristece-me só há pouco tempo ser "autorizado" para todas as pessoas, independentemente do género. Num mundo ideal, cada pessoa seria livre (e não sujeita a qualquer tipo de discriminação) para amar, casar ou apenas estar junto com quem quisesse.
Mas talvez, nesse mundo ideal, provavelmente nem haveriam crianças em instituições para poderem ser adotadas, não é? :/

As coisas estão a evoluir, mesmo que a um ritmo lento. Resta-nos pensar que a maioria das pessoas irá acompanhar essa evolução. Pequenos passos (ainda que desnecessários nesse mundo ideal), vão continuar a fazer a diferença. Algumas coisas não podemos mudar. Mas outras tantas podemos e devemos... e se cada um, nas suas casas, nas suas famílias e comunidade fizer um pouco, injetando a nova mentalidade e tendo paciência com quem não é capaz ainda de compreender e adotar outra opinião, o resultado será o mesmo: igualdade, liberdade, felicidade (...) e amor.

KBTA
Sou a favor ! Não é o sexo que determina se vão ser bons pais ou não. Aliás, há tantos casais homem/mulher que como pais deixam muito a desejar. Em primeiro lugar está o bem estar e a felicidade da criança. Quanto à descriminação sempre houve e sempre vai haver seja em relação ao assunto que for, mas neste caso não há, se as crianças filhas de homem/mulher forem educados corretamente.

#18
O mundo se tivesse equilibrado em igualdade financeira, jamais um filho seria abandonado pelos pais.... mas como cada vez existe ricos mais ricos e pobres mais pobres ... a solução dos pais desesperados é mesmo libertar o seu filho para que tenha outra vida, outra possibilidade de ter direitos e amor que estes não tiveram.

Quem tem possibilidades/ capacidades financeiras para adoptar não vejo nada em contra. Até existe casos que a criança possa ter 3 Mães ou 3 Pais.... o que importa é a educação e o amor que recebem.... se é estranho para muitas mentalidades , Sim é . Mas como em tudo na vida é preciso ter maturidade para aceitar e é nas grandes dificuldades que existem ideias renovadas.



Não se trata de um direito de adoção mas um direito da criança ser feliz num mundo melhor.
A verdade doi, mas liberta

KBTA
Será que tem só a ver com a igualdade financeira ? Há pessoas pobres que jamais abandonariam um filho como também há pessoas com posses que abandonam. Eu acho que é muito mais que isso. Há famílias que não têm possibilidades financeiras e têm muito amor para dar aos filhos e apesar das dificuldades são felizes porque se têm uns aos outros

Citação de: KBTA em 04 novembro, 2015, 11:23
Será que tem só a ver com a igualdade financeira ? Há pessoas pobres que jamais abandonariam um filho como também há pessoas com posses que abandonam. Eu acho que é muito mais que isso. Há famílias que não têm possibilidades financeiras e têm muito amor para dar aos filhos e apesar das dificuldades são felizes porque se têm uns aos outros

Existe pessoas pobres, pessoas muito pobres e até pessoas sem comer... Se souberem que o seu filho irá ter comida, não o libertam ?
Quantos milhões de crianças morrem de fome e sede ?

Igualdade financeira no mundo não é apenas numa região ou País ... haverá sempre ricos e pobres e por vezes os pobres são mais ricos em virtudes do que qualquer rico.

O direito de adoção não tem significado nem força quando o mundo está completamente desequilibrado. É a criança que está em causa.

Se me falares num caso especifico, uma mãe portuguesa com 15 anos, toxicodepende, tem um filho e o abandona as casas da santa casa da misericordia. Ainda assim ela não o ama ? Provavelmente ama e muito, mas sabe que não lhe pode dar educação nem condições.

Existe casos também de venda de crianças para o que for. Como casos de adoção em que os pais adoptivos exploram as crianças de todo o genero e feitio.

Infelizmente a vida não é um mar de rosas mas é nas dificuldades que se encontram soluções.


São as crianças o futuro e se não colocarmos nelas o melhor amor que nos resta, o que será do mundo ?
A verdade doi, mas liberta

KBTA
#21
E uma pessoa que mata o seu filho à nascença ou mete-o no lixo, é porque o ama muito ? Ou porque não quer que ninguém saiba que teve um bebe ?

Uma pessoa que agride constantemente o filho também o deve amar muito, não haja dúvida.

Este assunto dá muito que falar.

Porque abandonar um filho é mais fácil do que tomar as precauções necessárias para não engravidar. Há raparigas que têm muitos parceiros e não têm o mínimo de cuidado, querem é divertir-se, depois engravidam e têm vergonha e abandonam o bebe, mas não têm vergonha do que andaram a fazer antes.

Que há muita injustiça há, por exemplo, há muitas mulheres que querem ter filhos já tentaram de tudo e não conseguem, em contrapartida há outras que os têm e matam-nos, deitam-nos fora ou abandona-os. É justo ? Não, não é.

Citação de: KBTA em 04 novembro, 2015, 12:04
E uma pessoa que mata o seu filho à nascença ou mete-o no lixo, é porque o ama muito ? Ou porque não quer que ninguém saiba que teve um bebe ?

Uma pessoa que agride constantemente o filho também o deve amar muito, não haja dúvida.

Este assunto dá muito que falar.

Porque abandonar um filho é mais fácil do que tomar as precauções necessárias para não engravidar. Há raparigas que têm muitos parceiros e não têm o mínimo de cuidado, querem é divertir-se, depois engravidam e têm vergonha e abandonam o bebe, mas não têm vergonha do que andaram a fazer antes.

Que há muita injustiça há, por exemplo, há muitas mulheres que querem ter filhos já tentaram de tudo e não conseguem, em contrapartida há outras que os têm e matam-nos, deitam-nos fora ou abandona-os. É justo ? Não, não é.
Concordo contigo em tudo o que dizes ....é injusto sim ...Será Karma ?, será inconsciência ou falta de Deus na vida ?... Alguma coisa é.

O problema presiste e dá muito que falar ... fica um convite para abrir um novo tópico porque já estamos a fugir ao tema deste:)


E para concluir da minha parte, sou a favor que as crianças tenham Amor e educação independentemente sejam adoptados por casais Homo ou Heterossexuais.
A verdade doi, mas liberta

Praticamente, já foi tudo dito.

A única questão, que também já foi abordada, é a forma como a sociedade vai olhar para a criança adoptada pelo casal.
Mas não estou a falar de outras crianças porque essas, como também já foi dito, se quiserem implicar com outra tratam de arranjar motivo. Por isso, não me preocupa demasiado a interacção com as outras crianças.

Preocupa-me a interacção com os adultos - educadores, professores - já com a sua visão do mundo formada e muitas vezes pouco dispostos a mudá-la.

Se já há discriminação nas escolas por causa de coisas como o nível socio-económico (para quem não sabe, na maior parte das escolas, as turmas são organizadas segundo a profissão dos pais... é bonito, não é?), imagino o que pode/ poderia acontecer com estes casos.

Mas bom, há 30 anos atrás era um escândalo ser divorciado, e os filhos de pais divorciados também viviam com esse "estigma", porque eram tão raros.
As coisas mudam, e como diria Churchill "não me importo de mudar de opinião, desde que seja para melhor".

Já vai sendo tempo de aceitar que não temos de viver todos da mesma maneira. O importante é respeitar o outro e ser feliz.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Naquela epoca não tinha parada divorcio ::) LOL estou a brincar :D o que importa é que não vão ser 30 anos! :D hoje (pelomenos enyre meus amigos) cerca de 99% deles são a favor de qualquer tipo de liberdade... :) a aceitação está crescendo, graças aos Deuses... :)
Shalom
Blessed Be )o(

Citação de: Fingarfan em 03 novembro, 2015, 22:58
Cristo ensinou a amar e a respeitar. É muito fácil fazer isso. O primeiro passo é aceitar a liberdade do outro em ser feliz. Não custa nada, a sério.

Gosto!

30 membros online e apenas 17 votos? ::) Vamos participar pois também não custa nada, a sério!

O meu voto foi "sim", acho que os casais homossexuais devem ter os mesmos direitos que os demais.

Nunca vi qualquer problema em uma mulher gostar de outra e um homem gostar de outro. Acho que quem vê algum mal nisso, infelizmente tem uma mente fechada e intolerante. São dois seres humanos, como todos os outros. Não é uma doença, não é um crime. Homessexualidade é algo puramente normal, tendo em conta que o ser humano nasce livre ou deveria nascer. Sem ter que viver na opressão de mente, corpo e espírito.

Bullying existia antes, existe agora e existirá depois. Infelizmente irá existir, enquanto uns se achem no direito de exercer o seu poder e opinião de forma opressora sobre os outros.

Uma criança precisa de amor, atenção, comida, abrigo, saúde e educação. Tudo isto pode ser dado por um casal hetero, como homossexual, pai ou mãe solteiro/a.
O carácter, educação e futuro de um ser humano é alimentado com os factores base dados por quem o educa e depois há que ter em conta o livre arbítrio desse ser humano.

Já li e ouvi muitas opiniões, que crianças que têm dois pais ou duas mães, não podem ter as mesmas bases que outras. Disparate. É ridículo.

E até acrescento, sendo que para um casal homossexual ter uma criança, tem que passar por maiores dificuldades/obstáculos, talvez a criança até seja muito mais amada, que muitos que por ai andam a procriar e deixam os filhos à sorte.

"Só porque podes, não quer dizer que devas."

Citação de: Freira Babuska em 03 novembro, 2015, 20:00
Sou contra.
A criança para ser um adulto bem formado tem de ter os princípios básicos de um pai e de uma mãe. A mãe que dá colo, e a figura do pai que impõe regras.
Por outro lado o preconceito que irá receber na infância vai reprecurtir-se no futuro até adulto.
E por amor da santa...todas as espécies vivas existem pela conjugação de fêmea e macho, até as ervinhas...
Homem com Homem- Mulher com Mulher, não fazem filhos, logo não lhes reconheço esse direito.
As pessoas que tomaram para si esse tipo de relacionamento, nasceram de quem ???  De um pai e de uma mãe e assim Deus criou o mundo.


Minha cara,

O argumento biológico que invocas não é real. Na verdade há varias espécies que são criadas por elementos do mesmo sexo, Te digo mais, em muitos casos são criadas em comunidades de vários indivíduos do mesmo sexo. Mais importante ainda, o comportamento dito "parental" varia muito entre espécies, não se podendo assumir que há um padrão de pai, de mãe ou de família. Mas vamos manter o assunto dentro da espécie à qual pertencemos, a não ser que queiras falar de casamento e de relações sexuais de todas as fêmeas de um grupo com um único macho alfa.

Quem dita que uma mãe dá carinho e um pai impõe regras...? E se não houver um pai e uma mãe? Que eu saiba, regras, colo e carinho não dependem do género das pessoas. A nossa sociedade até há muito pouco tempo baseava-se nessa dicotomia, assim como noutros tempos se baseou noutras.

Mais uma coisa: não invoques os preconceitos de que as crianças possam ser vitimas por terem pais homossexuais, isso nada mais é do que projetar o nosso preconceito nas crianças que, na prática, parecem-me não estar minimamente interessadas no sexo dos pais dos amiguinhos.
"Animic and sweet..."

#28
Sou a favor (votei talvez) porque como disseram em cima,  de certeza a criança talvez preferi-se viver com 2pais ou 2mães do que estar numa instituição, mas por outro lado acho que a nossa sociedade ainda está muito "atrasada" e as crianças iriam sofrer na escola. Mas a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo ser possivel, já é um grande passo. Acredito que não iria influenciar a sexualidade da criança, era a mesma coisa que  dizer que por o pai ser criminoso o filho também o é ou poderá vir a ser. Espero que um dia possamos viver sem estes tipos de preconceitos e discriminações
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Puxando o tópico para cima para ver se colhe mais uns votos. Está a chegar gente nova...

Não dói e é grátis! ;)