Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Colónias Espirituais
    Iniciado por misticopt28
    Lido 10.035 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

COLÓNIAS ESPIRITUAIS = COMUNIDADES ESPIRITUAIS = CIDADES ESPIRITUAIS = MUNDOS TRANSITÓRIOS

O que rege a formação das Colónias Espirituais é a Lei de Afinidade.

As Colónias Espirituais são de diversos tipos.

Por exemplo:
- socorristas
- correcionais
- estudo e de desenvolvimento das artes
- de pesquisas no auto-conhecimento e científicas
- e muitas outras.

Nosso Lar
Colónia Socorrista Moradia
Colónia Campo da Paz
Casa Transitória de Fabiano
Colónia Redenção
Colónia da Música
Colónia Espiritual de Eurípedes Barsanulfo
Colónia Alvorada Nova
Colónia Casa do Escritor
Colónia Triângulo, Rosa e Cruz
Sanatório Esperança
Moradias
Colónia Porto da Paz
Instituto de Confraternização
Espírito Meimei
Colónia A Cruzada
Colónia Gordemônio

MORADAS ESPIRITUAIS(Vânia Arantes Damo)

Elaborado por CARLA A. NUNES Centro Espírita Porto da Paz
Você pode copiar e divulgar esse trabalho mas, por favor, dê os créditos a quem de direito.

Esse trabalho foi idealizado, pesquisado, elaborado e postado inicialmente por Léa Cristina Ximenes de Andrade.

Divulgue na íntegra.
A ética movimenta a energia de prosperidade e inteligência espiritual.

Obrigada pela ética, Léa.

Fonte: saintgermanchamavioleta (blog)
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Um bocado ficção científica para mim. Eu gosto de ficção científica :-D

Sim na verdade, sim parece. É o que diz no prefácio de Emmanuel do livro Nosso Lar."...Para muitos este livro parecerá ficção e muitos se riram, mas esta é a verdade e o tempo vos esclarecerá..." Eu proprio tenho as minhas duvidas e deixo que o tempo me esclareça. Uma das coisas boas do Espiritismo é a fé raciocinada, pois a certeza absoluta ou seja a fé cega é se não fanatismo.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#3
Este texto pode ser esclarecedor:



ORIGEM DAS COLÔNIAS ESPIRITUAIS


Consta que a formação das Colônias Espirituais data de diferentes épocas. O Espírito André Luiz, ao decorrer de suas obras ditadas ao médium Francisco Cândido Xavier, refere-se a várias estações de repouso do Mundo Espiritual. Nosso Lar, por exemplo, foi fundado no século XVI, por portugueses distintos, desencarnados no Brasil. Ainda no mesmo Nosso Lar, há referências à Colônia Socorrista Moradia, como uma das mais antigas, ligada a zonas bem inferiores para atendimento à população do Umbral, assim denominada a região espiritual habitada por espíritos trevosos.

Outro exemplo é a Colônia Campo da Paz a que o Espírito André Luiz se reporta no livro Os Mensageiros, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Segundo ele, esta é uma colônia bem próxima da Terra:

Alguns benfeitores, reconhecidos a Jesus, resolveram organizar, em nome dele, uma colônia em plena região inferior, que funcionasse como instituto de socorro imediato aos que são surpreendidos na Crosta com a morte física, em estado de ignorância ou de culpas dolorosas. O projeto mereceu a bênção do Senhor e o núcleo se criou, há mais de dois séculos.
Em Obreiros da Vida Eterna, também do Espírito André Luiz e psicografado por Francisco Cândido Xavier, é citada a instituição de assistência aos desencarnados Casa Transitória de Fabiano. Em uma de suas viagens de estudo, ele recebeu do instrutor espiritual Jerônimo a informação de que esta colônia fora fundada pelo Espírito Fabiano de Cristo, devotado servo da Caridade entre antigos religiosos do Rio de Janeiro, desencarnado há muitos anos.

A Colônia Redenção, descrita por Otília Gonçalves(Dedicada trabalhadora do Centro Espírita Caminho da Redenção, fundado pelo médium Divaldo P. Franco. Ela administrou a primeira creche dessa instituição) no livro Além da Morte, psicografado pelo médium Divaldo Pereira Franco, conforme declara a autora espiritual, foi criada no tempo da escravatura (provavelmente no século XVIII), objetivando socorrer escravos desencarnados sob o peso de sofrimentos ou sequiosos de vingança.

O Reverendo George Vale Owen (Vigário de Oxford, no Lancashire, Inglaterra; 1869-1931. Após experiências psíquicas, recebeu de Espíritos informações sobre a vida Além-Túmulo), assessorado por sua mãe desencarnada e um grupo de Espíritos, registra, em sua obra A Vida Além do Véu, a existência da Colônia da Música, em que esta Arte é cultivada em todos os aspectos.

Enfim, não há como definir, com exatidão, quando se formaram as primeiras Colônias Espirituais, desde que a época da origem do Homem no planeta Terra não foi ainda determinada pela Ciência. As diversas colônias existentes, por se encontrarem bem próximas da Terra, sofrem as mesmas influências do planeta.
E não poderia ser de outra forma, uma vez que foram criadas para atendimento a faixas ainda não muito elevadas da Espiritualidade. Há, entretanto, as colônias dos planos superiores, a que só têm acesso Espíritos que atingiram as esferas menos densas. No seu oposto, estão as constituídas por falanges de Espíritos que se dedicam ao Mal e se encontram, ainda, nos planos pavorosos do Mundo Invisível. O Espírito Otília Gonçalves, em Além da Morte, a eles se refere como (. . .) bandos perigosos, sob a direção de mentes cruéis, dificultando a obra de evangelização do mundo.

Essas hostes do Mal, muitas vezes sob o comando de chefes bárbaros, investem, furiosas, contra abnegados missionários que lhes tiram das mãos Espíritos infelizes por eles arregimentados.

No romance mediúnico "Apenas uma Sombra de Mulher", de Fernando do Ó, uma entidade descreve a Colônia Gordemônio situada nas adjacências da Terra, como uma vasta região habitada por Espíritos transviados e malfazejos, solertes na prática do vampirismo, os quais, após a desencarnação, surpreenderam-se impotentes para galgar... (. . .) planos menos tenebrosos e horríveis, em vista do seu atraso moral.
E formam... (...) desde tempos quase imemoriais uma como 'societa sceleris', que tem por esfera de ação essa extravagante, estranha e incrível metrópole do crime, (. . .) organização sui generis que recruta sua população entre infelizes entidades inferiores. A Colônia dispõe de líderes que superintendem todas as frentes de atividade de Gordemônio. Os líderes contam com assessores que, a seu turno, dirigem núcleos mais ou menos numerosos.

Portanto, assim como temos Colônias habitadas por Espíritos benfeitores, somos informados da existência de domínios sombrios, povoados de malfeitores que só pensam em si mesmos ou se comprazem em praticar o Mal. Não é o inferno propalado pelas religiões, pois não há calor nem fogo eternos; uma região criada por Deus com características apropriadas ao pecadores da Terra e aos demônios.
Os Espíritos que aí habitam poderão, em dias, anos ou séculos, libertar-se, por esforço próprio, desse plano deprimente, criado por suas próprias mentes. Sobre o assunto, Allan Kardec nos esclarece na Revista Espírita, no 4, de abril de 1859, no artigo Quadro da Vida Espírita:

Vem a seguir o que se pode chamar de escória do mundo espírita, constituída de todos os Espíritos impuros, cuja preocupação única é o Mal. Sofrem e desejariam que todos sofressem como eles. A inveja lhes torna odiosa toda superioridade; o ódio é a sua essência. Não podendo culpar disso os Espíritos, investem contra os homens, atacando aos que lhe parecem mais fracos.
Excitar as paixões ruins, insuflar a discórdia, separar os amigos, provocar rixas, fazer que os ambiciosos pavoneiem o seu orgulho, para o prazer de abatê-los em seguida, espalhar o erro e a mentira, numa palavra, desviar do Bem, tais são os seus pensamentos dominantes.

Os Espíritos que povoam as regiões inferiores não podem ascender a planos das Altas Esferas; entretanto os Espíritos superiores baixam a planos inferiores para incentivar os Espíritos atrasados a lutar pela sua renovação.

Os Espíritos desencarnados, oriundos de países estrangeiros, também se referem a estações de repouso no Mundo Espiritual, as quais denominam de Colônias e Cidades Espirituais e dão descrições semelhantes às contidas em obras mediúnicas brasileiras. Diversos desencarnados nos têm narrado, em mensagens avulsas, as suas experiências pela faculdade mediúnica de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e José Medrado, para esclarecimento e consolo dos que lhe são caros: falam sobre o momento da morte, esclarecem dúvidas, dão notícias de parentes falecidos, descrevem o ambiente em que se encontram e informam sua situação no momento em que se comunicam.

Em A Vida Além do Véu, por exemplo, o Espírito comunicante, entre outros com nomes esquisitos, afirma ao Reverendo George Vale Owen que o Mundo Espiritual é a Terra aperfeiçoada, exatamente como dissera Allan Kardec. Do lado de lá, como no de cá, existem montes, rios, belas florestas e muitas casas; tudo preparado por aqueles que o precederam.

Refere-se, em diversas ocasiões, aos diversos planos da existência, desde os que se encontram próximos da crosta terrestre, como o Umbral, até as altas esferas, onde habitam os Espíritos mais evoluídos. O ponto discordante entre o conteúdo das mensagens que os médiuns ingleses receberam e as recebidas no Brasil é não considerar a reencarnação como fator imprescindível para o evolver do Espírito.

Em suma, como se pode apreender dos ensinamentos e descrições que nos chegam do Outro Mundo, não resta a menor dúvida de que o Mundo Espiritual pouco difere de nosso mundo material. Entretanto, no que diz respeito a volume de obras psicografadas sobre o tema colônias espirituais, encontra-se, na dianteira, o médium Francisco Cândido Xavier.


Fonte: Portugal Espirita

Querem dizer que há uma "dimensão" própria para cada "colónia"?

#5
Obrigado pelo texto amigo Oculto, na verdade quando li o livro Nosso Lar realmente parece ficção tal como descreve Emmanuel no prefácio do mesmo livro. Segundo alguns Espiritos o Mundo Material é uma copia do Mundo Espiritual, já nos anos 40 tinham muito mais tecnologia que só começamos a ter a partir dos anos 80/90 o que faz alguns duvidar da vericidade das Colonias Espirituais. Eu proprio tenho as minhas duvidas. Quando um Espirito como Emmanuel que assina todos os prefácios dos livros de André Luiz, dito um romance historico no ano 1944 chamado Renuncia ao nosso querido Chico Xavier onde foram encontrados 2500 fatos historicos que só recentemente alguns foram confirmados pela ciencia, creio que não há como duvidar.

Malik, isso é uma pergunta oportuna.dificil responder, acredito que cada região no mundo espiritual tenha determinadas vibrações devido a afinidade dos Espiritos.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Para mim este teu post tem matéria q.b. para reflexão. Assim à partida as dúvidas são mais que muitas e a minha convicção vai certamente noutro sentido. Depois direi...

O bom do Espiritismo como eu disse é que não há fé cega e sempre esta receptivo a tudo o que se apresente e possa ser provado como verdade.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#8
Citação de: misticopt28 em 01 novembro, 2015, 20:14
O bom do Espiritismo como eu disse é que não há fé cega e sempre esta receptivo a tudo o que se apresente e possa ser provado como verdade.

Isto é quanto a mim a grande falha, disfarçada de virtude... Os espíritos lançam os "dados", "previsões" e "farpas" (no fim vem sempre aquela nota de que nós não estamos preparados e blabla)...Mas, se a ciência se revelar contra esses textos, então que se siga a ciência. Assim é fácil "doutrinar" o que quer que seja.

Se não tem segurança nas respostas, não se as lança... A começar logo em vidas noutros planetas (do sistema solar). E até mesmo da própria existência de espírito tal como é retratada (não é assim tão claro....nada até.. a existência)

Citação de: credatis em 01 novembro, 2015, 21:24
Isto é quanto a mim a grande falha, disfarçada de virtude... Os espíritos lançam os "dados", "previsões" e "farpas" (no fim vem sempre aquela nota de que nós não estamos preparados e blabla)...Mas, se a ciência se revelar contra esses textos, então que se siga a ciência. Assim é fácil "doutrinar" o que quer que seja.

Se não tem segurança nas respostas, não se as lança... A começar logo em vidas noutros planetas (do sistema solar). E até mesmo da própria existência de espírito tal como é retratada (não é assim tão claro....nada até.. a existência)

Mas depois vem a história do "tens de aprender para crescer". Como irias aprender se já te dessem as respostas todas? Isto dá para defender e atacar de muitos lados >:D
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

#10
Citação de: credatis em 01 novembro, 2015, 21:24
Isto é quanto a mim a grande falha, disfarçada de virtude... Os espíritos lançam os "dados", "previsões" e "farpas" (no fim vem sempre aquela nota de que nós não estamos preparados e blabla)...Mas, se a ciência se revelar contra esses textos, então que se siga a ciência. Assim é fácil "doutrinar" o que quer que seja.

Se não tem segurança nas respostas, não se as lança... A começar logo em vidas noutros planetas (do sistema solar). E até mesmo da própria existência de espírito tal como é retratada (não é assim tão claro....nada até.. a existência)


As respostas estão todas dadas e a ciencia em mais de 150 anos nunca conseguio provar o contrario. Se conheceres algo desafio te a postar. Allan Kardec disse se alguma coisa fosse provado o contrario o Espiritismo abandonaria esse ponto e seguiria a ciencia. Ele disse isso porque tem plena certeza na Doutrina que lançou a Humanidade por ser uma verdade e fazer parte das leis da natureza. É um grande equivoco da tua parte afirmar isso. Lê o livro O que é o Espiritismo para entender melhor e Obras Postumas para entender como nasceu o Espiritismo e metodos usados. Esta Doutrina não foi inventada num escritorio
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#11
Citação de: misticopt28 em 01 novembro, 2015, 22:02



As respostas estão todas dadas e a ciencia em mais de 150 anos nunca conseguio provar o contrario. Se conheceres algo desafio te a postar. Allan Kardec disse se alguma coisa fosse provado o contrario o Espiritismo abanonaria esse ponto e seguiria a ciencia. Ele disse isso porque tem plena certeza na Doutrina que lançou a Humanidade por ser uma verdade e fazer parte das leis da natureza. É um grande equivoco da tua parte afirmar isso. Lê o livro O que é o Espiritismo para entender melhor e Obras Postumas para entender como nasceu o Espiritismo e metodos usados. Esta Doutrina não foi inventada num escritorio
Tudo bem... Nada contra. Mas o erro lógico, do ponto de vista da lógica que eu tenho é muita gente é flagrante.
Provar a existência ou não de espíritos é tão épico como provar a existência de Deus em si. Aliás da prova da existência de espíritos à prova da existência de Deus vai um tirinho.. É completamente normal que a ciência não tenha provado de forma irrefutável a existência de Deus e espiritos ou falta dela..
Mas repara que não há muito tempo na escala da humanidade passamos a deixar de acreditar num cento de deuses e passou se a um.. O Criador. Pois esse é o grande mistério a desvendar. Nos entre tantos é normal que haja moral para falar de ambos os lados.
Aliás a ciência que tanto tem evoluído terá de alargar ainda mais para atingir tais campos. Logo e tudo prematuro. Cabe à sensibilidade de cada um escolher no que acreditar. Por enquanto não há outro caminho.
Mas imagine se que se tira a pedra angular dos espíritos. A doutrina derroca.. Infelizmente é isso. E com isto não retiro qualquer mérito moral da mesma. Ou dos praticantes.. Caridade é sempre caridade.

Citação de: credatis em 01 novembro, 2015, 22:12

Tudo bem... Nada contra. Mas o erro lógico, do ponto de vista da lógica que eu tenho é muita gente é flagrante.
Provar a existência ou não de espíritos é tão épico como provar a existência de Deus em si. Aliás da prova da existência de espíritos à prova da existência de Deus vai um tirinho.. É completamente normal que a ciência não tenha provado de forma irrefutável a existência de Deus e espiritos ou falta dela..
Mas repara que não há muito tempo na escala da humanidade passamos a deixar de acreditar num cento de deuses e passou se a um.. O Criador. Pois esse é o grande mistério a desvendar. Nos entre tantos é normal que haja moral para falar de ambos os lados.
Aliás a ciência que tanto tem evoluído terá de alargar ainda mais para atingir tais campos. Logo e tudo prematuro. Cabe à sensibilidade de cada um escolher no que acreditar. Por enquanto não há outro caminho.
Mas imagine se que se tira a pedra angular dos espíritos. A doutrina derroca.. Infelizmente é isso. E com isto não retiro qualquer mérito moral da mesma. Ou dos praticantes.. Caridade é sempre caridade.


Mas por uns  se fazerem Espiritas e não conhecerem a Doutrina e professarem o contrario, não se pode cair no erro de meter tudo no mesmo saco.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#13
Não coloco nada no mesmo saco. Aliás eu próprio vou lendo atentamente algumas obras. Mas gosto também de manter algum sentido critico. E eu leio e releio e gosto e ás vezes desgosto. Mas há certos padrões nas respostas que eu detecto.
Quando se pergunta sobre o estado actual da evolução em certo aspecto..... A resposta é sempre algo do tipo: "é o que se pode arranjar para a altura em que estão, daqui a um tempo estarão melhor" ... para mim isto é algo evidente. Para outros não será, dado o número de fins-do-mundo que são professados para aí.
Se as perguntas forem a algo mais concreto e objectivo....veremos algo do tipo: "não percam tempo com tais coisas que não entendem, dêem-se todos bem"

Ou seja, o que está desenvolvido pela civilização humana vai sendo comentado... O resto fica ali numa gavetinha, (bem e o que não fica não é propriamente muito diferente do que vai sendo veiculado). Agora, como qualquer outra doutrina as questões essenciais são tão actuais como nos dias de hoje, como à 200 anos e até à 2000. Os "cancros" da humanidade são os mesmos. Esse mérito existe em qualquer doutrina, porque as questões essenciais do modo de vida já são pensadas e debatidas desde os filósofos gregos.

Depois há que colocar as coisas num ponto de vista histórico. Porque embora os seguidores não se apercebam, quando se lê um discurso espírita há ali uma confiança pura e dura que emana por todo o lado. Uma espécie de uma confiança de uma verdade pura e dura, porque veio daquele livro, reunido por consenso de opiniões de vários espíritos luz. Mas também convenhamos que este movimento que se gerou em frança está hoje quase cingido a portugal e brasil... Muito por força dos mediuns que habitam em terras canarinhas é verdade, mas caminhando a oriente quer dizer... a representatividade fica quase nula. Porque esta corrente bebe do cristianismo, que por lá tem um peso nulo. Ou seja, fica-se claramente com a ideia que é mais uma corrente que derivou do cristianismo e que dificilmente poderá ser de todos os homens como é veiculado. Porque aqui é cristo, para outros é maomé, buda...tao...etc.

#14
Citação de: Malik_ em 01 novembro, 2015, 19:26
Querem dizer que há uma "dimensão" própria para cada "colónia"?

Olá,

  Nada disso, o que dizem é que no mesmo "espaço fisico" (usando o termo cientifico nosso de espaço) podem existir "coisas" variadas nesse mesmo espaço. O mesmo diz a mecânica quântica, segundo os estudos.

Abraço,
Citação de: credatis em 01 novembro, 2015, 21:24
Isto é quanto a mim a grande falha, disfarçada de virtude... Os espíritos lançam os "dados", "previsões" e "farpas" (no fim vem sempre aquela nota de que nós não estamos preparados e blabla)...Mas, se a ciência se revelar contra esses textos, então que se siga a ciência. Assim é fácil "doutrinar" o que quer que seja.


  É. qual Ciência?
  Acredita nas Ciências psicológicas? Acredita que o senhor é um ser racional?
  Sim?.
  Optimo.
 
 Então faça-nos o favor de colocar um pensamento num frasco para estudo. Gostaria de ter um pensamento humano, mesmo o dos mais básicos, como a intenção de pegar numa caneta,etc., o que queira, e prove ao mundo que fomos racionais. Se provêm do cérebro, melhor ainda, extraem do cerebro um, apenas um pensamento, e provem ao mundo que somos racionais.

 Tanta Ciência, mas nem um pensamento racional, proveniente do cerebro, não conseguem o demonstrar? Fisicamente?

 Assim também é fácil "provar" que a nossa ciência é tambem muito fácil "doutrinar", não é?

  Posso então de lhe chamar de estúpido e idiota, pois estas palavras são classificativas, pela Ciência, atributos que não conseguem demonstrar. ( Obviamente, não quero ofende-lo, apenas estou a usar para reflexão).

Abraço,